Microsoft apresenta o Xbox Music
O serviço de música com suporte para streaming para PCs e Tablets com Windows 8 e Windows RT
Hoje em dia, as pessoas precisam de utilizar vários serviços de música para terem acesso ao que realmente querem. Existem serviços de download de música, rádios na internet e serviços que permitem que o utilizador partilhe playlists com os amigos.
À medida que a lista de serviços engrossou, tornou-se mais difícil desfrutar da música de que o utilizador gosta – e muito especialmente ouvi-la onde ele quer, em qualquer dispositivo.
Seja música que tenha sido comprada através do smartphone, uma app de música no tablet, música na televisão da sala de estar ou um serviço de Internet radio no computador, a verdade é que a música está espalhada e dispersa por vários serviços… Desfrutar da música implica um esforço que não deveria ser necessário.
Para resolver este problema, a Microsoft Corp. apresenta o Xbox Music, o primeiro serviço all-in-one que faculta a liberdade de criar playlists personalizadas e gratuitas para streaming, de subscrever as suas músicas preferidas ou de fazer download das mesmas.
Através das capacidades do cloud computing, o serviço integra de forma transparente a forma como ouvimos música através de várias plataformas, como sejam o seu PC, o telefone ou a TV.
Com mais de 30 milhões de músicas disponíveis através de um catálogo global, o serviço Xbox Music vai estar disponível amanhã na Xbox 360 e em PCs e tablets com o lançamento do Windows 8. Além disso, a consola está a ser actualizada em Portugal e o serviço vai ser também disponibilizado em smartphones com o Windows Phone 8 aquando do seu lançamento.
“O lançamento do Xbox Music é um marco importante no processo de simplificação e de disponibilização de música em todos os dispositivos e numa escala global”, disse Don Mattrick, presidente de Interactive Entertainment Business da Microsoft. “Estamos a deitar por terra as fronteiras que limitam hoje a experiencia dos utilizadores de forma a assegurarmos que a música está bem integrada e disponível nos ecrãs preferidos de quem usa computadores – no tablet, no PC, no telefone e na televisão.”
A música de que mais gosta disponível onde quiser
Hoje em dia, é difícil gerir a música, e ninguém assegurou ubiquidade ou criou um serviço que funcione bem e que simplifique o acesso à música.
O Xbox Music disponibiliza, de forma imediata, uma vasta discografia nos vários tipos de dispositivos usados por quem gosta de música, garantindo streaming gratuito em Tablets e PCs com o Windows 8, assegurando a capacidade de aquisição de músicas e álbuns, uma subscrição de música muito vantajosa e rádios baseados em artistas.
O serviço all-in-one Xbox Music inclui:
- Streaming gratuito de música no Windows 8. Divirta-se com o acesso instantâneo a milhões de músicas de forma gratuita nos tablets e PCs equipados com o Windows 8. Para descobrir e desfrutar da música gratuitamente no Windows 8 basta escrever o nome do artista ou da canção e clicar em “play” – as músicas são automaticamente disponibilizadas para stream e o utilizador pode começar a criar um número ilimitado de playlists.
- Xbox Music Pass. Quer beneficiar de um acesso ilimitado a canções e bandas ou cantores de que gosta, incluindo um acesso offline? Recorra a um Xbox Music Pass para poder fazer a reprodução ilimitada das músicas disponíveis no catálogo no seu tablet, PC, telefone ou Xbox 360 – sem publicidade.O Xbox Music Pass desbloqueia ainda o acesso ilimitado a dezenas de milhares de vídeos de música na sua Xbox 360.
- Xbox Music Store. Quer ser dono das músicas de que mais gosta? A Xbox Music Store é um abrangente marketplace de música em MP3 que lhe confere a oportunidade de comprar desde uma única música até um álbum inteiro através do seu tablet ou PC com o Windows 8 ou do seu smartphone com o Windows Phone 8.
- Smart DJ. O Smart DJ cria uma nova forma de radio baseada em artistas e é uma forma simples e dinâmica de personalizar a sua coleção, de descobrir novas músicas e de criar as melhores playlists recorrendo a misturas instantâneas baseadas nos seus cantores e bandas preferidos. Com skips ilimitados e uma visualização completa do stream de música recomendado, o Smart DJ coloca o utilizador ao comando da experiência personalizada de um Internet Radio diferente.
