Kodak vende patentes por 525 milhões de dólares…
...a dois consórcios patrocinados pela Apple, Google, Microsoft, LG e HTC, etc.
Esta foi, sem dúvida, uma luta titânica para a compra das patentes da falida Kodak que agora se viu a braços com a venda das suas antigas invenções relativamente à fotografia e não só. Foi após meses de negociações e lutas que se soube, hoje, que a grande maioria de patentes da marca amarela e vermelha foi vendida à Intellectual Ventures (Microsoft e Apple) e à RPX Corporation (Google, LG e HTC) pela módica quantia de 525 milhões de dólares, ou seja, aprox. 377 milhões de EUR.
A Kodak deixou em comunicado público que o pagamento da venda chegará através de 12 empresas que passarão a possuir a propriedade intelectual, estando incluída a concessão do direito de licenciamento para a imagem digital da Kodak, entre outras patentes. Nessas 12 empresas envolvidas no negócio podemos encontrar nomes sonantes como: Apple, Google, Samsung, HTC, Faceboook, Fujifilm e Microsoft, ou até mesmo: RIM, Adobe, Huawei, Amazon e Shutterfly.
Ainda segundo a própria Kodak, este acordo permitirá a empresa concentrar-se mais em tecnologia de estilo "imagem comercial", uma área que se acredita poder vir a apresentar algumas vantagens competitivas significativas e com fortes perspectivas de crescimento.
Todo este processo já se arrasta desde o verão passado e os rumores falavam até num valor bem superior ao concretizado para este tipo de venda. Provavelmente, face à difícil situação financeira da empresa este foi o valor mais favorável possível de alcançar.
Ora este negócio mostra perfeitamente que os gigantes do capital quando querem, ou precisam, unem-se por uma causa senão lembremos o famoso caso Nortel que uniu na altura a Apple, Microsoft, RIM, Ericsson e Sony para uma causa bem similar.
Ainda relevante é o caso que a Kodak, com toda esta logística de negócio, concordou em retirar os litígios de patentes contra os compradores, em concreto contra a Apple, o que por um lado acaba por reduzir os custos legais da Kodak que agora pretende concentrar todos os seus esforços em tornar de novo a empresa lucrativa!
Este artigo tem mais de um ano
A Kodak teve azar. Quando a Apple e a Google andavam engalfinhados tinha recebido muito mais. As patentes da Nortel chegaram a 4,5 mil milhões, mais cinco vezes o que a Google (que perdeu) tinha começado por oferecer.
A guerra das patentes está a arrefecer.
http://tech.fortune.cnn.com/2011/07/01/consortium-led-by-apple-buys-nortels-patents-for-4-5-billion/
ontem li que portugal (coimbra) tinha vendido uma qq patente do cancro aos estados unidos.. é tão giro ver o $$$ a chupar as ideias dos outros e ve-los a engordar semrpe mais e mais.
O que mais me entristece é mesmo uma empresa como a Kodak, que revolucionou a fotografia, acabar assim. Isto é a demonstração do que acontece quando se coloca a gerir uma empresa tecnológica pessoas que tanto não percebem de tecnologia como não escutam quem a percebe e que certamente saberiam onde estão as novas tendências. Não é necessário ser-se o primeiro para se conseguir ter sucesso, mas quando se chega demasiado tarde à festa, isto é o que se sucede (perguntem à RIM o que deve estar a sentir neste momento).
Enfim… casmurrice é a morte do artista…