Lançamento do Kinect SDK Beta para PC ainda dá que falar!
Parece que finalmente é uma realidade. O SDK para o Kinect foi lançado no passado dia 16 de Junho de 2011 e a partir desse momento todos os programadores .Net podem começar a desenvolver código para o fantástico periférico em C++, C#, ou VB.
Neste momento o SDK apresenta mais ou menos as mesmas potencialidades disponíveis para a Xbox 360. Construído em XNA (a plataforma de desenvolvimento de jogos da Microsoft para Xbox 360) a library do Kinect SDK é um pacote standalone, não sendo necessário instalações adicionais. Assim sendo, este SDK dá controlo total sobre o Kinect incluindo, as câmaras (VGA e sensor de profundidade) e o microfone, com possibilidade de detectar até 6 pessoas diferentes, mas num máximo de 2 na totalidade.
De entre as funcionalidades nesta primeira versão do SDK, está o acesso à NUI (NAtural User Interface) API, responsável pela captura de informações do sensor do Kinect, a NUI API possibilita ao programador, o acesso a streams de informações provenientes do sensor, incluindo acesso a dados de cores, de profundidade e de segmentação.
Esses dados a cores obtidos pela câmara do Kinect, podem ser trabalhados para construir imagens detalhadas do ambiente em observação. Com detalhes como a profundidade torna-se possível saber o posicionamento correcto dos objectos que estão a ser capturados pelo sensor, e utilizar essas informações em programação. Por exemplo a API pode facilmente identificar a distância dum objecto X relativamente a um outro objecto Y.
Uma outra API deveras interessante é a API de Player Segmentation que basicamente verifica se há pessoas à frente do sensor identificando e segmentando as suas acções realizadas com o movimento do corpo.
A Skeletal API, é por seu lado outra das APIs lançadas nesta versão do SDK, e fornece informações mais detalhadas sobre cada um dos intervenientes, posicionados em frente ao sensor. Identifica um conjunto de skeletal points, ou "pontos de esqueleto", tornando possível a obtenção de informações de posicionamento mais precisas sobre a localização de mãos, braços, ombros, cabeça, pernas, pés etc.
Exemplos de uso do Kinect são vários e podem ser encontrados pela internet vídeos demonstrativos disso, mas não poderia deixar de colocar aqui um vídeo que mostra outro tipo de uso potencial do Kinect, que foi feito durante o keynote do evento MIX11, por Jonathan Fay, Software Engineer da Microsoft, mostrando a interacção do Kinect com o WorldWide Telescope, que possibilita utilizar o computador como uma espécie de telescópio virtual (vídeo abaixo).
Ainda pouco se sabe sobre a sua integração ou compatibilidade com as restantes ferramentas Microsoft (Word, Excel, Powerpoint, ....) e mesmo outras aplicações, mas a Microsoft garante que se encontra a tentar integrar a tecnologia Kinect. E já se começa a ponderar ... será que Windows 8 virá Kinect Compatible????
Este artigo tem mais de um ano
Mto fx 🙂
Eu acredito q venha ;D
Muito boas notícias!!
Bem,isto vai seduzir muitos programadores 😀
Só agora? Já saiu a algum tempo. -.-
Se reparares falámos disso logo no dia, hoje reforçamos pela importância 😉 Ora vê se no dia não temos essa informação lançada.
Apenas trazemos mais informação.
Olá pessoal!
A proposito do kinect eu queria começar a fazer umas brincadeiras com este sdk. Alguem sabe de um sitio em portugal para comprar o cabo para adaptar o kinect ao usb do pc?
cumps
fantástico
Continuo a pensar que dá muito trabalho, é cansativo.
Para crianças é excelente ou para exposições, também para jogos ocasionais, para o dia-a-dia não é prático.
Acho que o futuro imediato é o rato com superfície multi-toque, já praí andam uns…
Amazing!