IBM cria pasta térmica mais eficiente!
É colocada entre o processador e o dissipador e reduz duas vezes mais calor que as actuais pastas térmicas: é a mais recente novidade no que toca à dissipação de calor e foi anunciada ontem pela IBM numa conferência em Londres. A nova pasta térmica dá pelo nome de Cool Blue e inspira-se nas estruturas das árvores e no sistema sanguíneo para reduzir a concentração de calor junto a processadores e outros chips. Os responsáveis da IBM acreditam que a nova pasta térmica poderá ser uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de processadores cada vez mais densos e robustos. Um processador actual dissipa cerca de 100Watts por centímetro quadrado. Aproveitando esta informação da Exame Informática, quero deixar esta sugestão a alguns visitantes que me têm interpelado com problemas nas suas máquina. Quando o vosso computador se desliga passado pouco tempo de o ligarem, sem razão aparente ou falha eléctrica uma das causas possíveis é a pasta térmica que têm no vosso processador estar velha, ou espalhada de forma deficiente, ou mesmo por falta da mesma, fazendo um sobreaquecimento no processador, levando o mesmo a desligar por razões de segurança. Grande parte das avarias reportada por quebra total do funcionamento tem haver com esta problema. Muitas pessoas mandam a máquina para lojas sem escrúpulos e aparecem problemas infindáveis que em vez do preço da pasta e do trabalho, pagam o que não foi feito. E como de processa a substituição da pasta? É muito simples. Deixo-vos este link, onde explica muito bem como fazer em cada passo. Sigam as várias páginas e vejam nas fotos o exemplo descrito. Garanto-vos que fazendo de vez em quando este processo dão saúde à vossa máquina e poupam muitos euros em reparações.
Este artigo tem mais de um ano
Exelente noticia 🙂
Eu acrescentaria apenas que antes de mudar a pasta térmica se deve inspecionar o dissipiador e a ventoinha. Nos PCs recentes a ventoinha envia o ar de cima para baixo ou seja em direcção ao dissipador. Se isso é mais eficiente também faz com que o pó se vã acumulando fazendo com que o dissipador perda eficiência.
Na aplicação da pasta térmica o ideal é aplicar uma camada o mais fina possível. E quando se diz fina é mesmo fina porque senão ela vai isolar em vez de ajudar a trasnferir o calor do CPU para o dissipador.
Espero ter ajudado.
E será que estará disponível ao mercado ou é só para a IBM?
@Metro
Já estudei sobre esse fato e não achei muita diferença….o ar tem que circular e de uma forma ou outra a poeira vem junto. O mais eficiente(fiz em meu sistema) é uma ventoinha(no gabinete) com filtro(do tipo dos condicionadores) substituível. Supre de ar limpo dentro do gabinete e microrolamentos no eixo tornaram-a eficiente e silenciosa. Só tem que estar atento à limpeza do filtro e monitorar a temperatura do process.
Sobre a pasta térmica eu acho que na maioria dos casos a fixação do dissipador retira o excesso mas é bom saber disso.
Abraço
Iv@n
Por acaso um dos PC do meu escritório está com problemas semelhantes, um dos Sócios-Gerentes queria mandar o PC fora e comprar outro.
Eu calculei que o problema fosse algo semelhante… agora estou naquela deixo-o mandar o PC fora e digo-lhe mando o PC fora (… 😀 ) ou digo-lhe que isso arranja-se….. ? 🙂
Hmmm eu sou um tipo porreiro, de modos que vou ver se lhe arranjo o dito (pode ser que me torne seu sócio, LOL).
Abraço,
Fábio
Esses Tutoriais estão muito mal feitos sobre como aplicar massa térmica.
Mesmo assim por experiência especial eu limpo primeiro a base do cooler com acetona ou álcool, depois passo um pouco de massa térmica no cooler e tiro o excesso, isto serve para tapar as irrelevancias no metal, pois a superfície não é 100% perfeita e tem pequenos orifícios.
Depois limpo o CPU com álcool ou Acetona, e ponho uma pequena porção de massa, e com um cartão multibanco ou outro cartão qualquer do mesmo tipo espalho bem a massa ate ter uma camada de +/- 1 mm
Depois é aplicar o cooler.
Nunca se deve por a massa térmica á balda porque depois na aplicação do cooler esta pode escorrer para os circuitos do CPU ou da Board e depois temos um show de fogo-de-artificio dentre da nossa maquina e isso não é bonito, principalmente para quem usa massas condutoras.
Agora outro truque! Se forem realmente verdadeiros OC experimente usar massa térmica usada na industria automóvel ou mesmo na industria aero-espacial, conseguem arranjar no eBay ou numa boa loja de electrónica ou mecânica, digo-vos… o vosso CPU parasse que se encontra na Antárctida, precisam é de ter cuidado pois se a massa seca o vosso CPU fica soldado no Cooler e depois é uma trabalheira.
Meus amigos é o fim de usarem o portatil 2 em 1 ou seja Pc e Frigideira hehehe
Bem Haja
Carlos
Falando em processadores, pasta térmica, dissipador e afins…
https://www.youtube.com/watch?v=oLabckoPC0g&e
=O
Pois é muitas vezes não ligamos muito a uma boa pasta térmica e pensamos que ter 10 dissipadores resolvem o problema, pois enganam-se porque uma boa pasta térmica reduz e muito o efeito do calor de um processador.
@Alex Ribeiro
Grande panca que esses gajos têm! Fonix minha rica consola! 😛
Um abraço,
CHAGAS.
É a primeira vez que falo neste blog.
Quero dar os parabéns ao autor pela excelente informação que se encontra neste espaço!
Agora a pergunta:
Até que ponto esta pasta da ibm é melhor do que a artic silver 5 ?
Interessante essa nova pasta térmica, vem em boa hora!
Em casa tenho um cooler Aero 7V da Cooler Master para aguentar o calor do meu escritório!
http://www.pcabusers.com/reviews/coolermaster/aero7/front2.jpg
Na outra maquina que utilizo pouco, prefiro ligar o ventilador direto no gabinete para ajudar a refrigeração.
Ultimamente a temperatura dos processadores tem aumentado muito mesmo… Isso vai ser muito bom!!!
Ainda mais nos dias de calor!!!