PplWare Mobile

iPhone 4 e o caso Antennagate…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. viperbruno says:

    É evidente que o problema não existe e também é evidente que como se tornou difícil de apontar defeitos em hardware os interessados quiseram fazer ruído com esta questão.

    • a Friend® says:

      Sem sombra de dúvida. Em duas linhas resumiste perfeitamente todo o caso.

      A consequência disso só veio “lixar” o mercado todo, porque agora as pessoas ficaram a conhecer a realidade de como são medidas as “barras” dos telefones e o excesso de liberalismo imposto, que muita gente pensa ter rede no máximo quando na realidade não tem.

      Este “truque” é antigo para fazer o efeito placebo, entre outras artimanhas de muita gente pensar ter rede no maximo quando não tem, a chamada caí e toca a puxar mais impulsos para re-fazer a chamada, já que embora sejam taxadas ao segundo, paga-se sempre o valor inicial da comunicação.

      Naturalmente as outras marcas, exposto este facto… passaram-se…

      Isso vê-se pelas pessoas que tendo a rede no máximo, umas encontram problemas, e outras não. Se forem a medir os decibéis, encontram uma descrepancia enorme.

      Agora com o novo update do iOS 4.0.1 a precisão está enorme ao ponto de um dos meus telefones indicar rede no máximo, já o meu iPhone indicar a rede a meio (quando estou dentro de casa, com o 3G ligado) isto porque o iPhone agora indica-me mesmo a rede real que tenho. Se pegar nos dois, o iPhone perde 2 traços, já o Samsung perde 6 (sendo a escala dele de 0 a 7)

      Se for a ver directamente os decibéis, eles estão bastante identicos. Rondando os -80 e tal quando não estou a tocar neles, e os -110 em média quando pego neles, normalmente (isto em rede 3G, já que em 2G como tenho tudo ao máximo a perca vai de -60dBm para -76dBm, ou seja, optima)

      • afrsa says:

        aFriend:

        O Steve é apenas um capitalista… não é o Messias! Não entendo como podes perder tanto tempo da tua vida a cegamente defender alguém que pura e simplesmente se está a marimbar para ti…

        Ficava-te bem admitires que o problema existe… pelo menos uma vez que seja! Todas as tuas opiniões iriam ser tidas mais em conta daqui para a frente. Neste momento nem precisas de escrever porque toda a gente já sabe o que vais dizer… vais regurgitar o que a Apple espalha nos media… e pouco mais.

        Eu tenho um HTC com Android e exponho tanto as coisas boas como as coisas más… é que o telefone é tão perfeito como os restantes!

        • a Friend® says:

          Quem me conhece tem o prazer de me ouvir falar bem ou mal de qualquer produto. Não tens muito moral para falar, quando enches tópicos da Apple a ser do contra 😉

          Preocupa-te contigo, que eu preocupo-me comigo… 😉

          Que o tipo está a marimbar-se para mim, eu sei… mas que o tipo tem feito produtos de qualidade dos quais possuo, também é verdade.

          Eu não posso defender o iPhone 4 nem estar a favor, não o tenho, por isso logo aí erraste.

          Mas posso sim, confirmar que nas circunstancias apresentadas (em dBm e não por barras) os meus telefones tiveram reacções semelhantes aos ditos “problemas”.

          Não é à toa que as marcas têm nos seus manuais uma forma de dizer: “Dont hold it wrong”

          http://dontholditwrong.tumblr.com/

          • afrsa says:

            “Quem me conhece tem o prazer de me ouvir falar bem ou mal de qualquer produto. Não tens muito moral para falar, quando enches tópicos da Apple a ser do contra”

            Do mesmo género quando comentas coisas acerca da Apple em notícias do Windows mobile ou Android, mesmo não tendo nada a ver com o assunto?

          • a Friend® says:

            @afrsa

            Se me mostrares um comentário meu, a “trollar” sem fundamento, dou-te toda a razão.

          • dajosova says:

            BORING !!!!!!!!!!

    • Tiago Órfão says:

      O problema é real, apenas não tem a dimensão que esta discussão toda faz parecer que tem. No fundo, isto é algo que pode afectar, em termos práticos, ocasionalmente um número reduzido de utilizadores. Nada de dramático e que um utilizador satisfeito perdoa facilmente em qualquer funcionalidade em qualquer dispositivo.

      Mas o problema também atingiu esta dimensão porque a Apple geriu mal o assunto, penso que isto é claro. São aquelas histórias do “you’re holding it wrong” que se tornam uma comédia, é a atitude de não se passa nada, deixa andar, e é evidente que qualquer empresa assume um risco com a sua gestão destes pseudo-casos.

      Por isso acho que essa atitude de vitimização é um bocado desnecessária, embora de certa forma seja de esperar, tem a ver com a natureza da empresa, o próprio Steve Jobs gosta de promover estes sentimentos quase clubísticos de love ‘em or hate ‘em, portanto é inevitável. Só que a Apple é que agora vem pegar em produtos da concorrência e tenta arrastá-los para baixo na sua própria polémica.

      Os haters e fanboys podem ser problema aqui e noutros sites e em foruns, mas o mundo real não vive disso. E tentar deitar outras empresas abaixo é uma das principais estratégias com que a Apple sempre contou, ainda por cima. Não vale de todo a pena ir por aí, do meu ponto de vista.

      • João says:

        Finalmente, alguém que sabe o que diz e fá-lo bem 😉

        Totalmente de acordo

      • Tiago Dias says:

        O problema existe, é verdade, mas não é um problema do iPhone 4! É um problema de física, que os telemóveis ainda não conseguem ultrapassar completamente.

        Também estou contra deitar outros abaixo para nos safarmos, mas que outra hipótese tinha o Steve Jobs para transmitir ao público que o problema existe em todos? E não apenas no telefone deles? Não havia outra forma de explicar o assunto…e pelo que se tem visto ele até tem razão no que disse…por isso, nada a apontar…

        Abraço

        • Tiago Órfão says:

          Bem, a mim parece-me que é lógico que qualquer tipo de antena sofra atenuação de sinal por variadíssimas razões, sendo que o próprio utilizador do telemóvel sempre foi um desafio para as marcas que os criam certamente. Penso que isso é pacífico para toda a gente, e é admitido pelas outras marcas. O que terá de ser analisado é se a utilização do gadget no dia-a-dia é afectada por isso em termos práticos e aqui cada telemóvel é um caso único devido às especificidades de cada um.

          Não acredito em coincidências e este assunto não vem à tona com o iPhone 4 por acaso. Certamente a popularidade do telemóvel ajuda a tornar isto mais mediático, mas estamos a falar de milhares de clientes que rapidamente se aperceberam disto e apresentaram reclamações à Apple. Isto não acontece quando é algo normal, simplesmente, não aconteceu com os outros iPhone que seriam igualmente apetecíveis de deitar abaixo por muita gente, portanto há um problema particular da antena deste novo modelo, que poderia ter sido admitido com frontalidade desde o início.

          O Steve Jobs tem uma ponta de razão mas ao mesmo tempo não tem. A qualidade de recepção é um desafio para todos, sim, mas não se torna num problema em qualquer telemóvel. E isto não quer dizer que o iPhone 4 seja o pior telefone de sempre neste aspecto de perda de qualidade do sinal nas nossas mãos, mas de certeza não está perto de ser dos melhores. E procurar desculpas com algum trabalho da concorrência não muda isso.

    • João says:

      Não existe?
      Então o Steve é mentiroso e foi representar no teatro sobre aquilo das capas bonitas?

      Ok

      • Vítor M. says:

        Eu acho que as capas foi uma forma de responder aos tipos da Gizmodo que fazem tanta questão que as capas sejam oferecidas.

        Eu se tivesse um telefone que apenas com as borrachas funcionasse em condições, devolvia-o.

        • JCunha says:

          Pois, e agora… – perguntam os outros.

          Agora? Agora,…

          Venham capas para Nokia porque também perdem sinal.
          Capas para os Blackberry’s;
          Capas para os HTC’s;
          Capas para LG’s, Samsung’s…

          \O/ Capas para todas as pessoas \O/

    • JCunha says:

      De facto, gerou-se no fundo uma tempestade num copo de água. Eu tenho um N97 e em contacto com as mãos perde até 3 barras de sinal. Portanto, o problema que não é problema já existia. O problema é perder a rede completamente. Agora, que perca algum sinal é normal.

      Offtopic: viperbruno manda-me um mail com o teu email porque deixaste de usar o outro.
      JCunha

    • Ryan says:

      O que fica mal e as pessoas dizerem que a Apple faz tudo bem. Todos tem a sua falha. Nao me venham tapar o sol com a peneira. Nas minhas diversas preferencias tenho encontrado alguns problemas mais graves e outros nem tanto. Ate eu sou defeituoso por vezes. Nao me venham com a tal historia que eles sabem tudo e os outros sao uns caretas. Isso fica mal a toda a gente. Gostar sim mas erros existem.

      • Vítor M. says:

        Hehehe realmente é verdade. Todos têm defeitos. 😀

        Mas há uns que têm melhor serviço que outros.

      • a Friend® says:

        Parvos são os que acreditam que existem coisas perfeitas. Nem a própria Apple se auto-apelida de perfeita, mas é perfeccionista.. são conceitos diferentes e que devem ser interpretados de maneira distinta.

        Perfeição não há. Há é sim, empresas que fazem as coisas com mais qualidade que outras, e se muita gente percebe o problema de rede da Apple é porque não se foca apenas no problema.. o rácio de qualidade vs defeitos da Apple é de longe maior que o das outras empresas.

  2. NGS says:

    fonix o gajo do BlackBerry, está a fazer uma força, para provocar o corte de sinal, acho que no Iphone 4 não é preciso “esmagar” o telefone para perder o sinal

  3. kekes says:

    Finalmente estava a ver que ia deixar passar ao lado este assunto aqui no pplware.

    Falando sobre a situação… É sabido que isto é problema geral, mas tambem é sabido que o 3GS como todos os outros sofre do mesmo mal e nunca houve o escandalo que houve agora com o 4G, isso tem motivos, a Apple errou na colocação da antena e do uso do metal. O problema nunca foi os outros não terem, o problema foi este ter regredido nesta situação por erro humano.
    De qualquer das maneiras isto das barrinhas a mostrar foi uma tentativa de atirar areia para os olhos das pessoas por parte da Apple, vejamos: sempre se usou essa escala nunca ninguem se queixou até agora… O problema era o iPhone ter a “boa rede” inflacionada, agora dizem… A distancia de perder todas as barrinhas e muito grande… As pessoas quando vêm o telemovel com 1 barrinha ou 2 ja dizem: o meu telemovel está a apanhar mal… ou seja nesa situação o Android está a frente da Apple antes e agora, tendo valores acima desta neste parametro, o que a Apple tenta com este novo sistema é dizer é que a -89dB o telemovel já apanha mal, e com isso incutir na cabeça das pessoas que um pequeno death grip já será letal, ou seja tentar tapar o sol com uma peneira.

    Agora 0,016% é sempre 0,016% assim como 0.55% é sempre 0.55% se se vende mais ou menos dá igual, ou melhor, se a amostra é maior, anomalias esporádicas seriam menos visiveis, ou seja a Apple sairia beneficiada, o que não acontece. Eu tenho um HTC e nunca tive problemas alias apanha excelente, mesmo dentro de edifícios. Em HSDPA com 1 barrinha consigo 2/3mbps com ele por isso…

    Artigo bastante extenso e com muita boa informação podia ser referida mais uma ou outra coisa mas parabens 🙂
    Custou assim tanto fazer um artigo que MUITA gente estava a espera?

