HiKey 960: O “Raspberry Pi” da Huawei e Google
Os mini Pcs continuam a ser uma forte aposta pelas mais diversas empresas. Desta vez o rival do popular Raspberry Pi chega pela mão da Google e Huawei e chama-se HiKey 960.
Apesar das características interessantes, o preço desde mini PC não é muito simpático.
Chama-se HiKey 960 e é um novo concorrente do Raspberry Pi. Segundo as informações, a Huawei trabalhou no hardware, enquanto a Google dá todo o suporte ao nível do sistema operativo que é o Android. O Huawei HiKey 960 custa $239 mas vem com as últimas tecnologias ao nível do CPU e GPU. Esta board pode ser usada para integrar robôs, drones e outros dispositivos inteligentes.
Com uma performance semelhante à dos últimos smartphones e tablets, o HiKey 960 vem com um Huawei Kirin 960 octa-core que foi usado no Huawei Mate 9. Destaque ainda para os 32GB de memória de armazenamento e 3GB de RAM. A GPU é uma Mali G71 capaz de reproduzir conteúdos a 4k. No entanto esta board vem com uma interface HDMI 1.2a que apenas permite a 1080p.
Ao nível das comunicações vem com dual-band 802.11 b/g/n/ac Wi-Fi e Bluetooth 4.1. Além de suportar Android, no futuro poderá também correr algumas distribuições Linux.
Este artigo tem mais de um ano
Concorrente dele Mesmo só pode 😀
Demasiado caro…
Não se deve chamar concorrente a algo que nem sequer está no mesmo segmento de preços. E como este corre Android nativo, também não vejo onde se possa enquadrar ao nível da ‘concorrência’ do Raspberry.
Carote…
A worten está a vender o Rasperry Pi por 59€ mas há lojas a vender por 31€. Mas este por 239 euros não tem mercado.
Cuscoid?
Medo… Muito medo…
Se já o Asus Tinkerboard era considerado caro (~70$), então esta nova SBC não irá roubar nenhum mercado ao Raspberry Pi.
Um ponto também a considerar é a comunidade, e quando não existe uma (complicado criar uma de ‘raiz’, quando uma placa custa +200$), muito dificilmente irá sobreviver neste tipo de mercado.
Pelo preço de $239 não é concorrente do Raspberry Pi.
Custa quanto?!
Não vai tirar nenhuma venda ao raspberry.
Acho que é um pouco de abuso chamar de concorrente do Raspberry, uma placa que custa $239!
A Google só ajudou no projeto dessa placa só pra dizer que tem alguma coisa nessa área.
Não vai sobreviver ao mercado e ainda será massacrado pela mídia. Tem suporte pra 4k e é limitado pelo Conector? Um engenheiro desse merece um tapa na cara, no mínimo. Tem um baita processador pra rodar o que?
No mínimo, a Google deveria ter feito uma ide própria para rodar lá dentro com todas as facilidades possíveis e mesmo assim não valeria a pena pagar por ela.
É porque se empenharam tanto em desenvolver os backdoors que se esqueceram de criar funcionalidades para o dispositivo 😀
“Isto porque”, ao invés de “É porque” seria o correto. E o “se” deveria estar depois do empenharam, não antes, ficando “empenharam-se”.
nao tras bluetooth 5.0 :\
“Tras” neste caso está errado porque refere-se ao verbo trazer, ou seja, deveria ser utilizado “traz”. E o “nao”, para além de iniciar uma frase, deveria ter til, ou seja, seria “Não”.
Se estás a citar, tens que respeitar as maiúsculas e minúsculas do texto original, coisa que não fizeste. E as citações, entre aspas, deverão possuir a sinalética “(…)” sempre que não se produza inteiramente um período ou um parágrafo.
Isto só para dizer que todos erramos, mesmo os chicos-espertos…
1-0 José Augusto Gomes.
Boa JOSÉ, sempre atento!!!
“All right, everybody be cool, this is a robbery!”
Prefiro o meu odroid c2, custou 40 euros. Esse sim concorrente do raspberry!