PplWare Mobile

Mac App Store “crakada” com o “Kickback”!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. ajbadboy says:

    Ena pá que isto fosse acontecer já eu previa mas tão depressa…?
    Para quem se anda sempre a gabar pela segurança do seu sistema isto é um bocado hilariante.
    Acho giro que os “reis” da segurança (microsoft e apple) quebram logo nas primeiras horas e a sony que nunca fala em segurança nos seus argumentos e levaram tanto tempo para desbloquear a ps3.

    • Rui "ALL" Sousa says:

      Tanto tempo… 6 meses.

      • ajbadboy says:

        6 meses? que 6 meses? Deves estar a confundir… e mesmo que fossem 6 meses sempre eram 179 dias de trabalho e pesquisa a menos do que o que tiveram para crackar a apple store.

        • Vítor M. says:

          Mas não conseguiram nada ainda e digo-te mais… só vai favorecer a Apple.

          Esta coisa de disseminar as aplicações Apple, vai elevar a marca a um patamar incrível. Nunca podemos esquecer que foi a pirataria que levou a Microsoft ao píncaros do sucesso, se uma marca conseguir equilibrar ambos os mundos, além de ganhar dinheiro, ganha uma mercado fiel, visto que a Apple já tem nos seus iDevices… nem vamos imaginar o que será ter mercado fiel no iWorks, no iLife e nas restantes ferramentas… seria uma virar de página tremendo.

          Pensa o que será as pessoas chegarem à conclusão, porque passam a conhecer melhor, que chega-lhes em qualidade o iWorks e o Mac OS X?

          A pirataria tem dois gumes bem afiados… e é barómetro do sucesso.. nunca te esqueças disso.

          • 100% De acordo…

            A pirataria vai fazer com que as pessoas comecem/passem a usar estas ferramentas nos computadores privados e com isso uma maior habituação às mesmas… mais tarde e gradualmente, levará as empresas a adoptar essas mesmas ferramentas.

          • a Friend® says:

            Nem mais.. com uma AppStore e formas “crackaveis” fáceis… isso só irá disparar ainda mais as vendas…

            Um dos mitos que o Mac sofre é que .. não existem Apps… agora, os desconhecedores da marca irão ter a percepção que não … estavam errados.

            A Apple nunca atingirá quota de mercado superior à dos PCs.. por questões obvias.. “centenas de marcas versus apple” … mas com estas duas ultimas novidades… atingirá uma quota de mercado respeitável.. para uma marca só que vende hardware e software num só…face à panoplia de marcas que concorrem contra ela.

          • Pedro says:

            aFriend:
            Antes que digas que sou fanboy, eu não tenho um Mac.
            Agora, é obvio que a Apple ainda nao tem a quota de mercado dos PCs, mas a taxa de crescimento é um factor que tem de ser contabilizado para previsao do futuro.
            http://www.zdnet.com/blog/btl/mac-sales-surge-but-did-they-really-blow-away-pc-sales/38279

            enquanto as mac sales estao a aumentar no sector empresarial, o consumidor final so aumenta com a acessibilidade à pirataria… por isso, aqui está o empurrºaozinho!

          • Ppietra says:

            @ Pedro
            Acho que estás a interpretar mal as coisas!
            Os dados de vendas que viste são relativos aos Estados Unidos, onde a penetração no mercado doméstico é muito maior que em qualquer outro sítio – estimativas apontam que o Mac possa chegar a cerca de 20% das vendas, sendo no global acima dos 10% (nos Estados Unidos). Mesmo com uma fatia já considerável têm continuado a crescer acima da média desde há vários anos. Daí se concluir que o Mac continua com boa procura!

            Em segundo lugar a pirataria já existe no Mac e noutros sistemas, quem pensa em fazer isso não terá grandes problemas e é esperto o suficiente para saber que existe, por isso não haverá nada de novo! Para além disso, pegar no mito que a Microsoft cresceu devido à pirataria e que isso se aplica a esta situação, é não conhecer a história.
            A Microsoft impôs-se porque começou com uma forte presença nas empresas através da IBM quando o mercado era imaturo, e soube que os programadores era o que importava para vencer. Quase todos os fabricantes foram trás da IBM, e a Microsoft vendia-lhes o sistema. As pessoas compravam para casa computadores que faziam o mesmo que nas empresas – implicitamente o DOS ou Windows. Apesar de os sistemas tb serem pirateados a pirataria apenas ajudou a elevar o Office, não o Windows ou o DOS – não havia alternativa a estes sistemas, a estandardização era apetecida, eram as empresas que os pediam pois era onde estava o software que precisavam e usavam (a esperteza da Microsoft de ter muitos programadores para o seu sistema). Sistemas como o Mac tinham dificuldade em penetrar neste mercado, pois implicavam muitas mudanças, mesmo tendo o Office por exemplo!

