PplWare Mobile

HP apresenta o tablet TouchPad WebOS 3.0

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Tiago Dias says:

    É uma proposta interessante esta da HP. É agradável à vista, boas dimensões, um SO que, ao que parece, é agradável, bem adaptado ao tablet e, pelo que tem lá dentro, deverá ser fluido.

    Tem boas condições de ser um concorrente à altura do iPad. Depois de estar no mercado a escolha deste tablet em vez do iPad passará, sem dúvida, pelo seu preço, e pelas apps disponíveis (assim como suporte a actualizações, quando existirem).

    Gostei de ver até agora, agora só falta vê-lo a trabalhar.. 😛

  2. luminoso says:

    Primeiro comentário? Então alguma coisa util: antes de compararem com o iPad, pensem duas vezes. iPad tem um ano e este ainda nem foi lançado.

    Boas discussões!

    • Tiago Dias says:

      Sim, tens toda a razão.

      No entanto é inevitável compará-lo com o iPad, que neste momento lidera o segmento.. Afinal.. é o mesmo segmento, e é contra ele que este TouchPad vai lutar quando estiver no mercado.

      Mas sim, tens razão, o iPad tem um ano e este ainda não está cá fora, mas isso não invalida as comparações..

      • David Silva says:

        Lidera o segmento????? Quando se é sozinho é normal liderar-se! Venha a concorrência…

        • a Friend® says:

          Ele não era sozinho.. a concorrência que apareceu é que não teve capacidade.

          HP Slate… GalaxyTab.. entre outros tantos que por aí apareceram…

          • Lourenço says:

            Hp state, galaxy tab???

            Portanto, sozinho….

          • Vítor M. says:

            a Friend… discordo.

            o iPad está sozinho. Se inserirmos o Galaxy Tab neste segmento, seremos obrigados a recuar aos UMPC.

            Pois… não tem nada a ver verdade?

            Então o David Silva tem razão.. assim como parte do teu comentário.

            O iPad está sozinho porque a “concorrência” chamou de flop na sua aparição, depois desejou-o e seguidamente tentou correr atrás do tempo perdido… inutilmente porque não conseguiram.

            Mas este… estou a ver ali, numa primeira abordagem, muito trabalho dedicado, muitas afinações após verificarem os erros dos outros e muita evolução que sairá no iPad 2.

            Está aqui uma ferramenta muito interessante. 😉

          • a Friend® says:

            @Vitor M

            Este produto é uma antevisão do que sairá (mais ou menos) no iPad 2 🙂

            A HP, melhor que todos nós, sabe bem o que a concorrência anda a trabalhar.

            Alias, posso ir mais longe, a Palm sempre teve forte ligação com a Apple no que toca a sistema de interfaces, não é à toa que ex-trabalhadores da Apple é que criaram o WebOS.

            A ver vamos, mas fiquei decepcionado, não com o conceito porque é excelente, mas é olhar para isto e realmente ver um iPad…

            Eu actualmente só gabo uma coisa no PalmOS e que sempre teve melhor que o iOS.. são as notificações… simples e muito bem conseguidas e a forma multi-gestão de janelas, que nós temos via “backgrounder” apenas.. de resto o WebOS ainda tem muito para crescer, quer a nivel de optimização, quer a nivel de frameworks e apis.

            Mas de todos os SO’s concorrentes ao iOS.. este para mim é o melhor. Tem MUITAS PERNAS para andar para a frente, precisam é faze algo diferente.. algo que eu diga.. fogo, isto é um mundo aparte e não quero o iPad.. quero este TouchPad!

            Assim, como está.. não me alimenta esse desejo…depois ao ver o evento que até a forma como apresentaram foi muito “a lá Apple”, slideshows….até o fundo igual… mesmo tipo de letra.. irra… tenho mesmo aversão à falta de originalidade… deve ser mesmo defeito meu… (a culpa é dos chinocas..lol).

