Google voltou às compras! Desta vez o negócio foi com a Nest
Valor da aquisição em dinheiro: 3.2 mil milhões de dólares
A política de aquisições da Google é bem clara. Rodeia-se das empresas que apresentam inovações tecnológicas que esta empresa entende serem o futuro e que vão ser essenciais.
Por essa razão vai frequentemente ao mercado comprar empresas que são apetecíveis e que têm em mãos pequenas ou grandes revoluções, mas que precisam da alavancagem do gigante das pesquisas para terem o sucesso que precisam e merecem.
A mais recente compra, anunciada pela própria Google, foi a compra da Nest Labs, conhecida por criar pequenos dispositivos para o lar, mas com funcionalidades e características únicas.
A compra da Nest Labs, por um valor de 3.2 mil milhões de dólares, vai trazer a Google para uma área onde ainda não tem qualquer representação.
O negócio pretende dar à Google a capacidade de reinventar e produzir dispositivos para o lar, fugindo da tradicional imagem antiquada e ultrapassada.
Quem é a Nest?
Para quem não conhece, a empresa Nest Labs tornou-se famosa por ter criado um termóstato inteligente, o popular termóstato Nest, que tem a “inteligência” de se desligar quando não há ninguém em casa e que para além disso tem também a capacidade de “aprender” hábitos dos utilizadores, regulando a temperatura “à medida” de cada um, podendo até ser controlado através de um smartphone.
Esta empresa foi fundada por Tony Fadell, considerado o pai do iPod ao nível do design, e agora foi adquirida pela Google por um valor incrível de 3.2 mil milhões de dólares (cerca de 2,3 mil milhões de euros).
Nas palavras de Larry Page, CEO da Google, a Nest Labs desenvolve produtos fantásticos, que a Google espera colocar em muitos mais lares.
Nest’s founders, Tony Fadell and Matt Rogers, have built a tremendous team that we are excited to welcome into the Google family.
They’re already delivering amazing products you can buy right now--thermostats that save energy and smoke/CO alarms that can help keep your family safe.
We are excited to bring great experiences to more homes in more countries and fulfill their dreams!
A presença da Google na Nest não é recente. Pela mão da Google Ventures, que se dedica a financiar projectos e empresas em áreas inovadoras, a gigante das pesquisas tinha já investido dinheiro para permitir que os desenvolvimentos fossem feitos e que esta empresa pudesse criar e apresentar o seu termóstato inteligente.
Não terá sido apenas a componente de inovação que terá agradado à Google, mas também toda a parte de design e imagem que a Nest coloca nos seus produtos.
Os dois produtos que a Nest Labs apresentou até agora são objectos de design único e uma prova de que para além da funcionalidade, a forma destes também conta.
Segundo a Google informou, a Nest vai manter a criação e produção dos seus equipamentos, mantendo-se como uma marca autónoma e independente, sob a liderança de Tony Fadell.
Este negócio requer ainda a aprovação das entidades reguladoras Norte Americanas, esperando-se que esteja fechado e terminado nos próximos meses.
A política de aquisições da Google continua avassaladora e imparável. Depois de investir muito em robótica, nomeadamente com a compra da Boston Dynamics, voltam-se agora para um mercado em que poucos apostavam.
Homepage: Nest Labs
Este artigo tem mais de um ano
Conclusão: o mundo está nas mãos do Google!
Estou a ver: instala um Nest, e chovem montes de publicidade de seguradoras de casa no gmail…
Entretanto num universo paralelo, a Apple compra a Nest. Só te é permitido regular a temperatura entre os 20º e 22º porque é a temperatura que a Apple acha correta para ti.
Todos os clientes que têm um Nest da Apple dizem que os 22º na plataformas deles é muito mais confortável que a de outras plataformas e que mais que 22º é um absurdo.
No ano seguinte já podes ir até aos 23º. Uau! É revolucionário e a melhor invenção desde os 22º! LOL
É, agora assas umas sardinhas, aparecem-te ad’s de vinho tinto no telemóvel…
Mais vale isso do que milhoes de ads sem sentido e sem relação comigo.
Ou preferes comer sardinhas e receber ads de wc pato?
