Maioria da Internet em Portugal é banda larga
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), 76,8 por cento das ligações à Internet existentes em Portugal são de banda larga. Os dados surgem no inquérito sobre a utilização das TIC pelas Famílias 2007, revelado pelo iGOV.
Outro dos resultados deste estudo, que traça as tendências tecnológicas dos lares portugueses, revela que existem computadores em pelo menos 48,3 por cento das casas situadas em território nacional.
Estes dados revelam um crescimento médio anual de 42 por cento em relação a 2003 no que diz respeito à utilização de banda larga, enquanto que o crescimento médio anual de computador se encontra na ordem dos 7 pontos percentuais.
Em relação às áreas geográficas com maior taxa de penetração de banda larga Lisboa lidera, com 55 por cento, seguindo-se o Algarve e as regiões autónomas da Madeira e Açores. Lisboa e Algarve lideram também no que diz respeito à existência de computadores e ligações à Internet.
O computador é o meio mais utilizado para aceder à Internet, sendo o instrumento preferido por 84,4 por cento dos lares. Muito atrás encontra-se a percentagem dos lares que recorrem ao telemóvel para navegar: 36,8 por cento.
O estudo não deixou de focar os lares que não têm acesso à Internet e quais as razões porque não têm nenhuma ligação. Apesar de cerca de metade dos inquiridos ter respondido que não tem necessidade deste tipo de ligação, 46,3 por cento afirmaram que não tem uma ligação à Internet em casa por uma questão de custos de acesso.
Mais Informações: INE
Este artigo tem mais de um ano
Fica apenas por saber o que é que o INE entende por banda larga.
Tenho visto chamar banda larga a ligações cuja banda não é assim tão larga como isso. 🙂
Custos que, tal como noutras coisas, continuam a ser dos mais caros da Europa, com condições de acesso das mais constrangedoras e limitadores que existe… E o mais triste é que parece que estão para ficar os limites de navegação, as velocidades reais abaixo das velocidades pelas quais se paga, etc, etc…
———————————–
http://www.revolucaodigital.net
O velocímetro da A BELTRÓNICA sempre me mostra valores abaixo do contratado, nunca me deu nem próximo. Acho que geral essa reclamação…
http://www.abeltronica.com/velocimetro/pt/?idioma=pt&newlang=pt
Abraço
Iv@n
Pois ….. é Portugal sabem ….. sempre atrasados em relação ao resto da Europa.
Noutros países a net tem velocidades muito boas sem os limites ridículos e distinções de tráfego (que nem sequer fazem grande sentido pois não têm a haver com limites geográficos) para além de terem ainda outras regalias que nós nem sonhamos ….. haaa pois e têm preços mais acessíveis tendo em conta o poder de compra ….. já para não falar no traffic shaping e velocidades de acesso mais baixas que o contratado …. enfim …. somos a anedota do acesso à internet
Banda larga …mas pouco larga, por exemplo, todas (ou quase todas) as escolas têm acesso à internet de “banda larga” mas a largura é de 256kb, ora, em escolas que eu conheço, onde há 5 ou 6 computadores a “beber” da mesma internet, e com esta largura toda, a dividir por 5 ou 6 computadores, dá……ora….256 (teóricos) a dividir…………….pronto, como dizia o outro, é só fazer as contas.
Na minha modesta opinião, a internet em Portugal deixa um pouco a desejar, pela velocidade e pelos preços praticados.
Mas também não deixo de fora a falta de conhecimento de muitas pessoas que têm ao seu dispôr uma ferramenta fantástica, como é a internet, e praticamente só a utilizam para ver os ppt´s e mpg´s do mail e pouco mais.
Fiquem bem
e logico que o ppl poem banda larga ao menos tem akela taxa +/- fixa, ainda me lembro de pagar aso 70€ de dial
Uso Netcabo 12BM mas sempre que fáço o teste de volocidade não passa dos 5BM eles nunca conseguirão dar as velocidades que os clientes estão a pagar já fiz uma reclamação eles alegam que é assim mesmo a Internet cá do burgo vamos nos contentando com aquilo que eles nos estão a dar tambem já li algures que as torneiras do servidor estão a meio gás..fiquem bem
Eu tenho NetCabo 8M que agora passou a ter 12Mbps e atinjo em Downloads com aceleradores cerca de 1400 e muitos KB/s ou seja são quase o 12Mbps contratados. Esses testes não fazem multiplas ligações logo não estão a levar a ligação ao seu limite. Com um acelerador de Downloads (como o Free Download Manager) a sacar um ficheiro grande de um bom servidor com aquilo a sacar 20 pedaços em simultaneo consigo maximizar a minha ligação. Chego a sacar CDs do Ubuntu em 8 minutos
oi oi meninas