            PS. HP, pela borra morre o peixe.. criticaram o iPad por ser 4:3 .. não ter entradas USB… ter um contorno gigante (que nem se lembraram que era para se poder agarrar sem tocar no ecrã) e agora lançam um clone… eheh… tirem lá o “innovation” do slogan sff…

        • Francisco says:

          Na perspectiva que nenhum que esta no mercado conseguem fazer frente ao ipad concordo contigo que o ipad está sozinho! E vai continuar. Não vai ser este que o vai fazer. para começar o os é 90% igual ao ios. Segundo o desing dele é praticamente igual ao ipad(só praticamente muda a parte de traz, que é de plastico)/iphone 3gs aumentado. Em termos de especificações tudo indica que o ipad 2 vai ser idêntico. E mesmo comparando com o ipad parece que ele é mais lento.http://gizmodo.com/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+gizmodo%2Ffull+%28Gizmodo%29&utm_content=Google+Reader#!5756223/hps-touchpad-tablet-looks-great-but-moves-slow

        • Tiago Dias says:

          Bem, tens a tua razão. 😛
          No entanto, embora pareça que está sozinho, o iPad não está sozinho, por isso pode-se dizer que lidera.

          Mas é sempre cómico pensar no que se dizia há 1 ano atrás… Um pisa papéis com tanto sucesso.. LOL A verdade é que os verdadeiros pisa papéis vieram a seguir.. e continuam a chegar..

  3. TheSmartOne says:

    Foi uma excelente cartada da HP que fez aquilo que sabe fazer, produzir bons equipamentos multimedia… O mais louvável é que desta vez consegui criar um equipamento que bate a concorrência, o que mostra que houve atenção aos defeitos dos equipamentos que foram saindo até hoje para o mercado…

    Espero ve-lo com sucesso, mas a HP sabe que não tem uma coisa que a Apple tem… Não tenho nada contra os fans da Apple, mas esta empresa podia fazer um pedaço de lixo com uma maça atrás que milhões de pessoas comprariam aquilo… Já não é uma questão de potencia, o cliente geral do mundo, compra Apple pelo factor “estilo”…

    Vamos ver como se desenrola a proposta da HP…

    • Ppietra says:

      “desta vez consegui criar um equipamento que bate a concorrência, o que mostra que houve atenção aos defeitos dos equipamentos que foram saindo até hoje para o mercado”
      Podias especificar esses defeitos e em que medida bate a concorrência?

  4. bug says:

    O webos é um espetáculo, windows 7 que se cuide é que o linux vai tornar-se mainstream.
    Falta-vos o link do webos event, ja tá no youtube:
    https://www.youtube.com/watch?v=VnjwG7Z8AM8

  5. a Friend® says:

    Gostei do conceito, mas não vejo justificação de quem tenha um iPad, comprar um TouchPad.

    São iguais em quase tudo (tirando as specs como é obvio, este é mais recente).

    Dimensões.. iguais. (Pelos vistos aprenderam que o Slate 16:9 não dava…)

    Sistema Operativo, tirando a forma como gere a multi-gestão que é BEM melhor que a do iOS, é tudo igual, até as cores dos menus, email reader, teclado, etc…

    Fisicamente igual ao iPad, com “toques” semelhantes ao iPhone 3GS. (Cor, aqueles contornos, etc…) até o botão do power é igual e no mesmo local…

    A forma como foi apresentado, o evento, epa.. podiam ter sido mais discretos. Inovar para mim não é nos dar mais do mesmo, a HP assim só demonstra que é realmente uma grande marca de fotocopiadoras. (Pensava que se tinham ficado pelo Envy… )

    Resumidamente, gosto.. pelo abraço dado entre Hardware e Software. Apenas esperava algo diferente… algo que me fizesse sentir que ao mexer num TouchPad.. não me recordaria do iPad!

    Depois o factor preço terá também outro peso… mas anunciarem agora para lançarem no verão, bem depois do iPad 2 … já parece um dejavu do falecido Slate…. se bem que este tenha pernas para andar, mas pronto, apressaram-se mais uma vez a apresentar algo para lançar após o produto Apple… não percebo.

    • Tiago Dias says:

      Mas isso seria muito difícil, se não impossível. Fazer esquecer o iPad não é tarefa fácil, e duvido que alguém tão cedo consiga fazê-lo.

