Microsoft actualiza Windows Defender contra o Superfish
Esta tem sido uma semana negra para a Lenovo, isto depois de ter sido descoberto um software nas máquinas desse fabricante que expõe os seus utilizadores a perigos.
Como mostramos, este adware, chamado Superfish, infiltra-se no sistema substituindo o certificado da máquina por um que intercepta o tráfego criptografado para injectar anúncios, também conhecido como um ataque man-in-the-middle.
A Microsoft, mesmo depois da empresa chinesa ter disponibilizado um documento para ensinar a remover o malware, decidiu actualizar o Windows Defender que remove o Superfish.
Esta foi uma notícia que manchou a imagem da chinesa Lenovo, ao ponto da marca estar empenhada, e de que forma, a limpar a sua reputação. Dada a natureza da acção do Superfish, o próprio Windows está vulnerável e a Microsoft chegou-se à frente para proteger o seu sistema e os seus utilizadores.
A Microsoft lançou de emergência uma actualização para o sistema e defesa do Windows, o Windows Defender que destrói o Superfish. Como pode ser visto na imagem seguinte, o Windows Defender detecta e remove o certificado do Superfish, não deixando qualquer evidência deste crapware instalado pela Lenovo.
A boa notícia neste passo da Microsoft é que todos ficarão protegidos, isto porque para executar o processo de limpeza que a Lenovo lançou, muitos utilizadores não estariam conhecedores do problema, então iriam continuar com este malware dentro de portas, assim, com o update que é feito automaticamente e executado também de forma automática, tofos os utilizadores do Windows ficarão protegidos. Bom, todos não, o certificado do Firefox continua presente, o que também não deveria acontecer.
A má notícia é que as medidas de segurança que o Windows traz não foram suficientes para travar esta engenharia e, como tal, o Windows continua a não actuar de forma preventiva.
Se tem um PC Lenovo, ou qualquer outro PC, tenha em atenção que o Windows Defender deve sempre estar actualizado e que o corre frequentemente, dessa forma o seu computador estará pelo menos mais protegido, amber que se o Windows Defender não conhecer o perigo, não o detectará claro.
Este acontecimento também teve eco noutros parceiros OEM da Microsoft, que carregam o Windows cheio de tralha e muita dele serve para prejudicar o desempenho do computador e outra bombardear o utilizador com publicidade, ao ponto de o tornar vulnerável. Pode ser que sirva de lição.
Como muita gente já refere, a Lenovo ficou manchada, deixou de ser opção para o consumidor!
Este artigo tem mais de um ano
nojento como a maioria dos seus artigos sejam a bajular a Apple e a denegrir a Microsoft ou a Google. Como é que uma empresa pode actuar de forma preventiva contra o acesso de uma empresa “cinzenta” ao seu sistema operativo em concluio com um fabricante?
Também não gostei desse comentário, até li 3x só para ver que n tinh entendido mal. A MS agiu bastante rápido a arranjar solução. Para mim está de parabéns.
A lenovo não ser opção também é um comentário descabido. Eu quando compro Lenovo, compro hw e não software, e conhecendo as várias ofertas e o software que vem instalado, a Lenovo n é das piores, foram infelizes na escolha deste, acontece a qualquer um, mas não afecta a qualidade dos equipamentos…
Na minha empresa usamos Lenovo, HP e DELL e a 1ª coisa a ser feita a cada pc antes de ser entregue, é limpeza total e instalação da imagem corporativa.
Mesmo se fosse paa uso pessoal e doméstico, faria o mesmo.
Tem que ser assim mai nda!
Formatação assim que se compra um portátil novo é regra de ouro.
Apesar de achar ridículo a falta de isenção por parte de administradores de 1 site, e que deviam ser imparciais de modo a não serem permitidos comentários degradantes como os que se vêem aqui (e não encontro em mais lado nenhum), neste caso não acho que tenhas razão no que dizes. Pode ser 1 caso raro, mas considero uma excepção.
@Rui
Quando compra Lenovo compra HW e não software. Isso não é bem assim, porque o hardware também tem “software” inbutido.
PS: Se eles agem assim com, não me espantaria que a marca tivesse “extras” na Bios e firmwares adulterados. Chamem-lhe teoria da conspiração (ou isso só existe quando é contra os US?) 🙂
Malta, Não usem o Security Pack da Microsoft. Nem O Essentials nem o Defender, são inúteis.
Não usem também AVG ou AVAST, é para terem virus sem saberem e estarem todos contentes.
De momento, o melhor Grátis que podem ter é o 360 Total Security, experimentem, teve nota maxima nos testes, ficando apenas atrás dos melhores Pagos, Kaspersky por exemplo.
Podes dizer que testes é que te referes que dá estas recomendações?
JB