Nao percebo qual é o problema de targetted ads. A amazon faz isso todos os dias e nao vejo ninguem a queixar-se.
3.200 milhões de de dólares. É um termostato caro.
Pelos vistos a Apple também estava interessada em comprar, o que deve ter puxado pelo preço.
Não sei se a Apple estava interessada, mas havia uma forte ligação à Apple pelos muitos empregados da companhia e porque a Apple chegou a ser a primeira a vender o dispositivo nas suas lojas. Não havia sequer aplicação para o Android até ao mês passado!
Muito provavelmente a Google querer entrar em força na domótica, e obter ainda mais dados do dia a dia das pessoas.
Na minha opinião começa a assustara quantidade e variedade de informação que a Google quer agregar!
A minha curiosidade está mais no que vão fazer ao robot-mula da Boston Dynamics que compraram 🙂
http://www.digitaltrends.com/cool-tech/google-see-robots-anyway/
O departamento de robótica/demótica é agora dirigido por Andy Rubin.
Cá por mim o ponto alto de todo este processo vai ser um robot de cozinha “Bimby” informatizado, com Android, pois. A “informática das coisas” vai dar muito dinheiro.
(No comentário que há-de sair) escrevi demótica (escrita egípcia) em vez de domótica(tecnologia recente que permite a gestão de todos os recursos habitacionais, segundo a Wikipédia).
Mais uma correção é “internet (e não informática) das coisas (IoT)
“A trajectória da Nest, ainda que curta (a empresa surgiu em 2010), é condizente com a “internet das coisas”, conceito que prevê um cenário onde os dispositivos dos mais diversos tipos estarão permanentemente online (torradeiras, frigoríficos, carros, etc).”
http://economico.sapo.pt/noticias/google-compra-nest-por-23-mil-milhoes-de-euros_185108.html
A facilidade com que este marmanjos movimentam grandes qualidades de dinheiro é impressionante.
Isso é que me surpreende e assusta, de onde vem tanto dinheiro…??!!
Uma empresa que tem um valor que ronda os 60 mil milhões de dólares, e maior responsável pelo tráfego online, não lhes deve ser difícil ter um crédito de 3 mil milhões.
Apesar de serem valor hiper-astronómicos, claro!!
p.s. só o valor da compra da nest fazia com que saíssemos da crise num ápice.
Porque é que a Google não faz como a China e começa a comprar dívida pública dos países? Quem movimenta largas quantias de dinheiro, era um investimento a considerar! Digo eu…
Abc.
Crédito???
Apesar de ser fácil eles obterem crédito provavelmente nem foi preciso…
Tudo é crédito. Ninguém no seu perfeito juízo empata o seu próprio capital.
Das nossas visualizações de publicidade no Google Search, You Tube, Gmail. Google+, etc.
Este comentário……. Você esquecem-se mesmo que a Google é uma empresa…
A Google começa a tornar-se “perigosamente” grande de mais… Como um polvo, lançando tentáculos em todas as direcções.
Ainda não percebeste que a Google é o braço comercial do governo dos EUA????
???
Será uma empresa para ir no rumo You Tube ou no rumo Sparrow?
Enquanto não houver um standard definido (IETF, IEEE, etc.), qualquer aparelho de “casa inteligente”, não passará de brinquedo caro e dinheiro deitado ao lixo…
Assim, como estes, é lock-in, pois a suposta “casa inteligente” só funcionará enquanto a Nest/Google quiser, e nos moldes que essas empresas quiserem…
Apenas trocos esta compra para a Google.
Mas foi muito bem conseguida estratégicamente como já nos habituou. 🙂
Trocos ? É, depois da Motorola ($12500 milhões) a compra mais cara da Google.
Ainda está toda a gente a tentar perceber como é que podia valer tanto.
Pela mais de uma centena de engenheiros e designers vindos da Apple ? Ou por um termostato e um detector de fumos ?
A IoT parece-me uma excelente ideia.
Afinal de contas, o que é que pode correr mal se se tiver todos os comandos de domótica (temperatura, iluminação, etc.) disponível na net onde qualquer criminoso mesmo de terceira categroria que só sabe correr scripts que achou na net lhes pode chegar.
Eu sinceramente não vejo problema nenhum!