Jovens começam a abandonar o Facebook…
...graças aos seus próprios pais!
Um estudo europeu revelou que os jovens entre os 16 e os 18 anos estão a abandonar em massa o Facebook dando preferência a redes como o Twitter, Instagram, WhatsApp e Snapchat.
Em grande parte, a culpa está nos pais desses jovens que estão cada vez mais ligados às novas tecnologias e, além de também terem uma conta na rede social, insistem em ser "amigos" dos próprios filhos.
Quando há uns anos, não muitos, éramos jovens adolescentes, os nossos segredos, as nossas aventuras e as noitadas eram partilhados com os nossos amigos e muitas vezes, mais no caso das raparigas, com diários escondidos no fundo de uma gaveta para que os nosso pais não descobrissem nada das nossas vidas.
Hoje, na Era tecnológica, os diários foram substituídos pelos blogs e as conversas no recreio das escolas pelos comentários no Facebook.
Se no início das redes sociais os nossos pais eram uns leigos na matéria hoje em dia, continuando a não saber tanto como a maioria dos jovens, desenrascam-se bastante bem. Em alguns caso, já passam tanto ou mais tempo agarrados ao computador que os seus filhos.
Entram no Facebook, partilham mais coisas das vidas pessoais que os jovens e depois ainda "pedem amizade" aos filhos e aos amigos deles. Depois vêem-se casos onde um filho publica uma foto e a mãe vai lá fazer o comentário do tipo "tão lindo, o meu filhote" ou a própria mãe pega no álbum de recordações e partilha para o mundo as mais embaraçosas fotos do seu seu filho.
Consequentemente, aquelas fotos das noitadas os comentários, os estados das relações são publicados no Facebook cada vez mais de forma contida entre os adolescentes, já que eles continuam a necessitar do seu espaço para peripécias normais da idade sem a intromissão dos pais e ficam de certa forma embaraçados com algumas intervenções dos mais velhos.
Por tudo isto, os jovens estão cada vez mais afastados do Facebook. Os seus pais e as pessoas mais velhas, no geral, vieram trazer uma certa saturação à rede social e as outras como o Twitter, Instagram, WhatsApp e Snapchat, mesmo que menos sofisticadas e com menos recursos, começam a ganhar a atenção dos mais novos.
Segundo um estudo europeu, realizado pela University College London onde foram inquiridos jovens entre os 16 e os 18 anos em 6 países da União Europeia aquela que já foi a rede social mais popular entre os adolescentes está para a maioria deles "morta e enterrada" graças à intervenção utilizadores mais velhos.
Para o Facebook este é mais um desafio a enfrentar, e se o jovens estão a trocá-lo por outra qualquer rede social, ele terá que se adaptar ao novo público. E na verdade é o que já está a fazer.
O Facebook tem vindo a ser, e será cada vez mais, uma rede social direccionada para a publicidade e divulgação de conteúdos informativos, onde os adultos passam a ser o alvo principal.
Claramente que a estratégia está a mudar e prova disso foram as declarações de Mark Zuckerberg no início deste mês, ao dizer que queria que o Facebook viesse a ser "o melhor jornal personalizado do mundo", um lugar onde seja divulgadas histórias acompanhadas de boas imagens, tudo informação de "alta qualidade".
Este artigo tem mais de um ano
Venham para o Google+ e nunca mais vão querer outra coisa. 😀
Concordo 🙂
ta certo mesmo, indo para g+ ninguem vai querer usar mais nada mesmo. G+ é ruim ao extremo.
No G+ podes definir os grupos com quem partilhas os teus opsts e atua informação por default de forma bem mais simples que no Facebook.
Vc não entendeu nada ainda..
Subscrevo! Para mim é a melhor rede.
O G+ é uma excelente rede, e em muitos pontos melhor que o Facebook. No entanto acho que teem objectivos e utilizadores diferentes. Eu pelo menos uso os dois com a mesma frequência mas com objectivos diferentes…
O Google + e extremamente difícil de organizar realmnete tem um público alvo diferente do Facebook.
