Lisboa: “hacker” diz que um terço…
das redes sem fios têm problemas de segurança! Um teste feito por um “hacker” profissional nas ruas de Lisboa mostrou que cerca de um terço das redes de acesso à Internet sem fios (“wireless”) detectadas têm problemas de segurança, entre as quais a do Partido Socialista (PS).
Nos cerca de 70 minutos que durou a viagem pela baixa de Lisboa, o director-geral da empresa de segurança informática SySS GmbH, Sebastian Schreiber, que fez os testes, encontrou 704 redes sem fios de acesso à Internet de empresas, famílias e hotéis.
Destas, Schreiber, um perito em intrusão de redes (“hacker”), diz que cerca de um terço apresentava níveis de segurança baixos.
Das redes que apresentavam vulnerabilidades ao nível da segurança dos conteúdos informáticos, estava uma identificada como sendo da sede do PS.
A Lusa tentou contactar o PS para comentar esta situação, mas não foi possível obter qualquer informação.
Lisboa com nível médio de segurança
“Se as redes não estiverem encriptadas [protegidas por códigos], toda a gente pode ver a informação sem problemas”, explicou.
“Nestas condições, é possível ver o conteúdos dos “e-mails”, ter acesso às palavras passe e ao conteúdo das conversas tidas em 'chats'”, acrescentou.
Para o perito em segurança informática, Lisboa é uma cidade de “qualidade média”, quando comparada com outras cidades europeias em que já foi efectuado este tipo de análise.
De acordo com os dados apresentados por Sebastian Schreiber, Varsóvia é a cidade em que as redes sem fios apresentam menos deficiências de segurança, sendo que apenas 25 por cento das redes não está protegida, enquanto Belgrado é a cidade que apresenta piores resultados.
“Não estou surpreendido com o nível de segurança das redes, o que me surpreendeu foi a densidade dos pontos de acesso da cidade, que é muito elevada”, disse Sebastian Schreiber, acrescentando que “Lisboa é uma cidade cheia de pontos de acesso”.
Os dados recolhidos hoje serão compilados num mapa e apresentados amanhã, durante a 2ª edição do IT & Internet Security, um evento organizado pela empresa de consultadoria IDC, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
NOTA: Esta informação chegou até nós através do nosso leitor T@ndre especialista em hackers e sub-mundo informático.
Fonte: Público
Este artigo tem mais de um ano
Hum…
Gostei desta informação:
“Lisboa mostrou que cerca de um terço das redes de acesso à Internet sem fios (“wireless”) detectadas têm problemas de segurança, entre as quais a do Partido Socialista (PS).”
Oh oh….eu gostava de saber se os proprios politicos têm a noção do que é uma firewall ou coisas assim do género de segurança informática! -.-‘
Hugggzzz…!
–Xydie–
Isto tudo em 1 hora e dez minutos ? Não deve ter usado um simples portátil wireless.
Há equipamento próprio para isso.
não era de esperar outra coisa, em lx, a muita empresa, k não tem noção das coisas.
Isto foi algo que escrevi num Forum, mas como não me apeteceu reescrever, fim um Import.
Mas é só a minha opinião claro!
Esta informação não me surpreende !!! A maioria dos utilizadores comprar um router wireless, chega a casa e liga-o à energia e aquilo funciona. Que é preciso fazer mais ??? Quem não sabe deixa ficar assim e até se sentem uns “especialistas” porque aquilo funcionou à primeira. A outra parte (segurança), deixam para o amigo que sabe umas coisitas de informática.
Como solução, o pplware tem alguns artigos publicados de como configurar um router wireless. Já agora deixo aqui a regra nº1: Os routers devem ter no MÍNIMO, repito no MÍNIMO configurado encriptação WEP a 128 se possível.
Pedro Pinto
boas, so gostava de perceber qual é a definição de um hacker profissional… será que o gajo ganha a vida com hacking e ainda declara isso nos impostos?
