KuantoKusta – 11 anos a comparar o mercado
O mercado online está cada vez mais abrangente e as pessoas tendem a procurar na web o que querem comprar. Além da diversidade há igualmente a possibilidade de compararem os muitos preços, para o mesmo produto, que se praticam no comércio online.
O KuantoKusta é um dos serviço da Internet nacional que, pelo meio da comparação dos preços e da diversidade da oferta ajuda claramente as pessoas a pouparem quando compram melhor.
Mas o que valer hoje um serviço destes para milhões de pessoas?
Quisemos perceber, antes de mais, alguns aspectos basilares do serviço, até porque sem que as pessoas tomem consciência, este serviço é "endérmico" à própria Internet. Quem nunca pesquisou directa ou indirectamente pelas páginas do KuantoKusta?
Entrevistamos o fundador do serviço para conhecer de perto a realidade. Paulo Pimenta deixou-nos uma retrospectiva do caminho percorrido e algumas ideias para o futuro.
PPLWARE - Paulo, 11 anos é uma vida, principalmente no que toca à manutenção de um serviço na Internet em Portugal. Em poucas palavras, o que leva o KK ser um serviço de sucesso?
PAULO PIMENTA - Cada vez mais os consumidores procuram realizar compras conscientes e somos, por natureza, um povo que gosta de comparar preços e de conseguir a melhor opção de compra. Neste sentido, o KuantoKusta, ao agregar informação sobre determinado produto, vai permitir ao consumidor, que nesta consulta de preços, ao descobrir novos pontos de venda, possa poupar aproximadamente 30%.
A equação é simples, quem compra, fá-lo de forma informada e ponderada, com a certeza que viu várias alternativas e não apenas uma loja. A isto, o crescimento do comércio electrónico também ajuda a que o KuantoKusta seja um serviço de sucesso. Os portugueses estão cada vez mais adeptos às compras online, estamos a falar que um terço da população portuguesa, ou seja 3 milhões de portugueses, compra através deste canal, o online, o que denota que o comércio electrónico está aqui para ficar e evoluir!
Para termos um ideia, as previsões referem que em dois anos será um canal de venda com bastante adesão, podendo ser mesmo em breve o maior canal de compras.
PW - Mas então sentes que ainda há mercado para crescer em Portugal?
PP - Com o crescimento do comércio electrónico e com os novos hábitos de consumo, ainda não é um hábito incutido das rotinas da maioria dos portugueses, isso permite-nos ter uma ideia clara que há muito ainda no mercado luso para explorar. Há imensas áreas no mercado nacional que estão mal servidas, com os "serviços tradicionais, seculares" e por isso estamos atentos às exigências dos nossos utilizadores.
PW - Sabemos que o KuantoKusta é hoje uma referência em Portugal, mas e fora de portas?
PP - O KuantoKusta é líder na comparação de preços em Portugal e o seu foco principal será sempre o mercado português, no entanto, e de uma forma espontânea e orgânica, expandimos para Espanha em 2007 com o KuantoKuesta.es. Inicialmente a versão do KuantoKusta no país vizinho seria apenas para a realização de testes antes da implementação no nosso país, mas a boa aceitação do KuantoKuesta fez com que com o tempo trabalhássemos de forma mais rigorosa na versão espanhola e contamos agora, desde o final do ano passado, com um representante para a versão espanhola.
PW - Há apoios para este tipo de empresas em Portugal
PP - Existe alguns apoios em termos de investimento por parte de fundos europeus, nacionais e privados, mas é algo que nunca tivemos necessidade e não quisemos fazer, preferimos crescer de forma orgânica e com total liberdade de decisão.
PW - Quantas pessoas fazem hoje parte da equipa?
PP - 28 pessoas, o que representa um crescimento de 75% face ao ano passado.
PW - Quantas horas dedicas ao projecto diariamente?
PP - Neste momento dedico umas 8 a 9 horas por dia, num horário muito semelhante ao resto da equipa, já consigo ter um horário mais leve devido a termos uma equipa muito bem organizar e que conhece as prioridades. Depois, no final do dia, dedico aproximadamente 2 horas para enriquecer o meu conhecimento pessoal (ler livros, blogs ou news) sobre a minha área e o mundo dos negócios em geral.
PW - Passaram 11 anos, o que esperas para os próximos 11?
PP - Os próximos passos passam por abrir novas categorias, continuar a melhorar a qualidade do nosso serviço e aumentar as opções e a qualidade das lojas presentes no nosso site. É também muito importante continuarmos a estar presentes em todos os dispositivos que os nossos utilizadores usam e apostarmos em apps, sites mobile, e quem sabe mais tarde nas TV e carros "inteligentes".
Em resumo...
Em dia de aniversário, estar ao serviço da comunidade com um serviço que traz vantagens ao consumidor e ao vendedor, é hoje um desafio enorme. O PPLWARE deseja os parabéns ao KuantoKusta pelos 11 anos de serviço.
Este artigo tem mais de um ano
Faz-me imenso jeito… Ja devo ter poupado uns milhares de euros por usar o kuantokusta!
Já poupei muita nota, conheci aqui no pplware.
Nunca comprei nada seguindo o site. Devia incluir lojas estrangeiras.
Eu uso muito o pricespy.ie
Algumas empresas alemãs têm óptimos preços para hardware de pc.
É assim mesmo, aproveitaram muito bem algo que suponho que tenha começado por ser apenas uma ideia com imenso potencial, o grande desafio é adaptar a ideia a mercados mais abrangentes, algo que considero ser difícil mas que a concretizar-se catapulta a marca para um nível completamente diferente.
Sempre na linha da frente o KuantoKusta.O melhor website de comparações de preços em Portugal.Excelente,muito bom mesmo.O meu último PC Desktop comprei-o justamente ao vê-lo no KuantoKusta,assim como o meu SSD da Samsung.E tanto um como o outro comprei-os em 2 lojas de referência e a preços espectaculares.O meu muito obrigado ao KuantoKusta.Vocês ajudam muito as pessoas.Muito bom artigo,Carla Sofia. 🙂
Acho que só falha no facto de que devia comprar com amazons e lojas espanholas.
Não vejo porque não porque no fundo lojas portuguesas também teem portes.
Tenho que andar sempre a abrir a coolmod, a pccomponentes, amazon.es e amazon.de e a comprar com o kuantokusta :))
Já é a terceira vez que tento comentar este post, mas como não agrada porque é dos amiguinhos do pplWare, nunca é publicado… sejam dignos e deixem que seja transmitida a realidade, chega de enganar as pessoas!