III Jornadas sobre Tecnologia e Saúde – IPGuarda
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG), em colaboração com a Escola Superior de Saúde e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, vai promover, no dia 30 de Abril de 2010, as III Jornadas sobre Tecnologia e Saúde.
Estas jornadas, que vão decorrer no Auditório dos Serviços Centrais do IPG, pretendem dar a conhecer os mais recentes projectos na área da tecnologia aplicada à saúde e aprofundar o diálogo entre investigadores e profissionais/estruturas de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos, profissionais e estudantes das áreas da saúde e da tecnologia). O pplware vai lá estar.
PROGRAMA DAS JORNADAS
“Avaliação e predição de risco e estado cardiovascular” é um dos temas a abordar, por Jorge Oliveira Henriques (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra), no decorrer desta iniciativa que vai juntar conferencistas de vários pontos e instituições do país.
Durante o período da manhã falar-se-á dos “Riscos para a saúde humana da exposição ambiental ao Radão – Projecto SOS Radão Guarda”, através de uma comunicação a apresentar por Alina Louro (ESAA e Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, Lisboa) enquanto Albertino Chaves (Unidade Local de Saúde da Guarda) intervirá com o tema “Ecografia 3D em Obstetrícia”.
Catarina Pereira (Pulsoft, Coimbra) terá a seu cargo uma comunicação subordinada ao tema “Look4MyHealth – Plataforma de Monitorização de Sinais Vitais”, antecedendo a apresentação “Micro-fabricação de dispositivos para aplicações biomédicas”, por Fernando Cruz (Escola Superior de Tecnologia de Setúbal).
“Nanotecnologia na saúde: os nanotubos” será o tema da comunicação de Jorge Fonseca Trindade (Escola Superior de Tecnologia e Gestão / Instituto Politécnico da Guarda) e Maximiano Ribeiro (Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior) e Paula Coutinho (UDI/IPG), vão falar do “Desenvolvimento de Biomateriais para a Regeneração da Pele”.
Ainda durante a manhã o programa das jornadas inclui uma outra comunicação sobre “Optimização e informação do planeamento de cirurgias electivas”, a proferir por Inês Marques (Centro de Investigação Operacional / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).
Novas tecnologias e reabilitação cognitiva de pacientes
No período da tarde os trabalhos recomeçam pelas 14h30 com a apresentação do tema “As Novas Tecnologias ao serviço da Reabilitação Cognitiva de pacientes com lesão cerebral adquirida”,por Artemisa Rocha (Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto / Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar), seguindo-se a intervenção de António Figueira Mendes sobre “TIC no Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde da Guarda”.
Gonçalo Pena (Universidade de Coimbra) apresentará uma comunicação intitulada “Hemodinâmica: uma abordagem Matemática”, e depois Judite Neves (INFARMED / Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos da Saúde) dissertará sobre “A importância da discussão regulamentar no desenvolvimento de novos projectos na área da tecnologia da saúde”.
José Martinez de Oliveira (Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior) e Pedro Araújo (UBI) vão falar do “Desenvolvimento e ensaio de um sistema de medição de longa duração da temperatura corporal central na cavidade vaginal”. “Enquadramento da implementação de sistemas de informação em saúde nos principais referenciais metodológicos”, por Paulo Adriano Teixeira (Instituto Politécnico do Cávado e Ave) e “Tecnologias de Apoio na Atrite Reumatóide: impacto na qualidade de vida”, por Sónia Tavares da Silva, são outras das comunicações agendadas.
Da Telemedicina à Biotecnologia
“Telemedicina e suas aplicações”, “As Tecnologias de Informação e de Comunicação na Enfermagem”, “Tecnologia Assistiva”, “Dispositivos Médicos Implantáveis – Dispositivos Médicos de Diagnóstico”, “Sistemas automatizados na Farmácia Hospitalar”, “Do Flutter® ao Cough Assist®”, “Inovação Tecnológica em Cardiologia: PocketECG”, “Tecnologias de Automatização em Farmácia Hospitalar”, “Desenvolvimento de um interface ubíquo de acesso a utilizadores”, “Sistema de Informação Integrada e Modular – Alert®ERP”, “As Tecnologias de Informação e os Adolescentes com perturbações mentais”, “O impacto social das tecnologias de Apoio nos Acidentes Vasculares Cerebrais”, “Células Estaminais: Biotecnologia e Saúde”, “O Sistema Nacional de Vigilância de Dispositivos Médicos”e “O iDOG Guardando Doentes de Alzheimer” constituem alguns dos temas dos “posters” que vão ser apresentados nestas III Jornadas sobre Tecnologia e Saúde.
Plataforma de Difusão de Informação
No decorrer deste evento, e em termos de divulgação/acompanhamento das várias comunicações, vai funcionar, na área adjacente ao auditório onde vão ter lugar os trabalhos, uma Plataforma de Difusão de Informação através de Bluetooth, promovida pela empresa Care4IT (especializada em HealthCare Solutions).
Os participantes nestas Jornadas, que activem o Bluetooth do seu telemóvel, podem receber informações sobre as temáticas em debate, horários das intervenções e outras indicações úteis.
As III Jornadas sobre Tecnologia e Saúde vão ser transmitidas em directo na Internet, permitindo assim o acompanhamento, em tempo real, das comunicações que vão ser proferidas. Para mais informações deverá consultar o sítio do evento.
Homepage: III Jornadas sobre Tecnologia e Saúde
Programa do Evento: aqui
Este artigo tem mais de um ano
Gostei muito.
Se nao fosse tao longe estava lá batido
Apareçam, serão bem-vindos !
A inscrições já estão encerradas. Tanto para la estar como para ver pela Internet. Pelo menos foi o que percebi pelo que vi no site do evento
Via Internet ainda há lugares :). Sei que o link será colocado no dia antes da realização das jornadas.
Quanto às inscrições quem pretender ir pode enviar um e-mail à organização: gic [arroba] ipg.pt
Mais uma vez muitos parabéns ao meus conterrâneos pelos óptimos trabalhos que têm desenvolvido.
Cumprimentos
Rui Matias
Boas,
Pedro se não for pedir muito e não querendo abusar.. será que depois poderia dar os tópicos mais interessantes e se possível links para as apresentações dos oradores?
Cumprimentos e boas Jornadas
Miguel Costa