Google recebe luz verde para comprar/vender electricidade
Por Marcelo Mariano para o PPLWARE No dia 19 de Janeiro de 2010 a Google requisitou autorização para comprar/vender electricidade nos EUA, alegando querer acima de tudo minimizar a pegada ecológica comprando energia renovável.
"Neste momento, não conseguimos comprar energia nos nossos mercados que seja economicamente viável, em larga escala e renovável. Queremos comprar uma energia de melhor qualidade e barata onde quisermos e usar os créditos verdes" afirma Niki Fenwick, representante da Google.
A Comissão Federal de Regulação de Energia dos EUA aprovou a requisição da Google no dia 18/02/2010 com efeitos a partir do dia 23/02/2010, estando a gigante oficialmente apta a comprar e vender energia através da Google Energy.
Mas o interesse da Google pode não ficar só por aqui, observemos o quadro por inteiro:
2007
A Google alega gastar milhões em pesquisa e desenvolvimento por forma a ajudar engenheiros e cientistas a gerar 1 Gigawatt de energia limpa, fazendo-a mais barata que o carvão.
2008
Eric Schmidt, Director-Executivo da empresa, apresenta o plano energético e afirma que os EUA poderiam ter 100% da sua energia vinda de fontes renováveis, o plano inclusive apresentava cálculos matemáticos e mostrava reduzir as emissões para metade, criar empregos e diminuir os custos gerais de energia.
A Google tem ainda investido milhões no desenvolvimento da tecnologia de energias renováveis, como energia dos ventos, solar, solar térmica, geotérmica e nos carros híbridos (concretamente a forma como estes são carregados).
Muitos outros investimentos foram feitos no seu Quartel na Califórnia, desde a instalação de um gerador solar de 1.6 Megawatts (considerada a maior instalação corporativa nos EUA), até aos seus softwares inteligentes de monitorização.
Sendo o investimento mais notável, a eSolar que cresceu nos laboratórios da Google e neste momento conta com projectos superiores a 500 Megawatts pelo Mundo fora. O eSolar representa uma nova forma de aproveitamento de energia solar, em vez de utilizar painéis solares para converter luz em electricidade, ele é composto por software que ao controlar os heliostats (espelhos), estes reflectem a luz solar para a torre central, mas o calor gerado pela torre cria vapor de água fazendo girar uma turbina, produzindo electricidade. A título de curiosidade, os fundadores da Google Sergey Brin e Larry Page foram investidores nos motores eléctricos da Tesla.
Nos preparativos para a Cimeira de Copenhaga sobre as alterações climáticas, a Google realizou a sua própria conferência sobre energia em Novembro que incluiu especialistas em energia e o subsecretário da energia dos EUA. Greentech
Tópico no Fórum: Google recebe luz verde para comprar/vender Electricidade
Este artigo tem mais de um ano
Tudo muito bonito,mas tenho medo deles..
Cada vez mais estão em todo lado e pode ser muito perigoso..
Isto minha opinião
Tens toda a razão, estão em todo o lado, daqui a uns anos vão ser tipo os chineses em Portugal, em todas as ruas há uma loja
“mas tenho medo deles”
A google-2010 é a microsoft-1985.
Não tive nem tenho medo nenhum de nenhuma delas.
Em 1985 a Microsoft tinha bons produtos, inovava e permitiu o desenvolvimento de muita indústia e . Eu fui um consumidor muito intensivo de produtos da microsoft e dei-me bem. Lentamente quando foram aparecendo produtos melhores fui fazendo a transição, na altura adequada, racionalmente, e que ainda não é completa (e pode nunca vir a ser).
Actualmente sou um consumidor muito intensivo de produtos google. Não tenho medo nenhum. O que é que me pode acontecer?
Guardo em discos cópias e DVDs de todo o meu saber: código, fontes, textos, emails trocados, fotos, filmes. Nunca irei usar nada que não me permita backups das coisas importantes.
Que mal nos pode acontecer?
José Simões
Nenhum…o pessoal é que gosta de fazer filmes, tão simples quanto isso.
Tá tudo doido a M$ sempre fez tudo em função do lucro e contra o consumidor a google é o oposto disto e pá e não me chamem faccioso porque os factos estão aí.
