Litígio entre a Adobe e a Microsoft?
PDF pode provocar litígio entre a Adobe e a Microsoft! Uma disputa em torno do modo como a suite Office 2007 vai usar a tecnologia que cria ficheiros PDF pode levar Microsoft e Adobe a uma contenda judicial.Editora do formato PDF, a Adobe ameaça não renovar a licença da Microsoft para o uso integrado do PDF na suite Office e ainda processar a companhia de Bill Gates por abuso de posição dominante.
A nova versão do Office 2007 vai ter ferramentas para a criação e leitura de ficheiros PDF de forma integrada nas aplicações do Office. A Adobe não deseja que sua tecnologia seja usada dessa forma e pede à Microsoft que ofereça ferramentas para criar ficheiros PDF num software separado e que cobre aos seus clientes uma taxa extra pelo uso desse programa. De acordo com notícia publicada no norte-americano The Wall Street Journal, as companhias discutem há quatro meses como chegar a um acordo. Para evitar uma acção na Justiça, a Microsoft estuda a forma de remover as ferramentas PDF da suite Office 2007.
Fonte: Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
LOL…
olha que dois ás turras… que se esfolem…
já tou mesmo a ver o final de tal disputa… noticia de última hora:”Microsoft lança tecnologia para um novo fromato ainda mais compacto quando comparado com ficheiros .pdf”
PS: tal tecnologia terá suporte para ler ficheiros .pdf 🙂 LOL
que mundo este o dos computadores.. não podes viver com eles não podes viver sem eles… 😛
lolol, a Adobe esta a render com o formato e a M$ quer copiar, simplesmente o mesmo de sempre…. são uns copias…
Eu por acaso o Adobe Reader 5.0, ate porque é mais rapido a carregar os PDF’s, porque desde á 3 anos atras que a Adobe entre outros programas que leem PDF são muito lentos a carregar os documentos, é tanto plugin que um gajo nao suporta estar 1 min a espera para abrir o raio duma “imagem” dum livro… por favor…
Se isto acabar mal o pessoal recorre ao freeware, é o que nao falta por ai, e muitos bons.
CUMPS
Concordo com o t@ndre, se der chatisse a microsoft ainda é capaz de criar um formato com as mesmas vantagens do .pdf mas ainda melho, com + funcionalidades e maior capacidade de compactação! E depois irá alarga-lo ao Xp e ao Vista ! E aí ia lixar a Adobe provocando o esqueçimento do PDF
Eu acho muito bem que a microsoft não tenha esse direito.
Senão qualquer dia é tudo da microsoft. Era o que mais faltava.