            Se as pessoas tiverem que escolher entre comprar Mac ou não, não vai ser pela pirataria. Vai ser pela qualidade do sistema, ou porque estão fartos do Windows, e tb por saberem que terão aplicações com qualidade que servem para o que pretendem, e aí vão pensar no Microsoft Office, messenger, email, internet, fotos, video, música. Podem ter a certeza que a única pergunta que fazem sobre software é se há Office para Mac! E o Office já é pirateado e não irá aparecer nesta loja!

      • Bruno Silva says:

        6 meses? tas tolo não? sabes ha quantos ANOS saiu a ps3?

        • ajbadboy says:

          Deixa lá eu deixo-lhe aqui uma dica

          três anos, dois meses e onze dias

          …é um bocadinho mais do que 6 meses e uma eternidade comparando com 1 dia (para a apple store no mac os x) lol

      • RR says:

        6 meses gostava de ver informação desses 6 meses a ser desbloqueada uma PS3…

        • José Xavier says:

          Eu tambem não sabia da história toda mas a internet é vasta e basta procurarem. O que acontece é que só se preocuparam em crackar a PS3 depois desta deixar te ter suporte para linux! “Quem cracka uma consola não é para as outras pessoas poderem jogar mas sim para terem acesso à consola” e que aconteceu neste caso é que quando a Sony tirou o acesso ao uso de linux na consola então eles tiveram mesmo que crackar a consola e isso foi num instante 🙂

        • Bruno Silva says:

          os 6 meses q ele se refere devem-se ao tempo que passou entre o primeir hack e os que agora estão a aparecer, no entanto há que contar todo o tempo de vida da consola que saiu a 11 de novembro de 2006

          • José Xavier says:

            Mas voces estavam a dizer que demorou muito tempo, demorou porque ninguem se interessou em crackar, é essa a questão e não segurança em sim!

    • DFC says:

      desculpa, o geohot demorou pouco mais de uma semana a desbloquear a ps3 e fez um hello world e meteu o otherOS de volta, isto numa semana, e agora voltou a ps3 e debloqueou o codigo todo, se ele ao inicio da ps3 dedica se a ela nao iria durar tanto tempo…

      • RR says:

        Isso por palavras dele…
        Dizer é fácil e mentir também, por isso entao a consola já existe desde 2006. é FACTO.

        E não me venham com desculpas que so começaram a hackar a PS3 desde que a Sony tirou o suporte para LINUX, que isso é MENTIRA!!!

        A Sony tirou esse suporte quando foi efectuado o 1 Hack ao OS através de Linux isso em 2009 ou 2010 (ano passado)

      • ajbadboy says:

        “se ele ao inicio da ps3 dedica se a ela nao iria durar tanto tempo…”

        Se…

        Também teria ganho o euromilhões SE tivesse metido os números que lá saíram nessa semana.

  2. Rui "ALL" Sousa says:

    Se os preços forem aceitáveis da forma q é a App Store para iOS, então de certo que muita gente ira preferir comprar o original qd se depararem que se trata de uma app que realmente gostam. Pelo menos é o q se passa cmg ^^

  3. ajbadboy says:

    Ou vamos ter um paraíso para utilizadores mac com tudo à borlix ou vamos ter actualizações semanais por causa da apple store.

  4. Nuno Gonçalves says:

    Actualizações mensais

  5. Peter says:

    ajbadboy,

    A Apple gaba-se da segurança mas a nível de vírus e malware que possam afectar as suas maquinas, pois esses sim são quase inexistentes. Em relação a se conseguir crackar os seus produtos eles tentam como as outras empresas evitar que tal aconteça, no entanto nunca foi um dos pontos que apontassem como forte.
    Há que saber distinguir segurança de um sistema, de protecção anti-copia ou anti-pirataria.