Subscrevo. Quando perceberem minimamente como funciona o Google+ não vão querer trocar por mais nada.
Sim, afinal vão querer parar de usar computadores/tablets/smartphones e afins por conta do trauma de entrar em contato com esse lixo.
Não troquem o Facebook por nada. Simplesmente, deixem de o utilizar.
Ass.: alguém que odeia as ditas “redes sociais”.
🙂
Olha que de uma à outra venha o diabo e escolha…
Mas respondendo à notícia até se compreende. O Facebrocas passa a ser a rede para os cotas irem jogar FarmVille se bem que aparecem umas imagens e páginas bem sugestivas…
+1
realmente publicidade é coisa que não falta por lá e já à muito que deixou de ser propriamente uma rede social e passou a ser mais um local dedicado ao marketing
Pois. Existe uma coisa chamada definições de privacidade. Eu tenho a minha mãe, irmão e família adicionada. Porém, não conseguem ver nada do que eu publico. Simples.
X2.
Eu também tenho família adicionada, e lá está: controlos de privacidade.
Em ralação ao artigo, 1o ponto- o facebook está agora a direcionar-se para os adultos.. mas atenção que os adolescentes são os adultos amanhã..
2o ponto trocarem o facebook pelo whatsapp só mostra que grande parte dos miudos têm interesse no facebook por causa do chat.
3o o facebook é uma enorme palhaçada cheia de lixo, para entreter pessoas que gostariam de aparecer em revistas mas não são estrelas para isso, mostram-se por ali, por fim pode ser útil para aquelas pessoas que não têm mais nada que fazer.
Eu vou ao meu facebook, e não tem palhaçada e lixo.
O teu facebook tem palhaçada e lixo, se calhar porque adicionaste essas pessoas, e fazes like a essas, porque é assim que o Facebook, Google+ e etc’s funcionam.
No Google+ não tem tanto lixo, porque é só homens praticamente, e é quase só “business”…
O amigo deve ser uma pessoa muito ocupada 😈 …
As redes sociais servem para aquilo que nós quisermos, basta procurar os pontos de interesse que queremos. Veja o meu caso, eu procuro sempre algo sobre camiões e carros desportivos, no Facebook encontro o que quero quando como diz o amigo e passo a transcrever…
“por fim pode ser útil para aquelas pessoas que não têm mais nada que fazer”
E não, não estou a ser cínico mas a brincar consigo
Ok, eu utilizo mais o google para pesquisa.
Também é uma ideia mas mesmo assim tenho acesso às imagens mais facilmente via Facebook… 😉
Eu deixo toda a minha família ver o que eles quiserem não faço menos que eles já fizeram por isso não me preocupo.
Eu acho que é uma questão preferência e qual a finalidade do uso…
Eu pessoalmente prefiro Instagram!! É fácil simples e gosto da função de poder seguir sem ser seguido e vice versa (o que não acontece no Face).
Cumps
Há isso. Chama-se subscrever.
Eu tenho para mim que a melhor rede social é aquela que envolve os amigos, copos e gajas! 🙂
Acredito que o facebook terá forma de dar volta à questão por um lado, mas na minha opinião existem pontos a limar na rede como alguns perfis de cariz sexual existentes e que pode aliciar a malta mais nova a caminhos dúbios. Já o G+, nunca explorei ao certo: devo lá ter 5 amigos que estão desaparecidos quase desde que apareceu, e eu sou alérgico ao pó… 🙂
Por acaso o Face tem uma carrada de páginas de “gajas” que até assusta. Já no G+ nunca as vi por lá …
Para mim tirando 2/3 comunidades do G+ (ppware incluido) aquilo nem para assentar tijolo serve… :twsited:
Então o facebook serve para o engate, já me estava a esquecer dessa funcionalidade que não preciso. Boa.