- Storage na cloud. Disponível no próximo ano, esta funcionalidade de scan-and-match irá levar o utilizador para lá dos 30 milhões de músicas oferecidas no catálogo global do serviço Xbox Music. Vai adicionar a música que o utilizador já comprou ao catálogo Xbox Music disponibilizado na cloud, onde ficará disponível a música comprada através de outros serviços. Significa isto que o utilizador vai poder acrescentar o conteúdo que já tem à coleção pessoal do Xbox Music, mesmo que este não esteja disponível no catálogo Xbox Music.
- Musica nas redes sociais. O Xbox Music vai acrescentar funcionalidades únicas de redes sociais já em 2013 para permitir que o utilizador partilhe as suas experiências musicais com os amigos e familiares.
- Expansão da plataforma. O Xbox Music vai estar disponível em outras plataformas no ano que vem.
O Xbox Music não é apenas uma experiência musical que mostra as faixas em folhas de cálculo e listas. Ao tirar o máximo das especificidades do ecrã onde o utilizador usa o serviço, o Xbox Music otimiza essa experiência com conteúdo visual muito apetecível.
À medida que o utilizador ouve a música no tablet, PC, telephone ou TV, o ecrã ganha vida e revela fotografias do cantor e da banda, biografias, cover art e detalhes sobre a discografia.
Com o poder da cloud
A ubiquidade do serviço Xbox Music baseia-se na cloud. Seja através de streaming gratuito no Windows 8, uma subscrição num smartphone com o Windows Phone 8 ou numa consola Xbox 360, cada experiência tem como pilar a cloud para assegurar um acesso instantâneo a todo o catálogo, tornando assim a gestão da música ainda mais simples. Com a funcionalidade de cloud sync, as suas playlists já não são prisioneiras do equipamento específico onde foram criadas e são usadas. Os subscritores do Xbox Music Pass podem criar playlists perfeitas nos tablets com Windows 8 e ver como estas aparecem imediatamente na Xbox 360 e num equipamento com o Windows Phone 8.
Música de todo o mundo
O serviço Xbox Music está disponível com um catálogo musical global que ombreia com o iTunes. Com uma oferta de mais de 30 milhões de músicas das principais editoras mundiais, estará disponível como parte integrante e pré-instalada do leitor de música em todos os tablets e PCs com Windows 8 e em smartphones com o Windows Phone 8. Além disso, fará parte do update de 2012 da Xbox 360.
O streaming gratuito em tablets e PCs com o Windows 8 estará disponível a 26 de Outubro em 14 mercados em todo o mundo. O Xbox Music Pass estará disponível para o Windows 8 e Windows Phone 8 em 24 mercados espalhados pelo globo, incluindo Portugal; vai começar a ficar disponível na Xbox 360 dos mesmos mercados já amanhã.
A Xbox Music Store poderá ser usada através do Windows 8 e do Windows Phone 8 em 24 mercados á medida que os dispositivos com estes sistemas chegarem aos mesmos.
A Microsoft vai continuar a disponibilizar o serviço Xbox Music em novas regiões durante o próximo ano. Em Portugal terá o preço de 9,99 €, só disponível online.
Homepage: Xbox Music
Este artigo tem mais de um ano
Nada para OS X e iOS?
Fico bastante satisfeito com o Skydrive para OS X e iOS.
Quem sabe, talvez num futuro próximo.
A UI parece ser interessante.
Alguém sabe se o Rdio foi afectado por isto?
Andavam por aí alguns rumores de que seria utilizado pela Microsoft no lançamento o XBox Music. Eu assino e estou muito satisfeito e vi com alguma apreensão esse rumor.
(afinal de contas, os criadores do Rdio são os criadores do Skype – detido pela Microsoft).
o skydrive ja existe para IOS
João dias ,
Tenho visto os teus comentários da satisfação que tens pelo serviço Rdio e acabei por decidir experimentar , acho muito interessante com uma interface minimalista mas não gosto muito da qualidade do som existe algum plugin para melhorar ? … desde já os meus agradecimentos .
Cumprimentos
Serva
Ainda bem que a Microsoft esta a tentar criar um ecosistema permanente.
Pena terem deixado o Windows Phone 7 de fora.
Quem tem xbox com a subscriçao gold este serviço deveria ser totalmente gratuito, é uma palhaçada que o gold apenas permita jogar online cá em portugal. Com este tipo de politica deles, só incentivam para anular a conta gold deles e vender a xbox
A minha proxima consola há-de ser uma com suporte online gratuito… isso é certo…