Google Play – Teste aplicações pagas antes de as comprar
Utilizador podem testar aplicações durante 7 dias... ou mais
A loja online de aplicações para Android, conhecida como Google Play, disponibiliza aos utilizadores desta plataforma uma panóplia de aplicações, jogos e muitos outros conteúdos.
A partir desta plataforma centralizada, os programadores dispõem de um espaço onde podem divulgar e vender as suas aplicações, sendo estas cobiçadas diariamente por milhares de utilizadores, espalhados por mundo.
De facto, este conceito de "loja de aplicações online" torna-se muito benéfico para programadores (que assim podem desenvolver para um mercado onde não faltam clientes) e extremamente cómodo para os utilizadores que assim não têm a necessidade de procurar aplicações fora do Google Play.
Relativamente as aplicações pagas, a Google apresentou recentemente novidades.
Segundo informações publicadas no Android Developers, ficou-se a saber que a Google, de forma muito discreta, alterou a política relativamente as aplicações pagas no Google Play.
A partir de agora, os programadores passaram a poder oferecer um período de testes (free trial), para que os consumidores possam testar e avaliar as aplicações pagas.
O processo de experimentação da aplicação decorre normalmente como se o utilizador estivesse a comprar a mesma.
O utilizador necessitará de informar os dados de pagamento, de forma a garantir que caso seja ultrapassado o período de avaliação definido pelo programador,a aplicação tenha de ser adquirida pelo utilizador. Caso contrário, o utilizador poderá a qualquer momento cancelar a comprar da aplicação em questão.
Como já referido, o período de avaliação depende do que é definido pelo programador, devendo este ser de 7 dias ou mais.
You can set up a trial period for a subscription in the Developer Console, without needing to modify or update your APK. Just locate and edit the subscription in your product list, set a valid number of days for the trial (must be 7 days or longer), and publish.
Como Cancelar Subscrições/Aplicações
Para cancelar uma Subscrição/Aplicação, o utilizador deverá, a partir do seu dispositivo:
- Abrir a aplicação Google Play Store.
- Ir a Menu > As Minhas Aplicações > As Minhas Subscrições e tocar na aplicação da subscrição que pretende cancelar.
- Toque em "Cancelar" e em "Sim" para confirmar o cancelar, respectivamente.
Homepage: Android Developers
Este artigo tem mais de um ano
Tinha ficado com a ideia que era apenas para as compras in-app, maravilha então! É que 15 minutos para aplicações grandes…
O limite mínimo de 7 dias, não faz muito sentido. Mais uma vez é a Google a remar contra os developers.
Ora, qualquer utilizador assíduo acaba fácilmente a maior parte das grandes obras AAA disponíveis em consolas/pc’s, que custam 30/60€ e levam 2 ou 3 anos a desenvolver. Lembro-me de jogos como Uncharted, God of War, Gears of War, etc.
Se as grandes produtoras têm difículdades em oferecer mais do que 6-10 horas de gameplay, imaginem as pequenas equipas de developers independentes que produzem jogos para smartphones.
Na verdade, é ainda muito mais díficil introduzir uma grande longevidade nos jogos pensados para smartphone. As experiências tendem naturalmente a ser mais curtas e repetitivas, por motivos óbvios. Os tempos de desenvolvimento por parte dos developers também são muito menores.
Por último, a maior parte dos jogos (incluindo os bons jogos) disponiveis para smartphone têm preços simbólicos que vão de 79/99 centimos a 1 ou 2 euros na maior parte dos casos.
Disto isto, o que vai acontecer é que qualquer pessoa pode comprar a maior parte dos jogos, e jogá-los durante a primeira semana e depois cancelar as compras.
Está-se mm a ver que este vai ser o padrão de utilização pela esmagadora maioria das pessoas.
Nonsense…
Um smartphone nao é só jogos
O artigo diz passaram a poder disponibilizar um período de testes. Nao é obrigatório
Esse problema resolve-se facilmente: os developers desses jogos podem simplesmente nao permitir periodo de teste.
E a maioria das pessoas trabalha, não passa 24h por dia a jogar 😉
Meu amigo… pelo que percebi penso que esta nova funcionalidade é uma mais valia para o sistema Android. No que respeita à aplicação do período de testes acredito que tenha sido pensado nas aplicações e não nos jogos. Os jogos tem as versões Lite que são mais que suficientes para experimentar.
Apple devia seguir o exemplo, eu nao compro mais apps para o iPad porque tambem nao as posso exprimentar…
Concordo. Compro algumas App que depois acabo por nao usar. Quando tenho jailbreak quando tenho duvidas sobre uma App instalo a crackada e se me satisfazer compro
É uma óptima opção!
Eu acho que podem estra a fazer mal porque tendo uma aplicação de teste no android é só aplicar o lucky patcher e o que é temporário torna-se definitivo e acabam por não pagar as apps.
Como é que conheces o lucky patcher? lol
tambem tenho internet em casa nao és só tu.
o Re0 deve ser daqueles chicos espertos que tem a mania que só ele é que tem conhecimentos!!!
sinceramente quando coloquei o site sobre esta notícia num dos artigos pplware, o pplware não chegou nem mostrar o comentário que fiz… depois hoje colocou esta notícia no pplware. é bem. lol
Só agora? No Windows Phone já existe ao tempo…
No entanto não deixa de ser bom, porque as screens e vídeos muitas vezes não correspondem a realidade e depois as aplicações não valem nada.