Queres dizer que a Google é contra o lucro? 😀
Explica lá como é que a MSFT tem lucros se o consumidor não gosta dos produtos?
Até prova do contrário temos que dar oportunidade à Google, e até agora parece que está a safar-se muito bem… faço força para que continue assim, e mais força ainda para que metam na cabeça destes políticos ( e toda a gente na generalidade ) de que precisamos de fontes de energias renováveis a 100% em todo mundo
A google tem o poder que os consumidores lhe dão.
Não consumir produtos google = perda de poder da google.
Errado! No estado onde as multinacionais andam, tal como a Google, elas não precisam que nos consumamos os produtos deles, porque, 1- o poder deles já está instalado e enraizado por muitas empresas e países e 2- existem muitos produtos feitos pela Google ou que ela tem um dedinho que já passaram a ser parte da rotina do pessoal ou quase que essenciais.
Por exemplo, Google engine search e Youtube, entre muitos outros.
Experimentem então não usar nada google e vão ver onde eles vão parar.
Pode realmente ser difícil evitar os produtos deles mas não é nada de impossível… Há mais browsers no mercado…sites de vídeo são aos pontapés..e por aí fora.
O que eu vejo como aspecto menos bom é a criação de um monopólio gigante por parte da Google, que crie um abafo total de uma concorrência cada vez mais diminuta. Levando isto a que daqui por uns anos “sejamos obrigados a pesquisar ou utilizar” o que a Google quer, e não o que está disponível no mercado.
Todos nós sabemos que actualmente o motor de busca mais potente do mercado pertence à Google, mas eu não sei quais são os critérios usados para a ordem com que os resultados são apresentados a cada pesquisa. Agora imaginem que começa apenas a aparecer nas buscas os resultados que a Google pretende? Se a concorrência for abafada como continua a ser, somos facilmente controlados com as noticias e com tudo o que a Google pretende que leia-mos/vejamos.
A democracia também começou com uma forma livre de expressão e hoje está tornada numa ditadura disfarçada….
É este apenas o meu medo.
Usa Bing.
“Se a concorrência for abafada”
Sim, a concorrência não ser abafada é um assunto com que nos temos de preocupar.
Felizmente não vejo como a google (ou a microsoft) têm poder para fazer isso. Nem mais ou menos.
Só os estados têm poder para fazer isso. E é só com esse ponto da situação com que temos de estar, se não preocupados, pelo menos vigilantes.
José Simões
“…pretende que leia-mos/vejamos.”
É curioso que conjugues duma forma o verbo ‘ler’ e doutra forma diferente o verbo ‘ver’. 😛
O correcto seria: “…pretende que leiamos/vejamos.”
Tão em todo o lado ? Quero lá saber!!
Se me prestarem melhor serviço que o vizinho do lado e por menos euros, sou cliente.
Com esta cena da electricidade, iriam-me ver o que tenho no frigorífico, que consumo manteiga Planta e avisam-me que já está a acabar ?
Ao tarem no topo, têm mais olhos a olhar p’ra eles, e se fazem alguma m*rda, como aconteceu com uma estudante de direito nos States por causa da política em torno do Google Buzz.
Deixem os homens bulir.
“Tão em todo o lado?” —> ‘Estão em todo o lado?’
“Ao tarem no topo,…” —> ‘Ao estarem no topo,…’
‘Corretor’ segundo o novo acordo ortográfico.
O colega Corrector Ortográfico ainda deve ser do tempo em que se aprendia a escrever na escola, nem que fosse á custa de umas réguadas…
Hoje já não sei se hei-de chamar àquilo escola ou ATL.
O novo acordo não está em vigor!
E segundo a ministra também não vai ser aplicado este ano.
O acordo está em vigor há 1 ano! Estamos no período de transição que julgo que vai até 2016. A partir de Janeiro começou a ser utilizado pela agência lusa em todas as suas notícias. Pelo que vejo o jornal expresso também já está a usar. O nosso (des)governo é que gosta de deixar tudo para a última da hora. Estava tentado em apostar que vai ser aplicado pelo governo ao ensino apenas no último ano de transição… Mas quem quiser tem toda a liberdade de o aplicar!
«O eSolar representa uma nova forma de aproveitamento de energia solar, em vez de utilizar painéis solares para converter luz em electricidade, ele é composto por software que ao controlar os heliostats (espelhos), estes reflectem a luz solar para a torre central, mas o calor gerado pela torre cria vapor de água fazendo girar uma turbina, produzindo electricidade.»