    • Vítor M. says:

      Repara que tu é que não percebes que temos um timming para fazer artigos onde o conteúdo tenha amadurecido para estar completo.

      Foi o que te disse quando “existe” um artigo, onde só se sabia que a Apple iria oferecer as borrachas.

      Eu disse-te que para isso não valia a pena fazer um artigo, não havia ali nada de novo: o povo (que não tem iPhone) acusava a Apple e o Steve (óbvio) defendia o seu produto. O que havia de novo nisso?

      Mas faltavam as reacções, depois de saídas, se bem que ainda falta a da Samsung (que duvido que vá contra ao que foi mostrado) é que o post teria sentido informativo relevante.

      Por isso de disse que tens de ter calma que destas coisas, percebo eu. 😉

      Concordo contigo percentagens são percentagens.

      Mas obviamente as reclamações são proporcionais ao número de vendas. Como compreenderás vender uns milhares em três meses é diferente de vender 3 milhões, onde são servidas pessoas em cenários muito mais variados.

      As barrinhas… é uma forma de gerir o sinal. Se bem que pode ser usado (pelas marcas em geral) para “adaptar” as suas antenas e a sua recepção aos factores externos, como a atenuação por exemplo.

      Já agora, o que falta referir?

  4. Androidiano says:

    Eu vou explicar:
    TODOS os telemoveis têm este fenomeno

    o iPhone contudo faz as chamadas cair.
    os outros não.

  5. Paulo says:

    Vá vêm os fanboys todos da Apple defender cegamente o maravilhoso produto que o iPhone 4 é. Mesmo que deixe cair chamadas…

    Vou buscar um saco de pipocas!

    • Rui says:

      Paulo junto-me a ti, posso levar tremoços e cerveja em vez das pipocas?

      Um pouco mais de imparcialidade no artigo não faria mal a ninguém…

      • Rui Costa says:

        Gosto sempre de um bom filme 😉

        Porque não embrulhar o IPone numa chapa de chumbo com duas ranhuras para se ouvir e falar?

        Fica a dica.

      • Marco Magalhães says:

        Junto-me a vocês e, certamente, não tardará a formarmos um clube. :p

        • afrsa says:

          Também me junto! Eles estão coçados de tal forma que já se viram para para as outras marcas… como quem tenta espalhar o mal pelas aldeias!

          • Vítor M. says:

            Aposto que tens um Android?

            És tendencioso que se farta. Vê-se ao longe 😀

            Não enganas ninguém 😀

          • Jose says:

            Também me junto a vocês, e trago uma grade de minis 8D

          • afrsa says:

            Já disse que não ando de olhos tapados… tanto falo bem como falo mal!

            Por exemplo, o UI original do Android é uma lástima!

            Vês… também sei falar mal!

            Por falar bem aqui todos os dias, a Google não me vai mandar nenhum Nexus! 😉

          • a Friend® says:

            Pois, este clube então é perfeito:

            “Se se preocupam com aquilo que os outros têm, é sinal que aquilo que os outros têm é mais interessante que aquilo que vocês têm”

            afrsa

            Queres que fale mal do iPhone? Ok.. aqui vai:

            Tem haters amais que as outras marcas.

          • Gilberto Pereira says:

            Pois mas uma critica não é o mesmo que dizer mal.

            Tenho queixas contra a Apple, pelo preço que pediram por uma bateria nova, mas não vou a andar a dizer mal deles, critico o processo das operadoras moveis e dos contratos de assistência técnica que oferecem.

            São um absurdo, 200 euros por uma bateria.

  6. The Duke says:

    A Apple, atingiu as dimensões de uma grande corporação, e como qualquer outra, certos produtos têm defeitos, por vezes autênticos fiascos.

    Get over with. Agora escusam de acusar as outras marcas, algo NUNCA antes visto no mundo moderno. Minizar o problema por compara-lo com outros?

    Enterrem-se. Americanos e basta.

  7. Bruno Filipe says:

    eu acho que fazerem comparações directas é jogo sujo por parte da apple, deram-se ao trabalho de procurar modelos que demonstrem mais o problema só para atacar a concorrência.Por exemplo porque não compararam com o evo? Porque este modelo dava mais jeito…
    Além disso, se virem o teste que a cnet fez, tapar a area não fez descer as barras mas praticamente faz cair a chamada, não é exclusivo da aple é certo , mas com o modelo deles é mais gravoso pois tem efeitos mais drásticos,para além disso a controversia começou porque a apple fez tanto alarido da antena inovadora que inventaram que é exterior.
    Eles não ademitem a dimensão do problema mas oferecem os bumpers?para quê se é um problema comum?além disso com os bumpers o problema não se verifica, não será mesmo problema da antena?
    Eu acho que é tudo atirar areia para a cara de quem lhes dá o dinheiro, até dão em toque fashon ao problema 0.55 porcento tem direito ao antennagate agravado for free, agora oferecem o bumper mas até esta conferência o problema era do consumidor que pegava mal no seu iphone porque lhe estava a pegar com as mãos.

    • afrsa says:

      Mais nada! Tenho um HTC Desire e nunca, repito NUNCA me aconteceu isto… nem agarrando o telefone com as mãos e os pés se for preciso! Enfim… não há nada a fazer!

      Relativamente às entropias criadas pela Apple tentando desviar as atenções, já o ditado é velho… nunca se justifica um erro com outro erro!

      • tide says:

        Tens razão, nunca te aconteceu porque não tens um iPhone. no entanto alguns utilizadores de iPhones não reportam esse problema, da mesma forma que alguns utilizadores de HTC se queixam e fazem questão de o mostrar com videos no youtube.

        Este umbiguismo de defender a pés cerrados que este é melhor que aquele é de lamentar

  8. kwimerA says:

    Finalmente o tão esperado artigo. Vai ser um longo dia por aqui.

    • mmick says:

      Lol nem duvides:
      – imparcialidade vai saltar ao lado
      – fanboys Apple a defender o produto nem que provocasse explosoes “ahhh nao foi o meu iPhone que explodiu, foi de certeza algum mosquito Android que entrou no hardware e provocou curto-circuito…”

      Pena que -alguns- iPhone 4 têm este problema, até a whoopi goldberg mandou o dela com as couves LOL

      Isto das barras é para “enganar tolinhos”, se repararem onde os outros já nao têm sinal o iPhone 4 4.0.1 ainda mostra 1 barra, mesmo que a chamada tenha sido perdida… Um outro pormenor, para mim mais importante que mostrar 5000 barras ou 1 é a velocidade de internet: como o problema da atenuaçao é real em determinados exemplares ainda que a rede nao vá abaixo a velocidade de navegaçao, essa sim vai IMENSO abaixo ao ponto de ficar estilo GPRS…

      Mas claro está, há quem vê as coisas e quem enfie a cabeça debaixo do chao (no caso do Steve Jobs do dinheiro) e continue em negaçao. O caricato é que o Steve Jobs é todo “design”, “fashion”, etc e depois oferece umas capas para tratar o problema LOL

  9. Hugo says:

    Este artigo é claramente tendencioso !

    O Iphone 4 tem problemas que a Apple convenientemente quer fazer passar como sendo “Normais” em Smartphones … Ora já tive vários Smartphones e nunca tive qualquer problema com a rede !
    Actualmente tenho um 3GS e ja tinha pensado em trocar pelo 4 … mas depois do que tenho lindo nem pensar.

    • Vítor M. says:

      Hugo, isso do tendencioso é um daqueles argumentos do tipo:

      Olha e o que tens a dizer sobre o mercado dos smartphones?

      A tua respostas: Este artigo é claramente tendencioso !

      Mas o facto do mercado reagir contrariamente à situação económico-financeira tem influencia na escolha dos equipamentos?

      Tu respondes: Este artigo é claramente tendencioso !

      O Android será um sistema operativo que irá penetrar em marcas mais reservadas como a Nokia?

      E tu respondes: Este artigo é claramente tendencioso !

      Então e sobre o Bada, o que te parece face à concorrência dentro da própria marca, visto a Samsung ter equipamentos com Windows Mobile e com Bada?

      A tua resposta: Este artigo é claramente tendencioso !

      E terminas com:

      Ora já tive vários Smartphones e nunca tive qualquer problema com a rede !

      Actualmente tenho um 3GS e ja tinha pensado em trocar pelo 4 … mas depois do que tenho lindo nem pensar.

      E eu pergunto-te, no teu 3GS tens o novo sistema operativo o iOS4?

      E como se comporta?

      Já sei a tua reposta deixa: Este artigo é claramente tendencioso !

      • alftuga says:

        Vítor parece-me que começa a ser muita a gente a dizer a mesma coisa não?
        “A pplware não é imparcial.”
        Por acaso concordo e não tenho android ou iphone…
        A pplware não era assim…
        A min não me faz diferença pois já sei como é agora.
        E quando venho ler o blog tenho isso em conta.
        Uma pena é as pessoas menos atentas a estes pormenores a serem influenciadas… Mas parece me que é isso que pplware está a tentar fazer a alguns tempos.

        • Vítor M. says:

          Sim dizem o mesmo quando fazemos posts do Windows, do Linux… homem, é assim. Quando falámos de Android já há alguém a queixar-se que falamos mais em aplicações para Android do que para iPhone.. é complicado.

          Mas gerir milhares de visitantes por dia é assim, por isso defendemos a salutar troca de ideias e opiniões.

          Mas mesmo dentro da equipa temos discussões salutares sobre estes temas, uns são mais Android, outros não usam Windows, só Linux, outros só Mac… nem imaginas dentro da equipa por vezes as “guerras” que se travam. Mas isso é fenomenal, não imaginas o que eu já aprendi a ler o que o Rui Oliveira escreve sobre Linux, ou o que o Pedro Pinto escreve sobre Android.

          E eu uso um pouco do que me faz falta, ajudado por eles e ajudando-os.

          Funciona fantasticamente bem. 😀

          • Filipe says:

            Posso ser apenas eu,… mas acredito e respeito imenso a imparcialidade do pplware.

          • Tiago Dias says:

            @filipe

            x2

          • Tagus says:

            Eu vou-me queixar aqui Sr.Vitor, vcs mostram mais aplicações para android do que para iPhone, isso é super tendencioso… :S Onde é que está o livro de reclamações?? Não há? Vou chamar a Policia.
            Mas agora a sério, gostava que houvesse mais post’s de aplicações para o iPhone. 😀

        • Nuno says:

          Finalmente alguém que vê o que eu vejo!! Pah este artigo é mais uma prova disso!! Sem falar no de ontem do nexus com uma bonita imagem a dizer fail!! ridiculo!!

          Eu vinha ao pplware para ver analises de muitas coisas e confiava bastante nelas!! hoje em dia quando vejo algo da apple simplesmente não posso confiar!!

          mas o que mais me incomoda é a forma como atacas todos que dizem algo de mal e fundamentado contra a apple!!

          sabes o que a Apple fez pareceu me uma birra de crianças!!

          Eu digo que tu tens um defeito real, sem argumentos começa à porrada com os outros para dizer, eu tenho defeitos mas como sou maior e mais forte sou melhor que os outros!! E no fim lá mandou as capas como se não fosse algo essencial neste aparelho!!!

          • Vítor M. says:

            São os teus olhos. Não ataco, tenho uma opinião contrária a alguns, igual a outros… mas terá de ser assim.

            Era muito mais simples dizer sempre mal da Apple.

