Hacker cria ferramenta…
que torna qualquer PC um pirata! Jikto foi criado em Javascript e faz buscas a vulnerabilidades em computadores e redes informáticas, sem que os donos das máquinas onde está instalado saibam. A ferramenta foi anunciada hoje pelo próprio criador, Billy Hoffman, da empresa de segurança Spy Dinamics.
O Jikto foi criado como uma “prova de conceito” das novas ferramentas utilizadas por piratas e vai ser apresentado na conferência Shmoocon, que reúne vários hackers no final desta semana, em Washington, EUA, informa a Cnet.
O Jikto pode ser instalado à semelhança de um vírus num computador vulnerável e utilizar os recursos desta máquina para procurar na Net outras que se encontram vulneráveis. Isto sem que o dono da máquina saiba e ilibando o verdadeiro pirata que, depois, recebe os dados recolhidos pelo Jikto em forma de relatório.
Com este processo, os piratas podem arregimentar vários “batedores” em vários pontos do mundo para a pesquisa de dados sobre máquinas vulneráveis.
Aplicações que fazem a busca de vulnerabilidades na Net não são propriamente uma novidade – mas no caso de Jikto, há a originalidade de se instalar no browser e manter os verdadeiros autores da “maldade” sob o anonimato.
Fonte: Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
Isto quer dizer, que nunca vamos estar seguros se alguém estará a espionar-nos. Nem mesmo com o mais sofisticado antivírus? Isto está tudo maluco, anda meio mundo a enganar meio mundo. Se isto for verdade, estamos a ser revistados a todo o momento sem saber!
Apenas um comentário, não foi um hacker, foi Billy Hoffman.
“… Billy Hoffman, lead research and development engineer at Atlanta-based SPI Dynamics Inc., has developed a tool called Jikto that can use XSS flaws and JavaScript to create a distributed botnet without any kind of user interaction at all. Hoffman plans to discuss the tool and publish the source code for it at the upcoming Shmoocon conference in Washington …”
Fonte: http://searchsecurity.techtarget.com/originalContent/0,289142,sid14_gci1248127,00.html
Mais um motivo para a criação da carta de computação, quem não a tiver está ilegal e nesse caso a pessoa teria de pagar uma multa, poderia ir presa uns meses ou mesmo ter o computador apreendido por representar um perigo para a comunidade.
Navyseal….. say what?????? tas no gozo não?
CIA, contratem-no e pronto! 😀
À primeira vista pode parecer um cometário disparatado do Navyseal, também pensei assim, mas depois ele até tem certa razão. Porque é que precisamos de uma carta para conduzir? Não, não é para as escolas de condução enriquecerem à custa dos otários, é porque temos de obedecer a um determinado conjunto de regras e obrigações para não por em risco a nossa integridade física a a dos outros. Ora quem “conduz” um PC e não faz puto ideia dos conceitos básicos e dos riscos dessa “condução” está a por em perigo outros PCs (tornando-se por exemplo um bot) particulares, empresariais ou institucionais. Pode não ser tão grave como um condutor sem carta, como por vezes pode ser bem pior.
Talvez o futuro nos traga algo, nem que só remotamente, semelhante ao que o Navyseal sugeriu….
Pois… já ganham pouco com o hardware e softaware + licenças e esquemas afinas!!! Mais uma para encherem os bolsos!!! Os bem comportados é que as papam sempre!! É as finanças, Segurança Social, DGV, Polícia, Brigada de Trânsito, Instituto disto e daquilo… enfim, perfila-se mais uma desculpa para mamar !!!! Fdse…
Pois “mamam” de todo lado, mas é preciso ver que vivemos numa sociedade, comunidade, num grupo. Os valores do mesmo sobrepõe-se a qualquer valor individual.
Ter um computador não é meramente saber ligar e desligar, usar as ferramentas do office ou criar pastas no Windows. Quem possui um computador DEVE obrigatoriamente estar ciente dos riscos. Cada vez que eu digo isto a alguém ouço a desculpa “mas eu não sou nenhum/a geek”. Ora, isto não é desculpa para ninguém.
Quando tiram a carta de condução e violam alguma regra ou sinal estão cientes de que mais cedo ou mais tarde poderá cair um multa em cima.
As lojas “mamam” (usando o termo proferido pelo Zecalentejano) $ e não é tao pouco quanto isto pelas varias formatações que os info-ignorantes la vão fazer varias vezes por ano, (certa de 15 a 40€, dependendo da loja). A resposta dada a este FACTO costuma ser “eu não me importo de pagar, desde que fique bom é o que quero…” logo se não se importam de pagar, porque não tiram a carta de computação?
Concordo plenamente com o Navyseal…
@Navyseal
Era uma boa ideia, mas no choque tecnológico imposto por Portugal isso não está nos planos, está estipulado uma serie de cursos e acções de formação grátis e pagas que abordam esses assuntos, mas não é algo geral á população!
Mas é como se diz, quem quer carro quer carta, quem não quer… take the bus!
Mas essa carta realmente era uma boa maneira de por limites por exemplo no SPAM que já aqui foi falado, e tambem na propagação de Malware, pois uma pessoa com formação rapidamente saberia como actuar, e depois acabava-se com os monopólios de muitas lojas de informática de formata PC’s que andam a aparecer como cogumelos nos centros comerciais, mas uma coisa é clara, á informáticos e informáticos, uns com formação e os geeks, tal como existem mecânicos para os carros, é claro que mudar o óleo, verificar o desgaste dos pneus, alinhamento da direcção etc é facil de se fazer, mas o resto temos de deixar com os especialistas!
Enfim… inda não passa de ficção cientifica!
Quanto ao Jikto, estou ansioso de o ver em funcionamento, já tive oportunidade de ler um PDF no site oficial do criador com a explicação e alguns exemplos, e realmente parece muito simples e eficaz.
CUMPS
Carta de computação lol lol ridículo. Até parece que já não podemos viver sem PCs. E se o meu PC tem vírus os outros que se protejam. Isto da net é cada um por si mas não é a vida real. Aqui não morre ninguém porque isto é só uns e zeros por uns fios a passarem de um lado para outro.
@Zé Pagode
Olha que não são bem uns fios com uns e zeros a passear de um lado para o outro, sem este tipo de comunicações simplesmente deixavas de ter orientação, iam-se os GPS, controles de trafego, começavam a chocar os aviões, os barcos andavam á deriva, os semáforos ficavam descontrolados e acidentes de trafego aos milhares, os telefones e telemóveis deixavam de funcionar entre outros exemplo… para os mais velhos, é fácil de se adaptar novamente ao mundo em que o telemóvel e o telefone não existiam, agora para a juventude actual, não sei não!
Essa tal carta até pode ser ridícula, mas se viesse a existir iria por regras sobre muita gente e incrementar a segurança tal como a qualidade dos serviços, dou-te o exemplo… muitas vezes queixas-te que a tua Internet está lenta e depois culpas a NetCabo, a Sapo ou entre outras ISP, quando se calhar a culpa é dum sacana qualquer que anda a mandar SPAM e a empatar o trafego da Internet Mundial, se não existisse SPAM tu não só fazias Downloads muito mais rapidamente como a navegação na Internet seria muito mais suave.
CUMPS
Têm todos boa solução para esta questão dos vírus: usem MAC!!!