      Como disse, o preço vai ter muito, mas muito peso na escolha entre este e o iPad. E claro, ainda é preciso vê-lo em acção..

      No entanto não deixo de gostar desta aposta da HP. Embora tenha semelhanças óbvias com o iPad, ao menos que copiem as coisas boas.. é um bom começo.. Se tiver fluidez e se funcionar como o esperado, será uma boa aposta.

    • Lourenço says:

      Concordo…, a cena êh mesmo essa, parece.me bem, ateu q em fim…., já n era sem tempo…

      Parece.me a melhor alternativa para quem quer o “iPad” com android… Sempre fica mais bem servido do que aqueles bocados de wanna be’s que foram lançados por aí….

      Mas tb n acho que seja um iPad killer, 1′ pk o iPad tem um ano, 2′ pk vai fazer frente com o iPad 2 e n com o 1….

  6. Ppietra says:

    Uma ligeira correcção:
    “mas sabe-se que o mesmo chegará ao mercado consumidor no Verão, por a mesma altura em que a Apple apresentará a versão 2 do iPad”
    O anuncio falava final do verão para o TouchPad, enquanto que todas as fontes apontam que o novo iPad sairá o mais tardar no inicio de abril, que é no principio da primavera!!
    Em que maneira é que isso é sair na mesma altura?
    A não ser que seja um referencia ao ultimo rumor que aponta para um iPad 3 em Setembro – mas isso é uma versão mais à frente.

  7. jose maria says:

    quando alguem lhe meter android 3.0 em cima vai ficar bomba 🙂

  8. texasflood says:

    Mais uma vez a história a repetir-se. Mais um iPad killer. O iPad já tem algum mercado conquistado, basta ver pelas vendas, e muito dificilmente, quem tem um iPad irá trocar por esta máquina, trocar sim por outro modelo do iPad. Antes de se tornar um concorrente do iPad, há algum caminho a percorrer e conquistar mercado aos outro tablets. Depois só com algum sucesso, é que aparecerão as apps. E não falo só em redes sociais, internet, produtividade, falo em laser, existem aplicações no iPad bastante desenvolvidas, para diversos sectores, desde a música, jogos, etc. É assim que se conquista o público. Grande parte dos utilizadores não quer saber se este processador é melhor ou se tem mais memória.

    • a Friend® says:

      “Grande parte dos utilizadores não quer saber se este processador é melhor ou se tem mais memória.”

      Exatamente. As pessoas em geral (Até Geeks) lidam é com o software.. importante é que esse responda aos nosso comandos com rapidez e fiabilidade.

      Se meterem o iPad ao lado deste (que embora com diferença de 1 ano e pouco) pouco iriam notar que um tem o processador melhor que o outro.

      Mas infelizmente é assim.. o hardware continua a ser usado como os “bifidos activos” de um iogurte.. ninguém sabe o que raio é aquilo, mas como tem, é bom e vamos lá comprar… 🙂

      Ps. Atenção. Também não estou a dizer que as specs não são importantes, porque são.. quero apenas dizer é que o software tem que dar rendimento a essas specs.

      • texasflood says:

        Pois é, se compararmos dois equipamentos com o mesmo SO e o mesmo software, ai sim faz todo o sentido, agora máquinas diferentes, com SO diferentes, aplicações diferentes, já é mais complicado. Não acredito que alguém compre um tablet apenas pelas comparações das specs. Temos que olhar para um todo e tirar conclusões sobre o mais adequado para nós.

  9. Lopes says:

    mais um tablet para confundir as nossas ideias, eu que já achava o XOOM um bom concorrente, então agora juntou-se mais um grande tablet 😀

  10. Lourenço says:

    Gostei, parece.me bem, provavelmente vai pecar no preço devido a sua contrucao, mas tanto me faz… N ia comprar na mesma XD

  11. RF says:

    iPad 2 ou Hp TouchPad? Escolha difícil, ou talvez não.. 1º comprar preços; 2º Comparar o WebOs 3.0 com iOS 3.x que irá ser lançado no novo iPad; 3º Suporte de actualizações do OS; 4º Aplicações disponíveis/qualidade das mesmas; 5º mas não por ultimo comprar a fluidez do OS (rapidez). Não esquecer que no futuro iremos ter: iPad 2 VS Hp TouchPad VS Android 3.0

