PplWare Mobile

Mestrado em Computação Móvel

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Pedro says:

    Só uma correcção.. não é o único no país.. Na Universidade do Minho já existe Mestrado em Comunicações Móveis, pelo menos á há 4 anos.

  2. Pedro Lamas says:

    No passado ano lectivo, o prof. Carlos Carreto (regente do Mestrado) fez um convite ao PocketPT.net para que fizéssemos um pequeno Workshop para os alunos do Mestrado sobre desenvolvimento de aplicações com base no .NET Compact Framework.
    Na altura, fui eu mesmo que me dirigi ao IPG para apresentar e coordenar o Workshop, e pude verificar que se trata de um excelente mestrado, que fornece umas excelentes bases para que pretendam iniciar na área tecnológica das aplicações e serviços móveis, sem dúvida (e como diz no texto do post) uma área emergente!
    Aconselho vivamente a todos os interessados a consulta do plano curricular e das condições deste mestrado!

  3. Pedro Lamas says:

    (Já agora, por favor corrijam o link, pois ao clicar ele vai parar ao webmail do IPG, e depois pede password… 😉 )

  4. Pedro Pinto says:

    @Pedro Lamas,

    Obrigado pela correcção. Eu estive presente nesse seminário, o que serviu bastante para um projecto que desenvolvemos.

    Para quem ainda não conhece, aconselho a visitarem o site do PocketPT – http://www.pocketpt.net/ onde tem de tudo para dispositivos móveis.

    Pedro Pinto

  5. Dinis Nunes says:

    Sou aluno de Mestrado em Computação Móvel na Guarda. Durante a minha licenciatura em Engenharia Informática, também no I.P. Guarda, optei por uma disciplina de programação para dispositivos móveis, tendo ficado fascinado com a possibilidade de programarmos para o nosso “bichinho” (PDA). Penso que a componente de programação para dispositivos móveis é uma lacuna no ensino superior português e o Politécnico da Guarda destaca-se por fugir à regra. Neste mestrado são abordados temas como: RFID’s, GPS, Criação de Webservices, Net Remoting, Bases de dados avançadas, Bases de dados móveis (p.e sqlite), Mobilidade em Redes (Mobile Ipv4 e Ipv6), Sensores, Sistemas autónomos e muita muita programação na Compact Framework. Somos confrontados como todo o tipo de sistemas ubíquos e incentivados e pensar ubíquo, sendo, sem dúvida, os sistemas do futuro.

    Sem dúvida, super interessante.

  6. Pedro Silva says:

    Fui estudante na Universidade do Minho, do curso de Engenharia de Sistemas e Informática e, de facto, esse mestrado que o Pedro referiu já existe há bastante tempo.

    Neste momento, não existe com esse nome devido à reestruturação de Bolonha.. agora está tudo integrado no Mestrado em Informática.

    Dizer que o do IPG é o único em Portugal é, de facto, uma falsidade… podiam corrigir isso…

    cumps

  7. Pedro Pinto says:

    @Pedro Silva

    Não vi a existência de nenhum mestrado com esse nome pela UM.

    “—Neste momento, não existe com esse nome devido à reestruturação de Bolonha.. agora está tudo integrado no Mestrado em Informática.–” isto quer dizer que não existe. Ser mestrado de Eng. Informática ou ser mais especifico como Computação Móvel, é diferente !!!! e parece-me que também que é integrado ou seja, basicamente é a mesma coisa que a licenciatura “antiga”.

    Cumps
    Pedro Pinto

  8. Pedro Silva says:

    @ Pedro Pinto

    O Mestrado em Informática da Universidade do Minho, não um “Mestrado Integrado” …. existe a Licenciatura em Engenharia Informática… e existe o Mestrado como outro qualquer… não tem nada de integrado e não tem nada a ver com uma licenciatura “antiga” …..

    Sinceramente, só acho que deviam ter mais rigor no que dizem….
    A diferença está que a Universidade do Minho pegou em todos os mestrados que tinha e juntou as cadeiras todas desses mestrados de modo a que os alunos possam escolher as que mais lhe interessam.
    Posso bem apenas escolher as do “antigo” Mestrado em Sistemas Móveis, entendeu?
    Lá porque os senhores só vão pelos nomes e não conhecem a organização, não quer dizer que não exista…

    E vir com essa arrogância, quando não tem conhecimento do que está a falar, também não lhe fica nada bem!

    Obrigado.

  9. Pedro Pinto says:

    @Pedro Silva

    Vamos la ver se a gente se entende….
    Em primeiro não vejo qualquer tipo de arrogância no meu comentário.
    Em segundo, se voçe é o próprio a dizer que já não existe, eu acredito na sua palavra e chego à conclusão que já não existe mesmo.
    Como deve saber, pelos seus comentário, eu posso chamar mestrado A ou mestrado B mas muitas das vezes o que interessa é os conteúdos lecionados e também deve saber que houve muitos cursos que passaram a ter um mestrado e que basicamente aquilo é a licenciatura antiga mas com novo nome !!!!

    Sem mais e não querendo gerar mais algum tipo de “conflito”.

    Pedro Pinto

  10. Pedro Lamas says:

    Caro Pedro Silva, compreendo o seu ponto de vista e até concordo mesmo até certo ponto. No entanto, a ver as coisas por esse lado, não faltam faculdades no país onde podes entrar numa licenciatura ou mestrado e depois simplesmente ir escolhendo as cadeiras que mais se enquadram numa dada área; a exemplo disso tens, por exemplo, a Fac. de Engenharia na Univ. do Porto, onde são leccionadas cadeiras como Computação Móvel, Sistemas Móveis, ou mesmo Comunicações Móveis.
    Assim e até informação contrária, creio que de facto o mestrado do IPG é mesmo o único mestrado direccionado a 100% para a Mobilidade!

  11. Lá estarei. Até breve pessoal para fazermos engenhocas malucas 🙂 (Tipo cenas fixes!)

  12. Cleber says:

    Ola!
    Estou cursando o 6º periodo de Sistemas de Informação e estou procurando bibliografias na área e não encontro. Estamos na fase de desenvolvimento do projeto de pesquisa e não sabemos por onde começar, qual problema estudar e os objetivos que iremos abordar no assunto.
    peço sua ajuda se possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.