JOURN.E Touch – O Tablet Multimédia da Toshiba
O Journ.E Touch é o novo Home Multimédia Tablet da Toshiba, e foi apresentado durante o Evento Mundial da Toshiba 2010 que se realizou na bela cidade de Barcelona.
O equipamento móvel, vem equipado com um processador ARM11-533 e permite o acesso à Internet via Wireless (802.11 b/g com suporte para WEP/WPA e WPA2) e pesa apenas 427g.
Tem suporte disponível para um conjunto de aplicações/serviços (calendário, fotos, vídeos, música, Instant messaging, redes sociais, etc) e ainda a possibilidade de transmissão dos conteúdos do trablet para a TV através da tecnologia Intel® Wireless Display.
O JOURN.E Touch tem como principais características:
- Ecrã táctil de 7” (17,8 cm), com resolução máxima de 800×600
- Conectividade HDMI via cradle.
- Aplicações disponíveis: Opera Internet Browser, RSS Download, Video Player, Music Player, Photo Viewer, eBook reader, etc
- 32 GB de memória interna expansível através os 32 GB com cartões SD
- Sistema Operativo Windows CE Pro
- Dimensões: 189x133x14 mm
O Journ.E Touch tem suporte para os seguintes formatos de ficheiros:
- Imagem: JPEG
- Audio: MP3, WMA, WAV, AAC
- Video: AVI, MPEG4, 3GP, FLV, WMV
- Ficheiros: PDF, EPUB
No que diz respeito à autonomia, o JOURN.E Touch tem uma duração media de 7horas quando usado para musica, 2 horas quando usado para visualização de vídeo e 2 horas quando usado para acesso à Internet.
JOURN.E Touch (Algumas fotos)
Testamos o site do pplware através do Opera. Apesar da conectividade WIFI na sala não ser a melhor (devido aos muitos acessos), lá conseguimos com que o equipamento apresentasse o nosso site.
O equipamento é bastante versátil, leve e simples de usar.
O JOURN.E Touch carrega via cradle, que também possui o conector HDMI.
Demonstração de um filme de um representante da Toshiba
A qualidade é bastante aceitável. Como já referido, através da tecnologia Intel® Wireless Display, podemos transmitir facilmente a imagem do JOURN.E Touch para qualquer TV que suporte a mesma tecnologia.
Demonstração de como o flash funciona no JOURN.E Touch 🙂
JOURN.E Touch vs iPAD
Aproveitando um jornalista que tinha em sua posse um iPad, aproveitamos e fizemos a comparação em termos de dimensões.
O equipamento JOURN.E Touch dimensões mais reduzidas quando comparado com um iPad.
Segundo informações por parte da Toshiba Portugal, o JOURN.E Touch estará a venda em Portugal depois do Verão deste ano.
Vídeo demonstrativo
Considerações finais: Este tablet da Toshiba parece-nos ser uma boa opção para quando necessitamos de um equipamento que exerça as mesma funções de um PC normal, a nível multimédia. O equipamento é extremamente leve e compacto, o que permite ao utilizador uma mobilidade fantástica.
Artigos relacionados
- Toshiba World Event 2010 – Barcelona
- As novas câmaras de vídeo Camileo da Toshiba
- O novo Toshiba Satellite A660 – O PC na TV
Homepage: Toshiba Touch
Este artigo tem mais de um ano
Só por curiosidade, qual é o sistema operativo? Windows 7 ou Xp?
E em termos de design, faz-me lembrar um Garmin:S.
Windows CE Pro
Esqueci-me de perguntar. Pedro Pinto, o que achaste da interacção, rapidez e afins.
Muito porreiro, bastante interactivo. O problema naquela sala era mesmo a Internet via Wifi. Os pedidos HTTP eram lentíssimosssssssssss.
De resto, gostei bastante do JOURN.E Touch
Os ícones parecem-se com os da Apple (iPhone, etc etc)…
Um bocado relativo. Já existe este estilo de UI há bastante tempo.
Eu gosto bastante, é mais uma alternativa apresentada para um mercado que quer investir a 100% no touch… é a tecnologia do momento, é isso que podemos esperar de todas as empresas… Este aparelho é mais pequeno que o iPad, tem Windows, não se venderá tanto como o iPad porque os fãs da Apple são incondicionais 😀
Nao tem haver com fas, tem haver com software e grafismo. A grande maioria das marcas sabem fazer hardware, depois colocam um SO e esperam sentadas que isso vendz. Ora bem como todos sabemos os developers de jogos/apps nao têm um minimo de hardware para escrever entao tudo o que aparece vem para rendering por software e cpu minimo (uns 400-533 mhz). Quem compra um iPhone/iPad sabe que os jogos vao ser 3D por hardware e à resoluçao nativa do aparelho. Com sorte neste toshiba…ou htc hd2 ou…htc desire…ou muitos outros os jogos sao poligonos e texturas gigantes a baixo framerate e aplicaçoes estilo ms-dos com uns backgrounds manhosos.