Era de esperar. A maior parte por ignorância, algumas poucas por opção. Que quiser dar internet aos seus clientes pode deixar a rede aberta.
Se calhar o choque tecnológico não chegou ao Partido Socialista, ou pelo contrário, pode ser para ter gente dentro do edifício.
O infoanalfabetismo a rular… por mais que se queira aumentar o numero de utilizadores de computadores, o problema vai continuar sempre a ser o mesmo – a ignorância. As escolas não dão aulas sobre os cuidados de segurança a ter (no secundário em cursos de carácter geral, 1º ano de faculdade de cursos que nada tem haver com informática e nas escolas de iniciação a informática). Dão os conceitos mínimos dos mínimos, até mesmo muitos dos pseudo-técnicos de informática não sabem ponta sobre segurança, depois ha destas coisas, também não me admirava se este suposto “hacker” fizesse um scan com o languard ou r3x a pesquisar por computadores na rede que estivessem vulneráveis como eu já encontrei. :$
Quando escrevi um artigo sobre a info-ignorância a resposta que tive e que muita gente vive sobre este lema foi a seguinte: “não temos que saber nada de segurança pois não somos geeks! Se o pc avariar levo ao técnico e pago!” Depois admiram-se com as consequências. :/
Eu acho que o pessoal não está a dar o referido valor à frase:
” teste feito por um “hacker” profissional ”
OMG, será uma nova profissão? qual será o codigo das finanças?
realmente existe com cada um….
Outra coisa… eu não sou ” do nosso leitor T@ndre especialista em hackers e sub-mundo informático”, acho que o vitor percebeu mal.. eu sou sim um especialista em Acaros!!!! especialmente em sofás de informaticos 😛
heheh
keep the good work!
O piggybacking é cada vez mais comum. E já se sabe como são as pessoas, desde que para elas o wireless esteja a funcionar, está tudo bem.
Depois fazem queixa do SAPO na judiciaria porque estes lhe apresentaram uma conta de 300€ devido ao tráfego gerado pelos outros… (não tou a gozar, já aconteceu algo semelhante a isto, houve uma cliente (que eu tenha conhecimento) que fez queixa da SAPO devido a uma conta de 300€ de tráfego gerado por spyware, lol , e eu tive a triste sorte de lhe ligar a propor um tarifário melhor, ao que recebi a resposta de que não, e de que a culpa era da SAPO, pois foi a SAPO que pos la a internet,lol)
Por mim podem continuar abertas. Dá-me sempre jeito para ler o mail em qqr parte de lisboa.
É como o pinto disse, compram os routers wireless, ligam à corrente e rede e é deixa-los derreter!! Depois ficam assustados com as contas de download e quem paga são os putos, que supostamente passaram os dias na mula!!
É giro que a chave na porta não deixam, mas os equipamentos informáticos ficam escancarados. É uma noção de “segurança” estranha.
E t@ndre, se foste promovido a “especialista em hackers e sub-mundo informático” só tens de aceitar o cargo e dar o teu melhor. Se o Victor disse tá dito!
Há excesso de oferta! Os hackers têm mais que fazer do que andar a sacar coisas pessoais dos outros. O que é que me interessa ter acesso ao PC do vizinhos, ver os documentos deles e até mesmo saber os numeros de cartões de credito e o que é que ele diz nos chats.
É giro ao principio para experimentar. xiii entrei no pc dele que fixe!!! e tenho acesso a tudo. ena, olha mais um outro desprotegido!
Ao fim de umas horas uma pessoa pensa, que treta! tenho coisas melhores para fazer do que andar a investigar os PCs dos outros.
Isto agora das redes desprotegidas só se usa para ter net de borla. Mesmo que se entre num PC de alguém via wireless, no máximo saca-se de lá uns filmes porque é mais rápido. E os limites de trafego que há agora são mais que suficientes para dar e vender ás pessoas que deixam a rede wireless nessas condições.
Portanto nem merece a pena incomodarem-se a proteger os routers e a perder horas a resolver problemas. Se ligam e funciona, então está bom, e o utilizador comum não quer ir mais além do que o next, next next.
