Novo radar de velocidade consegue caçar infratores a uma distância de 1,5 km
Os radares de velocidade são hoje amplamente usados pelas entidades policiais. Além dos radares móveis, existem também radares fixos e hoje o controlo de velocidade pode ser feita até através de helicópteros e drones.
Recentemente foi apresentado um novo radar de velocidade capaz de detetar infratores a 1,5 km de distância. Conheça as características do novo TruCAM II.
Foi no Salão Internacional de Mobilidade Segura e Sustentabilidade que a Tradesegur deu a conhecer o radar de velocidade mais poderoso. Chama-se TruCAM II e tem a capacidade de detetar excesso de velocidade a uma distância de 1,2 km, no entanto, consegue ir até aos 1,5 km.
Avaliando o que é usado atualmente, o novo radar de velocidade TruCAM II consegue superar o alcance dos helicópteros Pegasus (que é de apenas 1 km) e também dos tradicionais radares Velolaser (que têm um alcance de 50 m e que são muito usados em Espanha e também em Portugal).
Embora a distância ideal de operação do TruCAM II seja entre os 15 a 150 metros, é possível tirar fotografias em alta definição de veículos que viajam acima do limite de velocidade estabelecido, até 320 km/h, com uma margem de erro de 2 km/h. O sistema de amostragem a laser deste equipamento permite fazer até três medições de velocidade por segundo. Tem ainda uma interface de rede Ethernet e pode ligar-se a uma rede Wi-Fi.
Novo radar de velocidade TruCAM II tem dimensões reduzidas
Além da eficácia do novo radar, este tem também dimensões reduzidas. O novo TruCAM II tem 21 cm de comprimento, 9,8 cm de largura e 31,7 cm de altura. Com estas dimensões, é ainda menor que o popular Velolaser. O peso é de apenas 1,6 kg. Outra característica interessante é a autonomia. Segundo a empresa que desenvolveu este radar, o TruCAM II tem uma autonomia entre 8 a 10 horas.
O TruCAM II tem também um pequeno ecrã touch de 9,4 cm, que permite ver as fotografias tiradas. O radar pode operar a temperaturas entre - 10ºC e 60ºC.
Sem dúvidas que este novo equipamento tem um conjunto de características interessantes. Por agora não há qualquer informação que venha a ser adotado pelas entidades policiais.
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Este artigo tem mais de um ano
Fonte: motorpasion
Neste artigo: Radar de Velocidade
Estamos tramados….
Temos a vantagem de as nossas estradas terem muitas curvas, e assim o radar a 1KM de distancia a direito só vai encontrar árvores…
+1
Quem tiver um Veyron está safo!
Qual a margem de erro dos que estão actualmente em funcionamento?
Velolasers, tem uma margem de erro de 7% a 100km/h, o que significa que a 120km/h podemos ir a sensivelmente a 130km/h…
Já se for radar fixo a margem de erro desce para 5%.
Varia de acordo com a velocidade detectada.
Até aos 100 km/h são 5
A partir de 101 até aos 120 é 6
120 a 140 = 7
140 a 160 = 8
160 a 180 = 9
180 a 200 = 10
Com o avanço da Tecnologia qualquer dia somos multados só pela intenção de ir depressa !!! 😉 😉
Já saiu um filme que era sobre isso mesmo as pessoas eram presas por pensar em fazer..
Minority Report xD
Qualquer dia não vai ser necessário radares. Os próprios carros comunicaram o excesso de velocidade, às autoridades.
Ja faltou mais…
Está a ser normalizado o “Saft condução” para esses fins
Nesse caso lá se ia uma importante fonte de receita…
Que frequencias de detecao usa?
Será que os tradiciinais detetores de radar continuam a detectar este?
Lendo o artigo verifica-se que o dito radar usa radiação luminosa: laser, o que impossibilita, de todo, qualquer detecção por antecipação
Obrigado.
Resta-nos o waze entao.
Ou não andar em excesso de velocidade…
Fossem as estradas nacionais melhor sinalizadas e com limites mais coerentes e tudo seria bem melhor. Mas não, basta ser localidade que é sempre 50 Km/h – imbecis – porque depois não há coerência a todos os níveis.
