HP obrigada a recolher e trocar 6 milhões de cabos de energia
A tecnologia tem destas coisas estranhas. Por vezes um equipamento que aparenta estar a funcionar de forma perfeita pode a qualquer momento, e fruto de um simples erro de produção, começar a representar um perigo para os utilizadores.
A HP está agora a braços com um processo de troca de cabos de energia que estão a apresentar defeitos de fabrico. São seis milhões os cabos que a marca prevê estarem a uso e que terá de recolher e trocar.
Este processo de recolha e troca dos cabos de energia surgiu depois de terem surgido nos Estados Unidos várias queixas de consumidores terem visto estes cabos derreterem ou queimarem.
São 29 as queixas já existentes, a sua maioria proveniente dos Estados Unidos, e que dão conta do defeito que estes cabos têm. Dessas 29 queixas duas são de queimaduras ligeiras e 13 de danos em propriedade dos consumidores.
Os cabos acompanharam equipamentos que foram vendidos durante os anos de 2010 a 2012 e são maioritariamente de mini computadores portáteis e notebooks HP e Compaq, bem como para os cabos eléctricos distribuídos com os transformadores de docking stations de outros equipamentos.
A 26 de agosto de 2014, a HP anunciou um programa voluntário de recolha e substituição, a nível mundial, em cooperação com várias entidades reguladoras oficiais, para os cabos eléctricos AC distribuídos em todo o mundo com mini computadores portáteis e notebooks HP e Compaq, bem como para os cabos eléctricos distribuídos com os transformadores AC fornecidos com acessórios como as estações de acoplamento (Docking Stations), vendidos a partir de setembro de 2010 até junho de 2012.
O cabo em causa está identificado com uma marca específica (LS-15) e segundo a HP nem todos os cabos dessa série têm o problema identificado.
A grande maioria dos cabos identificados com o problema estará em utilização nos Estados Unidos, sendo o segundo país mais afectado o Canadá. Existem no entanto outros países onde podem existir cabos destes em utilização, incluindo Portugal.
Como é natural a HP recomenda aos utilizadores que tenham cabos identificados como tendo o problema que os desliguem de imediato da corrente e que parem a sua utilização.
A HP tem disponível um site para ajudar os utilizadores a identificarem os cabos defeituosos e com indicações de como proceder à sua troca junto da marca. Esse site pode ser consultado aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Afinal não é só a Apple a ter programas de troca de componentes defeituosos.
Uafa que desabafo tão grande. Alguem disse que erra
só esta ou aquela marca que tinham problemas? Maçada.
Que pena não encontrei nada dessa marca em casa
já não posso incendiar a casa e deitar as culpas na HP.
Mais aliviado ?
Nem por isso mas obrigado pela preocupação.
A pergunta não era para ti …
Ok na boa
O barato sai caro (para a HP, para o consumidor sai sempre caro).
as empresas europeias e não só leva-ram a produção de quase tudo para a china agora é aguentar com as consequências,tudo mad in china devia ter defeito e essas empresas irem a falência
hp estás perdoada por mais uma prova que não vales nada… mas “leva-ram” não tem perdão….
as empresas europeias e não só leva-ram a produção de quase tudo para a china agora é aguentar com as consequências,tudo mad in china devia ter defeito e essas empresas irem a falência
Tenho um portátil HP de 2008 que já tem este cabo, até agora nunca deu problemas. Como é que dizem que o modelo é LS15 e ” que foram vendidos durante os anos de 2010 a 2012″??
Boa questao. eu tenho um de 2006/07 e o cabo ardeu … desconfio que era destes, mas agora ja nao da para confirmar …
Obrigado pplware, o meu carregador é um dos que terá de ser trocado.
Eu tenho um desses cabos, verifiquei agora. O que faço?
Vai ao site que o pplware colocou no fim da notícia e preenche conforme eles pedem.
Eu já pedi o meu.
Ah mas eles ainda oferecem cabos? A sério?
É que primeiro foram as impressoras sem cabo USB e achei normal, contenção de custos e tal.
Mas, quando vejo uma RDX SEM cabo de alimentação já enjoa, até porque são baratas…………..
e para quando a recolha de milhoes de portateis com problemas no chip grafico ???isso sim era boa noticia, ja que a maioria dos hps morre disso ha mais de 1 decada
Tenho um portátil de 2011, comprado cá em Portugal, e o cabo é o tal LS-15. Até agora não tive problemas, mas vou pedir a troca na mesma…
Obrigado!
Tinha 2 computadores com esse cabo e acabei de os pedir! Nunca tive problemas com a HP e já me trocaram outros PC’s várias vezes por avarias.
Agora é esperar por esses cabos…
Tenho um Compaq cujo carregador tem esse cabo. O cabo em si, nunca me deu problemas, agora o transformador aquece bastante.
De qualquer forma, vou pedir na mesma. Obrigado!