Leya e Google assinam acordo
Centenas de livros publicados em português vão ficar disponíveis para pesquisa ou leitura integral na Net – eis o resultado do acordo que acaba de ser anunciado por Leya e Google.
O acordo prevê atribuir ao Google direitos de digitalização de obras literárias já editadas pela jovem editora fundada por Paes do Amaral, após compra da Asa, Oficina do Livro e outras chancelas.
Segundo comunicado das duas empresas, o acordo visa a facilitar a pesquisa de obras literárias, podendo disponibilizar para todo o mundo partes ou a totalidade de obras literárias detidas pela Leya. Distribuição de informação relacionada com livros e autores é outra das alternativas possíveis para o novo serviço. Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
Isso é que é de valor. Que se torne numa (boa) biblioteca à distância de um clique.
Mas isso é para os livros que já entraram em domínio público, ou abrange qualquer edição?
(Nota: As obras de um autor passam a ser do domínio público quando perfazem 50 anos desde a morte do autor)
Pelo que eu li da LUSA, o que o grupo editorial Leya vai disponibilizar este ano na Internet são excertos e capítulos de mais de títulos de autores portugueses.
E parece que os utilizadores da ferramenta vão ter de aguentar com publicidade (em cada pesquisa deverão estar associados links que remetem para sites de compras de livros online e haverá hipótese de cada editora adicionar publicidade).
Nota: A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra também assinou acordo com o Google.
Alguém sabe de sites onde se possa fazer dowload de livros em português, de forma legal e gratuita?
Muito obrigado.
Pois, a história de ler livros online e de graça era boa demais para ser verdade 🙂
Resp. à nota: E logo essa, onde para tirar de lá um livro é preciso pedir um impresso ao papa e mandá-lo assinar pelo presidenta da republica :/
excertos ou obras completas…tanto dá… o importante é haver alguém que se preocupe em divulgar e aguçar o apetite pela leitura….mesmo com objectivos comerciais, como é o caso…. de qualquer forma é de louvar aparecer alguém com tomates que faça frente à cartelização da APEL!!!!!
Se querem livros completos realmente do domínio público em formato digital, visitem:
http://www.dominiopublico.gov.br
Não sei que tal é a base de dados, só experimentei com os Maias e funcionou: passados uns segundos tinha um PDF com bookmarks para os capítulos e tudo.
Descobri há pouco tempo na barra lateral do blogue o tempo das cerejas que também recomendo.
Para ver livros completos do domínio público em formato digital, visitem este link que descobri há pouco tempo:
http://www.dominiopublico.gov.br
Não sei que tal é a base de dados, só experimentei com os Maias e funcionou: passados uns segundos tinha um PDF com bookmarks para os capítulos e tudo.
Descobri há pouco tempo na barra lateral do blogue o tempo das cerejas cuja leitura também recomendo.