    Cumprimentos…

    • “…mas a nível de vírus e malware que possam afectar as suas maquinas, pois esses sim são quase inexistentes….”

      Isso vai começar a mudar…

      • a Friend® says:

        Nem por isso.. com a AppStore diminui ainda mais.. porque é um local e fonte segura de se sacar apps… é de novo outra arma anti-malware.

        E reforço o que disse.. dado a quantidade de sistemas (Mac,Win,Linux,iOS,Android,ChromeOS,WebOS…WP7…etc..) os crackers vão deixar de se focar nos malwares directos para sistema, passando a focar-se em serviços e tecnicas de phishing… o mercado está tão cheio de sistemas, que está a tornar-se missão quase impossível os hackers focarem-se em um só sistema para atingir os seus fins.

        Eles, como se verifica ultimamente, agora focam-se em emails, messengers, etc… com “bots” a arranjar todos os tipos de esquemas para aliciar o Phishing… e esse, é multiplataforma… 😉

        • São opiniões. (respeito)

          No entanto, se “um só sistema” se difundir consideravelmente e deixar as suas “portas” escancaradas e não apostarem convenientemente na segurança, quando se aperceberem já será tarde.

          Além de que, se a apple conseguir uma quota de mercado de p/ ex. 10%, isto também é um nicho para as empresas que desenvolvem software de segurança. E tenho a certeza absoluta que elas vão querer vender… (sem querer estar a insinuar alguma coisa :p )

          • a Friend® says:

            Claro, todos os cenários são muito possíveis.. mas tenho mesmo sérias dúvidas que tal aconteça (isto meramente opinião pessoal)

            No caso da Apple, em concreto, já teve virus e centenas de malwares, e tinha nessa epoca 2 ou 3% de quota de mercado… eles quando viram que o cenário tava caotico (a juntar a outros factores) investiram na plataforma que fez nascer o MacOS X … e assim conseguiram atingir um patamar de segurança elevado, juntado a isso, claro.. updates de segurança que fazem. Eles também não andam a dormir, e nesse aspecto a Apple zela muito pela reputação, daí eu achar dificil um cenário caótico. Mas este é apenas um ponto. O outro é olhar para o Windows… se este sistema que foi o que mais sofreu de malwares já anda mais calmo.. mais controlado.. é porque nota-se claramente que estão a haver mudanças nos ataques… já que as empresa investem cada vez mais em segurança… o que outrora era algo “ignorado” e “descredibilizado” …

            Segundo alguns relatorios da Defcon… o sistema que poderá vir a sofrer mais daqui a uns tempos será o Android.. não porque é um sistema “fraco” … pelo contrário.. mas porque os hackers discubriram o calcanhar de aquiles dele… falta de updates de segurança. As marcas demoram tanto tempo a fazer updates e demoram tanto tempo a acompanhar a Google, que há milhares de Androids vulneráveis com brechas abertas que já foram corrigidas nas versões recentes, mas por as marcas se burrifarem para o suporte.. muitos clientes podem estar totalmente “descobertos” e alvos fáceis. Básicamente é este o problema. Agora sistemas regularmente actualizados.. é tarefa dificil para os hackers.. e nesse aspecto quer a MS.. quer a Apple.. estão a dar muito bem conta do recado. Independentemente do Marketshare.

          • Ppietra says:

            “Isso vai começar a mudar…”
            já há anos que dizem o mesmo!
            É óbvio que o Mac tem problemas de segurança e não é assim tão imune a “doenças”, mas, como muita gente aponta tão bem, a baixa percentagem de Macs é uma das maiores defesas.
            Não é de esperar que isso se altere muito – o Mac para chegar a 10% precisa de cerca de 5 ou mais anos ao ritmo actual.
            E em termos de propagação de muitas dessas “doenças” 10-15% continuarão a ser pouco eficazes, dado o “isolamento” entre Macs!
            É muito mais eficaz atingir o que é comum a todos com outras tácticas – internet, certos programas, etc, que é onde há cada vez mais actividade maliciosa. Muita da segurança nessas situações advém mais do bom senso do utilizador, podendo os sistemas ajudarem, mas se alguém autoriza um programa a fazer algo o sistema de pouco serve.

