iPhone – iBGStar para controlar a Diabetes…
Na última reunião da Associação para o Estudo da Diabetes (EASD), em Estocolmo, na Suécia, a empresa Sanofi-aventis, anunciou ao mundo um novo dispositivo médico para controlo da diabetes, desenvolvido para ser anexado ao iPhone e iPod Touch. O plug-in foi baptizado de iBGStar e vem tornar possível uma série de serviços anexos ao controlo da diabetes. Este dispositivo, desenvolvido pelas empresas Sanofi-aventis e AgaMatrix, oferece um pacote de conectividade onde o iPhone é necessário para os serviços de processamento dos dados resultantes da medição da glicose.
O dispositivo iBGStar não só depende do iPhone para executar funções de computação e exibir os resultados, como necessita dele para inserir os registos no sofware de gestão da diabetes. A AgaMatrix é também a proprietária de uma outra tecnologia para o desporto Dynamic Electrochemistry technology que realiza medições de glicose. O sistema assegura a fiabilidade das medições, assumindo-se como um produto de estilo e de funcionalidade, utilizando dispositivos utilizados no dia-a-dia (iPhone e iPod Touch).
A iBGSTAR, utiliza um sistema electroquímico que, ao contrário de outros medidores de glicose, tem uma menor percentagem de erro na medição, uma vez que factores que habitualmente distorcem o valor real de açúcar no sangue, não interferem com este sistema.
What is Dynamic Electrochemistry®? Dynamic Electrochemistry® is an innovative technology which extracts a spectrum of information from the blood that is inaccessible to traditional electrochemical methods. This new method compensates for many interfering factors that can often distort blood glucose results, helping to ensure accurate and reliable blood glucose readings.
Este dispositivo, o iBGSTAR Blood Glucose Meter, vem de encontro às necessidades do atribulado estilo de vida moderno. A iBGSTAR conta já com 85 anos de experiência na comercialização de insulina. Este novo produto vem conciliar a tecnologia dos dispositivos móveis, à necessidade do controlo de glicemia, por parte de diabéticos.
Trata-se de integrar um medidor de glicemia, com o iPhone ou iPod touch, não ficando apenas por aí. Utilizando aplicações destinadas a esse efeito, o utilizador pode comunicar as informações sobre os seus níveis de glicemia com o profissional de saúde que o acompanha, em tempo real.
Na primeira vez que o iBGSTAR Diabetes for conectado ao iPhone, poderá realizar o download da iBGSTAR Diabetes Manager App. Uma aplicação que permite manter os registos de glicemias, ingestão de hidratos de carbono e das doses de insulina, além de outras funções que permitem a monitorização dos diabetes em tempo real. Estes registos podem ser imprimidos ou enviados por e-mail para o profissional de saúde, para um melhor cuidado e decisões melhor informadas, quanto ao tratamento de diabetes. A aplicação inclui também opções de apoio, quanto a questões relacionadas com diabetes, ex: utilização de canetas de insulina, medidores de glicemia, levando consigo informação fornecida por especialistas em diabetes.
Homepage: iBGStar
Este artigo tem mais de um ano
5 Estrelas.
Só falta saber o preço.
Simplesmente GENIAL!
Fiz na sexta-feira o teste de glicemia e deu-me 47 mg/dl, antes do jantar, estava mesmo com fome. xD
concordo, que grande ideia! Oxala isto se massifique.
Boas,
Assim é que vale a pena evoluir no campo das tecnologias, quando estas prezam algo para além de serem “o gadget da moda”.
Isto é um exemplo para todas as marcas de tecnologia, e outras.
Apliquem-se a criar algo realmente importante e inovador.
Sem dúvida…
No entanto o iPhone, entre outros smartphones, já têm esta componente tecnológica que se estende às áreas mais relevantes, como a saúde ou a educação.
