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Lisboa: Se autocarro estiver atrasado, semáforo vai passar a verde

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Jose Baptista says:

    Não se enganaram ? Este artigo deveria estar em “Porque hoje é sexta feira”. É (mais) um projecto que, na minha modesta opinião, não vai funcionar.

  2. Transito infernal says:

    Deviamos, era de adotar o sistema americano em vias rapidas ou auto estradas, uma faixa chamada HOV por onde só pode circular veiculos com mais de 2 pessoas no seu interior, semafros apenas para autocarros, o fim da prioridade á direita, o fim de nao podermos virar á direira num cruzamento quando esta o semáforo vermelho, acabar com as rotundas, autocarros escolares, quando transportam crianças e param numa paragem, todos os carros pararem atrás do autocarro para evitar atropelamentos… em termos de regras estamos muito atrás e não mudamos por culpa dos mesmos…

    • BrainWashedE.U.A says:

      As rotundas são muito melhores que os “4 ways-stop” implementados na América( provado :D),
      O fim da regra á direita o (sistema americano usa) baseado em que?
      Para não falar que o sistema americano causa mais mortes por 100,000 habitantes.
      Portugal:7.8
      E.U.A:10.6
      Por fim, duvido imenso que existam paragens em auto estradas e vias rápidas…….

  3. Nuno Santos says:

    Isso penso que vai ser caotico, suondo que num cruzamento 2 ou mais bus estao atrasados como vai ser? Dar prioridade ao mais atrasado ou passar td a verde? Talvez o que funciona-se seria ter ou manter os smart como era e aliviar a faixa do bus das viaturas que la nao devem circular.

  4. Miguel says:

    o baboseiras chama ‘estudo’ àquilo?

    ahahahahahah ahahahahahah ahahahahahah

  5. Rui says:

    Mais uma vez, apenas são apresentados estudos que interessam apenas aos grandes centros urbanos. Chegados a 2018, acho que as pessoas que moram em Lisboa e Porto (incluindo os políticos que legislam e mesmo que tenham origens de outro local), ainda não perceberam que só há transportes públicos nos grandes centros urbanos e ainda por cima financiados com os impostos de todos os portugueses (financiam os prejuízos de CP, Carris, STCP, Transtejo, Metros, etc…..)!?
    No interior do país não há alternativa, ou as pessoas têem carro para ir para o trabalho ou ficam em casa sem nada para fazer! No entanto ainda no ano passado a extrema esquerda conseguiu que os passes de transportes públicos fosse dedutível nos IRS, para incentivar os portugueses a andarem de transportes públicos. Mas que portugueses? Os que moram na Grande Lisboa, Grande Porto e mais uma ou outra cidade, os restantes são o zé povinho que paga tudo isto e não tem absolutamente nada!
    Revoltante!
    Onde é que posso exigir um transporte público de minha casa até ao trabalho e evitar gastar 250€ de gasóleo todos os meses?

    • António Fagundes says:

      Já ouviste falar no despovoamento? Quem é que te vai meter um transporte publico à porta para ti e para a tua vizinha ir ao intermache? É a mesma lenga lenga dos investimentos dos operadores e afins, pura e simplesmente não compensa.
      Isso à parte, eu acho que tudo o que é transportes devia ser privatizado, aí teríamos mais e melhores e até poderia equacionar andar de transportes… NOT.. Nem de metro, quanto mais de autocarro.

      • Bruno Gonçalves says:

        Sim, privatiza e depois pagas o dobro..

        • Pedro says:

          Claro que pagas o dobro…ou preferes que os transportes públicos ano após anos tenham prejuízos crónicos….e o cidadão do Algarve ou do minho que pague os transportes que não utiliza e vice versa

          • Bruno Gonçalves says:

            Claro que não, mas depois também tinhas o aumento de carros na cidade pois não compensaria andar de transportes. Resolviam um problema e arranjavam outro.
            Ao menos uma coisa boa arrancou: bicicletas em Lisboa.

          • Joao says:

            Exemplos de privatizações que trouxeram mais valias para o utente/cidadão. Há?

        • Cortano says:

          Existem empresas privadas a fazer serviço de transporte público e não têm prejuízo.

      • Rui says:

        Eu não sou contra os transportes públicos, sou contra é a ideia parva de todos pagarem para apenas alguns usufruírem! Se querem andar de transportes públicos, que paguem o justo valor ou então que pague as câmaras que são servidas por esses locais!
        Se é para abandonar o resto do país que digam e vamos todos morar para Lisboa, assim deixa de roubar o resto do país!