Mal por mal como disse prefiro um iPad se as marcas continuarem so apostar no rendering por software. Podem ter o Android 50.0, Windows 10.0 mas se os jogos/apps nao aproveitarem a aceleraçao por hw à resoluçao nativa nao interessa para nada.
Esqueceste-te de classificar os fans…
Fans “Elitistas”
acho o design um bocado foleiro….
opiniões! 😡
Também acho. Faz-me lembrar os GPS da Garmin, mesmo básico. Podia ter um aspecto mais … gadget?
Temos que esperar pela LG ou Samsung, senão o iPad é o que fica a ganhar.
Temos de esperar pelo EEEpad, eu penso que esse sim pode impressionar.
A ASUS tem nos habituado bem com os netbooks ultimamente, vamos ver o que eles conseguem fazer com um Tablet PC.
N é bonito e pelo menos na foto o ipad tem melhor imagem. Acho k se m dessem um ipad o que fazia era vende-lo…acho o iphone muito mais interessante que o ipad.
concordo… pelo menos tem camara 🙂
Desculpem mas este Toshiba se custar mais de 250eur é de rir. Primeiro usa um velhissimo ARM11 que a 533mhz para 800*600 quando qualquer telemovel dessa resoluçao usa um OMAP3 ou um Snapdragon/A8 e mesmo assim engasgam-se em algumas coisas. Depois usa o…Windows CE??? E que tal um linux/Android actualizados??? Com essa “potencia” toda uns jogos ou filmes devem ser de rir… Dai que nao entendo,hdmi? Sera que nao falta um GPU potente na lista de hardware???
Mal por mal…iPAD (se o Toshiba nao tiver GPU nem APIs ou SDK decentes)
A febre dos tablets…
É feio.
Cumps
Uma coisa que ando a reparar é que os tablets são quase todos para lazer, porque para trabalho só vi o Microsoft courier, à anos que estou à espera para ver os estudantes com um tablet deste género no lugar de 20KG de papel que desmotivam quem tem de os carregar todos os dias, para não falar da saude. Tem de ser dividi em 2 para ter lugar para o manual e lugar para apontamentos e não ficar muito grande, algo do tamanho A4 fechado com uma stylus. O courier é um booklet mas é quase a mesma coisa, e gostava que também investissem nesta área mais laboral.
Por acaso adorei o courier. Se realmente for o que se diz, vai ser o primeiro gadget com que tenho algum hype. Embora existe tablets para escrita (não me lembro correctamente do nome), não é a mesma coisa.
hype neste momento é o iPad 🙂
nunca pode ser a mesma coisa mas se for algo que se substitua com habituação óptimo. O ideal é acabar com fotocópias e impressões caras para acabar com abates exagerados de árvores e químicos nas tintas. Papel e tinta só em cartas e arte (desenhos, fotos, pinturas,…)
eu estou ansioso que haja um hype grande e muita muita gente adoptem tablets com touch e no trabalho e faculdade comecem todos adoptar isso para que, tudo que seja feito possa ser partilhado de maneira fácil e barata. Que melhor do que um tablet em que às reuniões, memos, docs, trabalhos de universidade, etc seja só enviar, editar, ler, enviar, partilhar num aparelho? Para quê ir ao fax, fotocópias, impressora? Mas para isso é preciso adopção massiva e que seja possível partilhar por bluetooth e rede. No caso do iPAD a memória interna é uma palhaçada redonda e as limitações um exagero. Um iPAD “aberto” com comunicações abertas + saída hdmi + webcam + cartão sd aí sim. Até lá espero que a concorrência aperte. Um iPAD agora não só é mau negócio como quem não puder trocar para o ano pela versão 2 vai chorar bastante o dinheiro gasto agora. Quem tiver muito é na boa, quem andar a poupar vai arrepender-se no natal…
Serei eu a única pessoa a achar que não se deve colocar a marca do equipamento na parte frontal de um equipamento, por uma questão de estética?
E será que sou a única pessoa a achar que aquilo parece um “pedaço” de plástico?
Alguém partilha da mesma opinião que eu?
Cumprimentos, Miguel Luís.
Esteticamente não está muito bem concebido, estou de acordo.
O que acho mesmo ridículo é a autonomia, 2 horas para Internet, isto é muito pouco, preferia que o aparelho fosse mais pesado e com uma autonomia de 4 a 6 horas.
é feio e não tem autonomia! não comprava
os designer da toshiba andam a dormir!
isto está correcto?
# Audio: JPEG
# Audio: MP3, WMA, WAV, AAC
Penso que se enganaram aí numa palavra, em vez de audio é imagem.
Boas
Venham os tables, quantos mais, melhor (melhor preço).
Mesmo assim prefiro o meu Lg X110 ;).
Fiquem bem
Prefiro o Wepad, de longe melhor que qualquer outro: https://www.youtube.com/watch?v=dO0XHMoylZ4
eh pessoal .. isto é uma máquina prevista para os 250 euros… tenham calma nos comentários comparativos
Imaginam o preço da concorrência daqui a um ano?
Boas pessoal
Alguem me sabe dizer se este tablet suporta aplicações de internet movel como tmn, optimos, etc?
Abraço
como faço para instalar o sistema operacional? ele desapareceu !