Hoje é Dia Mundial da Sida
Stop à Sida é, este ano, o mote do Dia Mundial de luta contra a doença, para chamar a atenção para a Sida, que mata quatro pessoas em cada minuto, ou mais de 5.700 por dia, segundo a ONUsida. Publicadas em Novembro, as últimas estimativas daquela agência das Nações Unidas assinalam cerca de 6.800 novas contaminações por dia.
O mundo comemora hoje o Dia Mundial da Sida com a perspectiva de que nos próximos tempos seja encontrada uma vacina eficaz contra a doença, pois recentemente cientistas do Instituto Karolinska, da Suécia, anunciaram que esperam obter, no prazo de dois anos, um antídoto com capacidades para neutralizar o Vírus de Imunodeficiência Humana (VIH).
Por ter atingido as proporções de pandemia, em 1988, a Assembleia Geral da ONU, através da Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou o 01 de Dezembro como o Dia Mundial da Sida. Neste dia urge concertar e inovar ideias sobre a maneira de combater o flagelo, já que esperar pela vacina não é a solução.
Segundo o mais recente relatório anual do Programa das Nações Unidas sobre a doença, o número de casos notificados torna Portugal o quarto dos países da Europa Ocidental que mais casos novos de infecções por VIH diagnosticou em 2006. Entre as 32.205 pessoas com HIV registadas em Portugal, 43,8 por cento já apresentavam Sida, o que representa um total acumulado de 14.110 até ao final de Setembro.
No nosso país, a Associação ABRAÇO está desde ontem e até amanhã, a organizar um peditório a nível nacional. Também a Liga Portuguesa de Futebol vai, em conjunto com a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida, assinalar a efeméride nos jogos com transmissão televisiva da 12ª jornada da BWINLIGA e Liga Vitalis com a distribuição de pins com o laço vermelho, símbolo internacional do compromisso com a infecção VIH/sida. Esses pins são destinados aos treinadores e demais dirigentes dos clubes, para que sejam utilizados no decorrer do jogo e conferência de imprensa dos jogos cobertos pela TV.
Este artigo tem mais de um ano
Infelizmente, a epidemia do mundo moderno…
Há bem pouco tempo perdi um familiar devido a isto…
Uma preocupação mundial, mas que com o tempo, tende a ser “amenizada”… uma pena. Felizmente continuam a saltar à vista spots na TV que alertam e bastante para este grande problema.
Tenho uma questão, que ainda não consegui achar resposta, mesmo com uma pesquisa:
Alguém conhece um centro qualquer de rastreio do VIH? Na zona de Lisboa?
Esqueci-me de alertar:
Não deixem de fazer um rastreio, é uma segurança… Tenham sempre atenção aos parceiros, falem com eles, um rastreio em conjunto é sempre uma segurança 🙂
Blondie Girl,
Existem 2 CAD’s (Centros de Aconselhamento e Detecção Precoce do VIH/Sida) na área de Lisboa:
Centro de Saúde da Lapa
Rua de São Ciro, nº 36
1200-831 Lisboa
Horário: 2º,4ª feira, das 12h às 18h30; 3ª,5ª,6ª feira, das 9h às 15h30
Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso
Av. Dr. Mário Mourinho – Restelo
1400-136 Lisboa
Tel: 213 031 427
Horário: Todos os dias das 9h30 às 14h
Para mais informações podem consultar o site da Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida: http://www.sida.pt
Eu faço swing e transo com vários parceiros por ano….e nunca me descuido 🙂
é sempre dar uma precavida….
Abs
PATRICK
É o dia mundial da sida e o dia em k eu fiz anos. É por isso k ele é relembrado, é por eu ter nascido…
No Brasil, os infectados têm todo o coquetel anti-SIDA de graça. Coisa de 3 mil dólares mensais, se fosse cobrado…
Isto das curas… a ideia da vacina é prevenir, nunca irá impedir a 100% dos casos que o individuo seja infectado. Não vai curar, vai-se limitar a diminuir o risco de transmissão. No entanto as tentativas anunciadas já foram muitas. Todas falhadas!
É pela existência duma vacina que as pessoas se vão precaver? É por serem vacinadas contra o HIV que vão ser mais responsáveis e ter relações sexuais protegidas, sabendo que há risco de contrair a doença mesmo vacinada?
Acho que a resposta está bem clara para todos, fiquemos antes com estas perguntas retóricas nas mentes.
O problema não está nem nunca esteve no vírus, está no humano, no ser que deve ser sempre tratado como uma criança, que não quer ser comparado aos animais e vive a comportar-se como um. O ser que acha que a selecção natural é coisa para os restantes animais, mas não é, a natureza é quem comanda a vida.
_BlondieGirl_
Basta perguntares no Hospital da tua área de residência. Um conselho (meu): vai ao serviço de Hematologia, aproveitas e dás sangue, e no processo ficas a saber o resultado do teste VIH, entre outras coisas.
Ficas a saber e ainda se tens a oportunidade de contribuir com sangue que pode mesmo salvar uma vida.
Só deixar um link aqui – Amigos da Blogosfera
Abraço a todos!
PS: Ótimo texto!
Pessoal, uma questão, custa assim tanto usar , o nosso fiel amigo preservativo?!
ha quem possa ajudar pelo menos as crianças orfãs em habitação em moçambique?