  6. Felipe says:

    A este ritmo, teremos actualizações diárias… ^^

  7. a Friend® says:

    Ena, pelos comentários.. até parece que Apps crackadas nunca existiram para Mac.. lol 😀

    • JN says:

      isso é um mito! Tudo sempre legal! a própria “caixa de serials” nem existe… =)

    • ajbadboy says:

      É como roubar num supermercado, sempre houve roubos em supermercados mas uma pessoa entrar, encher o carrinho de tudo o que quer e sair descontraidamente sem pagar é diferente.

      • a Friend® says:

        Pois mas essa analogia não está correcta. Tu não chegas à AppStore e sacas o que queres.

        O sistema do “Hackulous” funciona com repositórios diferentes.. é um “Mirror” da AppStore oficial, mas versão crackada.

        Ou seja.. é uma “Black Market” … que não é novidade alguma para quem tenha um iPhone com Jailbreak com o Installous instalado. E, dado o preço baixo das Apps que a AppStore nos tem oferecido, olha que há mais gente a comprar coisas que crackar.

        A Apple tem uma formula correcta no que toca a venda a retalhos.. já provou isso no iTunes e no iPhone.. na MacAppStore será igual…

        Outro exemplo fora da Apple é a Steam.. há tantos e tantos jogos fáceis de encontrar no PirateBay.. mas dado o preço acessivel… uma vasta maioria já os opta por comprar….

        Sem dúvida que é mesmo a melhor arma anti pirataria.. preços justos.

        • kekes says:

          Comparar o Steam com uma App Store variada não vejo muito correcto. O facto de se necessitar de uma key original para jogar online é um factor que muito influencia. A maior parte das pessoas compra um jogo pela vertente online não pelo singleplayer.
          A pirataria de aplicações tambem tem vindo a descer a meu ver, já perdeu muita importancia que tinha, muito pelos serviços online e outro pela existencia de alternativas. Cada vez vejo menos software pirata nos computadores das gentes, dantes era cada tiro cada melro xD

          • a Friend® says:

            Também tens razão… componente online é outro factor.. mas sabes como é.. “cracked servers” é o que existe e não é pouco.. 😉

            Mas repara neste exemplo:
            “Angry Birds” …

            Um mero jogo que já rendeu milhões à empresa, só na versão iPhone.. e esta, é paga… e na MacAppStore segundo os ultimos numeros, para lá caminha.

            Componente “jogo online”? Zero 🙂

            Isto para resumir que.. o preço tem mesmo forte influencia… e outro factor influencia.. são as stores.. ter pagamentos centralizados em vez de ir a cada site e comprar algo, dá trabalho, perguiça e inspira pouca confiança… Aqui, Click.. comprei.. já está… dá menos trabalho que arranjar uma versão crackada! 🙂

          • kekes says:

            Mas quem gosta de jogar em servidores crackados? Numa App é “pagar ou não? Venha o diabo e escolha” num jogo é “jogar crackado em servidores por vezes muito maus e afins ou ter o prazer de jogar com qualidade”.

            Um jogo tem que ter sempre distribuição portanto a diferença cobrada pela Steam não é vista, pelo contrario, numa Aplicação 30% é muita fruta (acho que é isso mas confirma-me), não prevejo muita vantagem neste tipo de Stores a cobrar comições deste tipo. Não é que não tenham suncesso é mesmo que para nós utilizadores é muita fruta. Alem que 30% de 1€ é 30 centimos. 30% de 100€ são mais 30€. As aplicações para computador são muito mais caras que as moveis.

          • a Friend® says:

            @kekes

            Não estas mesmo a ver o cenário todo. A Apple cobra o mesmo que as stores fisicas cobram pelos produtos.

            Depois, só o facto de venderes algo pela store, tens de longe mais probabiidade de venderes, pois a store é visitada por milhões.. já o “teu site” não.

            Por fim… resulta perfeitamente porque o lucro é elevado para a Apple e para os produtores.. e é tão elevado que os produtos descem os preços para competir com produtos rivais.. e isso já se viu desde logo no primeiro dia..

            Existem apps que havia há venda que agora desde que estão a ser vendidas na store, estão a quase metade do preço, portanto.. para o consumidor, ainda melhor. Ficam todos a ganhar.