  12. Ppietra says:

    Parece ser um bom produto, bem pensado e agradável! O interface gráfico é menos agressivo que o Android 3, e provavelmente mais agradável que o iPad. contudo como ainda não está pronto, fica a questão de como é que se irá comportar, será realmente mais lento como alguns dizem?
    No hardware não me parece que tenham arriscado muito face ao iPad.
    Tem o mesmo peso que o actual, é ligeiramente mais grosso, a bateria dizem (segundo alguns) que dura o mesmo tempo, o ecrã tem a mesma resolução, não parece ter mais portas de entrada!
    Considerando que muita gente aponta que o novo iPad irá reduzir no peso e tamanho, ao mesmo tempo que põe um processador tão ao mais potente que os demais, mais as câmaras, etc, em termos de hardware quando o TouchPad sair não vai se mostrar melhor que a concorrência.

    • nervaise says:

      viva!

      Talvez não, mas o valor pedido por cada um deles poderá colocá-los em segmentos diferentes… A ver vamos como se desenrola esta história.

      • Ppietra says:

        Os dois têm o mesmo tamanho (provavelmente muito idênticos em tudo quando saírem) e competem pelo mesmo mercado, não sei como é que ficam com segmentos diferentes pelo preço!
        O preço apenas serve como mais um elemento de concorrência, não para segmentar o mercado… a segmentação necessita sempre de distinção óbvia entre os produtos – coisa que não acontece!
        Tudo o que disse era apenas para apontar que o TouchPad não vai sobressair pelo hardware quando sair!

    • Tiago Dias says:

      Exactamente!

      “O interface gráfico é menos agressivo que o Android 3…”

      É exactamente por isto que este tablet me agradou.

      O seu sucesso vai depender muito, como já disse, do preço. Se vier ao mesmo preço do iPad, não lhe esperam bons dias, vai ser muito difícil ganhar clientes com o mesmo preço do iPad. Mas se vier, por exemplo, com preços na ordem dos 300 a 400 €, acho que será muito bem aceite no mercado.

      Depois têm, claro, que lhe por um SO fluido e rápido. Depois disso vêm as Apps, a assim se fará um concorrente do iPad.

      Mas como disseste, a interface agradável é o que mais…agrada.. 😛

  13. Silva Pacita says:

    Espero que não sobreaqueça como a maioria dos hps 😛

  14. texasflood says:

    OFF Topic: A LG lançou um teaser trailer bem ao estilo de Hollywood, semelhante ao filme “Transformers” para dar a conhecer o próximo LG Optimus Pad. Está engraçado, as referências à Apple são mais que evidentes, mas acho que não será com este tipo de publicidade que vão lá. Enfim, todos querem bater no mesmo.

    https://www.youtube.com/watch?v=Q4s6mnMY8o0

    • a Friend® says:

      Tirei uma conclusão desse anuncio…

      Ficção amais. 🙂

    • Ppietra says:

      sem dúvida, bastante piroso! Nem se percebe o que é o produto. Parece mais um filme para entreter os já convertidos.

    • cris. says:

      Ahahahah é comico. Agr percebo pk a Apple é tão conhecida/apetecida falem bem ou falem mal, o k interessa é que falem !

      Se fosse director de Marketing da LG tentava apelar as caracteristicas do meu produto e a sua mais-valia pro consumidor ! Estes bananas cheios de milhões pra publicidade só tentam uma coisa, derrubar a Apple a qualquer preço fazendo qualquer m**** depois metendo abortos no mercado tudo pra enganar o consumidor distraido.