        • Joao says:

          Em Lisboa e Porto não houve incendios no entanto todos pagaram a factura. Não só não ouviste ninguém queixar-se disso como assististe a uma grande onda de solideriedade. Essa ideia é bastente egoista.

          • Andre Ferreira Andrade says:

            Comparar tragedias com investimentos publicos… é no minimo ridiculo… ja para nao falar, que em Lisboa e Porto, nao houveram incendios, pois dentro das grandes cidades nao ha matos para arder.

        • hsff says:

          Não fazes a menor ideia do que significa um país.

    • int3 says:

      então vão apresentar este projeto a uma cidade que não sofre do mesmo problema?

    • Joao says:

      Rui,
      Grande Lisboa e Grande Porto têm praticamente metade da população do país…portanto é perfeitamente normal que sejam mais destacadas. Há vantagens e desvantagens em viver dentro das zonas urbanas assim com fora. Sempre há-de ser assim, não há volta a dar.
      Vamos agora ignorar todos os problemas de mobilidade das grandes cidades porque não há metro em miranda do douro?
      Os 250€ que gastas em gasóleo gasta alguém que vive nas grandes cidades noutras coisas (habitação, alimentação, seguro automovel, etc.)
      Agora sim, a desertificação das zonas rurais é um problema tão ou mais grave. Agora ser contra soluções deste tipo só porque há transportes publicos nas cidades e no interior não…

      • Rui says:

        Não sei se percebeu o alcanse do que escrevi, eu não percebo é porque é que se beneficia sempre quem mais tem! Não sei se percebe que os transportes públicos dos centros urbanos, são financiados com os impostos de todos os portugueses! Já têem 3 auto-estradas a ligar Lisboa ao Porto (quando por exemplo Bragança nem tinha sequer 1km e pásme-se, por lei quem tira a carta tem de andar em auto-estrada!!!!). No interior só é possível uma mãe ter um parto num hospital que pode ficar a 100km de distância ou mais ainda (em Lisboa existe pelo menos meia dúzia e fazem uma guerra se tentarem fechar 1 maternidade). No interior do país fecham todos os serviços públicos e depois admiram-se que o interior esteja cada vez mais abandonado e até haja desgraças como os incêndios de Junho ou de Outubro!!!!!!
        Em Lisboa até se dão ao luxo de destruir uma Avenida inteira para fazer outra nova pela bagatela de 15 milhões de euros!!!!! Ainda bem que para alguns nós somos ricos e o resto é paisagem!

        • Joao says:

          Leu a ultima frase do meu anterior comentário?
          E a noticia trata do problema dos transportes publicos em Lisboa…

        • Andre Ferreira Andrade says:

          Lisboa é Portugal… o resto é Portugal de segunda!!!! Digo isto com muita tristeza, pois infelizmente, governo e comunicacao social, so tem olhos para a capital…..

    • O Senhor Jesus says:

      Agradece ao amigo Cavaco Silva que em vez de restruturar a sério a Rodoviária Nacional, vendeu-a ao desbarato por meia dúzia de tustos para que os Humbertos desta vida pudessem lucrar e arrasar o serviço público que havia no interior. Podes agradecer-lhes a eles todos teres locais com um carro de manhã e outro à tarde (ida e volta claro). No entanto não te esqueças que as belas estradas e autoestradas que tu usas também saem dos impostos de quem vive nos grandes centros urbanos. E diga-se de passagem que em muitas delas tipo A23 há ar a mais e carro e carros a menos.

    • Carlos says:

      Na altura houve quem se tivesse oposto à privatização da Rodoviária Nacional argumentando precisamente isso.
      Mais recentemente fizeram o mesmo aquando dos Correios…

  6. jorge says:

    Isto vai causar bastantes acidentes. Sem contar claro com os maníacos que andam com um volante na mão a fazer ultrapassagens…. Quase de certeza que muitos irão colados ao autocarro para passarem os semáforos e ultrapassarem a lei.
    Esta ação demonstra que as pessoas que a fizeram não andam nas ruas de Lisboa de todo nem,quase de certeza, de transportes públicos.
    Esta ação é completamente errada. Como para os peões que andam na rua como para os condutores.
    O que deviam fazer seria empregar mais pessoas e arranjar mais autocarros de maneira a que houvesse mais satisfação e regularidade com os autocarros em vez de meterem maioria dos fundos fornecidos e ganhos ao bolso e claro controlar quem entra e não entra nos autocarros já que na carris praticamente não precisas de pagar bilhete para andar no mesmo. E digo por experiência própria e de muitas vezes ver pessoal a entrar e o motorista olhar para o lado. Porquê? Porque assim mais atrasos irá originar se tentar parar essas pessoas sem carácter algum.