“Fossem” os aceleras mais prudentes e não apanhariam multas
se o limite ‘e 50 km/h entao ‘e 50 e acabou. Coerencia nao faz falta.
Na minha opinião, faz. É só ver aqui ao lado, em Espanha. Os limites são coerentes com a via.
Não sei se será o caso, mas é o tipo de comentário de quem vive em grandes cidades.
E quem conduz muito sem ser em auto-estrada, que o diga (não é o meu caso)
ai sim? Conheces todas as estradas na espanha para dizeres tal coisa?
Saí da frente ò pastel.
Istooo
Melhor sinalização, melhorar os limites porque alguns são ridículos, outros o limite é inútil porque a estrada está em tão mau estado que o limite é cumprido a 100% .
Em portugal o normal é se a estrada está em mau estado então metem um sinal e está feito.
#MinorityReport
Será que consegue detectar infractores ao telemóvel?! É que a maioria dos acidentes hoje em dia é por causa disso….
Mas alguém está preocupado com acidentes?!
+1
Na Austrália,já funciona ou está perto de começar a funcionar um radar que detecta se o condutor está com ou a mexer no telemovel.
Cumps
Têm de me dizer onde há rectas em Portugal com 1.5km. É só curvas e subidas e descidas.
Pode detectar, mas e provas?
A não ser que tenha também uma câmera de lente teleobjectiva e que veja para além de árvores, montes, casas, etc, não vejo como acusar seja do que for.
Se tivesses lido o artigo diz la –
‘ é possível tirar fotografias em alta definição de veículos que viajam acima do limite de velocidade estabelecido, até 320 km/h, com uma margem de erro de 2 km/h ‘
A partir do momento que o dinheiro das multas está contemplado em orçamento de estado, toda e qualquer conversa de prevençao rodoviaria para mim nao tem qualquer credibilidade… se bem que já nao tem há muitos anos…
Isto não é mais do que investir para multar.. Se alguem quisesse prevenir fosse que acidente fosse, não seria assim certamente.
os que concordam com estas medidas e que dizem “cumprisses”, são os mesmos otarios que votam PS e PSD e gostam de governos que desculpam sempre os mesmos, injetam dinheiro sempre nos mesmos e usam sempre as mesmas politicas de coimas, multas, impostos e taxas e taxinhas…
Enfim é o pais que temos…
Então que sugeres tu para castigar aqueles que conduzm acima da velocidade permitida? Nada? Prisão?
Que sugeres tu para prevenir os acidentes nas estradas?
Radares fixos e assinalados? Por exemplo digo eu….
Ja viste alguem passar por um radar assinalado acima da sua velocidade?
Alguem passar por um radar movel, preveniu o quê ao certo?….
A multa com sorte recebe a às vezes em 1 ano…
Realmente poucos ou talvez não caem em radares fixos e qd passam o radar o que faz a maioria dos condutores? Já agora um radar mesmo que móvel sinalizado com antecedência para todos os condutores verem e passado uns 5km meterem logo outro oculto sabes qual é o resultado?
Sei claro. E mesmo assim acho preferivel. Porque se forem colocados nos locais certos e realmente perigosos, os condutores abrandam e evitam acidentes e mortes nesses locais. Se acelararem depois vai da consciencia de cada um, mas por mais “ilegal” e “incorreto” que seja, ao menos não é tao perigoso. E isto é o “menos mal” para mim. Colocar em locais proprios para a multa sem qualquer indice de sinistralidade na zona, é somente para lucrar. Prevenção zero.
Já agora, apelar à consciência de cada um é o mesmo que dizer que queres andar acima do limite e não queres que ninguém te chateie. Desde quando é que as pessoas têm consciência de situações deste género? É preciso alguém que as obrigue a abrandar sob pena de lhes tirarem o dinheiro. Caso contrário ninguém quer saber. Basta ver as trotinetes que sem regulamentação são uma selva, porque 99.547% das pessoas não querem saber onde as deixam, até porque não há ninguém a vigiar/obrigar as pessoas a serem civilizadas. Ninguém quer saber do bom senso.