            Ficavas contente, e éramos para a maioria que não usa Apple imparciais sempre.

            Dizemos a verdade, mostramos os factos, mas como não tenho a mesma opinião que tu… pronto sou imparcial.

            Viva a carneirada.

            Enfim. É assim sempre, Quando escrevemos sobre Windows, os muitos utilizadores de Linux dizem que somos tendenciosos, quando escrevemos sobre Linux os utilizadores do Windows dizem que somos imparciais. Escrevemos sobre Android, alguém de queixa que deveríamos ter mais iPhone e Symbian se escrevemos sobre o Windows Mobile é porque temos ligações estreitas com a Microsoft e somos tendenciosos.

            Agora tomamos uma posição que entendemos ser a correcta e os sites (os grandes sites internacionais) pautam pela mesma medida… pimba somos tendenciosos para uns e agradamos a outros.

            😀

            Eu não venero Apple, detesto a arrogância do Steve… para mim o iPhone é o melhor, o iPad é fantástico, o novo iPhone é feio, mas muito fluído e com um sistema operativo graficamente elegante e muito funcional, (os minutos que o tive nas mãos, usando as técnicas que vi nos muitos exemplos, não perdeu nunca o sinal de rede).

            O Macbook Pro tem uma construção fenomenal, o sistema operativo não é tão interessante quanto o Windows 7, mas as ferramentas têm uma integração mais intima, tanto as nativas, como as de terceiros (têm mais oferta e mais qualidade, por exemplo o Movie maker vs o imovie).

            Estas são as minhas opiniões baseadas na minha experiência, e tu, que tens a dizer com base na tua experiência?

          • Nuno says:

            Queres que te diga o que sei com base na minha experiência?

            A nivel de SOs:

            como sou estudante e de engenharia electrotecnica o que mais se adequa a mim é sem duvida o linux, mas como nao dispenso um bom jogo de computador ando sempre com o windows 7 atrás. Quanto ao OSX com o contacto que tive e não foi pouco na minha area de estudo é desastroso!! Mas sem duvida para uma utilização sem programas especificos de muitas cadeiras, torna-se muito bom!

            quanto a smarthpones (ou que lhes quiserem chamar):

            Gosto muito do iphone a nivel de SO e da perfeição do conjunto SO+hardware, mas tambem sei ver que a nivel de colocação de hardware este iphone 4 é um FAIL, porque colocam a antena numa posição terrivel o que provoca todos os problemas!!

            O android e windows mobile, irão sofrer do que sofrem o linux e o windows 7!! É que são feitos para milhares de terminais e não para um hardware especifico, logo tornam-se menos fluidos, mas espeficicamente para mim o windows mobile continua a ser insubstituivel a nivel estudantil!!

          • Gilberto Pereira says:

            Olá Nuno, estive a ler as tuas opiniões e esbarrei aqui na tua experiência.

            Desculpa jovem mas que experiência tens tu, como mero estudante de engenharia electrónica, para criticares o site, este site que eu passei a valorizar muito mais depois de ver assuntos Apple com mais frequência, se pouco sabes do mundo Apple, se nunca mexeste num Nexus e sem teres qualquer experiência profissional usando estes dispositivos?

            Tu brincas com jogos no Windows e preferes Linux porque é geek e usas um dmsrtphone com android poque não compraste um iPhone.

            Enfim, este teu comentário foi revelador. 🙂

          • Tagus says:

            Só digo uma coisa sobre os haters… a grandeza faz confusão a muita gente (vejam o caso do Benfica xD), é verdade que tenho 1 iPhone, mas tb já tive um htc e já ofereci 1 android à namorada e tenho amigos com o desire e a unica coisa que posso dizer é que o iPhone de momento é de outro mundo caros colegas, não há como explicar. Contudo acho que a google com o android está a evoluir bastante, tendo evoluido mais nestes 2 ultimos anos do que a apple, mas tb n é dificil pq a google o que está a fazer é tentar melhorar o que a apple já fez, alterando algumas coisas. Pq vejamos as coisas como elas são e a verdade, o android é quase uma cópia do iPhone OS, certo? Mas, imitações de parte, acho que o android está no bom caminho e com as potencialidades que a google tem, pode vir a ultrapassar o iOS em termos de qualidade.

            Falam muito de fanboys da apple, o que eu posso dizer é que tenho 1 e não o troco por nada, por enquanto. E qto a defeitos, tem 1, APPLE é demasiado fechada.
            É este o maior defeito.

  10. Gerardo says:

    O iPhone é um sinal de ostentação, ponto. Uma vez um vendedor automóvel disse-me: Os Mercedes avariam tanto como os outros mas os donos dos Mercedes culpam tudo menos o carro (até se culpam a eles próprios) e ou donos dos outros culpam a marca. O iPhone é um telefone bastante caro para aquilo que faz (e para aquilo que não faz) mas tem um legião de fãs dispostos a enriquecer a marca. Nunca percebi como é que alguém, na altura em que o primeiro saiu, comprava um telefone que não deixava fazer 2 coisas ao mesmo tempo!!!?? Até os dos chineses davam. No entanto venderam-se como pãozinhos quentes. O iPhone pode ter todos os problemas do mundo, até pode explodir como alguém disse mas é o iPhone e além de fazer tudo o que os outros fazem serve para MOSTRAR… É como o meu sogro, tem um carro que não tem GPS, tem vidros manuais atrás, as molas do banco rangiam, mas é um AUDI !!!!

    • Edgar Clérigo says:

      “comprava um telefone que não deixava fazer 2 coisas ao mesmo tempo!!!?? Até os dos chineses davam”

      Adoro estas pessoas que falam sem perceberem nada do assunto ! LOL

      Caso não saibas rapaz, a unica coisa que o iOS 3.x nao fazia era permitir o multitasking com app’s sem ser da apple. Resumindo, eu tinha o mail sempre aberto, tinha o telemovel quase sempre a dar musica, e fazia o que tinha a fazer ao mesmo tempo !! Mas pronto nas cabeças de certas pessoas isso nao entra… E os outros telemóveis é que sao melhores e o android é que é bom porque não é da apple! E o nexus é que é bom, oh wait, foi descontinuado.

    • NF says:

      Espectacular… adorei este comentário. Principalmente nos carros, é uma grande verdade… há gajos que preferem um BMW ou Audi, com grande potência e cavalagem, mesmo que já tenha imensos Km / anos, do que um carro novo menos potente

      • Vítor M. says:

        Os carros, as televisões, agora até as máquinas de café, as roupas, os perfumes, as consolas, as pulseiras (da bacio, as Amore e Baci, Pandora),uiii é o que nos rodeia em termos materiais.

        Depois há o emocional e até as modas espirituais 😀

        • João says:

          ????
          Não percebi bem o porquê deste comentário mas …

          Os carros são uma boa comparação e referiam-se a uma crítica a quem compra e não ao dispositivo.

          Acabei de ver um indivíduo mal vestido e numa bicicleta de €20 cheia de ferrugem e a chiar com um iPhone nas mãos…

          Antigamente dizia-se ‘quem não pode não compra’

          Agora é mais do género ‘quem não pode paga às prestações e individa-se até estar com a água pelo nariz – desde que seja para mostrar’

          😉

    • Vítor M. says:

      Sim era um sinal de ostentação. Hoje é um equipamento mais barato que muitos Nokia, HTC, BlackBerry e afins…

      Mas concordo que muita gente adora meter aquilo na mesa do café com a maça virada para cima.

      É verdade e eu conheço alguns desses “artistas” que não sabem usar um iPhone.

      o iPhone vale a pena e é superior às outras marcas pelo conjunto de serviço, não somente se for usado como… telefone.

      Se usarmos o serviço de mail, a Internet, o iPod, a iTunes Store, principalmente a magnifica Apps Sote e eventualmente o Mobile Me… aí sim não há pai.

      E desafio qualquer um, podemos fazer uma meeting presencial para provarem que estou enganado.

      Fica o desafio e têm o meu mail para marcamos essa meeting.

      • Gerardo says:

        Eu vou lá com o meu Desire sem problema. Porque se usas google para tudo então ai não há pai. Gmail + Calendário + Contactos + Market + Internet.

        Tudo isto sem nenhum malware instalado no PC. Nunca ligo o telefone ao PC a não ser para carregar ou funcionar como uma pen

        É só dizeres onde e quando que eu vou a esse meeting

        • Vítor M. says:

          Hahaha tens de comparar para perceberes que estás completamente desalinhado.

          Não tens uma iTunes Store, não tens uma Apps Store com a qualidade que a da Apple tem, não tens aplicações desenhadas com a qualidade que podes comparar quando apresentamos a mesma para ambos os sistemas operativos, não tens serviços como o Mobile Me… não tens nada parecido.

          Nota-se que nunca viste o outro lado.

          Mas vamos marcar isso sim 😀 vou abrir um registo para uma meeting onde podemos discutir estes assuntos, cada um leva os seus equipamentos.

          • Gerardo says:

            Eu não perguntei se tinha ou não tinha. Eu disse que ia lá. Depois logo vemos… E eu uso o Android como ferramenta de trabalho pois sou administrador de sistemas as algumas PME’s. Por isso estou à vontade para fazer uma DEMO sem receber nada em troca 😉

          • Vítor M. says:

            Geraldo, está aceite a tua colaboração.

            Tens o meu mail?

            Aceitam-se posts originais de pessoas com experiência.

            Fico a aguardar notícias tuas.

            Assim é que a gente se entende 😀

          • Gerardo says:

            Não tenho o teu mail. Manda mail para mim (presumo que saibas o meu pelo registo no pplware) a dizer que tipo de colaboração queres.

            E pára de me chamar Geraldo, sempre que me respondes é com Geraldo. Está lá escrito GERARDO 😀

          • Vítor M. says:

            Raios… desculpa lá o lapso… são tantas coisas ao mesmo tempo que Gerardo foi interpretado como Geraldo. 😀

            Já te mando um mail.

          • killer says:

            Mas olha que essa ideia da “meeting” nem é má de todo, uma concentração de “pplwarianos” num almoço com uma bela churrascada num sitio agradável por ai quem sabe!
            Fica a ideia.

  11. elvis says:

    Problemas de recepção existem em todos os telemóveis e smartphones alguma vez inventados e os que ainda estão para ser.

    Mas claramente o iPhone sofre mais deste problema.

    Claro que o Steve Jobs adora fazer o seu “reality distortion field” para parecer algo que não é.
    Note-se que isto é um problema que não afecta todos, mas existe um claro defeito de design. Aquele pedaço de metal no lado esquerdo está mal posicionado.

    Ora o facto de andarem a dar os tais “bumpers” é admitir o problema por mais que a apple queira negar, e fizeram-no bem porque vai abafar, em certa medida, o problema.

    • afrsa says:

      Claro… ou agora a Apple ia-se dar ao trabalho de dar alguma coisa a alguém se não existisse problema algum?

      Eles são espertos… sabem para quem estão a falar… e qualquer coisa que ele diga, as pessoas engolem e siga! Realmente isto é fruto de muito trabalho, marketing, etc… nisso temos de dar valor. As pessoas comem das mãos deles, seja que porcaria for!

      • Vítor M. says:

        Só se fores tu, pois se o que compro, mesmo sendo Apple, Sony ou outra qualquer marca, não estiver em condições, mando-me logo ao arames, ou pensas que não?

        As pessoas só porque é Apple não reclamam queres ver?

        Então caro amigo. Desculpa lá mas tens de mudar de atitude, quem paga quer qualidade. E tu não é assim que reages quando compras algo que não está nas condições que deveria estar?