  7. Cortano says:

    “apenas 10% dos condutores portugueses usa transportes públicos nas deslocações casa-trabalho-casa.”
    Não sei se percebi esta frase… Eles querem dizer que só 10% dos encartados usam transportes nas deslocações casa-trabalho-casa?

    O problema dos transportes publicos em Lisboa vai muito mais além dos sinais verdes.

  8. António Fagundes says:

    Para mim é igual ao litro, é da maneira que me ponho sempre atrás de um autocarro para passar no sinal.. lol

  9. João Cruzes says:

    Os transportes públicos deveriam ser gratuitos (ou quase), e a despesa deveria ser suportada por impostos sobre os veículos e sobre o combustível.
    Só desequilibrando a balança a favor dos transportes públicos, com o aumento da oferta e comodidade, e redução de preços, é que as pessoas vão abandonar ao conforto e a flexibilidade de andar em veiculo próprio.

    • António Fagundes says:

      Lol.. Só ideias peregrinas, se as despesas dos transportes publicos fossem suportadas pelos impostos do combustivel e o ISV terias para aí 1% a 2% dos gastos com transportes assegurados, onde ias buscar o resto?
      Eu acho é que devia ser tudo privatizado.

      • Joao says:

        Aumenta-se brutalmente a carga fiscal… entendo que seja essa a ideia do João Cruzes. Concordo perfeitamente com a ideia do João Cruzes (e não utilizo transporte publico. Tenho 2 veículos privados portanto seria altamente prejudicado). Com isto seria mais viavel o transporte publico que as deslocações em viatura propria e não ao contrário, como acontece actualmente.
        O transporte publico é e deve ser um serviço publico essencial portanto estou completamente contra a sua privatização. Sobretudo num pais como portugal.

      • hsff says:

        Vamos privatizar a justiça, policia, hospitais, a água, tudo…

      • Dfl Kkk says:

        1 ou 2%? Onde? Tendo em conta que se paga 55% no gasoleo e 60 e tal % na gasolina de impostos + IUC + ISV + Portagens + Valores pagos no seguro acho que o financiamento cobria e bem!
        Agora nao convinha ao Costa porque ia estragar o orcamento de estado e as multas iam descer estragando ainda mais as contas e os arranjos que anda a inventar para os amiguinhos!

    • Rui says:

      Mais um. E quem não tem acesso a transportes publicos, como toda a gente no interior, como faz? Paga e não reclama! Já estamos fartos de sustentar a capital do império. A Câmara de Lisboa que pague e aumente os impostos sobre os seus moradores, não venham roubar mais quem não tem acesso a nada disso (transportes públicos).

      • Dfl Kkk says:

        Uma ideia maluca…. E que tal criar infraestruturas e fazer o transito circular por outros meios e caminhos, melhorando e muito os transportes publicos nessa zona?
        OWOWWWW… Ideia espetacular nao?
        Amigos, 1 ha que criar oferta para a procura vir, nao esperar a procura para depois se pensar na oferta… Ate as contas da Carris (adicionando gente decente e nao amiguinhos) melhorava!

        • Rui says:

          Não sei se já saiu alguma vez de Lisboa….. se sim, vai ver que não há transportes públicos. Os que existem servem apenas para servir os alunos, só funcionam durante as aulas, são subsidiados pelas Câmaras e mesmo assim chegam a custar 150€ por mês ao municipio. É desse Portugal que estou a falar. No interior, ou tem carro para ir trabalhar ou só se fizer uma casa ao lado do local de trabalho….. o pior é se a esposa trabalhar noutro lado. Percebeu o que escrevi? Vá para o interior e veja lá que transportes públicos encontra.

  10. JSILVA says:

    Neste caso os semáforos vão estar sempre verdes para os autocarros.