      Eu sou sincero tenho um LG Optimus P500 (comprado por 100€) e ele satifaz-me completamente na vertente qualidade/preço. Mas reconheço que se não tivesse esta complexidade com o dinheiro (telemovel custar mais que o ordenado minimo LOL no way) não pensava duas vezes e compraria um Iphone. Já toquei/brinquei e de facto “é outro toque” e venha quem vier me dizer, mas acho que a referencia do mercado é sempre os produtos da Apple, porque o consumidor reconhece-lhe qualidade tal que update de tempos-a-tempos, qualidade de contrução, etc, etc…

      Não sou fanboy, simplesmente alguem que tem olhos na cara e percepciono as coisas desta maneira. Não me venham com tretas mas enquanto a concorrencia quiser seguir a referencia (Apple) e não dar valor acrescentado (qualidade) aos seus produtos nunca passará de seguidores, daí achar que este HP tem um “je ne sais quoi”. 😀

    • Tiago Dias says:

      Enquanto se preocuparem mais em tentar deitar a baixo a Apple que em desenvolver bons produtos, não vão lá.. Aliás, só dão mais ênfase à Apple como sendo uma marca de topo, que todos querem destruir.. E isso abona a favor da Apple, e não de quem faz estas coisas..

      • Se virem bem a apresentação da HP a unica alfinetada que mandam à concorrência é à RIM pela sua cópia descarada do sistema de multi-tasking

        • a Friend® says:

          Passou-me ao lado essa… se assim foi é preciso muito moral da HP fazer esse tipo de acusações… 🙂

          • Tem toda a moral.

            O webOS está muito longe de ser uma cópia do iOS, ao contrário do Android que nas suas fases inicias era puro rip-off.

          • a Friend® says:

            Em termos de interface ele está muito identico ao iOS.. até na selecção de cores.

            O email foi dos primeiros que me saltou à vista, o teclado idem aspas. Ele aparentemente não se fica muito atrás do que a Samsung fez nos Galaxys…

            Agora em Hardware.. sem comentários. A partir do momento que o vejo lado a lado ao iPad, tudo similar até o pormenor do botão do power com as mesmas dimensões e colocado precisamente no mesmo local eu só posso concluir que a HP pegou no iPad e levou-o à faca! 🙂

            Mas isso da HP já não é novidade. Já há varios produtos que são autenticos Rips da Apple.. desde monitores, a passar pelo famoso “Envy” que até confundiu a Intel num anuncio.

            http://www.ubergizmo.com/2010/01/intel-says-i5-macbook-pro-was-a-mistake/

            Como digo…por parte da HP não há moral…

            Até que basta olhar para esta noticia recente:

            http://www.appleinsider.com/articles/11/02/10/hp_hires_former_apple_exec_to_pitch_webos_to_developers.html

            De mim, ainda não é desta que me surpreendem. Desilude-me até, ver um mercado mais focado em “abater a Apple” que propriamente pensar por si mesma a dizer “vamos dar aos nossos clientes algo diferente, com qualidade, inovação, algo que de destaque pela diferença acima de tudo e tenha “nossa” imagem de marca e não a imagem e marca da Apple.

            Eu aposto que se passar um dia um Tab destes a 10 pessoas (sem verem o logo atrás) me dirão que estou a mexer num iPad.

          • Ppietra says:

            Tendo em conta que apareceu a seguir e que quem dirige veio da Apple, é natural que haja alguma inspiração nos produtos da Apple.
            Contudo acho que fizeram tão bom trabalho com o interface e criaram as diferenças suficientes que acho injusto fazer essa acusação! Ao contrário do Android que é bem mais evidente a cópia, a história e a falta de visão!

        • Sérgio Ramos says:

          Pois então presumo que conheças o webOS à pouco tempo.

          Não o TouchPad, mas os smartphones webOS não têm botões. A substituir o Home button têm uma superficie touch que controla as iterações de navegação como andar para trás, ir para o home, etc etc etc

          O multi-tasking do webOS já tem alguns anos e a Apple ainda não conseguiu sequer equiparar nesse aspecto.

          O synergy do webOS é MUITO melhor que o seu semelhante do Android.

          As aplicações que falas, têm sim algumas aproximações com o iOS, mas as versões anteriores das mesmas nada tinham a ver.

          O conceito de SDK do webOS é também ele brilhante porque não estrangula o developer a um ambiente fechado. Com o novo SDK as aplicações que correm no webOS correm de igual forma num browser como o Google Chrome.

          Quanto ao teclado, epa… é um teclado. Mas ainda assim, discordo pois este novo teclado virtual do webOS é uma aproximação muito fiel ao funcionamento de um teclado fisico.