        Aposto que fazes o mesmo… não subestimes as pessoas só porque não tens a mesma opinião.

        • afrsa says:

          Vítor:

          Estás a falar de ti e de mim… eu estou a falar das massas! Há uma grande diferença… e tu sabes que há! 😉

          • Vítor M. says:

            Claro que há, mas acreditas que dos 3 milhões se o problema fosse extenso o povo não iria reclamar?

            Olha, repara:

            O jovem que me “emprestou” o iPhone dele por breves momentos, comprou-o na Inglaterra, esgotaram lá, achas que se o dele ou de um outro qualquer estivesse com problemas eles iriam ter um equipamento de 590 euros só para andar no bolso?

            Pensa. Não olhes para a parte dos ceguinhos que isso também os há no Android e não são poucos, pensa nas massas, em quem tem de trabalhar para ganhar dinheiro.

            Se o teu Android estiver com problemas o que é que tu fazes?

            Repara é tão simples quanto isso. Não vejas por outro prisma, se o meu iPhone der problemas eu quero que me resolvam o problema e não é com uma borracha…

          • afrsa says:

            O povo não reclamou?!

            Até o instituto de defesa do consumidor dos US esteve ao barulho nisto! Basta ler na net!

            Se tiveres problemas queres que te resolvam o problema? Só se o devolveres… doutra forma só com a borracha! Acho que isto ficou bem claro.

            A Apple não vai recolher todos os telefones.. isso era ir contra toda a contra-informação que eles criaram até agora.

            Não me intrepretes mal… eu quero a Apple forte porque assim o meu Android vai ser cada vez melhor… mas uma coisa é certa, a maioria dos consumidores da Apple são, por defeito, baixos a nível tecnológico… o mesmo acontece com os Windows users. E como quem não sabe é como quem não vê…

          • tide says:

            Como é??
            os utilizadores Apple são na sua esmagadora maioria criativos associados a artes gráficas ou tecnologias de comunicação/informação, acha que são pessoas por defeito baixos de nível tecnológico?

          • afrsa says:

            “os utilizadores Apple são na sua esmagadora maioria criativos associados a artes gráficas ou tecnologias de comunicação/informação, acha que são pessoas por defeito baixos de nível tecnológico?”

            Nesse bolo incluímos a maioria dos americanos que compraram o Iphone 4? Yeah… right!

  12. SonicReducer says:

    Isto vai ser bonito, a apple consegue por vendas a toda a gente e vender um produto que não sendo fabuloso, é muito bonito, e toda a gente quer, parabens apple.
    o que é certo é que aqui no trabalho alguns de nós fizemos o teste com um xperia x 10 um omnia lite e um nokia E71 e nada , nenhum perdeu sinais de rede, no omnia até tirei a tampa de trás e agarrei o telefone o mais escondido possivel , e nada nem um traço perdeu. eu levo a cerveja e as tiras de milho, este artigo vai ser um flame board fantástico 😛

    • Vítor M. says:

      Claro e eu fiz o teste com vários e não houve aquela queda acentuada. mas sabes porquê?

      Porque tenho excelente sinal UMTS e o factor atenuação não foi influenciador, dada a qualidade do sinal.

      Como já referi num comentários noutro post, já tive a oportunidade de fazer o teste num iPhone 4, de um conhecido, e não consegui que ele tivesse aquele comportamento que alguns conseguiram, no caso caiu um traço only!!!

      No meu iPhone 3GS já fiz o teste em vários locais distintos e já obtive vários cenários diferentes, nuns caiu mais do que um traço e noutros não se mexe.

      Espero que esta semana chegue o nosso iPhone 4 e depois voltamos ao assunto, agora com experiência própria.

      • Tiago Dias says:

        Confirmo os diferentes comportamentos em diferentes situações com um nokia E71. Em casa tive uma queda de 3/4 traços, no trabalho não caiu nem um! Em ambos os casos parti de sinal máximo (em traços).

        No iPhone 4 certamente se passa o mesmo..há provas disso espalhadas por diversos vídeos, só não vê quem não quer.. É certo que a nova antena pode ajudar à festa, mas não é assim tão crítico!

    • Rick says:

      E fizeste um teste com iPhone 4?
      Esse é que devias de testar.

  13. The STK says:

    Bom eu acho que realmente existe um erro de design que não se percebe, parece que fizeram o smartphone e nem o testaram… Em material de topo acho que este tipo de situações são um bocado difíceis de engulir.
    O iPhone 4 sem dúvida que é muito bonito e com qualidade e tudo seria facilmente resolvido com uma camada de verniz ou o uso de aluminio anodizado em vez de aço, uma vez que é realmente forte também e não conduz (podia ser só anodizado so do lado de fora para ter função de antena na mesma).
    Parece-me que era melhor do que andar a dar capas aos clientes, que piada tem comprar o bicho para depois andar todo tapado? A ideia do vidro altamente resistente é para não usar capas nenhumas 🙂
    E já agora, não reconheço problemas de rede ao agarrar o meu Nokia 5800, sempre com captação muito boa (não me parece falta de exactidão do algoritmo).

  14. jYkA says:

    Sou apreciador dos produtos da Apple, não sendo no entanto um macboy, mas uso e gosto.

    É verdade que os produtos tem por vezes um preço um pouco elevado, no entanto a qualidade é normalmente equivalente (na minha opinião)

    Já experimentei o iphone (no entanto não era meu) e achei engraçado, mas engraçado é uma coisa e util outra. Util no binomio utilidade/preço.

    Em portugal a utilização equivalente ao preço está morta à nascença uma vez que é quase “pornografico” o uso de internet no telemovel. Lá está de um telemovel!!

    O preço do iphone está extremamente exagerado o que torna todos os outros produtos apple a preço da chuva!

    Quanto ao assunto do post, acho que é um problema grave quer seja no iphone quer cheja num qualquer clonephone chinaphone aquilo que lhe queiram chamar, qualquer que seja o preço do equipamento. Se o consumidor adquiriu e não funciona tem direito a ser reembolsado.

    O maior problema não é o iphone estar na situação de incorrecto funcionamento, mas sim os contratos com as operadoras que os consumidores assinam. Para se ter um iphone ligado a uma operadora os contratos são brutais e alem disso são “praticamente” inanulaveis e o consumidor tem de arcar com as mensalidades com um equipamento mal concebido.

    Já perguntaram à AT&T o que está a pensar fazer com os contratos de comunicações que envolvem iphones4???

    Quem vendeu o produto? At&t
    Quem concebeu? Apple

    Então reclamem à At&t e a At&t que reclame à Apple!!!

    Acho que a responsabilidade da At&t está a ser esquecida neste processo, não?

    Quanto ganhou a At&t no ultimo mês à conta do iphone4?

  15. Luís Nabais says:

    Só tenho uma pergunta a fazer, para os fanboys e para os haters: Porque se dão ao trabalho de atacar/defender tanto o iPhone 4 ou outro produto qualquer de uma companhia? Como se ganhassem alguma coisa com isso…

    Isto é simples, quem quiser compra, quem não quer, não compra. Quem estiver na dúvida, pode comprar, tem 30 dias para devolver se estiverem insatisfeitos, ou com algum problema, seja de antena ou outra coisa qualquer.

    Não compliquem o que é simples.

    Agora um conselho: Se não estiverem a trabalhar, vão à praia, bebam umas jolas, levem as miudas ou engatem algumas, que a vida não é IT.

    Abraços

  16. Frigo says:

    O iPhone é o melhor smartphone actual, olhando a tudo, principalmente app store, ponto!!!

    Das duas uma, ou os fanboys são mesmo estúpidos e ceguinhos ou não percebem. Alguma coisa está ali mal, seja em 0.55% seja em 00.055% seja em todos, não sei, mas para A APPLE fazer uma conferência de imprensa para dizer o que disse (já nem falo em algumas frases do Jobs a dizer que não são perfeitos) é porque existe qualquer coisa. E os bumpers é a cereja no topo do bolo. Ora, o iPhone e tal é igual aos outros na perda de rede… é de agarrar atenua e tal. ENTÃO para que raio é o bumper? porque raio melhora a recepção? Colocar mais 2 ou 3 mm de borracha ainda deveria ser mais uma camada a bloquear sinal….a não seu que a parte do “ser de borracha e fazer isolamento ao contacto das duas antenas”….pois

    é que tanto os hatters andaram a inflacionar o hype do problema (que não é nada de mais) como a Apple inflacionou o hype do “tds têm o mesmo problema” para desviar atenções ao problema/falta dele de fazer ligação entre as duas antenas…

  17. Bruno Silva says:

    Estive até à dias a equacionar a troca do meu tlm actual (iphone 3G) em relação ao iPhone4G. no entantno apesar de ja ter tentado adquirir o telefone estava a ter algumas dificuldades e resolvi esperar ate ele sair cá em PT.

    No entanto já não o irei adquirir simplesmente por achar que a Apple procedeu mal, bastante mal até ao lidar com este caso da rede. Pelos reviews q tenho visto este caso não é um caso isolado, acontece mesmo e a Apple teve mais que tempo para descobrir esta situação.

    Este é um erro (sim ele existe não venham dizer que é invenção de um “grupo” ou de “um site” tal como o Jobs disse na Press conference) simplesmente estupido de design.

    Vejo aqui milhoes de comentarios mas digam-me uma coisa quantos de vos atendem o tlm so com a mão direita? eu por acaso tenho o habito de atender com a mão esquerda, muitas vezes porque vou a conduzir enqnto o atendo.

    Ir dar 600 ou 700€ (visto ainda n se saber o preço a q ele vai ca sair) por um tlm em q tenho de ter cuidado ao atender chamadas ou então 600 ou 700€ por um tlm que tenho de usar uma borracha para que isto não possa acontecer? Não, simplesmente não me entra na cabeça.

    Decidi optar por um Android, um Galaxy S, que custa exactamente menos 200€ que um iphone4.

    Tenho noção que o iphone pode ter vantagens, mas ao contrario do que foi referido aqui em muitos comentarios, as unicas vantagens que vejo no software do iphone é a quantidade de apps na appstore que é claramente superior, no entanto o android market ta a crescer.

    Não me venham com a treta do mail e do browser, pa.. esqueçam la isso, o mail e o browser é exactamente igual nas duas plataformas. (no android penso que existe flash no entanto, pode n ser uma vantagem concordo pois o flash vai morrer, pelo menos IMO, mas também não é uma desvantagem)

    Em relação a suporte o android tem uma comunidade activa por tras dele, quase maior que a comunidade de JailBreak do iphone o que para mim leva-me a crer a nivel de comunidade vai crescer mto mais que o iphone ao longo do tempo.

    O Steve Jobs procedeu mal no caso antennagate, deveria permitir a recolha e substituição por outro modelo q n tenha falhas a quem assim o desejasse, ate podia ser q 0.5% dessas pessoas e q kisessem devolver, no entanto era uma opcao q estava la, so lhes ficava bem. para uma marca que tanto preza a satisfação dos clientes… bem… falharam IMO

  18. Nilton says:

    Esqueceram-se de referir que a estatística dos 0.55% de queixas, é um numero significativo, isso se estivermos a contar com a chamada de todos os que compraram o telefone até à data da conferencia.

    Vou esperar mais um bocado até trocar o meu antigo iphone pelo novo..

