HTC First – O que tem este equipamento de especial?
O evento do Facebook veio apresentar ao mundo o Home, uma interface para Android que a empresa pretende que seja uma forma de interacção social completamente nova. Esta aplicação irá trazer a componente social para o centro do seu telefone, passando as aplicações e tudo o resto a ser apenas um acessório.
Nesse evento foi também apresentado o primeiro equipamento que irá trazer de raiz o Facebook Home, o HTC First. Espera-se que este novo modelo da HTC venha a ser a porta de entrada para o Home, mas ainda assim tem os seus méritos próprios e que merecem ser explorados.
Muito se especulou sobre a aparente aliança da HTC com o Facebook. Rumores apontavam como possível a apresentação do tão aguardado telefone do Facebook, mas a verdade veio a ser diferente.
O HTC First foi apresentado no mesmo evento onde o Facebook apresentou o Home, não como sendo o telefone Facebook mas sim como o primeiro telefone a ser lançado com esta nova forma de interagirmos com a nossa vida social.
As suas características técnicas não são as de um telefone que irá deixar os utilizadores espantados ou com a normal vontade de testar. Existem equipamentos melhores na própria HTC que conseguem ofuscar o First.
O seu processador é um Qualcomm 8930AA, Dual-core a 1.4 GHz, tem 1GB de memória RAM e o seu ecrã é de 4.3". A sua câmara fotográfica é de apenas 5Mpx e a frontal tem apenas 1.6Mpx. Tem a capacidade de gravar vídeos a FullHD 1080p. Tem como vantagem óbvia a capacidade de se ligar a redes LTE e o Bluetooth 4.0.
Tirando estes dois últimos pormenores, o HTC First revela-se um equipamento mediano e com características que se podem considerar normais para um equipamento da gama média.
HTC First - Especificações Técnicas
PROCESSADOR
- Qualcomm® 8930AA, dual core 1.4 GHz
PLATFORMA ANDROID
- Android™ 4.1
- Facebook Home
TIPO CARTÃO SIM
- microSim
MEMÓRIA
- Total: 16GB
- RAM: 1 GB LPDDR2
REDE
- UMTS/HSPA/HSPA+: 850/900/1900/2100 MHz
- GSM/GPRS/EDGE: 850/900/1800/1900 MHz
- LTE: 850/1900 MHz
GPS
- Antena GPS interna + GLONASS
- Compasso digital
SENSORES
- Sensor Gyro
- Acelerómetro de três eixos
- Sensor de proximidade
- Sensor de luz
CONECTIVIDADE
- Jack áudio stereo de 3.5 mm
- NFC
- Bluetooth 4.0 BLE
- Wi-Fi: IEEE 802.11 a/b/g/n
- Porta micro-USB 2.0 (5-pin)
SOM
- Dois microfones incorporados
- Altifalante incorporado com amplificador IC (suporta 2.55V)
CÂMARA
- 5 MP
- Sensor BSI
- Abertura F2.0 e lente de 28 mm
- Gravação de vídeo a 1080p Full HD
- Câmara frontal: 1.6 MP BSI
MULTIMÉDIA
- Formatos de áudio suportados: .aac, .amr, .mp3, .wav, .wma (Windows Media Audio 9)
BATERIA
- Bateria incorporada, recarregável de polímeros de Litio
- Capacidade: 2000 mAh
A grande vantagem que o HTC First tem face à sua concorrência é o facto de trazer já instalado e devidamente configurado o Facebook Home.
O HTC First não será o único dispositivo a poder suportar o Home, tanto que o Facebook o disponibilizará já na próxima semana para um conjunto de equipamentos, mas de certeza que o trabalho realizado entre estas duas empresas durante os últimos tempos terá sido no sentido de dar algumas funcionalidades extra e melhoria de desempenho.