Ensinar segurança nas escolas!!! Isso é para os cursos de informatica e não para a maioria dos alunos que nem têm e-mail. Além disso há coisas mais importantes para ensinar.
A único alvo que interessava aqui era o da sede do PS.
piggy… quê?
t@andre, tá dito hehe
Agora és o especialista para as questões do lado negro da força. Tipo Nuno Rogeiro que está em todas 😉
Caro amigo tu sabes que tal como a notícia tem um lado Humorístico o teu cargo também 😉
Grande abraço.
Peço perdão pela minha ignorância, mas tenho de perguntar o seguinte…
Existem “hackers” profissionais? Ou seja, já existe carteira profissional para malfeitores? Hummm, boa evolução, ou será que devria era existir especialistas em segurança informática ou informação acessível a todos para se protegerem?
Realmente parabéns a este “Mundinho” da treta onde muito se fala e nada se faz… Viva ás Conversas da Treta e Paleios sobre a Vida Alheia!!!
Desculpem de novo a minha pergunta…
Mas será que me podem informar onde existem escolas para tirar esse curso? Agradecia imenso, estou desempregada e pelo que li é uma profissão interessante e deve ser bem remunerada.
Aliás se pensarmos até nem precisam de receber! Eles “invadem”e cobram em mão….Que sorte.
Cumps
@ maria e companhia
Ser hacker não é ser malfeitor — é alguém com profundo conhecimento do sistema que está a explorar (não sei se é o caso desse senhor ou não, pois pode perfeitamente ter utilizado o snort ou outro software de sniffing qualquer que não exige que se saiba assim tanto). A tradução para português, neste contexto, será “especialista de segurança”. E sim, esses fazem carreira e são muito bem pagos. Para corrigir vulnerabilidades é preciso conhecê-las e saber identifica-las.
Sim.. hacker é um estado de espirito.. nao uma profissão…
verdadeiros hackers entram no sistema deixam pequenas mensagens a informar das vulnerabilidades e vão-se embora sem causar estragos… isto é um hacker!
Agora tornar isto como profissão 😛
@Pedro Simões
mas o que sei eu de informática?? apenas tenho o meu pc para consultar o calendário do Windows…
@Vítor M.
Sim eu adoro ter cargos humuristicos 😛
Mas agora não respondo a mais pergunta alguma.. pois sou oficioalmente hacker profissional!! portanto a ver se te cuidas,, pois vou entrar em algum sitio… nem que seja na porta da minha casa de banho!! (venho já)!!
Long-live the dark force!!!
boas,
ja agora coloco entao uma questao bem pratica:
tenho um bar e vou disponibilizar net para os clientes. devo deixar a rede aberta ou devo colocar um nivel de seguranca por mais pequeno q seja para proteger os meus clientes, valera a pena?
um ponto a favor q me disseram para n por qq seguranca é q alguns portateis n mto recentes poderao n conseguir aceder a rede e entao c/a rede aberta tds terao acesso!! é verdade?
obrigado
cumps
deixa aberta. poupa aos clientes o tempo e o trabalho de configuração para usar uma rede protegida. assegura-te que se tiveres um computador com informação delicada ele fica protegido, mas não feches a rede. ninguém quer chegar a um bar e pedir passwords ou chaves para usar a rede, e muita gente ia pedir ajuda a alguém do bar para lhes fazer isso, o que seria traduzido em mais trabalho para ti…
em espanha os cafés starbucks fazem isso, tem redes abertas para os clientes 🙂 (o que ajuda o café deles a não parecer tão caro…).
Oh pensei que fosse um hacker a sério 😛
entao ja agora (novamente) e para tornar este post ainda mais util, coloco a pergunta do outro lado:
sou eu o cliente e vou a um bar aceder a net por wireless sem qq tipo de segurança. q devo fazer para proteger o meu pc? ou n da pra fazer nada e simplesmente devo evitar ir a sites como por exemplo o do meu banco?