  19. César says:

    Eu não tenho um smartphone, tenho um telemovel normal o w910 da Sony Ericsson, e não acontece nada daquilo,eu agarro o com as duas mãos e não perde sinal, isto só acontece com os smartphones, não faz sentido. Porque é que eu hei de acreditar nestes testes, eles fazem o que quiserem nos testes, eles podem fazer estes testes para os favorecer. Testes válidos tem de ser feitos por entidades independentes.

    Porque raio é que ele diz que isto acontece nos smartphones, toda a gente tem um smartphone???
    Isto só acontece nos smartphones???

    Não faz sentido.

  20. RCS says:

    Isto é o retalho de ideias. A Apple vende-as, o pplware revende.

  21. op says:

    fazer chamadas para que , neste pais onde se ganha tao bem, quem tem o 3gs o melhor e comprar o 4 e se sair outro comprar -lo e sempre andar 😉

  22. Vasco says:

    Excelente artigo. Só falta o banned vídeo do iPhone 4 🙂

  23. Alexandre Pinto says:

    Eu acho fantástico como a maneira como as coisas são ditas podem mudar a capacidade de percepção das pessoas.

    Até agora era o smartphone perfeito. Não havia falhas! Flash nao é preciso, videochamada ninguem usa etc etc. Agora o jobs veio dizer que não existem marcas perfeitas, e toda a gente muda logo de opinião e diz que é verdade!

    Depois a falta de elegância por parte da Apple que em vez de se defender a si própria não. Ataca a concorrência. É mais facil! Não digo que está a dizer asneiras. Não está, mas quando um produto atinge um estatuto tão alto, colocando-se ao mesmo nível da concorrência assumindo que tem os mesmos problemas, está a perder o mérito que tinha.

    Depois, algo que me espanta que ainda não tenha sido falado aqui, é lavagem cerebral que esta empresa consegue fazer usando os métodos mais baixos.

    Apple Censors Discussions On Negative Consumer Reports’ iPhone 4 Test
    http://gizmodo.com/5585686/apple-censors-threads-on-negative-consumer-reports-iphone-4-test

    Depois existe a forma como se dizem as coisas. “APENAS” 0.55% dos clientes se queixaram… Pois mas pelas minhas contas são mais de 16.000 queixas! Não me parecem assim tão poucas!

    Contudo e para esclarecer a minha opinião, eu acredito na qualidade do iPhone e que este AntennaGate seja apenas birra de muita gente. No entanto acho inaceitável a censura, a manipulação de números, de ideias e o jogo do empurra que a Apple faz.

    Relativamente ao artigo. Era o que se esperava. Uma cobertura ao conferencia do steve jobs, uns videos ou outros a demonstrarem que o homem tem razao e uns videos a mostrar que a concorrência nao tem razao.

    Eu tenho um video a agarrar no meu HTC com as duas mãos e com muita força e nao perco a rede. Se quiserem eu meto no youtube e vocês complementam o artigo! 🙂

    • Pedro Alves says:

      Sem duvida! se quiserem tambem posso demonstrar o meu HTC diamond 2

    • a Friend® says:

      Faz o teste nas circunstancias em que aconteceu o problema no iPhone 4 e nos outros.

      Com a rede no máximo, tal como foi falado, nenhum deles apresentou problemas.

      Se tiverem entre os -85dBm, aí sim… faz o teste.
      Leiam o artigo todo e percebam o que está escrito.

      Se o teu HTC ou alguém que tenha um iPhone 4(como os videos que foram exemplificados) tiver com boa recepção, na ordem dos -60..-70bBm bem que o podem apertar que nada acontece.

      • mmick says:

        O iPhone 4 se o apertares baixa a velocidade de internet para niveis de GPRS ou 3G 384kbps, se nao perder o sinal. Se pegares no teu 3GS/3G vais ver que tal nao acontece.

        Mas defende para aí à vontade, se comprares um o dinheiro é teu e por isso até podes andar a fazer publicidade aos saltos lol

        A verdade é que por muito que os fans-de-olhos-fechados neguem as evidencias estao aí. Nao é por negarem que os factos mudam.

      • Alexandre Pinto says:

        O meu comentário foi muito mais além que isso e se lesses bem irias reparar que eu disse que acreditava que este problema no iphone era mais fogo de vista que o resto.

        “Contudo e para esclarecer a minha opinião, eu acredito na qualidade do iPhone e que este AntennaGate seja apenas birra de muita gente…”

        A minha deixa final foi apenas relativa ao artigo. Podiam ser mais imparciais. Da mesma forma que existem muitas evidencias que não existe nada, existem muitos também que confirmam. E não vejo razão para uns serem levados em conta e outros não…

        • a Friend® says:

          “Quanto a nós só nos resta aguardar para o ter nas mãos para fazer a analise sem claro deixar passar ao lado uns testes e comparativos com outros smartphones e saber ao certo em que circunstancias o problema se verifica, se nas nossas redes é evidente, se ele perde rede em UMTS e GSM, se é simplesmente ao pegar ou ao tocar apenas no canto inferior esquerdo.

          Até lá, só nos resta deixar-vos com todos os factos que pudemos acumular, tornando o assunto claro, explicado de forma transparente, para que haja uma correcta interpretação dos acontecimentos.”

          Será que só eu vejo isto no final do artigo? 😉

          • Alexandre Pinto says:

            Ok, nao percebeste o que disse. Foi dito que a RIM e a HTC se pronunciaram sobre o assunto. E foram deixados logo dois videos que tal como os da apple foram gravados nao sei por quem, com que intençoes etc.

            O que quis dizer foi que esses videos para mim têm tanto significado como um video meu a mostrar que o meu nao tem problemas de rede.

            Eu sei que a HTC confirmou, sim senhora, mas o quer me interessa a mim é a minha experiência pessoal e a mim por várias vezes que fiz o teste no máximo baixa um pau.

            Da mesma forma que mostraram o video da senhora a dizer que com o dela estava tudo bem, eu tb posso fazer o mesmo com o meu HTC!

            Para que fique esclarecido, o que me provoca confusão nao são os eventuais problemas do iPhone. É o resto que anda á volta. É o marketing sensasionalista, são as politicas da apple… Disso é que não gosto.

            E por falar nisso, gostava de te ouvir pronunciar sobre os eventuais casos de censura nos foruns da apple. Ainda não te ouvi falar nisso… Deixa-me adivinhar, não tens dados ainda suficientes para te pronunciares! Ou então não passa tudo de uma invenção. Melhor, retiraram os posts porque estavam incorrectos e era para não induzir as pessoas em erro! Alguma desculpa terá de ser. 😉

          • a Friend® says:

            @Alexandre Pinto

            Por acaso prenunciei-me desse caso, e sim tenho conhecimento.

            Quando a Consumers Report avaliou o iPhone pela quinta fez, e encontrou problemas, disse que era melhor pediram à Apple capas, e desde ai foi pessoal todo a comentar isso nos forums da Apple, a torto e a direito, uns provavelmente porque tinham problemas, outros porque se calhar não os tinham mas queriam capas na mesma, e o que a Apple fez foi fechar esses topicos apenas.

            A resposta que eles tanto queriam, foi dada na “press conference” … ou seja, não foram abafados, tiveram foi a resposta que queriam de outra forma. A Apple não ia fazer uma press conference no Forum…

            Como é sabiado, GRANDE PARTE dos possuidores de iPhone e iPod Touch usam capas… agora imagina a quantidade de pessoas que não se irá aproveitar, ao saber que eles as estão a oferecer…

  24. Fantástico como os posts sobre Apple, seja aqui seja em qualquer outro blog de tecnologia mundialmente famoso (engadget, lifehacker, gizmodo) têm sempre um número de comentários record.

    Isto prova que a Apple chegou ao ponto em que não precisa de publicitar produtos novos, basta anuncia-los, os Fanboys tratam to resto, mas o interessante é que se calhar são mais os haters e os “anti-Apple” que impulsionam as discussões e fazem chegar esse novo produto aos seus amigos e colegas.

    É genial este modo de marketing! Se pensarmos um bocado nisto é um conceito muito simples! A polémica vende, mas vende maravilhosamente bem.

    Não interessa se se fala bem ou mal, o que interessa é que se fale. Os haters, esses nunca serão clientes da Apple, mas são os seus maiores aliados no que toca a publicidade! Assim estes acabam por fomentar discussões que levam a que os fanboys enumerem certos aspectos que um possível cliente ache positivos. E voilá, mais um cliente e um futuro fanboy.

    É simplesmente genial a fase tecnológica pela qual estamos a passar actualmente. A palavra “Apple” está na boca do mundo.

    PS – Tenho um HTC Diamond, não caem chamadas nem perde rede, mas passados 20min à conversa tenho a mão a arder. Não há equipamentos perfeitos.
    Além disso, não sou fanboy nem hater, hoje tenho um HTC, amanhã posso ter um iPhone. Eu compro aquilo que mais me rentabiliza o investimento.

  25. Gbush says:

    tanta gente a falar mal do iphone 4…incrivel…99% quase nunca tocou num iphone a so sabe falar mal dele!
    como não tem um limitam-se a criticar devido á raiva de n poderem ter…

    “quem desdenha quer comprar”…é um ditado muito antigo e a grande parte do pessoal que o critica so nao o compra porque nao tem dinheiro para tal…

    realmente os artigos da apple no pplware sao tendenciosos mas nao o sao por parte de quem os faz…sao no por parte dos que crticam a apple

    • Vasco says:

      Caro Gbush,
      estamos perante um facto óbvio. A Apple rebentou com a música e agora indústria/computação móvel. Há empresas (Nokia, Microsft) que ainda andam à procura “da vida de Brian” para tentar perceber o que se passou desde a introdução do iPhone em 2007.

      Grande parte das críticas é de jovens que ou não percebem nada da temática, ou criticam por criticar ou acreditam em algo que não existe e têm dificuldades em aceitar (que o que existe não devia existir!).

      O momento actual da Apple não passa despercebido a ninguém. É uma empresa de referência, viva, de paixões e coloca produtos simplesmente fabulásticos nas mãos dos consumidores.

    • afrsa says:

      Não poderem ter porquê? Não percebo este argumento… agora é sempre isto… criticam porque não podem ter… enfim! Esse argumento não é válido!

      Eu posso ter e não comprei! Muitos mais vão dizer o mesmo!

      Quando saiu o Desire, esgotou em todo o lado! Lojas, net, dentro e fora do país! O telefone custa 500€… será que toda a gente estava rica há 2 meses atrás?

      É uma questão de gostos… quem gosta compra!

      Existem muitos comentários, porque torna-se por vezes incrível ver gente constantemente a viver em negação!

      Se a google me dissesse que o meu telefone perde rede porque eu seguro mal o telefone, mandava a Google à fava… coisa que vejo aqui muita gente a não fazer ao Steve… enfim!

      Nem vou discutir mais isto… os comentários estão aqui, as informações estão na net… só não vê quem não quer!

      Cumps 😉

    • Pedro Alves says:

      Quando comprei o meu diamond 2 o iphone já se comprava ao desbarato! 600€ de telemovel… diamond 2!

  26. Rui 'ALL' Sousa says:

    Qt à Apple: Tenho um 3Gs e nunca perdi uma única chamada, sou um cliente satisfeito? Sou.
    Qt ao iPhone4: Ele ainda n esta cá e já anda tudo a stressar por uns vídeos q viram na net.

