As redes sociais vieram mudar a perceção do consumidor relativamente à qualidade dos serviços e produtos das marcas que consomem.
Segundo dados partilhados pelo Portal da Queixa, em 2018 a MEO e CTT foram das empresas que mais reclamações receberam, mas responderam a todos os que reclamaram via Portal.
Com 1 milhão de visitantes únicos por mês que geram 3 milhões de pageviews/mês, o Portal da Queixa recebeu, entre janeiro e dezembro de 2018, em média 250 reclamações por dia (perto de 90 mil ao ano). Contudo, destaca-se o facto de que 98% dos visitantes não efetua uma queixa, apenas visualiza as reclamações dos apenas 2% dos visitantes que regista reclamações.
Aproximadamente 70% das reclamações recebidas e aprovadas no Portal da Queixa em 2018 receberam resposta.
MARCAS COM MAIOR NÚMERO DE RECLAMAÇÕES POR CATEGORIA – DADOS 2018
AS MARCAS MAIS RECLAMADAS DE JAN A DEZ DE 2018
De acordo com os dados revelados, a MEO, CTT e NOS são das empresas com mais reclamações em Portugal. A operadora Vodafone apenas aparece em quinto lugar com 1558 queixas.
No entanto, marcas mais reclamadas como a MEO e CTT dão resposta a todas as reclamações apresentadas pelos seus clientes no Portal da Queixa. Outra marca que se destaca bastante pela positiva é a EDP Comercial que apesar de estar presente no topo das mais reclamadas é a que apresenta uma das melhores taxas de solução (96.6).
Tarifário móvel jovem WTF da NOS é o que regista mais queixas
Desde o início de 2018, até ao mês de novembro, o número de reclamações registou uma subida de 62%, face a igual período do ano passado. Um dos principais motivos de reclamação apresentado pelos consumidores, desde agosto, está relacionado com o incumprimento do que é garantido pelo tarifário escolhido. Saber mais aqui.
Via Portal da Queixa