Governo aprova Cartão do Cidadão
Vai substituir bilhete de identidade, cartões de contribuinte, de eleitor, de saúde e segurança social. É o novo Cartão do Cidadão, cuja proposta de lei foi aprovada ontem pelo Conselho de Ministros e que, em breve, deverá ser submetida a votação na Assembleia da República. A proposta de lei aprovada pelo Conselho de Ministros não refere em que data o Cartão do Cidadão deverá substituir, na totalidade, os outros cinco títulos de identidade, nem faz menção às regiões que vão estrear o novo sistema de identificação pessoal (quando o projecto foi divulgado, foi referido um teste-piloto nos Açores).
Além do “BI” e cartões das Finanças, Saúde, Segurança Social e de eleitor, o Cartão do Cidadão deverá conter a assinatura electrónica (válida para transacções na Web, por exemplo), o grupo sanguíneo, alergias ou contactos de emergência do titular. O Cartão do Cidadão deverá armazenar dados através de banda magnética ou de um chip. O Governo refere, em comunicado, que o titular vai dispor de liberdade para indicar que informação pode estar contida no Cartão do Cidadão. O novo título de identidade deverá respeitar a Constituição Portuguesa ao proibir a atribuição de um número único para cada cidadão e o cruzamento de dados que daí possa advir. O Cartão do Cidadão deverá ser gerido pela Direcção-Geral dos Registos e do Notariado.
Download: Video Apresentação 01 | 02 Fonte: Exame Informática Homepage: Cartão do Cidadão
Este artigo tem mais de um ano
É uma escelente ideia !!! Finalmente fazem algo mesmo boa !!!
Cumps
No dominio do desenvolvimento técnologico este Socrates é digno de usar o mesmo nome do velho filósofo Grego
Venha lá o cartão
SIMPLEX! Mai nada!
Cheguei a ter sério receio que fossem chamar-lhe Cartão Único 😉
Mas tenho ainda algumas dúvidas acerca do funcionamento deste cartão! Pelo menos na parte da informação de eleitor, que é actualmente tratado nas juntas de freguesia e que tem de ser actualizado conforme se mude de área de residência… Fico curioso! A ver vamos!