Novo aí só o facto de usar software, de resto essa foi a primeira forma de produção de electricidade a partir do sol que se conhece, de novidade pouco tem.
A novidade são os heliostats (e seu controlo).
(Tenho dúvidas que isso funcione.
A estratégia verdadeira da Google será na verdade mudar as quintas de computadores para climas frios, e para muito junto dos locais onde há a produção de electricidade, se necessário for serão eles próprios a produzir a energia. Isso sim vai fazê-los poupar montes de dinheiro e diminuir a pegada de co2. Mas usarão produção de energia estável, como queima, hidroeléctrica ou nuclear como pilar dessa produção. Nunca usarão as renováveis como base da produção.
Nessa lógica a capacidade de vender eventuais excedentes é aliciante (ou mesmo essencial) e por isso eles querem estar no negócio da venda de electricidade.
O resto é apenas propaganda para entrarem e se tornarem notados no mercado da produção de Energia. Sentados sobre pilhas de dinheiro podem ir fazendo esta investigação, só pela propaganda.
E ao fim e ao cabo se os heliostats funcionarem não ficam a perder)
José Simões
a google esta cada vez mais a fazer lembrar a Umbrela corp. 😀
não tarda nada e o T-virus é criado, venha ele 😛
Essa é boa lol
Hehe Podiam fazer uns níveis com o logo da Google para alguns jogos… Fico a pensar em que tipo de monstros iríamos ter que matar? lol
Eles Andam ai………….
Isto é apenas uma maneira do Google poupar na conta da luz nada mais.
É como se eu tivesse uma frota de taxis e passa-se a ser também distribuidor da galp.
Assim podia por gasoleo mais barato, o google esta a fazer o mesmo.
Bom para eles
Errado, se tivesses uma frota de taxis, e controlasses preço do gasoleo, aumentavas o mesmo, assim a concorrência pagava mais, ficando prejudica, para ti entrava de uma lado saia do outro perdias só nos impostos.
Entretanto a concorrência falia, ou com os lucros fazias umas opas hostis 😀 , e ai sim baixavas radicalmente o custo do combustível…
e até o estado que inicialmente feito parvo bateu palmas, e ignorou os queixumes dos outros taxistas sendo ganancioso, com a quebra súbita do custo do combustível vê se privado da sua receita fiscal…
entra então em défice, e precisa de requerer a banca internacional (bancos e nações) para fazer face ao súbito corte da receita, visto os socialistas não aceitarem redução da despesa, pois o cidadão comum tem de ser protegido…
tu previstes tudo, e adquiristes participações na banca internacional… e recuperas do estado tudo o que perdestes em impostos e mais ainda… 😛
e podíamos continuar a lenga lenga… digam lá que o mundo não é cor de rosa? 🙂
Opah, concordo plenamente que o Google cada vez esta maior e li algures que os que mais criticaram a M$ por ter monopolio sao os que agora apoiam o Google, sem sombra de duvida que sou um desses…. Mas nao tenho medo do Google por assim dizer, se repararem o que o Google esta a tentar fazer neste momento (neste caso especificamente) é preencher um lugar que ate agora ainda nenhuma empresa com capacidades monetarias e com peso conseguiu… Força nisso google!
Embora compreenda os comentários, em relação ao possível futuro monopólio da Google, é preciso louvar o investimento no futuro que a Google tem feito ao longo dos anos, especialmente se considerarmos que este provém dos EUA um dos maiores poluidores do Mundo.
Se mais tarde se criar um monopólio estou convicto que pelo menos no nosso caso a UE irá fazer o possível para o conter dentro de limites tal como o da Microsoft.
Apesar de muitos falarem “torto” da Google, a verdade é que esta não tem “abafado” como outros gigantes (Intel,…), mas sim inovado e superado qualquer competição.
Mas teremos de esperar para ver qual o futuro… até lá venham mais investimentos em inovação e novas tecnologias, afinal é devido a elas que temos o nosso Pplware. 😉
Mais uma pérola sobre o Google:
Google denies sales of Alex Jones new film
https://www.youtube.com/watch?v=WwoLcUKJfgk
O Alex Jones dá-lhes forte e feio 😀
Mais teorias da conspiração,e já agora o que está escrito na net é que o filme fala mesmo mal do Obama por ser de “cor” -> sendo racista teria mesmo que ser banido.
