IE10 Platform Preview 2 – O caminho continua a ser percorrido
Com o IE9 a ganhar o seu espaço natural no ambiente dos bowsers, a Microsoft resolveu que era hora de dar continuidade ao desenvolvimento do seu browser, até porque a concorrência não parou e porque estes tempos são tempos de surgimento de novas tecnologias e quem ficar parado arrisca-se a perder a corrida.
O IE 10 tinha já começado a tomar forma com a apresentação da sua primeira preview e já aí se começaram a ver as novidades que este browser vai trazer na sua nova versão. Como o trabalho não parou, é agora apresentada ao público a segunda preview do IE10.
A Microsoft iniciou no IE9 a apresentação destas versões de testes para que os utilizadores possam tomar conhecimento do que é esperado das novas versões do seu browser e assim darem a conhecer ao mundo o que está a ser feito. São versões funcionais, mas não capazes de serem usadas no dia-a-dia pelos utilizadores normais. São montras de tecnologias que vão ser dadas a utilizar num futuro próximo e que servem para aguçar o apetite dos utilizadores.
As novidades que este browser apresenta são várias e vão tornar o IE ainda mais apetecível e capaz de lutar na arena dos browsers que estão no mercado. A aposta foi feita no desenvolvimento para suporte ao CSS3. As funcionalidades que foram desenvolvidas nesta nova versão são as seguintes:
- CSS3 Positioned Floats,
- HTML5 Drag-drop,
- File Reader API,
- Media Query listeners,
- Inicio de suporte para HTML5 Forms
Depois de todo o trabalho efectuado a nível de CSS da preview anterior, esta versão aposta na implementação de funções de HTML 5 que vão ser exigidas a todos os browsers num futuro muito próximo
O motor de HTML5 que esta versão nos apresenta é a mesma que tem sido usada e vista nas demonstrações do Windows 8. É um trabalho que tem sido desenvolvido pela Microsoft de forma intensiva e que se pretende que seja o mais robusta possível. A Microsoft está apostada em dotar este browser de capacidades que permitam que as aplicações Web sejam capazes de dispensar a utilização de extensões. Está ainda a apostar na divisão de tarefas por forma a que cada componente do PC faça o seu trabalho. A renderização de gráficos ficará a cargo dos GPU's e o processamento de javascript ficará a cargo dos multi-cores dos processadores e em processos a correr em background.
A disponibilização da segunda amostra da versão 10 do IE vem reforçar a posição da Microsoft no caminho que está a ser traçado pelos seus principais concorrentes. A disponibilização de versões com ciclos de desenvolvimento e uma vida útil mais curta. Desta forma conseguem acompanhar as últimas tendências da tecnologia e estar sempre actuais face ao que vai surgindo. É uma aposta que a Microsoft não podia deixar passar, pois corria o risco de tornar o seu browser obsoleto em pouco tempo.
Testem o IE10 e vejam o que a Microsoft tem preparado para os utilizadores do seu browser. Lembrem-se no entanto que esta versão do IE apenas será usável no Windows 7. É a forma da Microsoft garantir que o IE será usado em hardware recente.
Artigos relacionados:
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 7 Download: IE10 Preview 2 [18.3MB] Homepage: IE10 Preview 2
Este artigo tem mais de um ano
Ainda não suporta “text-shadow” 🙂
(e possivelmente outros tantos do CSS3…)
Talvez no IE11… ou IE12… mas há-de lá chegar!
Calma… Ao menos suporta CSS3 xD
Text-Shadow é do CSS3… é pena é que não o suporte todo, ainda…
Enquanto que a Google faz um browser a microsoft faz uns updates e… ainda vem com coisas não suportadas.
Algumas situações: Uma é que trabalho em casa, mas quase todos os dias passo no escritório de contabilidade de um amigo para ver como esta o movimento comercial da cidade, já que vivo numa cidadezinha no interior do brasil. Lá vejo windows vistas e xp nas maquinas com informações fiscais e documentos da cidade toda. Ele me diz que é mais fácil de instalar e não ficar aparecendo as mensagens de software não registrado e que muitas empresas não atualizaram os softwares para win 7… Outra são os recentes ataques aos sites do governo no Brasil, ver que maquinas com windows estão servido para ataque aqui e no mundo. Afirmo assim que os browser’s da Mcrsft e usuários sem experiencia são uma bomba. A mídia nunca entra em detalhes, pois a rede principal de TV tem parceria com a empresa do Gates.
De lembrar que, no popular, o significado de BOMBA no Brasil é totalmente contrário ao significado em Portugal.
BOMBA no Brasil = terrível, muito mau
BOMBA em Portugal = grande máquina ou muito bom
E sobre o seu comentário, acho que você anda desinformado a respeito dos novos browsers. Que o IE6 era realmente cheio de falhas, isso não é novidade. Mas o IE9 e possíveis sucessores estão muito mais seguros.
E muito sinceramente acho que o seu comentário não se enquadra com o artigo aqui apresentado.
nunca mais tem fim o Internet explorer?? é que é do tipo só usa quem não sabe a porcaria que é… enfim