            Esta formula funciona bem no Steam.. funciona bem na AppStore do iPhone.. e por aí fora. É uma vantagem mesmo para todos e reinará quem melhores apps fizer, ao preço mais competitivo e nós, consumidores, temos acesso a apps profissionais a preços de chuva.

          • kekes says:

            A quanto tempo já não compro Software em lojas fisicas xD alias alem de jogos cada vez se aposta menos nisso, de facto alguma vez o mercado do software alem do jogos teve sucesso após a internet? Os desenvolvedores vendem a maior parte directamente ao consumidor e é isso que tou-me a referir. Claro que tem vantagens este tipo de stores, um mercado mais unificado e ser mais pratico mas talvez agora não mas mais a frente o custo vai ser pago pelo utilizador. Considero essas margens muito grandes. Num software de computador pode-se sentir a diferença, é mais que o IVA que tanto nos queixamos 😉

  8. Ppietra says:

    Não sei se alguém já disse ou reparou, mas o video em que anunciam o crack para a Mac AppStore é de Dezembro do ano passado! Eles obviamente tiveram acesso ao DRM através das ferramentas que a Apple disponibiliza aos programadores, por isso não foi propriamente algo que fizeram num dia! talvez numa semanita?

    • a Friend® says:

      E não só.. é uma comparação sem sentido. O MacOSX é uma plataforma aberta, ao contrário do iOS.

      Qualquer um de nós tem acesso à pasta de aplicações.. eu posso muito pegar na App e crackala. Para quem não tem Mac e usa Windows, seria o mesmo que ir à pasta c:\Programas e crackar um dos executáveis… isto, para um Hacker.. onde está a dificuldade? É algo que sempre foi feito… uma semana para isso? Se calhar nem tanto. 😉

  9. -_-' says:

    “(…) a equipa está a trabalhar no interessante “BitTorrent reversivo”, um sistema interessante, (…)”

    É deveras interessante. 😛

  10. eu mesmo says:

    e eu a pensar q ia ser uma review à Mac App Store

    http://lifehacker.com/5726764/why-the-mac-app-store-sucks

    • Ppietra says:

      ??
      O que apresentas não é uma review mas artigos de opinião sobre as políticas da loja, que qualquer um poderia ter escrito no ano passado!!
      Uma review implica utilizar o produto e apresentar pelo menos alguma crítica sobre a funcionalidade do mesmo!!

      • Eu mesmo says:

        se leres vais ver que eles experimentaram a Store, a review no fundo é sempre ela tb um artigo de opinião.

        • Ppietra says:

          Se realmente leste o artigo vês que ele só comenta a política da Apple para a loja e as vantagens e desvantagens dessas políticas!
          As únicas coisas que são apresentadas e que tiveram que esperar pelo aparecimento da loja são as imagens e dizer que o iLife e iWork ficam mais baratos na loja, ou que ele gostou de duas aplicações novas e de ver lá o Angry Birds!
          De resto nem um único comentário sobre a loja em si, sobre a facilidade ou não de uso da aplicação (apenas que ainda bem que a loja não está no iTunes), das funcionalidades da mesma, etc! É o que as reviews fazem, usam o produto e descrevem o que acharam (opinião) bom ou mau no mesmo! Aqui nada!

    • Vítor M. says:

      Realmente até parece que essa malta é Deus em pessoa no campo da informática. É basicamente uma opinião vale oq ue vale.

      Além de que dão uma no cravo e outra na ferradura… para a semana já o mesmo autor aparece com uma opinião diferente… enfim…

      Olha, ontem mal instalei saquei uma app, paga (pouco mais de um euro) e o sistema é fenomenal. Estou para ver aquilo com 5 mil aplicações e cada developer a acrescentar algo mais e a baixar um pouco o preço para vender mais… depois sim vão aparecer preços e apps para Mac “à patrão” 😉

      Concorrência? Venha ela… quem ganha é o “user”.

      • Hugo says:

        Off-topic..

        Boas Vitor M.

        Sei que és utilizador de MAC, e queria saber que anti-virus achas que é melhor para MAC?

        Cump’s

        • Vítor M. says:

          AV para MAC?

          Se isso um dia acontecer… ui muita gente vai ter de se despedir do seu disfarce.

          Meu caro, o bom que tem um Mac é que não precisa de AV.