E comparar a Google aos Nazis… -.-
E além de tudo isso a Google é uma empresa não uma nação, censura aplica-se ao domínio público!
Vai ver o filme e depois falamos. Lá por teres lido em algum lado que são teorias da conspiração não quer dizer que não sejam verdade.
A única coisa que os Nazis fizeram mal foi matar as minorias e hoje não falta para aí quem faça o mesmo e ninguém diz nada.
Não te esqueças que quem escreve a história são os vencedores e vale tudo para denegrir os vencidos.
Censura resulta do acto de censurar, e até eu posso fazer censura nos comentários do meu blog… vais-me dizer que o Google não pode?
Claro que pode, mas não no sentido de ser processada por isso como ele diz.
E pelo trailer é mais uma teoria da conspiração. Talvez um dia dê um bom filme.
Se vires o filme podes ficar com outra ideia.
Eu até nem gosto muito do Alex Jones porque ele é muito nacionalista e tem aquela coisa típica americana de achar que eles são os maiores em tudo… por isso até recomendo os filmes do movimento Zeitgeist que são mais da minha onda.
É óbvio que há teorias da conspiração ridículas mas outras ao fim de um (bom) tempo deixam de o ser quando todos os factos são verificados:
http://www.newworldorderreport.com/Articles/tabid/266/ID/980/33-Conspiracy-Theories-That-Turned-Out-To-Be-True-What-Every-Person-Should-Know.aspx
“O Alex Jones dá-lhes forte e feio”
No youtube, cujo dono é…
Estes conspiradores são muito pouco competentes.
José Simões
A parte do ‘dá-lhes forte e feio’ é sobre o que ele diz sobre o envolvimento do Google com o governo americano.
Com certeza nem sabes quem é o Alex Jones.
OMFG ! O profeta James Cameron já tinha previsto isto ! só se enganou no nome invés Skynet é Google quem vai dominar as maquinas.
Ele regressou ao passado, profetizou, pensando que expondo o futuro.. evitava o futuro… mas… muda se o nome.. e a pipoca é a mesma.. eheheheh
Tenham medo, muito medo é de comentários como o primeiro que estão sustentados no medo. O medo pode ser uma defesa mas também um bloqueio.
Isto para mim significa vanguardismo mas nem por isso convém deixarmos de estar atentos e cautelosos.
Cont. de bom FDS. 😉
Não lhes escapa nada!
GOOGLE Will Control the World! 😀
A google já se tornou tão gigantesca como a microsoft, quanto tempo ainda faltará para ser tão odiada quanto esta por ser monopolista?
Ninguém vai odiar a Google porque ela oferece de borla todos os seus produtos.
E ninguém se preocupa sequer como eles ganham dinheiro á custa da nossa privacidade.
A meu ver a Microsoft nem ganha muito dinheiro por vender software a utilizadores normais como nós (Excepto na compra de PCs que é preciso um gajo chatear-se para que nos vendam aquilo sem software). Sinceramente quantos de nós é que já compraram software à Microsoft? 🙂 Eu acho que a MS ganha mais dinheiro a vender soluções empresariais e se por acaso vocês quiserem software enterprise da google também não devem ficar com a carteira muito pesada. 🙂
Qual é a novidade? Qualquer habitante português tem luz verde para comprar electricidade (normal) e se investir em equipamentos também tem luz verde para vender electricidade!
A Google quer mesmo controlar o mundo!
Mas, pelo menos está a fazer alguma coisa para poupar o ambiente, devia haver é mais empresas a seguir o exemplo…
Cada vez mais a google faz-me lembrar a Enron…
Daki a uns anitos em vez de me chegar a casa a conta da EDP chega-me a casa…Oh! ..ao Gmail! …a conta do Google, dps vem a conta do telefone e da tv e da net e por aí fora…e talvez ainda façam cartoes tipo Visa e Mastercard p compras na net….axo k ja xega (digo eu)
tb tenho medo deles ! quem não tem ?
tenho blog e Deles
tenho orkut e Deles
tenho email e Deles
e assim vai…. quando tudo for dele ai o negocio vai pega!!!