Microsoft partilha o código fonte do MS-DOS 1.25 e 2.0 no GitHub
Em 2014, o código fonte do MS-DOS 1.25 e 2.0 foi passado ao Museu da História dos Computadores (Computer History Museum), que fica em Mountain View, na Califórnia.
Apesar de já estar disponível para observação do público, era proibido o uso em projetos ou distribuição na Web. Agora, a Microsoft passou o código fonte destes sistemas operativos para o Github, sob a licença MIT, de modo que toda a gente possa ver.
O Github é uma das plataformas mais famosas entre programadores. Tem como base o sistema Git, criado pelo inventor do Kernel Linux, Linus Torvalds, e permite a colaboração entre programadores e gestão de versões de código fonte em projetos de software.
Recentemente a Microsoft passou a disponibilizar o código fonte dos sistemas operativos MS-DOS 1.25 e MS-DOS 2.0, escrito em 1983, no Github.
Sem dúvida, as linhas de código que agora podemos ver no Github, são a base de uma das peças de software mais importantes na história dos computadores.
Uma pequeníssima história do MS-DOS…
Em 1981, a Microsoft comprou o QDOS à Seatle Computer Products. Posteriormente, mudou-lhe o nome para MS-DOS 1.0 e a IBM começou a utilizá-lo nos seus novos computadores pessoais.
Com muita persistência, o co-fundador da Microsoft Bill Gates, conseguiu manter a licença do MS-DOS, que se tornou num dos fatores mais importantes na transformação da empresa numa gigante de comercialização de software.
O sucesso do MS-DOS e a crescente popularidade do computador pessoal durante os anos 80, garantiram o crescimento e enriquecimento da empresa de Bill Gates. Mais tarde, a Microsoft começou a apresentar a sua própria Interface gráfica de utilizador com o MS-Windows.
Microsoft: MS-DOS sob a MIT license…
A licença MIT permite copiar, modificar e distribuir código fonte. Foi sob esta licença que a Microsoft colocou o código no Github, de forma a que todos os programadores tenham acesso e possam sentir aquela nostalgia especial dos anos 80 da informática.
Mas a Microsoft não irá aceitar pull requests e está a tratar o código como uma cópia estática. Para além disso, a gigante de software partilhou alguns factos interessantes acerca do código que disponibilizou.
- O código fonte do MS-DOS 1.25 e 2.0 foi escrito em código Assembly 8086.
- O código do MS-DOS 1.25 é originário de 9 de maio de 1983 e é composto por apenas 7 ficheiros, que incluem a linha de comandos do MS-DOS.
- O código do MS-DOS 2.0 teve origem perto de 3 de agosto de 1983 e cresceu bastante em termos de complexidade.
Para ir até ao repositório onde se encontra o código fonte clique aqui. Se é um apaixonado por tecnologia esperamos que base bons momentos a explorar o código de uma família de sistemas operativos que foi o combustível na explosão tecnológica que mudou as nossas vidas.
Este artigo tem mais de um ano
Tomás Santiago, so poderia sr você. Meus parabéns pelo belo artigo
Muito obrigado pelo comentário! 😀
Abraço
+1
O código já é conhecido senão não havia bibliotecas para escrever em cartões de memória
Se fosse o do MS-DOS 6.22, é que era serviço.
+1
Talvez fosse melhor o RD-Dos… Neste momento temos o FreeDos para fazer serviço.
parece que foi ontem quando comecei a lidar com Msdos, é tão bom recordar…
Só falta ceder o código do Windows atual.
Sonha
+1 : Em Assembly!
Daqui a 80 anos.
Tens o binário. Aprende a ler código máquina do teu processador. (brincadeira)
os chinos têm o código do Windows praticamente todo! os governantes lá não brincam, passa tudo a pente fino
Microsoft está uma mãos largas…
Uau…