PplWare Mobile

HP – WebOS 2.0 mostra as suas garras…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Nuno says:

    Nem 1 comentário?

  2. Célio Alves says:

    Bem, acho um investimento arriscado por parte da HP, pois terá de batalhar contra o iOS, android, symbian e até o fresquinho windows 7.
    Contudo esta aposta teria de ser feita devido ao grande investimento na compra da Palm.

    Acho o sistema bastante atractivo e funcional, falta saber agora a sua flexibilidade para as aplicações

    • Vítor M. says:

      E se for este webOS a viragem que se espera nos sistemas operativos para smartphones?

      Se a HP conseguir transportar este SO para um nível inovador, face à sua histórica potencialidade face à concorrência (falo do webOS enquanto So da Palm)?

      E se as impressoras, e outros dispositivos estiverem a ser talhados para uma interactividade sem precedentes com este sistema operativo, não poderá ser determinante se a HP apostar forte nos seus dispositivos?

      Porque razão compraria a HP uma empresa por 1,2 Milhões de Dólares?

      • viperbruno says:

        A viragem a vir ou vem do Meego ou do WinMO 7… Vimos que o bada ate agora ainda não vingou e o webOS candidata-se a ser um sistema com esta linhagem, assim diremos. Com tantos sistemas, agora o objectivo não é a concorrencia generalizada mas sim de nichos. Bada e WebOS talvez sejam concorrentes directos, tal como o Android, iOS, talvez o MeeGo (tudo depende do que sair dali)…

        Eu até seria capaz de falar em sistemas “completos” e “sociais”.

        Por exemplo o WinMO, o LiMo têm interfaces sociais, mas existe uma coisa a destingir ambos, um é mais completo que outro.

        E podíamos continuar noite dentro com isto.

        O WebOS já por si tem um nicho target fraco, depois como não tem diversidade (uma marca de venda bem, diversos modelos ditos apelativos, etc…) tem a morte como destino próximo. Já o Bada tem uma marca bem implantada, que sabe puxar bem a sardinha (melhor que a Nokia neste momento…) com modelos a baterem certos com o target para que foram feitos (qualidade/preço).

      • centaurius says:

        Pois… as impressoras, acho que a HP estava a trabalhar numa impressora que iria trazer um tablet incorporado (mt provavelmente com webOS). Em que pegas no tablet, andas com ele pela casa e imprimes de onde quiseres e depois voltas a pousa-lo na impressora.

        Já o conceito recente de ePrint deles, revoluciona novamente as impressoras… ao ser possivel uma impressora ter um email associado e puderes deixar a impressora ligad em casa ao router, enquanto do escritorio (ou de onde estiveres) mandas um mail para a impressora imprimir em casa…

      • André do Carmo says:

        só 1.2 milhões? baratinha a PALM =D

  3. iPlagiator says:

    acho o UI muito bonito e fluido, gostei

  4. a Friend® says:

    Já havia dito isto no passado mas sempre achei este SO com ENORME potencial.. mas nos dias de hoje, cada vez menos interessa que sistema corremos mas sim o que ele consegue oferecer com qualidade, e refiro-me concretamente a Aplicações.

    Um SO sem aplicações é complicado.. e na corrida a que estamos no dia de hoje até o Windows vai ter muito que batalhar.. já não interessa como ele corre, se é rapido ou não porque hoje em dia quase todos se “espremem” bem nesse sentido e os fabricantes desde que façam sistemas pouco evasivos, simples, rápidos e estáveis.. é o que se quer…o que é preciso AGORA oferecer são condições suficientemente boas para os programadores virem esse SO como um bom investimento e com isso aumentar o leque de ofertas e qualidade, que será a atracção principal para os consumidores, e vital para a sobrevivencia “desse” SO.

  5. bruno martins says:

    na minha opinião tem bem mais futuro o web-OS do que o windows phone7…

    o windows temo seu estilo, mas em termos de usabilidade o web-os está a milhas de tudo o resto..
    a ver como o mercado recebe os futuros telemóveis com o web-os..

    • Bruno says:

      Em termos de futuro, discordo completamente. Agora o windows phone 7 fica atrás de todos os players no mercado. Mas a Microsoft tem muito conhecimento e dinheiro. No futuro (e nada distante) o WP 7.X ou WP8 há-de deixar todos os outros a verem fumo.

      Eu dou-lhe no máximo 1 ano.

  6. Cenas says:

    Fiquei com boa impressão, vale a pena ver o vídeo, tem alguns conceitos a meu ver diferentes, inovadores dos actuais smartphones, mas com bastante utilidade. Destacam-se:
    – Multitasking (bastante fluido)
    – Browser com flash (tb fluido)
    – Stacks
    – Singergias
    – Pesquisa global

  7. Leandro says:

    Aparelho muito show.
    Não seria 1.2 bilhões o valor da aquisição da Palm?

  8. BlinZk says:

    Gostei do que o vídeo mostra… pelo menos são bons indícios.
    Eu só tive um PDA na vida, quando ainda nem se falava em Smartphones… e foi um Palm! 🙂
    Naquela altura, a concorrência não era muita, Apple e Microsoft (e seus aliados).
    No entanto, a Palm foi líder no mercado americano durante bastante tempo. E lá (nos EUA), ainda é uma marca de referencia!
    Cá em Portugal pouco se falou, só uma pequena quantidade de pessoas sabia da sua existência, ou conhecia alguém que tivesse um.
    Acredito sinceramente que a HP fez um bom investimento e que tem planos para revolucionar o mercado, com a abrangência que a sua marca tem.

    As aplicações são importantes, como já se disse aqui, mas… parece-me que no caso de iPhone e Android, começam a ser demasiadas… tem que existir alguma filtragem.
    Nesse aspecto, a Palm já tem uma longa experiência e acredito que vai fazer valer o seu know-how nesse campo.

    • BlinZk says:

      E atenção… o meu era este!

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:PDA_Palm_III.jpg

      Eu ligava-o com uma consola ao PC e ligava-o à net! lol
      Também haviam acessórios para montes de outras coisas.

      Uma grande máquina!
      Quando comecei a “namora-lo”, ainda a empresa se chamava U. S. Robotics… passando mais tarde a chamar-se 3Com… e ainda mais tarde a chamar-se PalmOne 🙂

      Agora é a vez da HP mostrar o que vale!

      • Courela says:

        Fiz um projecto de faculdade para PalmOS e usava-mos um emulador que era igual ao aparelho da foto. O projecto era um jogo muito básico, tipo Bomberman mas em vez de bombas o nosso boneco disparava, e os monstros também.

  9. Pedro Diogo says:

    Alguém sabe se o Palm Pre irá ser vendido em Portugal?

  10. manolo says:

    Pois…seria se isto fosse um site brasileiro em que se falasse PT-Br e nao PT-PT.

  11. The Duke says:

    Gostei. Vamos ver as reviews. E o preço.

  12. tekhak says:

    Gostei do conceito de cards.
    E só espero que facilitem a vida dos programadores no que toca a desenvolver apliações

  13. Farinha says:

    Boas…
    Eu sou consumidor Hp “só uso material Hp” e em relação a Pdas/Pocket Pc/ smartphones tive um Hp6515 SO 2003, depois Hp 6915 SO 05 e agora Hp 914c com o SPB MOBILE SELL 3.5 estou mto satisfeito e de facto estranhei a Hp não ser uma das marcas associadas a comercialização do WIn phone7.
    Agora entendo porque.
    E gostei.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.