Já vi algumas vezes sim. Então na A5 e na Marginal é só vê-los a cair.
um condutor deve estar sempre atento ‘a velocidade e nao so quando ‘e avisado para tal.
Um lugar perigoso para acidentes pode ser em qualquer lado se a velocidade for excessiva demais!
Eu nao tenho problemas nenhuns que sejam postas cameras ocultas em todo lado..se apanhar multa a culpa ‘e 100% minha e aceito responsabilidades. Se a camera estiver escondida ou nao nao interessa para nada.
Essa de votar sempre PS e PSD tem muita piada depois da(s) geringonça(s), porque votar PCP, BE, livre ou PAN faz toda a diferença.
A lei é para cumprir, o resto é conversa.
.. E sim, já se viu muitos passarem em radares anunciados em excesso de velocidade.
É uma questão de ir seguindo o Base.gov e ver quando compram e quais compram. Este é caro e novidade, tão cedo não chega cá.
Em vias com duas ou três faixas (em cada sentido) e sem grandes perigos o limite é de 50 tal como numa rua residencial onde só cabe um carro, onde há grande perigo de peões, incluindo crianças; os carros evoluíram imenso, mas o limite das AE mantém-se nos 120 e preocupam-se com quem vai a 130 ou 140 na faixa da esquerda sem chatear ninguém, mas não querem saber de quem vai na faixa da direita a 60 sem razão válida que o justifique, criando embaraço no trânsito e provocando acidentes; em vez de se colocar is radares nos locais com mais sinistros colocam-se nos sítios mais propensos a ultrapassar os limites mesmo que isso não constitua perigo, mas nada disto importa, o que interessa é meter dinheiro nos cofres do estado.
Tou a ver que tens de voltar a tirar a carta. Nas auto-estradas a via de esquerda serve somente para ultrapassar os carros na via direita. Nao servem para uma pessoa conduzir ‘sem chatear ninguém’
A velocidade minima numa autoestrada ‘e de 50 kmh portanto se uma pessoa estiver a conduzir a 60 km/h esta no seu direito. Nesta altura ultrapassa-se usando a via esquerda. Uma pessoa a andar a 60 km/h certamente nao ira causar acidentes..acidentes causam-se aquele que se acham que andar rápido ‘e que ‘e!
A velocidade maxima nao ‘e um alvo a atingir.
Acima de tudo lembra-se que a velocidade mata! Ponto final.
E eu é que tenho de voltar a tirar a carta?! E já agora estudar física básica. A velocidade não mata, o que mata é a diferença de velocidades. Assim, a maneira de evitar acidentes é todos circularem à mesma velocidade, portanto, ou todos circulam a 100-120 (como vi em França) ou todos circulam a 50-70; tendo em conta as características de uma auto-estrada e a diferença para outras estradas (como as nacionais), a escolha parece-me óbvia. Quanto à sugestão de ir na faixa da esquerda a 100-20 e estar constantemente a efetuar ultrapassagens (que é tão somente a manobra mais perigosa) aos tais que “estão no seu direito” de ir a 50-60, parece-me escusado fazer um desenho sobre a parvoíce da questão.
*de ir na faixa da direita a 100-120
Andar a 50 nas ruas de Alfama é perigosíssimo, mas legal e raramente ou nunca fiscalizadas com radares
Andar a 70 na Infante D. Henrique dos túneis, não representa perigo nenhum mas é ilegal e quase sempre fiscalizada com radares.
É só isto. Um entre muitos exemplos da bela coerência que grassa nas autoridades
50 na Avenida Lusíada e 80 na Segunda Circular.
O que safa é ainda existirem estradas sem radares e que se consegue brincar um bocado, de vez em quando…
lol
Só é cego quem não quer ver.
o BE e PCP andaram a brincar com a VW-Autoeuropa, o T-Roc vai ser o ultimo VW fabricado em Portugal, depois vão pedir emprego ao BE e PCP.
Até já estão a fabricar componentes, é para não estranharem a transição.
Bom dia.
Os radares móveis acusam a velocidade à distância ou quando passamos por ele?!
Cumps