          Não sei se será sempre assim, tenho dito que a popularidade traz outros sintomas “gripais” mas por enquanto, não há vírus que lhe pegue… se bem que há dias a uma das marcas de AV’s me mandou uma licença para testar um AV no MAC!!! Para que meter lixo desse num Mac OS X?

          • Vítor M. says:

            Atenção… sou utilizador de um Mac mas “ainda” sou um utilizador fraquinho 🙂 sempre a crescer de dia para dia… estou em fase de aprendizagem acelerada. 😀

          • Intrinseco says:

            existem virus para Mac, podem nao ser tao comuns como para PC, mas existem…

            não caiam na propaganda da Apple do “Macs, não são afectados por virus de PC” enfase no PC, existem virus q afectam o OS X

          • Vítor M. says:

            Depende o que entenderes como “existir”. Se houver uma comparação com o Windows… bom então não existe. Isto apenas para enquadrar o que o Hugo de facto quis perguntar.

            Os vírus para Mac têm particularidades muito própria e com uma perigosidade residual… quando são apelidados de vírus atenção!

            Mas, em grosso modo, não precisamos de AV no MAC OS X.

        • a Friend® says:

          Os antivirus que há para mac servem apenas para detectar uma “meia duzia” de malware de baixo grau de perigosidade, e que por norma ficam obsoletos em pouco tempo com updates do sistema

          Esses antivirus, são é sim aconselhados para quem tem outras maquinas em rede (ou não) com Windows e assim ao receberes algum software malicioso que possa prejudicar o Windows, travas o mal pela raiz. Funciona mais ou menos como no Linux também… 😉

          A Sophos também tem a mania que “há virus para Mac” e anda a querer vender o bicho… tenho uma instalação com mais de 2 anos, feita por cima de outras mais antigas… fiz um “fullscan” por pura curiosidade (e porque não gosto de viver burro) e nada.. limpinho.. e eu até sou o tipo de pessoa que anda em todo o lado na web.. e arrisco mesmo abrir apps pouco fidedignas… 😉

          • kekes says:

            Pois falaste do que eu acho… Abrir aplicações não fidedignas. A maior parte das vezes somos nós que fazemos as parvoices e disso nenhum SO está libre.

        • kekes says:

          Virus são muito poucos e os que há são muito maus xD até eu critico das politicas Apple admito isso xD

          O melhor antivirus que há no mundo é um dedo treinado, já não apanho viroses em Windows em anos, não me parece que actualmente necessites de algo em Mac OS.

  11. kekes says:

    Neste andar qualquer dia vai-se ter que fazer jailbreak ao Mac OS pois só se pode instalar apps da MacStore.

    Anyway e sabendo que outros SO’s já têm/terão um sistema igual, podem dizer-me qual é a vantagem economica para o utilizador deste tipo de lojas? 30% para a Apple parece que vai provocar moças no bolso ou do utilizador ou dos desenvolvedores.

    • Ppietra says:

      Muitas aplicações neste momento estão mais baratas na MacStore, por isso neste momento há vantagens economicas!
      A médio longo prazo, como a loja é muito mais acessível haverá mais gente a ver e a comprar, mais concorrência entre aplicações, mais variedade. Tendencialmente será de esperar melhores negócios para o utilizador final, pois concorrência e procura fazem isso.
      Quanto aos 30%, acho que é um pouco puxado para aplicações mais caras – as despesas da Apple não aumentam proporcionalmente com o preço da aplicação (as despesas com os cartões de crédito representam uma percentagem pequeníssima do preço), mas enfim, serve para cobrir as muitas outras que são de graça ou quase e dar lucro.
      Mas no final, é provável que os preços desçam e os programadores obtenham mais dinheiro por venderem mais.

      • a Friend® says:

        Tu uma App só pagas uma vez.. já a Apple tem-na sempre nos servidores.. e está sempre a publicita-la…

        Saí mais barato para os desenvolvedores estes 30% pagos à Apple que se tivessem que fazer o mesmo, fora da Apple. Teriam que investir em publicidade e fazer acordos de distribuição, que rondaria esse valor senão mais.

