Google tinha “software espião” capaz de escutar conversas
As questões da privacidade voltam a ser tema de debate. Desta vez um grupo de programadores que utilizam o Chromium, versão open source do navegador Chrome, descobriram que a Google instalava silenciosamente uma extensão capaz de escutar, via microfone do PC, as conversas dos utilizadores.
A Google já reagiu e como resultado removeu tal extensão do Chromium .
A Google passou a estar debaixo de fogo por incluir no Chromium código que permite escutar conversas. A denúncia partiu de um grupo de programadores, tendo estes referido a extensão Hotword era instalado no browser sem qualquer autorização. A Google reagiu inicialmente às acusações referindo que tal “funcionalidade” não se activava automaticamente.
De acordo com a empresa das pesquisas, tal funcionalidade serve para activar e interagir com o serviço “Ok Google” mas não vem activa por omissão.
First and foremost, while we do download the hotword module on startup, we *do not* activate it unless you opt in to hotwording. If you go into "chrome://settings", you will see a checkbox "Enable "Ok Google" to start a voice search". This should be unchecked by default, and if you do not check it, the hotword module will not be started.You don't have to take my word for it. Starting and stopping the hotword module is controlled by some open source code in Chromium itself [3], so while you cannot see the code inside the module, you can trust that it is not actually going to run unless you opt in.
Entretanto, depois de várias pressões e acusações sobre eventual espionagem, a Google procedeu à remoção da extensão. De referir ainda que a extensão Hotword não aparecia na zona de extensões (chrome://extensions/ e na interface associada ao Hotword a mesma indicava que estava activa por omissão).
Segundo os utilizadores, a instalação silenciosa e “invisível” desta extensão era uma forte violação à privacidade dos utilizadores.
Via Google
Este artigo tem mais de um ano
Surpresa!
Uma empresa que só na união europeia, gasta 3.5 milhões de euros em lobbying…
na verdade a única palavra que me surpreendeu foi o “tinha”..
Não vejo mal nenhum nisto, jasus que gente stressada. Enfim.
Brincalhão 🙂
Maroto… tb gostas de escutar as conversas?
Ainda me pergunto porque há gente que têm cortinas e janelas em casa..
e janelas e portas e o dinheiro no banco
+1
Lol… esta gente… Então podemos afirmar o mesmo sobre os Android (Google Now), iPhone (Siri) e Windows (Cortana)… https://pplware.sapo.pt/informacao/ja-podemos-pesquisar-na-google-sem-escrever/
Toché! Alguém que vê as coisas de forma imparcial!
É mesmo isso. Todos os “grandes” roubam-nos dados.
Só que uns admitem (e reagem) enquando outros conseguem convencer tudo e todos de que não o fazem. Esses são os piores.
Aí é?
Então desliga a Siri, não é obrigatória, e a Apple só tem a Siri para ter prejuízo, nada mais…
Por isso evito usar o que quer que seja dessas empresas.. se poder evitar ao maximo evito por exemplo troquei o Google Chrome pelo Firefox.. já é uma ajuda..
Trocar o Windows pelo Linux já é outra ajuda..
lol estas seguro.
O firefox nao tem acesso ao micro nem som.
O windows tem os drivers de som desactivado e nao instalados.
Quando ligas uns headset ao teu pc e da som sem teres de activar nada isso e milagre?
O que é que a Siri tem a ver com o assunto?
Absolutamente nada, só tem acesso ao microfone quando lhe dás…
Tristeza de fanboys…
A Apple não é a Google, a Apple faz dinheiro decentemente, a Google não vende nada, e mesmo assim, é uma das maiores empresas do mundo… porque será? Como é que fazem mais dinheiro que bancos, empresas de armamentos, etc?
Não existe nenhuma mega-corporação que faça dinheiro decentemente, seja a Google, Microsoft, Apple, Goldman Sachs,…
Fazem mais dinheiro que bancos?
http://www.forbes.com/global2000/list/
Sete das dez empresas mais ricas do mundo são do sistema financeiro. As três restantes são do sector energético. A Toyota é a primeira empresa sem estar ligada ao sector financeiro ou energético a aparecer na lista, sendo esta seguida pela Apple.
Olha, chegou o soldado da Google…
O problema afecta a Google e só a Google!
Não me deves conhecer muito bem, pois eu NUNCA defendo a Google e as suas politicas de violação de privacidade. Alias eu no meu comentário disse mal da Google, mas os teus olhos só devem de ter captado a Apple.
Desculpa… “a Apple faz dinheiro decentemente”? Quando? Com o Apple Music que queira oferecer o serviço para ganahr adeptos mas nao pagar o que é devido? ou seja, nao ter prejuizo por uma coisa que eles mesmo decidem oferecer? Com o registo de localizaçoes conhecido a uns anos que registava por onde sempre andavas? Enganando o consumidor com “tecnologias novas” quando nao passa de apps ja existentes? Queres que continue?
A verdade é uma. Nenhuma delas é santa, venham com a treta que vierem. A diferenca e que Google nao pagas pelo que usas, e Microsoft e Apple pagas (e na ultima e muito).