  11. Hugo says:

    O problema dos transportes em Lisboa não são os semáforos. E está medida não vai resolver nada na cidade de Lisboa. Sou funcionário da Carris e falo com algum conhecimento da causa. Existem muito poucos corredores Bus na cidade e o pior de tudo é que não funciona como um corredor de Bus pois é usado por toda gente. É carros ligeiros, é autocarros de Turismo, é carros estacionados…..Vale tudo. E é a falta de fiscalização e penalizações a estás coisas diariamente….juntamente com a falta de civismo do povo que demonstra com um volante na mão.
    A culpa não é só externa….a empresa Carris também tem culpa, o método de organização dos horários devia ser feito de outra maneira. Não vou entrar em pormenores técnicos pois não Vale a pena. Mas por exemplo em Londres onde o trânsito é bem pior, funciona bem melhor…mais vias bus e muito mais civismo, juntamente com muita fiscalização e muita multa. Os autocarros tem um sistema de controle de horários eficiente pois é feito em tempos de passagem e não em horários afixados nas paragens com previsões impossíveis de cumprir. Ou seja os autocarros são informados do tempo de diferença entre o autocarro da frente e obriga assim a manter um intervalo médio. Se o da frente atrasa tens que atrasar também. O que faz que haja sempre autocarros de x em x minutos sem falhar. Aqui andam reservados para traz e para a frente para fazer acertos devidos atrasos.

    • Cortano says:

      “feito em tempos de passagem e não em horários afixados nas paragens com previsões impossíveis de cumprir”.
      Sem dúvida que se os horários fossem feitos à passagem e não tabelados as coisas funcionavam melhor, ou pelo menos o utente não tinha de ficar mais meia hora à espera do autocarro que era suposto ter passado há 5 minutos… e às tantas até veem 2 seguidos…

    • Carlos says:

      É. Só não sei se é realmente falta de civismo. É que por essa Europa fora, as pessoas sabem que se violarem as regras de trânsito levam logo uma paulada. Enquanto que por cá, o risco é praticamente zero.
      Outro exemplo, e que também atrapalha os autocarros é o estacionamento em segunda fila.

  12. Andre says:

    Esse sistema existe na Holanda mais propriamente em Amsterdão. Sempre que um Electrico ou Bus aproxima-se de um semaforo, este dá quase que imediatamente prioridade ao transporte publico. Muitas das vezes os transportes publicos estão adiantados que tem de parar 5 minutos para não chegarem cedo demais as paragens seguintes. Mas a ser implementado acho que vai ser muito bom para os transportes publicos.

  13. João says:

    Muito bom, visto que hoje em dia ninguém dá prioridade aos autocarros…
    Tanto é que eles agora nem encostam nas paragens porque depois para se meterem novamente na via demoram 5 minutos porque ninguém dá passagem…
    <3

  14. Filipe Serra says:

    Como dizia o Capitão Nascimento: “isso vai dar merd*”

  15. jorge Cardoso says:

    isso nao é so em lisboa
    os atrasos sao em todo o lado

    • Rui says:

      Não, só há atrasos nos grandes centros urbanos.
      No resto do país nem transportes públicos tens. Dou-te o exemplo de qualquer concelho do interior. Tens a sede do concelho que pode ser Vila ou Cidade e tem serviços mínimos como uma agência bancária, uma loja dos CTT, 1 centro de saúde que funciona das 8h às 17h, podes ter ou não serviços das Finanças e conservatória e pouco mais. Agora imagina quem vive nas aldeolas desse concelho com 100, 200 ou 300km2, só tem autocarro que liga à sede do concelho 2 vezes por dia, de manhã para levar os estudantes e ao fim do dia para regressar (e só existe autocarro quando há aulas e não serve para quem trabalha, porque nem toda a gente pode saír às 17h da tarde). Esta é a realidade do interior e olha que não estou a falar dos concelhos mais pequenos e remotos do país! Agora imagina um velhote que tem de fazer um tratamento qualquer e tens o Hospital mais perto a 100km!!!!! Vais pagar 50 ou 100€ de táxi de cada vez que fores à sede do distrito?
      Isto é tudo muito bonito quando temos tudo o que precisamos num raio de 5 ou 10km!!!!!!

  16. Rui says:

    Meus caros, o futuro dos transportes públicos só pode passar pelos Municipios que servem a gerir esses transportes e a pagarem esse custo.
    Carregar mais impostos sobre combustíveis ou viaturas, só agrava ainda mais o roubo daqueles que não têem transportes públicos disponíveis, só podem andar de carro particular e ainda têem de pagar os transportes públicos dos outros!

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