Quer ter o Linux no seu smartphone Android? Há uma app que lhe dá isso
A modularidade do Android permite-lhe ser usado num conjunto alargado de situações, quase todas associadas aos dispositivos móveis. Claro que a procura é sempre no sentido de conseguir misturar sistemas operativos, tendo o melhor de cada um.
Ter o Linux a correr no Android é algo que muitos querem, mas que poucos conseguiam até agora. Uma alternativa está disponível e pode ajudar. O UserLand traz para o Android o melhor que o Linux tem.
Os passos para ter o Linux a correr no Android não eram simples até surgir o UserLand. Esta app retirou todo o peso e complicação deste processo e dá aos utilizadores o acesso a uma shell Linux, e a um sistema operativo completo, ou a um conjunto de aplicações que vão correr num ambiente gráfico.
A sua maior qualidade é mesmo a simplicidade com que pode ser usado, dispensando complicadas configurações ou sequer a presença de root no dispositivo. Estando no GitHub, qualquer um pode avaliar o que é feito.
Com uma interface simples, o utilizador só necessita indicar se quer um sistema operativo ou uma app e avançar. Mais tarde, só precisa de aceder diretamente à maquina criada para a usar.
Estes acessos podem ser feitos via SSH ou por VNC, com estas apps a terem de ser instaladas posteriormente. Também aqui todo o processo é simples e intuitivo, bastando indicar a palavra passe definida.
De resto, a utilização do UserLand é similar ao que temos num desktop Linux. O Ubuntu ou o Debian dão acesso a uma shell onde podem executar todos os comandos e até fazer a gestão de pacotes e instalação de atualizações.
Mesmo sendo feito com um cliente externo, o acesso a estes terminais tem tudo o que é necessário para ser usado de forma direta e simples. O teclado não se intromete na utilização da janela, que nestas situações se adapta.
No caso das aplicações, o funcionamento é ainda mais simples. Basta chamar a pretendida, e a lista não é extensa mas ainda assim completa, e usar, mais uma vez como no desktop.
Esta é provavelmente a forma mais simples e rápida de ter um Linux sempre à mão, bastando lançar uma app e dar os comandos que se pretende. Não é a mesma experiência que se consegue ter num desktop, mas é excelente dadas as limitações que se pode ter num smartphone.
UserLand
Este artigo tem mais de um ano
Termux é melhor.
nao pretendo estragar o meu telemovel mas obrigado por as dicas
pelas dicas*
The app installs and uninstalls like a normal app. You cannot ruin your phone with it. Filesystems can get large, so you might use up too much space, but if that happens, you can always delete the filesystem and no harm is done.
Pensei que era realmente para instalar uma distribuição do gênero ubuntu phone ou algo do gênero…
Quer ter um Linux no seu smartphone Linux?
Android is Linux, but not GNU/Linux as it is missing the normal userland. This allows you to operate normal GNU/Linux applications and distributions.
Não entendi, posso ter uma distribuição Linux e instalar apps como para o RPI ou Wine? Ou seja, posso instalar um concorrente do DeX?
As duas ultima mensagens acima dizem tudo.
Acho que nem o “editor” deste post sabe bem ao certo o que fazer com tal APP.
uma cena que não percebo no linux, porque não fazem simplesmente um botão com código. porque tem de ser tudo escrito na linha de comandos? estamos no século passado?
A questão é que no Linux você tem as duas opções. Instalações no Linux ao meu ver são mais fáceis do que no windows, por exemplo, porque você basicamente copia e cola o código no terminal. Mas isso é questão de gosto
Estamos tanto no século passado que o Linux continua aí, a dar cartas e mais de metade da internet roda sobre Linux. Quem não sabe do que fala, caga postas como esta…
Não tem de ser tudo escrito no terminal. Podes fazer as operações através do GUI(desktop). No caso de servidores não faz sentido nenhum estares a esbanjar recursos com um GUI. Agora de volta ao artigo esqueceram-se de um ponto fundamental(Android é linux based). E com o hardware que a maioria já tem tens a opção de poderes ter containers nos mesmos. https://play.google.com/store/apps/details?id=ru.meefik.linuxdeploy&hl=en
porque dá trabalho e esse trabalho não é pago…se queres algo como dizes tens windows e MacOS… 😀
secula passado é não ter linha de comandos. A linha de comandos é paraiso dos programadores. Podes manipular as aplicações de uma forma muito diferente que um GUi não te vai deixar. Claro se fores um simples utilizador, sim fica pelo GUI. Mas para os mais avançados ter a opção de linha comando é libertador.
Libertador? Escrever sudo apt get update ou clicar num botao que faca o mesmo…boa sorte em ensinar esses comandos a qualquer pessoa que nao seja IT ou nerd
Mas como disse se fores um utilizador normal deves ficar pelo GUI. Nunca disse para eliminar a GUI. Deve ter é sempre as duas opções. Por exemplo qaundo faço código com PHP muita gente não sabe que PHP tanto fazer aplicações para a web como para a linha de comando. As minhas aplicações podem ser usadas das duas formas. Quando estou no servidor estou a usar a linha de comandos, quando estou no telemovel uso o interface web. A linha de comando me permite rapidamente mudar de perametros de entrada e ate criar uma relatório sem ter de fazer código, ja existe outros comandos para isso. A linha de comando tem a funcionalidade de encadear vários comandos e fazer coisas que o código nunca foi feita para fazer. Mas tambem uso o interface web porque é mais fazer no visor do telemovel para consultas rapidas. É o melhor dos dois mundos
Linux no Linux??? Como assim kkk
Boa noite, gostei muito do texto, me senti atraído e não resisti em perguntar.
Este app rodaria no “Tablet Multilaser M10 4g Android 32gb”, e também teria sucesso em rodar o “IDE arduíno com bibliotecas para Wi-Fi do ESP32 e 8266 da espressif?
Fico muito grato pela atenção
Eng Álvaro Luiz