    P.S.
    1) Estou a ver os meios de comunicação social que gozaram com a perda de rede do iP4 agora a gozar com as outras marcas, não vai acontecer, pq, pq nenhuma marca vende 3 milhões em 3 semanas…
    2) É curioso como varias pessoas que aqui comentam só por alguém ter um produto da Apple é logo rotulado de Fanboy.
    3) Face ao numero de dispositivos vendidos em contraste com o numero deles devolvidos a única conclusão que chego é, os consumidores estão contentes com o seu novo dispositivo, contudo há quem prefira pensar “N devolvem n é por n estarem satisfeitos, é pq n são exigentes e pq são pouco inteligentes e pq se compraram um produto da apple é pq são fanboy’s!” Este tipo de afirmações faz sentido para alguem, seriously?

  27. johnito says:

    Alguns têm criticado o “pplware” e não só este artigo, eu penso que o “pplware” já atingiu um estatuto em que os que escrevem nele (e muito bem) não passam de opiniões dos proprios e nada mais, e atenção que não tenho procuração do Vitor para o defender 🙂
    Quanto ao artigo o que fica mal é a Apple tentar diser que não existe problema nenhum (já sei que vão dizer não) porque como os outros tb têm o mesmo problema deixa de o ser.
    No entanto confesso que apesar de tudo gostava de ter um Iphone 4, nem que o trocasse passado um mês. Ah, neste momento tenho um HTC Tattoo e não quero outro.

    • Vítor M. says:

      Sabes que o melhor telefone é aquele que nos serve. Acho que se estás bem servido, para quê trocar?

      Essa é a atitude correcta. Depois em relação aos artigos, não são só opiniões pessoais, embora cada uma das pessoas são especializadas em determinada área. Nenhum de nós é jornalista, uns são engenheiros, outros técnicos, outros formadores, outros programadores, psicólogos, estudantes, etc. etc. etc.

      Mas estamos sem compromissos e apresentamos factos sustentados. Isso incomoda alguns mas na verdade atrai cada vez mais utilizadores do mundo web.

      Esse é o nosso objectivo :d servir bem.

  28. Luís Nabais says:

    Toda a gente sabe que carros italianos (FIAT, Alfa Romeo, entre outros), ainda hoje são carros propícios a problemas eléctricos desde cedo. Isso impediu até hoje alguém de os comprar? Quem quer comprar compra na mesma, seja porque simplesmente é apaixonado pelo carro ou por outro motivo qualquer.

    Há que respeitar os gostos e vontades de cada um. Cada um faz e decide o que quer. Se todos comprássemos e fizéssemos tudo da mesma maneira, o mundo era todo igual, todo da mesma cor, etc etc.

  29. B80 says:

    Sejam a favor, contra ou neutros na guerra contra a apple dêem uma olhadela neste video para sorrir um bocado.:D https://www.youtube.com/watch?v=gY5H7WoK0PM&feature=player_embedded 😀

  30. Sevy says:

    Polémicas aparte permitam-me um pedido ao pplware:
    Façam um comparativo de tarifários com outros países da europa q na maioria das vezes oferece ou quase oferece equipamentos de topo e nós por cá continuamos a ser roubados. O o iphone é um bom exemplo preço razoável é verdade mas não é cá.

    • Vítor M. says:

      Olha muito bem sugerido.

      Obrigado por esta excelente sugestão para um post.

    • Tiago Dias says:

      Também gostava de ver essa informação num post aqui..

      Devia era ser feito um abaixo assinado, uma petição, qualquer coisa que pudesse pressionar os senhores das operadoras.. O preço dos aparelhos já é um absurdo, mas 60 € de mensalidade para poder ter o telefone? Ridículo!

  31. Pedro Alves says:

    aqui está a resposta da samsung…

  32. dedro says:

    Gostava só de deixar aqui uma nota para os de “língua afiada” de ambos os lados da “barricada”.

    Os que dizem já terem feito o teste com o seu telemóvel – não importa a marca – e que não perderam nenhuma barra, é porque não sabem em que condições foram feitos os testes, e não prestaram atenção ao que foi dito na conferência de imprensa, ou nem sequer a viram.
    Agora para os menos atentos… Ora o Sr. “Dr. Eng.” Steve Jobs referiu na conferência de imprensa que os testes foram todos feitos no mesmo local e que no local o sinal era algo “instável/fraca qualidade”.
    Eu não sou fanboy nem hater, mas como consumidor de técnologia tive curiosidade em testar o meu Samsung Omnia II. E na realidade, como dentro de minha casa a rede da TMN não é constante, depois de o agarrar com as duas mãos o sinal baixou das 4 barras (máximo) para 1 barra.

    Ora ninguém agarra um telemóvel com as duas mãos para fazer/receber uma chamada. Mas serviu para mostrar que a concorrência também sobre do “mesmo mal”. Quem critica a Apple/Steve Jobs, esquecem-se que eles estão nos EUA, onde falar mal da concorrência na sua publicidade era até à bem pouco tempo aceitável. Não sei se ainda continuam com essa permissa mas até acho engraçado pois acabam por reforçar os defeitos que os outros tendem a atenuar.

    Para os fans do iPhone, ter um peça de alta tecnologia e não o poder usar sem ser com cuidado… ou com uma “capa”, nem todos têm “estomago” para aceitar pagar a pequena fortuna que o iphone (e outros aparelhos de qualquer outra marca) custa. O iPhone é bonito e tem um serviço por trás que ainda não tem concorrência, mas esta “falha de concepção não é admissivel.
    Como nota final, espero que a apple consiga resolver este “grande” problema que só afecta 0,55% dos clientes que reclamaram (usando as contas dum forista, 16.000 clientes num universo, actual de 3.000.000).

    (GENERAL SARCASTIC MODE OFF) LOL 😀
    Eu divirto-me tanto ler este comentários de guerrinhas… mas só as compra quem as quer. Pena é haver muita gente a falar do que não sabe,… ou acha saber.
    Continuem os bons artigos que povoam o pplware, e que claramente refletem a perferência e o gosto de quem os escreve, mas só nos cabe a nós saber filtrar a informação que nos interessa e, com base no nosso conhecimento, saber se o que lemos é nos útil ou verdadeiro o que afirmam. 😀 Keep up with the good work, pplware forever! 😀

    • dedro says:

      Já agora, e num tom sarcastico,… Acho que há poucos artigos sobre ZX Spectrum (BASIC) no fórum… últimamente é só Apple e Android e Windows…. LOL.

      • a Friend® says:

        lol.. mas é mesmo verdade.

        O Droid X está a ter problemas com o visor os mesmos meninos que atacam a Apple não comentam. Se fossem imparciais como dizem, viriam aqui dizer agora:

        “Então pplware, não falam disso?”

        É engraçado que exigem sempre imparcialidade ao pplware quando eles mesmo não são. Para eles ser imparcial, é apenas quando se fala bem daquilo que eles querem ouvir. 😆

        E engraçado no meio disto tudo é dizerem-se possuídores de Android, e lá nem comentam quase nada(que ultimamente tem saído grandes artigos)… chegam a comentar mais aqui nos artigos Apple. São estas contradições que não percebo…ou se calhar até percebo 😛

        • São uns invejosos. lol Também acho graça a esse pessoal.

        • RCS says:

          É muito mais provável encontrares alguém a negar os problemas que surjam nalgum produto na apple do que num outro produto qualquer. Já assim é aos anos. É sinal de que gostam mesmo dos produtos da marca. Mas é sinal também de algum “nacionalismo” em relação à marca.
          O iphone4 perde mais sinal do que os concorrentes e não consigo encontrar ninguém aguerrido da marca que admita isto.
          A diferença de perda de sinal pode não ser muito significativa em relação à concorrência, mas ela está lá, e é culpa de mau design. Se aquela zona da antena levasse algum coating já nada disto tinha acontecido.
          Outras desvantagens deste design do iphone4 é a fragilidade.
          Isto são desvantagens que convém serem tomadas em conta na escolha dum dispositivo deste preço. Até pode trazer muitas vantagens que compensem isto, mas não vamos ignorar os defeitos só por gostar muito do aparelho ou da marca.

        • afrsa says:

          Problemas com o visor?!

          Claramente é o pessoal que está a segurar no telefone de uma maneira errada!

          😀

        • The Duke says:

          E o Droid X vende-se cá em Portugal? E custa 700€? É o único telemóvel da Motorola? A motorola já veio acusar as outras marcas de também terem ecrãs de porcaria?

          Não me parece…

          • a Friend® says:

            Não te parece?

            Antes da Apple fazer a conferência de imprensa, tanto a Nokia como a Motorola andavam a “trollar” a Apple com anuncios.

            http://www.znews24.com/motorola-droid-x-teases-apple-iphone-4-after-nokia.html

            E alias, se as pessoas que gostam de Motorola soubesse onde rondam os niveis de “SAR” deles… estavam bem caladinhas 😉

            Infelizmente isso ainda só é obrigatório ser escrito nos manuais… e bem a pequeno.

          • The Duke says:

            SAR, nos Motorola e nos Sony-Ericsson. Na Proteste, era sempre os valores mais altos.

            Anuncios é um meio publicitário. Não é uma conferência de imprensa para explicar desaires.

            Estão a imaginar a BP a criticar a Exxon-Mobil, e as outras petrolíferas pelo derrame no Golfo do México?

      • dedro says:

        ups… também cometi uma gafe (se for só uma já estou safo.)
        … ora bolas também pensava que era perfeito e não sou. 🙁
        Em ambos os comentários usei a palavra sarcástico e a palavra que deveria ter usado era herónico.
        Peço desculpa, mas não sou perfeito e quem já frequenta o pplware sabe que também há por aí muitos bloguistas que também cometem gafes, eu poderia enumerar uns quantos e mostrar que eles também cometem gafes – estilo steve jobs – mas cá não é permitido falar mal da concorrência. LOL 😀
        Vou preciso é que me enviem o vosso e-mail para vos mandar um “gafe-bumper” totalmente GRÁTIS para o vosso e-mail. 😉

  33. lmx says:

    boas..
    será que o meu nokia e71 gray steel por ser metalico tem este stress???
    epa adoro este tm e agora?alguém confirma ou desmente?!

    cmps

    • The Duke says:

      Tem. Se tapares a base com as duas mãos perde sinal, e às vezes a chamada cai. Mas eese problema está nos fóruns da Nokia, e já foi mais do que martelado…O E72 já não sofre disso. A nokia já tem uma data de dispositivos com dupla antena.

      • Vasco says:

        Will it Blend ? – talvez seja uma boa ideia pedir um teste ao Doutor. :p O Nokia E71 funciona na perfeição!, deixa-te de medos :)… btw a Nokia anda à procura de CEO… será das antenas dos Nokias?

        Abraços

  34. Bruno Filipe says:

    Quanto a esta conferência e agora que já vi bem o video da conferência (primeira parte apenas)…

    O jobs queixa-se de que não são perfeitos e que os outros têm os mesmos problemas:
    Tal como foi dito, desculpar um erro com o erro dos outros não retira o facto de terem errado, e culpabilizar a concorrência para dispersar culpa não é aceitavel.
    Comparar com outros modelos da concorrência como ataque pessoal e com modelos possivelmente escolhidos a dedo para demonstrar que o outro também errou é igualmente errado tal como o efeito de fazer descer as barras sem fazer os testes durante uma chamada de teste (em que iphones 4 que não perdem barras deixam cair a chamada ou ficam imperceptiveis).

    Desculpar-se que a imprensa os ataca:
    Correcto e completamente de acordo, no entanto dá jeito ter a imprensa a babar-se e a gerar o hype quando surge rumores sobre lançamentos, ai já sabe bem e não há nada a apontar à imprensa.

    gastaram 100 milhões a desenvolver a antena:
    Deu barraca e comparado com o lucro que a venda dos 3 milhões vendidos até agora…

    São só 0.55% dos afectados
    Que se queixaram, há os que culpam a at&t ou que não reclamam, ainda assim representa como já foi dito mais de 16000 clientes. Estatisticamente é pouco, facto. mas nem tudo é estatistica.A estatistica servir de barricada é questionavel.