Logo neste jogo a Google torna-se mais “santa” porque nao estas a pagar pelo produto deles, ja nos outros pagas e mesmo assim ganham ainda mais dinheiro com os teus dados
É mesmo, por isso tenho Android sem Google Now (que deve guardar as gravações, como todos os outros), não tenho Apple (mas a Siri guarda as gravações durante 2 anos, a sério, sem fanboyzadas), e a Windows (estou na dúvida, porque, salvo erro, a Cortana é uma inteligência artificial que vai aprendendo, mas acho que também deve guardar como todos os outros).
Resumindo, esqueçam os assistentes de PC, se quiserem uns, arranjem de carne e osso 😀
O facto da Google espiar e vender os dados de utilizadores não vem de agora.
Só não sabe isto, quem não quer ou anda de olhos fechados, óbvio que como a Google há outros, o problema é que há pessoas que confiam demasiado na Google, quando eles são dos piores.
Teoria do buraco e meio buraco.
Ou do ladrao e meio ladrao.
+1
Por isso uso Opera (quer dizer, por isso e tantos outros problemas que o Chrome vem acumulando com o tempo…)
A base do Opera é o Chromium e este trás por defeito a extensão activa.
Alias qualquer browser baseado no chromium ainda tem por defeito a extensão activa. Basta dirigirem-se a http://www.google.com e na search box está lá o microfone que se clicarem podem ver que está activo.
Só se desligarem é que fica desligado!
E será? Não acredito que percam o acesso ao microfone… e ao ecrã do vosso PC.
Boa sorte para os tótos que ainda utilizam o que quer que seja da Google.
Passei a ter o DuckDuckGo como serviço de pesquisa pré-definido. Nào me tenho dado mal. Se há um tempo atrás me dissessem que se podia passar sem o Google Search não acreditava.
O que é que a DuckDuckGo tem de diferente? Não vende os dados das pesquisas, como faz a Google. E o que é que isso interessa se a Google recolhe à informação de forma anónima? Passa a interessar – quando há alternativa 🙂
P.S. Se fosse à Google comprava a DuckDuckGo, para não ter chatices.
Ou talvez ache que não vale a pena – DuckDuckGo tem tido um crescimento acelerado e atingiu … 10 milhões de pesquisas diårias – o Google Search tem 4300 milhões.
http://arstechnica.com/business/2015/06/fueled-by-snowden-and-apple-private-search-engine-duckduckgo-rapidly-growing/
sabes la tu, tambem no inicio ninguem sabia que a google ficava com os nossos dados ou escutava a nossa conversa.
Há um documento importante, a política de privacidade, que não se pode aldrabar sem mais. Deve-se notar-em especial o que lá não está.
Se não quiseres ter tanto trabalho, isto é o que a DuckDuckGo declara que não faz (e o Google Search faz)
http://donttrack.us
Tens um documento legal que te dá todos os direitos e deveres: Termos de Utilização e Política de Privacidade
Se a DDG te vender os dados, podes processa-la em tribunal… isso em Portugal nunca acontece, mas nos USA, acontece sempre que há oportunidade…
Utilizo à bastante tempo e é bem fixe. Tanto no texto como imagem.
Há dias fiz um search em que sem querer utilizei o google num outro PC e fiquei estarrecido com aquilo. Parecia que tinha andado para trás no tempo.
Aliás todos os outros motores de pesquisa à muito que já foram removidos nos meus browsers.
Só ficou um.
Eu já desliguei o meu microfone de qq maneira, se bem que uso mto poucas coisas Google.
Só espero que se nenhuma pessoa processar a Google, a CE lhes aplique uma valente multa para ver se aprendem.
Não tenho andado muito agradado com o Google Chrome(o browser/navegador) já desde há um tempo.Consome memória RAM que é uma coisa doida !! Agora,quanto a motor de busca/pesquisa o Google bate os outros todos juntos,fica a anos-luz de todos os outros !! Yahoo,Baidu,Yandex,DuckDuckGo,Bing,Ask,etc.,podem-se juntar todos e não chegam aos calcanhares do Google !!
ya claro até parece que ao usarem a net alguma vez nos passou pela cabeça não estarem a ser espiados, por favor, não sejam ingénuos, TODAS as empresas ligadas na net têm acesso aos nossos dados, a começar precisamente pela M$, essa então é escandalosa, no fundo os tugas energúmenos pensam que podem entrar na net (mundo virtual mas completamente vigiado), fazer o que quiserem e não deixarem rasto), é claro que há formas de o fazer mas para isso é preciso saber muito para além do utilizador comum….
A começar pela MS, porquê?
A única é a Google…
puro comentário de um troll, até porque a M$ só apareceu a seguir à google….enfim
Isto está bonito, está!
Por acaso quando se instala o Chrome pergunta se queremos activar o “Ok google” para começar pesquisas, ou seja, penso que é para avisar se queremos ativar isto ou não.
Parece que os “loucos” das teorias da conspiração é que estavam certos. Surpresa!
Ainda bem que uso Firefox, projectos como o da Mozilla é que fazem falta, para além de ser código aberto, são uma fundação independente de interesses de multinacionais.
Expliquem-me lá, o que ísso de vender dados e que dados?