@rui
Desde que a tua ligação Wireless tenha encriptação ou o site do teu banco tenha encriptação como SSL então não á problemas, mas deves ter sempre muito cuidado por onde consultas o teu e-mail e principalmente sites de bancos.
Eu pessoalmente só acedo a sites bancarios e e-mail em AP’s de confiança, os AP’s desptotegidos é mesmo para andar no MSN ir á Internet, etc até porque para Downloads tenho FTTH em casa que chega e sobra. Mesmo assim á sempre que ter muito cuidado, e uma boa firewall e um conhecimento basico dos processos que correm no nosso computador e que acedem á internet é indespensavel, pelo menos os processos
… os processos desconhecidos devem de ser imediatamente investigados e barrados, pois numa rede WiFi desprotegida pode dar barraca, dou-vos o exemplo dos vírus de Bluetooth.
(Desculpem lá o Double-Post, mas carregue no Enter e ele assumiu como estivesse a gravar o comentario em vez de fazer paragrafo.)
CUMPS
O facto de se usar redes abertas não deve trazer problemas de maior. O facto é que a segurança está sempre do novo lado. Desde que se tenha o anti-vírus, um bom programa de anti-spyware e a firewall activada deve ser o suficiente. Agora se temos pastas partilhadas e conteúdos partilhados corremos o risco de os pôr à disposição de qualquer um.
E isto é notícia.
Santinho pelo tema do blog.
Bem há uma coisa que parece confundir muita gente. Para vocês qual é a diferença entre hacker profissional e especialista em segurança?
Na verdade ambos são a mesma coisa, exploram falhas e pertencem a empresas de segurança.
A palavra profissional advém do individuo que trabalhe de forma legal logo pode-se usar o termo hacker profisional. :p
Essa visão dos hackers do anos 70 transmitida pelos filmes já não existe, esqueçam isso.
… ei… ei… não é anos 70 é 90.
“JJanuario diz:
5 de Junho de 2007 às 2:01 pm
piggy… quê?”
http://en.wikipedia.org/wiki/Piggybacking_(internet_access)
Eu aprendi com a lição!
O meu Pc estragou-se, e levei a uma amiga do meu pai para ver se ele recoperava os ficheiros..
qualque! recoperou-me um pasta que nao precisava, e um livro de 200 páginas foram pó #$Y#/$&!
Nunca mais volta para lá! agora tenho um backup feito pelo Norton, e qualquer coisa.. é só restourar..
Mas tbm vos digo! é com os erros que aprendemos! ;]
nuno diz:
@ maria e companhia???
Qual companhia???
t@ndre diz:
Sim.. hacker é um estado de espirito.. nao uma profissão…
verdadeiros hackers entram no sistema…
Não será isso invadir o espaço privado de alguém???
@pplware
Sim eu adoro ter cargos humuristicos…
Mas agora não respondo a mais pergunta alguma.. pois sou oficioalmente hacker profissional!! portanto a ver se te cuidas,, pois vou entrar em algum sitio… nem que seja na porta da minha casa de banho!! (venho já)!!
Long-live the dark force!!!
Entendi perfeitamente este tipo de respostas. Muito boas. Revelam um alto grau de conhecimentos e um sentido de humor sensacional, digno de um programa de Stand Up Comedy.
O mundo é estranho mesmo, onde na raça humana tantas e muitas classes se tentam sobrepor ás outras, para que pergunto eu, não chega viver e respeitar o espaço de cada um, parece que não. Como tal este tipo de comentários num site que deveria abordar as questões com profissionalismo de que tanto fala, não é na realidade o meu local.
Boa continuidade para o vosso trabalho.
Maria
EI o men deve ter andado com um autocarro para ele e outro só para a parabolica
@ maria
a «companhia» eram todos aqueles que estavam a fazer a mesma pergunta que tu: “mas existem hackers profissionais?”