          • a Friend® says:

            Fiquei confuso:

            “mas os smartphones webOS não têm botões”

            Tanto quanto sei, eles ainda não têm sequer um único smartphone sem teclado físico…

            Se estiver errado, peço-te que me enumeres um.

          • Ppietra says:

            “O conceito de SDK do webOS é também ele brilhante porque não estrangula o developer a um ambiente fechado.”
            Não sei se sabes mas o SDK e as APIs no iOS suportam várias tecnologias ditas abertas. Nada impede um programador de construir quase toda a sua aplicação em Javascript. E tb deixou de haver restrições às ferramentas utilizadas.
            Quanto ao multitasking não creio que haja uma vantagem clara do WebOS. O sistema foi sempre um pouco pesado e vagaroso e nunca conseguiu gerir muito bem muitas aplicações abertas. No iOS o multitasking está relativamente bem implementado e não sobrecarrega nos recursos. O seu defeito é não suportar algumas situações mais raras de uso, que no futuro poderão se tornar importantes, num tablet.

  15. Ricardo Nunes says:

    Gostei de ver este tablet da HP.

    Não é que traga algo de novo para mim. Quase tudo o que faz eu faço no meu iPad. A diferença é que este faz de origem e eu no iPad tenho que recorrer ao Jailbreak (por ex: multifl0w, myWi OnDemand). Realmente as notificações no iOS deixam mt a desejar. Claro que existem soluções, mas… Bastante interessante carregar o tablet sem fios.

    De resto, apesar de ser a única coisa existente que pode ser colocada lado a lado com o iPad, só lá para o verão é que veremos o que é a realidade deste WebOs.

    Quanto as semelhanças com o iPad, só mesmo no nome é que este é diferente. Qualquer pessoa que mecha com iOS reconhece os templates usados. Penso que seja mais uma extratégia para tentar cativar utilizadores de iPad do que outra coisa.

    Principalmente penso “Até que enfim alguma coisa para mostrar ao Android como se faz”.

    Atenção:

    Este usuário não permite ser contactado por trolls e android-a-likes. Apenas respondo a comentários inteligentes, ou seja, sem dizer “a minha é maior do que a tua”, porque no fim a minha é sempre a maior.

    • a Friend® says:

      Multiflow.. se viesse nativamente é que era!
      https://www.youtube.com/watch?v=pcIORhb8NfQ

      A Apple nesse aspecto anda a falhar como as notas de 500 euros no meu bolso! 😛

      É que se formos a ver, até o Safari (nas tabs) sempre teve algo assim do genero e é excelente!

      Era isso e melhorarem as notificações.. não queria cá nada especie Android, mas algo simples e arrumado com o “Look&Feel” Apple.. eles de certeza que têm algo na gaveta bom… à espera de vir para fora. De resto, não queria mais nada..

      Quanto ao Flash a Apple nunca o excluiu… disse apenas “para já ainda não” … por trabalha mal e porcamente no MacOSX quanto mais no iOS…

      Mas esta semana fez-se luz… tenho andado a testar a ultra versão 10.2 e é impressionante a melhora que teve… gasta mesmo muito pouco CPU e aquecimentos “parvos” têm sido quase nulos. Se continuarem assim talvez a Apple aceite o Flash no iOS.

      Só espero é que se isso vier a acontecer, os webdesigners depois não durmam à sombra da bananeira e desleixem-se no HTML5, que tem sido promissor e especialmente os videos que em nada os troco por um em Flash.

      • Tiago Dias says:

        Esse multiflow.. é apetecível 😛

        Apesar da Apple poder desenvolver a forma como se gerem as aplicações abertas, mais importante ainda seria um desenvolvimento das notificações, a colocação de eventos da agenda num local rapidamente acessível, como o lock screen, e uma forma rápida de ligar e desligar as conectividades.

        Por ordem decrescente de prioridade:

        Agenda e outras infos no Lock Screen -> Notificações -> Gerir Multitask -> Ligar/desligar wifi, 3G, etc mais facilmente.