    Não temos um problema, mas como boa fé vamos dar bumpers:
    e la se vai o design fantastico que fica escondido pela capa barata.
    Um equipamento de luxo com uma solução de remendo.
    E provavelmente não vai ser feito nada para resolver o problema a curto / medio prazo, remendam com bumper para calar o freguês.

    Não duvido que seja um optimo ipodtouch ham… iphone digo…
    Agora fora de brincadeiras, eu por muito que goste de uma marca ou de um equipamento, se tem problema, é um problema, como cliente eu ficaria fulo.
    Por alguma razão continua a vender que nem pão quente e mesmo com esta areia nos olhos tudo confia cegamente, mas digam lá se o que apontei da conferência está correcto, para mim não.

  35. João Antunes says:

    Eu também defenderia com unhas e dentes se tivessem gasto quase 1000€ por algo que não é nada perfeito e com falhas.

    Além de que, depois de ter gasto esse dinheiro, o fiel depositário ao qual eu paguei o dinheiro viesse dizer que não são aparelhos perfeitos (para o preço deviam ser) e que vão oferecer uma capinha ROTFL.

    O Mundo está perdido…e o consumidor doido.

  36. Marco Magalhães says:

    @a Friend® says:
    20 de Julho de 2010 at 1:15 pm

    Pois, este clube então é perfeito:

    “Se se preocupam com aquilo que os outros têm, é sinal que aquilo que os outros têm é mais interessante que aquilo que vocês têm”

    ——————-

    Como não deu para responder logo ali, respondo mais aqui em baixo. Sim, tens toda a razão, aquilo que os outros têm é mais interessante, ainda estou no S60v2. Se aquele tem um android e eu gostava de ter um? Óbvio! Se tu tens um iOS e eu gostava de ter um? Óbvio! A melhor notícia? Amanhã chega o meu Galaxy S, depois trocamos de posições. 😉

    • a Friend® says:

      @Marco Magalhães

      Galaxy S… boa compra. Foi dos Androids que mexi até hoje que mais me agradou em termos de desempenho e design(do aparelho) e tem outra coisa excelente, a espessura. 😉

      • João Antunes says:

        Estou a ponderar esse mesmo, comparar a qualidade do ecrã desse com o da grande maioria (senão todos).

        Os defeitos são:
        – Não tem flash
        – A camera de frente para o utilizador é mto fraca.

        A única coisa que me põe atrás na compra para já, é um Bug no GPS em alguns, será de software, ninguém sabe muito bem. E também no acesso a um tipo de memória que dizem em alguns casos ser lento.

        Vou aguardar que testem com o 2.2 Froyo para avançar.

        Mas pelo preço é um bestbuy este telemóvel.

        • The Duke says:

          Neste momento, não sei se Android valerá a pena, ainda está muito verde. No outro dia, estive a mexer num HTC Desire, bem porreiro, um ecrã impressionante, e a personalização da HTC é porreira, mas o tele não traz muitas inovações, o menu é muito atabalhoado, tudo no mesmo saco…E em termos de software, facilidade de instalar programas, editar docs., o GPS, os Nokia estão a anos-luz.

          Com o meu E72, ligo ao PC, Ovi suite, enorme qtd de jogos, programas, mapas para o GPS (navegação de borla, já com pontos de interesse, não é necessário andar aí a instalar software de farmácias), actualizo o firmware em três tempos, muito simples, até para o mais leigo.

          • RCS says:

            Há vários telemóveis com android que já trazem software de GPS incluido.
            Em relação à facilidade de instalar software o android dá 15-0 à Nokia. Nem precisas de ligar o tlm ao PC. É só ires a appbrain.com e carregares lá no botão de instalar e vais ver ao telefone e o programa já lá está instalado. Queres melhor do que isto?

          • The Duke says:

            lol.

            E para que já cancelou a conta no Google?

            GPS guiado por voz? de borla? Com 154 países? Sem acesso à web?

            Tens a certeza que é melhor que a Ovi Suite?

          • João Antunes says:

            Sinceramente acho que estás enganado, a Nokia precisas de andar a ligar cabos.

            Eu sempre tive Nokia, se há coisa que Nokia é má é a nível de software externo e isntalações e diferenciações.

            A Nokia é um telemóvel mesmo apenas telemóvel muito fiável e prático.
            Como GPS e resto de aplicações, é muito fraco e não me apetece instalar bloatware como OVI ou lá que é, ainda uso o PC SUITE mas apenas para fazer backups e recolha de contactos novos.

            Android é o futuro e nisso podes estar seguro. Existe uma comunidade a codar em Android, mesmo tugas. Não tens nada disso para Nokia.

            Cumpts

          • The Duke says:

            Se ainda usas o PCSuite, nem sabes do que estou a falar. 1º experimenta.

          • Tiago Dias says:

            @ The Duke

            Concordo em relação ai GPS e navegação grátis com o OVI maps..está bastante bom! Melhor do que estava à espera.

            Quanto a apps e jogos na ovi store…já não concordo.. A ovi store é um bocadinho fraquinha…há muito pouco que se aproveite…ou então eu é que não sei procurar…

      • Luís Nabais says:

        Ora aqui está outra curiosidade.

        Descobriu-se que o Samsung Galaxy S também sofre de problemas de recepção, idênticos aos do iPhone.

        http://www.gsmdome.com/samsung/samsung-galaxy-s-signal-reception-issues-spotted-similar-to-iphone-4-ones-video_17226

        http://www.fonearena.com/blog/20047/samsung-galaxy-s-facing-reception-issues.html

        Que acham do pplware criar um tópico exactamente igual a este sobre esse assunto, para o resto do pessoal poder dizer mal só por dizer, tal como neste do iPhone 4, quando a percentagem de users com problemas é a menor de sempre?

  37. RFerreira says:

    Viva,

    Alguem sabe se o Samsung Wave tens destes problemas?

  38. Jorge MartinsSN, mesmo via says:

    Só sei que o meu “reles”, “feio”, “mal-amanhado” (características que qualquer applefan, diria dele, nem com as duas maos em volta dele, perdeu rede, em 3G

    Claro, deve ser de ser rasca, feito por chinocas, os da ZTE, se calhar material o mais chunga que existe, e assim não dão esse problema, nem nunca perdi rede quando ela estava fraca e peguei nele naturalmente, se calhar até pelo contrario, como tantos telemóveis que ja tive, ou tenho como o LG viewty, que ate em videochamdas quando so tem um traço e áreas fraquissimas, se aguentou, ou um samsung pequenito, baratucho, 3G em que mamava ali as videochamadas com rede fraca, sem falhas e por mais de uma hora..

    mas isto são produtos de 2ª, nada comparáveis aos topo de gama, e por isso nem direito a essas falhas têm.. lololololololol

    PS: tirando o ecrã, que é pequeno, 2.5″, o meu bluebelt tem tudo.. UMTS 7Mb/s, GPS excelente e rapido na captação, CPU 528Mhz, o touch é muito bom.. teclado fisico pratico, construção é robusta, som jeitoso e alto, bateria com um bom uso da nas calmas 2 dias..e isto com o SPB e um skin win mobile 7 muito bom.. tem videochamada, ndrive com fotos 3D.. por ai 1/4 do preço dos que iphones e afins..

  39. a Friend® says:

    De uma das revistas mais conceituadas:

    “Smartphone antenna design requires compromises.
    The trouble is, the public doesn’t expect compromises from Apple.”

    Para os interessados leiam o artigo todo:
    http://digitaldaily.allthingsd.com/20100720/it-took-serious-hounding-to-get-apple-to-show-black-lab/

  40. Emperial Live Ceremony says:

    O meu HTC não perde sinal nenhum ao agarra-lo seja de que forma for,mas se o a Fried@ quiser posso fazer o teste a usar luvas…

    • a Friend® says:

      Antes de se fazer quaiquer testes convém saber o que são decibéis. Acho que isso já foi explicado enumeras vezes, especialmente NO ARTIGO e em que casos a atenuação acentuada se verifica.

      Nem o iPhone perde sinal, quando em areas de boa recepção. E sim… sem luvas ou capas. Assim como quase nenhum telefone perde sinal se tiver boa recepção.

      O mesmo não se pode dizer se rondar os -80dBm. Que neste parametro embora muitas marcas indiquem rede no máximo.. na realidade, não estão. O teu HTC pode estar a indicar rede no máximo e estar mesmo no máximo.. na ordem dos (-55-70dBm)

      https://www.youtube.com/watch?v=LROTHrTR92k

  41. Nuno says:

    off topic:

    Não sei a dificuldade disto que vou propôr porque nunca tive um site ou blog!! Mas a maneira como ficam as respostas aos post do visitante é de dificil leitura, e se tiver muitas respostas ainda pior!! não sei se me fiz entender!!

    Cumps

  42. dedro says:

    Eu sei que o Sr. Steve Jobs não é nenhum santinho, mas o que eu entendo com a demonstração que ele “fez” com os terminais da RIM, Samsung, HTC, etc… é que as outras marcas também têm terminais com o mesmo tipo de problema que a Apple, onde neste momento a tecnología não permite algo melhor.
    Ao terem o mesmo tipo de problema não se viu até hoje a imprensa ou até mesmo os clientes a reclamar tanto como com o iPhone. Será mesmo só pelo preço? (O que por si só já é uma boa desculpa.)É que os da RIM também não são menos baratos!

    Eu acho é que, mais uma vez, tentaram vender o “pato” como sendo “pavão” e as penas acabaram por cair. Eu digo isto porque esta questão, sendo assim como relatam – até agora temos à volta de 16 mil pessoas descontentes ou com algum tipo de problema, num universo de 3 milhões – a coisa pode ainda vir a ser mais complicada para a Apple caso não façam algo para diminuir estes “números”. É que sinceramente, como consumidor, não concordo com o bumper grátis… e se não houver solução física para o problema o iPhone pode vir a perder vendas. Mas como já foi dito, nem assim as vendas vão parar e todos vão sair da loja com um bumper-case.
    Acredito que neste momento a Apple não tenha uma solução definitiva para o “problema” mas que para breve é capaz de o solucionar.
    Eu creio que ainda vai haver muitas mais notícias sobre o iPhone 4… mas espero que sejam só para bem do produto e do consumidor.
    Não se esqueçam que as bumper-case são grátis até 30 dias depois da compra e até Setembro 2010,… depois a Apple vai voltar a avaliar o que fazer depois dessa data, se continua com o mesmo plano ou se muda de estratégia.

    Como nota final…, jamais vou ter um iphone devido aos preços praticados em Portugal, tanto a nível de aquisição como o preço do pacote mensal.

    Ass.: Sr. Teso.

  43. PorquinhoBranco says:

    opa….é ver a coisa desta maneira: iphone, até a Paris Hilton tem um! esta tudo dito!!!

  44. Rik says:

    Ola,A pergunta que eu faço é a seguinte

    Vale a pena comprar o Iphone 4 Ou Tenho que procurar alternativas?

    • Vítor M. says:

      Vale a pena. Não tenhas dúvidas disso. Mas, há alternativas. Ficas bem servido com outros equipamentos.

      Tudo depende das funcionalidades que pretendes num smartphone.