Por norma são aplicações pagas… e bem pagas, mas que são importantes no meio em que se inserem. Há inúmeros casos de pacientes que são monitorizados através de dispositivos ligados ao iPhone e ligados remotamente ao seu médico… entre outros casos que podemos acompanhar via App Store, verificando a utilidade de determinadas aplicações.
Esta é um passo em frente, sem dúvida, mas é apenas mais um passo.
Mas concordo em pleno com o que disseste, há-que criar algo inovador e útil à sociedade.
Há cerca de 4 ou 5 anos a Roche testou junto de alguns diabéticos um dos seus produtos(Accu-chek)em que existia uma aplicação semelhante à descrita.
A verdade é que a intenção de melhorar o controlo da diabetes com a introdução dos vários factores envolvidos da mesma num programa, como são muitos, ao inicio é muito interessante mas depois torna-se muito penoso, pelo que uma pessoa activa terá pouco tempo/paciência para “completar o quadro” (hidratos de carbono, actividade física, estado emocional, …)
A ver as reais novidades e funcionalidades deste novo gadget, de qualquer forma é bom saber destas novidades.
Bom artigo.
Olá!
Isto sem dúvida é uma grande novidade 🙂 é por estas coisas que um aparelho começa a ter mais valor, quando passa de um simples instrumento de comunicação para um aparelho de monitorização da saúde do seu dono 😀
Se fosse alargado o seu uso, muitos dos pacientes que possuam iPhone e que têm de andar com aparelhos de monitorização devido a algum problema de saúde, esta ferramenta viria dispensar alguns aparelhos pesados e extremamente caros (alguns custam no mínimo o mesmo que 2 iPhones) pelo que seria muito vantajoso para o paciente 😉
Cumps!
Essas peças pesadas e grandes estão cada vez mais a caminhar para a miniturização e os componentes realmente caros não são onde se regista a informação mas a que a recolhe. Ja existem muitos equipamentos que são usados como perifericos e não é por isso que são mais baratos as vezes pelo contrario. Este tipo coisas pode ter algumas vantagens neste caso visualizo por exemplo adição de dicas que se pode dar ao paciente, mas fora isso não vejo grandes vantagens.
Quem ja tem um iPhone posso ver esta peça como atractiva, dependendo do preço, mas com o custo das maquinas dedicadas a isto nao vejo usto como gadget que trará clientes para o iPhone se é que me faço intender. Quem diz iPhone diz uma serie de outros aparelhos que têm equipamentos semelhantes, por exemplo ja tive contacto com aparelhos que se conectam com um nokia por bluetooth
A mim parece-me que este gadget vem de certa forma “destigmatizar” o controlo de diabetes, se é que assim se pode dizer.
Gostei. Agora só falta o iCancer para detectar cancros =D
Isto ia me dar um jeitaço 😀 ja nao precisava de andar para todo o lado com a maquina 🙂
Adorei, pelo menos com a ajuda para manter os registos de glicemias, ingestão de hidratos de carbono e das doses de insulina, além de outras funções… me ajudaria muito a não ter q ficar furando o dedo 12vezes ao dia para saber como está minha glicemia pois não tenho nenhum sintoma que ela está em 15,10 ou LO md/dl fico normal, um perigo…
aonde posso conseguir??? Alguem sabe???
Obrigada.
realmente só faltou dizer o preço
Para quem tem curiosidade em saber, o equipamento em questão tem um preço acessível (53€), ainda não conseguir saber o preço das fitas de medição (essas é que devem ser mais caras).
Alguem pode informar onde se pode adquirir este aparelho e quais os custos inerentes?
Poderá ser adquirido através da APDP?
Obrigado
ate agora toda a gente disse bem do aparelho em causa onde eu concordo plenamente, mas falta o melhor onde se pode adquiri-lo? Sou diabético e infelizmente uso insulina e estou à espera do transplante pulmonar gostava de ter um assim pois evita andar com uma série de aparelhos atrás de nós. Será que alguém me poderá ajudar obrigado