Sem dúvida que a Huawei tem sido um dos nomes mais sonantes quando se fala em tecnologia. Nomeadamente na tecnologia de ponta, mais especificamente a rede 5G.
Para validar ainda mais esse fator, agora a empresa chinesa anunciou que vai abrir a sua primeira grande fábrica fora da Ásia. A Europa é o continente escolhido, e será na França que a Huawei vai implementar esta fábrica inteligente e dedicada às redes 4G e 5G.
A Huawei soma e segue, especialmente quando o assunto é a rede 5G. Nada parece amedrontar a gigante chinesa, que já celebrou 91 contratos comerciais neste âmbito.
Agora a empresa anunciou uma nova fábrica inteligente que será instalada fora da Ásia.
Huawei vai ter a primeira fábrica especializada em 5G na Europa
A Huawei anunciou que vai construir a sua primeira grande fábrica fora da Ásia. A Europa foi o continente escolhido e a França o país que receberá a nova potência.
Esta fábrica vai destinar-se à produção de produtos de comunicações wireless e será altamente automatizada e inteligente. Para além disso, a instalação fabril pretende especializar-se em equipamentos 4G e 5G, e fabricar principalmente produtos para clientes europeus.
A França foi escolhida por ser um dos centros de desenvolvimento industrial mais avançados do mundo, e ainda por possui infraestruturas com um elevado grau de maturidade. Para além disso, também a mão-de-obra altamente qualificada e o posicionamento geográfico importante foram fortes condicionadores para a aposta da Huawei no país.
A Huawei pretende disponibilizar meios e desenvolver competências em hubs estratégicos a nível mundial. O objetivo é fornecer produtos de alta qualidade aos seus clientes. O foco vira-se sobretudo para clientes europeus.
Desta forma, a empresa irá aumentar a cadeia de valor integrada da Huawei na Europa.
Nova fábrica da Huawei terá investimento acima dos 200 milhões de euros
A Huawei terá que abrir os cordões à bolsa para levar avante esta instalação fabril. Ao todo, o investimento passa os 200 milhões de euros.
O valor destina-se à aquisição de terrenos, à construção e aos equipamentos. No entanto, para o processo de construção, a empresa irá recorrer a alguns dos equipamentos e ferramentas de produção mais avançados do mundo, vindos de parceiros locais da Huawei.
A fábrica irá ter também um centro de demonstração, de forma mostrar a produção de estações-base, o carregamento de software e o processo de testes. O centro será aberto a operadores, entidades governamentais e autoridades.
Espera-se também que este projeto promova a competitividade técnica da indústria europeia, aumentando a resiliência das supply chains e infraestrutura locais.
Fábrica poderá gerar mil milhões de euros anuais em produtos e 500 empregos diretos
Relativamente a ganhos, a Huawei estima que a nova fábrica na França possa gerar cerca de mil milhões de euros anualmente em produtos.
Para o desemprego também há boas notícias uma vez que a instalação pretende criar 500 empregos diretos.