      • Rik says:

        Eu pergunto isto por causa desde problema

        • Relvas says:

          Em terras lusas posso asegurar-te que o Antennagate é nulo… praticamente..
          e melhor ainda.. certas areas onde antes não apanhava rede.. agora com o iPhone 4 consiguo 😉
          Compra um xD na te vais arrepender

          • Vítor M. says:

            Sem dúvida. Mas espero que ainda esta semana chegue o nosso e já vamos tirar as teimas.

            Mas não tenhas dúvidas que dada a qualidade da nossa rede UMTS este hipotético problema, cá, não terá exemplos.

          • a Friend® says:

            O pessoal em geral não sabe o que é “Quad-Band” e nem sabe que as redes nos EUA operam a uma frequência inferior à nossa. Logo a nossa sofre menos degradação de sinal..

            O iPhone 4 cá em Portugal funciona às mil maravilhas. Cá em Portugal e na grande parte dos países Europeus (mesmo em fraca rede, o que não irá ter chamadas caídas)

          • a Friend® says:

            E para que fique esclarecido aos que ainda não encaixaram:

            http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_UMTS_networks

            As redes nos EUA (em UMTS) operam a 1900mhz.. as nossas europeias a 2100mhz.. o que sofrem de longe menos atenuação mesmo em fracas condições.

            Pormenores.. que se estudassem em vez acreditar em noticias “à la TVI” iam mais longe 😉

            Infelizmente o nosso povo é assim. Nem se dão ao trabalho de fazer pesquisas…depois com grande moral ainda dizem que os outros é que são cegos e vivem hipnotizados 😉

    • Androidiano says:

      Vale apena se usares capas xD

  45. texasflood says:

    Muitos utilizadores queixam-se de graves problemas nos ecrans do Motorola Droid X. Um gadget com problemas ? Não pode, chamem os advogados, os media, o governo, toda a gente, ou então não há problema porque parece que as antenas funcionam, ainda bem. De certeza que a Motorola vai sugerir para segurarem de outra maneira, ou então vão disponibilizar um screen bumper para resolver o problema. Vamos aguardar pelas próximas notícias, se é que as vai haver. Hipócritas.

  46. Jimmy_N says:

    Eu gostei do novo iPhone 4, ele representa uma grande evolução frente ao 3GS — comparativo do tudocelular deixa claro.

    O grande problema é, justamente, esse lance da antena. Parece que a mídia pegou um “detalhe” e bateu em cima até cansar, e Jobs meio que fisgou a isca: ao invés de adotar uma postura mais humilde, admitir o erro e consertar os danos, deixou o ego falar mais alto.

    E aí, é como dizem… Quanto maior a altura, maior o tombo.

  47. Farinha says:

    Se essas falhas fosse na microsoft
    Nomeadamente no windows phone
    Era o fim do mundo assim oferece-se umas capas e tá o problema resolvido.

  48. B80 says:

    Parece-me que a maioria dos utilizadores de apple sofrem de dissonância cognitiva “aos molhos”. 😛

  49. TVMANiA says:

    Tem problemas sim! E acabou! Admitam fdx! Pensam que têm a perfeição de software/hardware.

  50. Tiago Dias says:

    Antes de mais, mais um artigo muito bom 😉

    Quando eles dizem que a perda de sinal ocorre em todos os smartphones, eu confirmo isso pelo menos no meu nokia E71. Assim num teste à pressa desceu de 5 barras para 2 barras.. Esta atenuação pode é ser maior no iPhone 4, talvez devido à sua antena estar descoberta..antena que tem vantagens, também relatadas pelos utilizadores que conseguem rede onde nunca antes tinham conseguido.. Posto isto, o problema não é tão grave como alguém queria que fosse..

  51. Manuel says:

    SOLUÇÃO?

    SIMPLES!

    http://antenn-aid.com/

    Bom proveito!

  52. dajosova says:

    Apple now has a perfect solution for iPhone 4 antenna problem:
    the same bad signal BUT more bars…

    http://yfrog.com/bfiphone4antennasolutionj

    :p

  53. L.Mata says:

    Não percebo o alarido a volta deste problema nem percebo a necessidade da Apple ter de fazer uma conferência de imprensa que mais parecia uma conferência técnica.

    Ficaram algumas perguntas interessantes por responder. Quantos utilizadores ligam para a Apple. 0.55 de 100 é pouco. 0.55 de 1 000 000 é muito.

    Anyway… como disse… tanto alarido para nada. 🙂

    • miguel says:

      Nem por isso. A ter em conta quantos iphone4 já foram vendidos (mais de 3 milhoes) os 0.55% dos utilizadores q se queixaram nem têm um grande peso.

      0.55% de 3 milhoes é igual a 16 500. Q num mundos de 3 milhoes se pode afirmar q nao é relevante

  54. Rafael Castro says:

    Boa noite,

    em primeiro lugar não quero entrar em discussão entre apple e outros. Eu tenho a minha opinião (e experiência) relativamente à apple assim como a (quase) todos os fabricantes de hardware (PC’s, smartphones, whatever…) e essa guardo-a para discussões bem menos acesas e mais interessantes.

    Quero apenas deixar um reparo no artigo que, não obstante a sua qualidade, vem com um erro: os vídeos demonstrativos da falha estão muito mal no que toca a termo de comparação pois, e como foi visivel no primeiro, aquela dita falta de conectividade reflectia-se apenas no sinal 3G que, quando desligado não sofreu qualquer atenuação, ao contrário que no segundo, e se as indicações do SO são idênticas, não vemos qualquer indicação do sinal 3G em funcionamento tal como no primeiro.

    Não será melhor fazer um refutação com algo mais sólido entre os dois vídeos?

    deixo a sugestão 😉

    PS: de qualquer forma, sublinho a qualidade do artigo assim como do próprio site.
    PS 2: não é um ataque pessoal Vitor.

    • Vítor M. says:

      Hmmm 😀 não é meu o artigo, embora zele por todos eles. Aceito de bom grado as boas sugestões e criticas construtivas. Sei muito bem de onde chegam os tais “ataques”… nunca pessoais que isso não dou hipótese, no limite podem ser ataques a desvirtuar, mas sempre protegi o jogo usando a defesa siciliana. 😀

      Deixo a resposta às tua questões para o Rui M., autor do post.

    • Rui M. says:

      Boa noite,

      Antes demais obrigado pelo bom comentário. Quanto ao reparo a resposta é simples, no segundo video como a autora do video tem o Wireless ligado, o logotipo do 3G desaparece automáticamente, uma vez que o Wireless indica que em termos de pacotes de dados está a sobrepor a rede 3G.

      Neste exemplo, de outro utilizador (que fez 3 videos demonstrativos) como não tem o Wireless ligado, já aparece o logotipo 3G

      https://www.youtube.com/watch?v=GzrIPHGce-0

      Espero ter esclarecido a duvida 😉

      Cumprimentos.

  55. Hugo Sousa says:

    Gostava só de retirar a ilusão a quem pense que o “Death Grip” não existe…

    Tenho o iPhone 4 desde Sábado e assim que meti o meu SIM (após o ter gentilmente cortado com o x-acto tal como fiz para o iPad :P) a primeira coisa que fiz foi testar o tão famoso problema da antena e reparei logo nas barras a descer.

    Outra coisa que reparei: elas descem sempre, mas ainda só consegui ficar sem rede uma única vez.

    Se tiver com 4 barras em 3G, passo a 1 barra ainda em 3G.
    Já me aconteceu estar com 1-2 barras em 3G e passar a 4-5 barras em 2G.
    Da mesma forma, e tenho que testar melhor porque ainda só consegui reproduzir isto numa zona com muito pouca rede, se tivermos apenas 2-3 barras em 2G, a rede cai completamente.

    Ainda não testei com o bumper, porque ainda não o tenho… mas se for equivalente às capas que tenho experimentado, o problema torna-se praticamente inexistente.

    De qualquer forma, estou muito satisfeito com este telefone e não tenciono trocá-lo. No entanto, penso que não há razão para tanta confusão… que não está satisfeito, que o troque. É para isso que servem os 30 dias, que são mais do que suficientes para um sintoma que é detectado em 5min.

    • a Friend® says:

      Mas é exactamente isso que tem que ser interpretado 😉

      Ele existe… ele atenua. O que a Apple fez não foi falar mal das outras marcas (como assim andam a pintar) o que eles fizeram foi mostrar que é um mal comum em qualquer telefone em condições de fraca rede, sofre uma atenuação maior do que quando está com boa rede.

      É isso que tem que ser percebido apenas. De qualquer forma cá, a queda de rede (a zero) vai ser complicado dada a qualidade da nossa rede GSM/UMTS. Tanto no iPhone, como noutros telefones em geral. 😉

  56. José says:

    Isto é que é querer enganar os olhos do povo.
    Mas alguém no seu perfeito juízo acredita que antes a escala estava dividida daquela forma? A 3ªbarra então, só pode ser comédia.
    Este comerciante só quer enganar os olhos do freguês, não passa de pura manipulação de publicidade e afins que é o que a apple é mesmo boa a fazer, nota-se nas curvas e grafismos do seu site/produtos.

    No meu Samsung B2700 só cai duas barras no máximo por mais que aperte a antena e esprema o telefone todo.

    • Luis says:

      Isso é que é falar mal só por falar mal.

      Não achas que se a escala estivesse errada, as outras marcas já tinham vindo contradizer essa informação? A escala que a Apple referiu é realmente a que era utilizada, tendo sido o algoritmo modificado no iPhone, para o sugerido pela AT&T.

  57. Farinha says:

    Tenho pda,smatphone,pocket pc como lhe querem chamar desde 2003 do tempo do windows 2003 e já tive o windows 05 e agora tenho o 6.1 com os softwares da spb house não cheguei agora…
    E adorei esta noticia para os tipos da appel e os seu vaidosos utilizadores baixarem a crista só sabem dizer mal da microsotf e agora doeu não doeu!???

    • J. Dias says:

      Parece que a tua azia é o Windows ainda andar atrasado… deixa lá.. compra um Apple ficas bem servido!..

      Isso de falar das marcas como se fossem clubes de futebol é que…não percebo. Parecem putos…

      Eu tanto compro HTC, como Apple, como qualquer outra marca e já tive MUITOS MESMO… e desde que a Apple lançou o iPhone só tenho que lhes tirar o chapeu… são realmente bons! Este iPhone se tem defeito ou não não sei, mas sei que em termos de especificações em tudo deixa os outros smartphones a xuxar no dedo…e sem duvida que o irei comprar assim que chegar a terras lusitanas.

  58. pedro says:

    mas o meu tlm é perfeito nunca me deixou mal e tem tudo wi-fi, gps, bluetooth, toutchscreen, corre todos os programas e mais alguns, bateria quase dá para 3 dias com muita utilização, se faltou rede foi devido ao sítio em que me encontrava nunca por causa da antena, não percebi o porquê da apple vir dizer que todos os tlm tem problemas!!! será que é assim que se defendem??? lol
    o pah se o iphone tem falhas os outros também têm de ter!!ridículo

    • Tiago Dias says:

      Como é que é ridículo se está à vista de todos? Não faltam por aí vídeos a demonstrar…quem quiser até pode testar por si mesmo (atenção que não acontece em todo o lado), ridículo é continuar a atacar só porque sim.

      É óbvio que existem aparelhos em que é mais perceptível o problema e outros em que quase não se deve notar.. O iPhone é dos que mais se nota…já toda a gente percebeu..não sei é porquê de se continuar a dizer que é ridículo…

      O iPad também era ridículo…;)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.