        E a Apple por acaso fez um forte investimento. As novas instalações dos servidores foram milhões gastos.. dos quais, as Apps também lá estão alojadas e servidas a todo o mundo… 😉

        • Ppietra says:

          Os 30% numa aplicação de 100 euros são muito mais do que aquilo que custaria nas despesas que referes – esse tipo de despesas são praticamente iguais quer custe 1 ou 10 ou 100 ao comprador!
          Para ter uma perspectiva é pegar na loja do iOS, onde quase nenhuma ultrapassa os 20 euros!
          Se nessas circunstâncias a Apple gera lucro com a loja, certamente que com preços médios superiores terá margens de lucro superiores tb, pois a despesa não cresce!

          Dadas as características da plataforma, são poucos aqueles que não entram no esquema; ficar de fora não é grande opção se a concorrência lá estiver! A esperança é que a loja gere mais vendas e compense a perda de margem em cada venda!
          Tal poderá não acontecer para algumas aplicações de especialidade que não encontrarão muito mais público interessado com a loja – normalmente enquadram-se nas mais caras!

          • kekes says:

            Exatamente tocas-te em todos os pontos que queria tocar, em “pequenas” Apps esse 30% é perfeitamente aceitavel agora com Apps bem caras é um absurdo e ai o consumidor ou o desenvolvedor vai “sofrer”. O facto comodidade vai ser o factor de sucesso da Appstore nada mais, não há muitas mais vantagens para nós consumidor.

          • Ppietra says:

            @ kekes
            A comodidade não é o único benefício para o consumidor!
            Tens que ver isto tb pela perspectiva daqueles que nem sabem como arranjar outras aplicações para o computador pela internet! Para estes abrem-se novas perspectivas.
            Vão ser essas pessoas que depois vão mudar o mercado, pois passam a poder comprar! Com a concorrência e aumento de procura, haverá outros benefícios para o consumidor a curto-médio prazo: preços mais em conta e melhor qualidade em aplicações.
            Quanto aos 30% acho que exageras na reacção! Tal como eu disse, acho demasiado para preços superiores (talvez a cima de 30-40 euros), mas para certos grupos de aplicações a perda de margem para o programador é compensada pela procura – aí o consumidor não perde!
            Para outras aplicações (uma minoria) poderá não compensar, mas aí acredito que ou nem sequer entram na loja, ou então, como de certeza que haverá mais lojas, o consumidor poderá encontrar melhores negócios noutros sítios! Tens que ver tb que como não há restrições, esta loja vai tornar muito mais apetecível o aparecimento de outras!
            No geral acredito que isto trará muitas mais vantagens para o consumidor e a plataforma! Não será tão revolucionário como no iPhone, mas terá muito sucesso!
            Para os programadores vai ser um pouco mais duro, pois irão sofrer mais concorrência e terão que trabalhar mais!

  12. The STK says:

    Não sei se este modelo de negócio vai ter o sucesso esperado, o mercado desktop é diferente do mercado móvel. Não sei se a Apple estará a cair num exagero de uniformizar em demasia, a MS já caiu neste erro no passado e pagou-o.
    Parece-me uma boa ideia lojas tipo Windows marketstore, App Store e outras, em que a ideia é melhorar a relação com o cliente e promover bons preços. Se vingará não sei, vamos ver.

    • Ppietra says:

      Onde é que está a uniformização?
      As pessoas continuarão a ter alternativas à loja! Aliás haverá várias aplicações que nunca irão estar na loja dada a sua própria natureza e especificidade. Os geeks continuarão a procurar certas aplicações noutros lados sem quaisquer problemas.
      Se há coisa que a loja fará é aumentar a concorrência em certas gamas de aplicações e dar incentivos aos programadores, o que só poderá beneficiar a plataforma – algumas novas aplicações, melhor qualidade das aplicações, preços mais baratos para algumas.
      É um erro pensar que a Apple só está a fazer isto pelo dinheiro! A Apple quer incentivar o desenvolvimento de aplicações e fornecer comodidade aos utilizadores, que é o que poderá fazer pender a balança quando algumas pessoas quiserem escolher um computador!
      Se irá ter o mesmo sucesso que no iPhone!? Não! O mercado é muito mais maduro e até mais pequeno! Mas terá na mesma sucesso, pois o modelo já foi provado que funciona.
      Apenas me preocupa que muita gente faça confusão e acredite que não pode arranjar aplicações fora da loja

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.