Tentei dar-te uma resposta verdadeira. Volto a repetir, os «hackers» não são os gajos que infectam o teu computador com vírus e que entram nos computadores dos bancos para nos fanar dinheiro. Um hacker é simplesmente alguém que percebe de alguma coisa a fundo. Imagina que dominas a serio os mecanismos internos de um leitor de VHS — então és uma hacker de vídeos! Fantástico, não?
Se quiseres uma definição catita vê a wikipédia. O termo hacker aqui é para designar um profissional da segurança. Podes tirar um curso para tal em qualquer escola de engenharia informática ou num programa da Cisco, mas também podes ser autodidacta — há muito que ler na internet.
Para finalizar: se não fossem os «hackers» nem internet havia. Há que reconhecer as pessoas pelos seus conhecimentos e descobrimentos. O livro “A Catedral e o Bazar” começa com um pequeno registo histórico sobre os hackers e os computadores. Podes lê-lo aqui.
Tsss Tsss …
Se contactassem aqueles “hackers” que a TVi tem na sua lista de contactos a informação, aí sim, seria fidedigna … 😛
Quanto aos politicos … a maior parte deles só conhece o rabo da secretária quando vai tirar fotocópias 😀
foi o buzzybee lol
@Maria
ninguém disse que era legal, certo?
Se fosses administradora informática irias perceber os beneficios dos hackers… kando ele entram no teu sistema e avisão das vulnerabilidades do mesmo, para que os possas corrigir…
Alguém entendido que me consiga arranjar um acho no Governo, é só ir há sede do PS aceder á base deles e meter-me em algum ministério como assessor 😉
@Anibal Ferreira
gostei da ideia!!! já por ai mereces o cargo 😛
Esqueci-me de 1 T de tacho lá em cima,
t@andre
Obrigado a quem me fizer isso prometo que o nomeio meu secretário com um salário de 7.000,00€ (não pode ser mais que o PR) e nem precisa de se apresentar ao serviço mais que 2 dias por mês. 😀
É bom é que o meu também ande há volta disso 😉
Se faz favor, mais um pró tacho, se é para comer … cá ’tou eu 😀
Bem e porque “HOJE É SEXTA-FEIRA”, vou acabar de responder a tão versados comentários. Com uma simples sugestão oresto nem comento porque essa ideia que “GAJA” tem de ser burra e servir só para “COMER” é triste, mas enfim talvez seja por terem as actualizações automáticas desligadas porque é perigoso, sabiam?
Então para terminar olha que giro Hacker é um bem necessário para a prevenção…
Vou vender uma ideia brilhante ás empresas das portas blindadas…Entram na casa dos potenciais clientes, na sua ausência, esperam sentados na sala e quando eles chegarem dizem:
– Viu, está mal protegido compre a nossa porta e ficará bem servido!!!
Só tenho a comentar a tanta verborreia literária…Dahhhhh
Quem num site à séria deixa sugestões de programas em Versão ALPHA que nasce antes da versão BETA! E pela sua instabilidade nem os BETA TESTERS gostam muito, algo de errado se passa por aqui, digo eu!!!
Cumprimentos ,
Fiquem com Bytes na tola eu vou com os Megas!
Maria
vai com o gigas antes… livra..
SENHA MSN ORKUT, COMO SABER A SENHA DO SEU AMIGO
O site Apostila Hacker esta disponibilizando uma apostila com conteúdo secreto sobre captura de senhas, a apostila mostra como descobrir senhas de orkut, msn, e-mail e muito mais, em um tutorial passo a passo com fotos, a apostila é uma das únicas que esta funcionando atualmente na Internet. Essa é uma boa para os namorados ciumentos ou pais que desejam saber tudo que os filhos andam fazendo no computador, pois você terá um monitoramento total do computador e recebera tudo isso via e-mail. Sem que o dono do computador a ser monitorado saiba, ele mesmo ira instalar esse programa, depois disso é com você, o tutorial explica tudo.
Visite o site: apostilahacker.vila.bol.com.br