Hello3dPrintingworld – A entrada para o mundo da impressão 3D
O Pplware é media partner da Maker Faire que vai realizar-se de 19 a 21 de Setembro no Pavilhão do Conhecimento. Este é um dos vários projetos de que vamos falar ao longo das próximas semanas. Fiquem atentos às novidades!
A Hello3dprintingworld é uma startup dedicada à impressão 3D com especial foco na formação e disseminação desta tecnologia através de parcerias com Instituições de ensino, associações e empresas para desenvolvimento de projetos.
A Hello baseia-se em tecnologia open-source, destacando-se o modelo Prusa I3 que deu origem à HelloPrinter, uma versão modificada e adaptada às necessidades dos seus utilizadores.
A HelloPrinter apesar de partilhar a base com a Prusa I3 já incorpora algumas evoluções tais como, permitir a adaptação para CNC ou corte a laser. Com esta é possível imprimir com diferentes resoluções e materiais, podendo os mesmos ser alterados durante a impressão, desbloqueando a criação de objectos multicolores e multimateriais.
A impressão e manutenção da impressora pode ser feito directamente do seu monitor LCD, graças ao leitor de cartões SD incorporado. A sua estrutura em aço permite atingir velocidades elevadas mantendo uma precisão que pode chegar aos 0,02mm.
No entanto, a impressora é só a base, segundo Emanuel Ferreira, um dos fundadores da Hello "a nossa mais valia são os workshops em que ensinamos a construir a máquina, pois permite que as pessoas entendam as várias componentes desta tecnologia".
Apesar de ser fácil a aprendizagem continua a ser necessário algum conhecimento para uma rápida adaptação, "Não interessa se são engenheiros, designers ou makers, qualquer pessoa pode aprender. Por exemplo, houve uma pessoa que frequentou o workshop e está neste momento a desenvolver o seu próprio modelo”.
Para além dos workshops, a Hello tem posto em prática a impressão 3D através de parcerias como a realizada com a CTEM Academy, em que uma impressão 3D do Cristiano Ronaldo foi colocada num balão para um vôo estratósferico.
Também com a CTEM Academy, foi criado um robô na forma de um sapo para a participação num concurso de robótica. Outro exemplo, este mais de empreendorismo, foi a utilização da impressão 3D em produtos finais, neste caso uns brincos.
O exemplo mais recente é o BITalino, "desenvolvemos uma caixa para o BITalino com especial enfoque na resistência. Este é o perfeito exemplo da impressão 3D, neste momento esta caixa pode ser descarregada e impressa por qualquer pessoa. E quem sabe, alguém pode melhorá-la e permitir que todos usufruíamos dessa evolução." Este, defende a Hello, é o contexto ideal para as comunidades de makers, pois permite-lhes estender ou evoluir os seus projectos.
A startup Hello3dPrintingworld vai estar presente na montra de criatividade e inovação Maker Faire .
Homepage: hello3dprintingworldBITalino
Este artigo tem mais de um ano
Excelente artigo.
É de facto uma das tecnologias que iremos ouvir falar dentro de 1 ou dois anos. Os preços ainda são um pouco altos, pelo que apenas os profissionais ou “geeks” são os que a compram.
Tenho o prazer de trabalhar com duas e tenho que dizer que é impressionante o poder fazer basicamente tudo com elas.
Fico contente em saber que já temos portugueses a trabalhar nesta tecnologia.
Cumprimentos,
Não há preços?
Também seja como for já comprei um Cooblebot 😀
Boas,
Tens os preços aqui: http://hello3dprintingworld.pt/shop/
Cumps
Eu construí duas prusa modelo i3 (open source do josef prusa) e o custo rondou-me na primeira os 700€ e na segunda como já não tive “pressa” e “urgências” ficou mais barato, 500€ por ai. Tendo em conta que a primeira imprimiu os plásticos e peças da segunda 😉
A filha trabalha já melhor que a mãe 😉