      • Ricardo Nunes says:

        @offtopic

        jóve já coloquei isto no twitter, provavelmente já viste ou já tinhas visto, mas em caso contrário e para os demais interessados,

        Android R.I.P. 10/2/2010
        http://bit.ly/egTluj

        Leitura deveras interessante, sem entrar no “trollismo”, a explicar pq é que o Android, para todos os efeitos, “morreu” hoje.

  16. Pedro Peixoto says:

    Se não fosse a música pirosa, quase parecia uma apresentação da Apple. 🙂 Agora fora de brincadeiras, não entendo como é que as marcas, um ano depois de ter saído o iPad, ainda não conseguem trazer nada de novo. O que fazem é algo parecido, andam sempre a reboque da Apple. Como querem ser concorrentes, se não inovam? Esperemos pelo iPad 2.

    • TelmoB says:

      Realmente concordo contigo. Não sou muito fan da Apple por causa das politicas usadas, mas não há nada a apontar quanto a qualidade dos seus produtos.
      Quando se quer uma coisa para trabalhar e não ter problemas a Apple tem sempre a solução mais eficiente, o que por vezes também faz com que seja mais caro.

      Agora as outras empresas deviam apostar mais na inovação própria e não imitar terceiros. Porque assim a Apple vai estar sempre a frente no mercado, pelo menos para aqueles que gostam de andar sempre a par com o desenvolvimento.

      Só que já estamos a um nivel tão elevado que começa a ser dificil apresentar coisas novas..
      Contudo gostei do tablet, sendo uma alternativa bem elaborada.

  17. fran says:

    gosto do facto de JÁ não ter botões físicos! possivelmente só no ipad 3 ou 4 é que isso irá acontecer, com pena minha 🙁

    • Ppietra says:

      ???
      Não tem botões físicos!? Claro que tem, um na frente exactamente no mesmo sítio que o iPad, fora os outros para o volume e ligar/desligar!
      O que poderás dizer é que precisa de recorrer menos vezes ao botão físico para navegação.

  18. SamC says:

    Gostei do que vi. A interface está muito bem conseguida a meu ver e ter em principio um browser “sem limitações” para navegar na web é uma opção muito desejada. Continuo a afirmar que não faz sentido devido ao tamanho de ecrã de um tablet, ter uma experiência na web reduzida por não se suportar flash.
    A integração com um smartphone está muito interessante, será agora ver se poderá se tornar uma tecnologia aberta ou se ficará muito limitada ao universo WebOS.

    Agora resta ver se o suporte/desenvolvimento em torno da plataforma corresponderá às necessidades do mercado e se irá satisfazer o consumidor. A HP/Palm sinceramente não têm muita reputação já que embora tenham experiência, começaram “praticamente tudo de novo”, sem uma boa comunidade por detrás a plataforma não vai fazer concorrência ao mercado existente.

    Quanto aos que fazem logo comparações com o iPad, para mim não há nada de errado nisso. Agora dizer que é uma cópia bla bla blá… vão fazer queixinhas aos profs. que eles copiaram. Para mim é sempre bem vindo que copiem o que o iPad tem de bom e que corrijam o que ele tem de mau. Se após isso ainda me apresentarem uma boa opção concorrente a melhor preço (ou preço igual), só ganho/ganhamos todos com isso.

  19. Cruz says:

    Todos falam no Ipad e Ipad killers. A História é a mesma dos pcs, até que ponto faz sentido comparar hardware diferente com software diferente ? Aliás, no caso dos pcs pouco sentido faz uma vez que parece ser ilógico comprar um apple para usar windows. No caso do Ipad a lógica será a mesma, ou não ?

  20. Prodigy says:

    Haja diversidade, a ver se estes dispositivos baixam de preço…

  21. Bruno says:

    Ele é comparável (a talvez superior(?) ) ao ipad. O problema é q vai sair o ipad 2, e deixar esse – que nem foi lançado – pra trás.
    Digo isso sem gostar da apple, ou ter um ipad. Mas é a verdade =/

    Entretanto, acho que o Motorola Xoom, com android 3.0, pode vir a ser um grande inicio de concorrencia mesmo ao ipad q está por vir. 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.