A função original do Facebook era uh… facilitar os relacionamentos ocasionais, se é que me entendes… 🙂
Não necessariamente. A verdade é que já vi de tudo um pouco em variadíssimas páginas do Facebook (até imagens pornográficas).
Agora ninguém nos obriga a frequentar redes sociais. Eu uso, gosto e até ao momento é a única plataforma que tenho de comunicação com os meus amigos tanto Nacionais como Internacionais já que 90% deles prefere usar o chat do Facebook do que Skypes, Google Talk ou Hangouts, etc…
Há que bloquear os pais do Facebook lool. Na minha opinião, é tudo uma questão de “common sense”, como dizem os Ingleses. Logicamente, se eu sei que tenho os meus pais ou familiares adicionados à minha lista de amigos, terei que selecionar um pouco o conteúdo que partilho na minha conta do face, o que não é o caso. E é normal que quem tenha uma conta em redes sociais, automaticamente, está a expor um pouco da sua privacidade aos outros e que diz o Facebook, diz em relação a todas as outras redes. Eu pessoalmente tenho contas nas 3 maiores redes sociais (Facebook, Google+ e Twitter) mas uso cada uma delas de maneira diferente e especifica. Sinceramente, lamento que que a maior parte dos meus familiares, amigos ou conhecidos usem mais o Facebook, porque senão, talvez já tivesse terminado com essa conta 🙂
Quando vi o titulo pensei.. épah estao a crescer entao, estao a tentar perceber que passar la horas nao é vida e que nao se aprende nada.. e depois vejo.
“Em grande parte, a culpa está nos pais desses jovens que estão cada vez mais ligados às novas tecnologias e, além de também terem uma conta na rede social, insistem em ser “amigos” dos próprios filhos.”
lol..
Para quem nao tinha interrese em meter publicidade no inicio, o Mark apanhou gosto agora.
eu ando por aqui http://www.so.cl/ user @
a politica leva a isto…. tal como os miudos nao querem aturar os pais.
~~Microsoft no longer a top Linux kernel contributor.~~
http://www.theregister.co.uk/2013/09/16/linux_foundation_kernel_report_2013/
que sociedade? nao vou o FB pq nao quero falar com o avo.!!!!!!
vamos todos malha na MS?
E que tal se o Mark, se lembra-se de criar, a partid o Face que já existe, um tipo de conta de menor de idade.
Ou seja, da mesma forma que existe um pplware, tb existe um pplware Kids. 🙂
Just in case… 🙂
Supostamente menor de idade não se pode registar
Tal como dantes no hi5, miudos de 11 anos metiam que tinham 19 e 20 e já podiam ter conta..
Facebook é tão 2013…
Estranho as pessoas de hoje em dia né…preferem compartilhar coisas como algumas fotos mais picantes, alguns “segredos”, etc com estranhos (já que saem adicionando qualquer um que apareça pra adicionar) do que com os familiares. As pessoas estão se perdendo tentando ser descoladas com uma massa que não trazem benefício algum. Eu particularmente tenho meus pais, parentes no face e sempre posto o que bem quero, sou ateu e minha mãe é super religiosa, o que de vez em quando nos espetamos lá, mas nada de grave, no fim sempre nos entendemos e nos amamos MUITO. O problema das redes sociais é que deveria ser LITERALMENTE para maiores de idade, pois seria algo mais sério, algo menos poluído, e só uso mesmo porque de vez em quando é mais fácil se comunicar com alguém por lá do que por telefone/sms…
facebook: rede social das cusquices (até se sabe a que horas a pessoa x ou y foi c*g*r)
g+: rede social privada ou pública (ao gosto de cada um)
Não foi por isso que os senhores do Facebook compraram o Instagram? Fica tudo em casa…
Facebook….criado por um puto egocêntrico para se vingar de uma suposta namorada que o mandou ir dar uma volta.
Para mim não houve melhor que o MSN aka Skype agora.
Viber, Snapchat, WhatsApp, etc…mais fáceis de utilizar em qualquer dispositivo móvel.