A própria Facebook anuncia na página do Home que a totalidade das notificações desta aplicação apenas estarão disponíveis para o HTC First. A versão disponível para download para os restantes equipamentos apenas incluirá as notificações do Facebook.
Ainda não existem datas ou preços para o seu lançamento em Portugal, mas com certeza que existirão operadoras interessadas em comercializá-lo no nosso país. Para já o que se sabe é que será lançado no próximo dia 12 nos Estados Unidos, na AT&T, com um preço de 99.99 dólares.
Apesar de não ser um equipamento de topo o HTC First tem ainda algumas armas guardadas e que podem ser usadas na hora de se mostrar no mercado. Apesar de ter um hardware similar a muitos outros que podemos encontrar, é na sua integração com o Facebook Home que pode ser encontrada a sua mais valia. O trabalho conjunto entre estas duas empresas terá dado frutos e a forma de o mostrarem é o HTC First.
O telefone do Facebook acabou ser mais uma vez um rumor e o que surgiu foi o HTC First, criado e melhorado para dar suporte à mais recente criação da maior rede social da Internet.
Homepage: HTC First
Este artigo tem mais de um ano
a rede social também quer vender hardware
Onde será que já ouvi o slogan “Colocar as Pessoas em primeiro lugar” ? Já sei, foi no lançamento do Windows Phone há mais de 2 anos atrás quando deram a conhecer o “People Hub” e as actualizações de estado dos nossos contactos directamente no nosso ecrã inicial.
Verdade…
Muito giro…
Onde é que está a parte em que a pessoa interage com o telemóvel em si e ter um pouco de privacidade? No meu facebook só tenho lá 3 ou 4 fotos!!! a última foi em 2010!
Cada vez acredito mais que a privacidade de cada um está em causa com este tipo de tecnologia.
Isto sou eu a falar, cada um sabe de si…
Eu nem conta facebook tenho e sinceramente não sinto necessidade nenhuma, pelo contrário, tenho aversão..
Já somos 2. 🙂
ja la vao 3, nunca tive sequer…
já somos “n”
Eu tenho conta no fb e reconheço que para algumas (poucas) coisas, é útil.
Mas de cada vez que lá entro fico com menos vontade de lá voltar, 95% do que o pessoal lá mete é autêntico lixo!
Quando lá entro percorro rapidamente as “novidades”, passando à frente do que não me interessa e tentando filtrar algo que tenha valor. Normalmente saio sem ver/ler nada…
Se a app do FB para android ja é a desgraça que é, quero ver o home… bateria a durar 2 horas… memoria e processador sempre ao maximo…
O preço que consta no post e enganador!
99$ e o preço inicial pois pressupõe um contrato de 2 anos!
Com processador dual-core a 1.4 GHz, 1 GB de RAM, ecrã de 4,3″, LTE e Bluetooth 4.0 é um equipamento de gama média?
Ou vocês estão habituado a grandes máquinas, ou o meu nível de exigência é que está muito baixo…
Além disso, digam-me onde posso comprá-lo por 99$ que mando vir já dois ou três…
O preço é para os States, claro que para cá vai ser inflacionado até dizermos “basta” !
Se sair a um preço acessivel, vai ser bom para… lhe meter o ubuntu phone os o então o firefox os.
Isso da privacidade não e culpa do facebook, só publica dados pessoais quem quer, só tem facebook quem quer ninguém é obrigado.
E não sei porque o criticam tanto este samartphone, quem não tem facebook pode desactivar o Facebook Home ou simplesmente não compra.
Sou testemunha ocular da miséria mental que é mistificar a tristeza banal de viver a juntar tanta coisa vital para a vida vulgar colada aos ecrãs nos parecer divinal…
fdx, fikei abismado…
Tenho um dos Chineses mesmo igual, até tem 3 botões e tudo. E já o tenho há algum tempo!
O que tem de especial? é facil, o Facebook home é removivel e o terminal fica com pura experiencia Android, como vem da Google, de resto meh..