Novidade: Google Music está já disponível em Portugal…
...e a loja Play está com cara nova
A Google tem lançado os seus serviços Google Play de forma faseada. A loja de aplicações Android está disponível sem restrições mas os outros conteúdos como Música, Vídeos, Revistas e dispositivos têm restrições de utilização em vários países.
Hoje é dado mais um passo em Portugal e a Google acaba de disponibilizar o serviço Google Music! São dezenas de títulos nacionais que podem agora ser comprados online e pode alojar, gratuitamente, até 20 mil músicas da sua colecção preferida!
A chegada do Music a Portugal vem no seguimento, coincidência ou não, de uma mudança de visual que o Play foi também alvo. É uma abertura de novos serviços acompanhada com uma mudança de imagem.
Cada um à sua forma tem a importância devida, sendo que a Music tem uma importância maior para nós. Podemos finalmente usar este serviço sem termos de usar métodos para contornar as imposições que a Google colocava.
Google Music
Foi há quase dois anos que publicámos algumas instruções não oficiais para poder activar o serviço Music na sua conta Google. Mais tarde passou a ser possível, novamente de forma não oficial, a compra de conteúdos musicais tal como se estivesse num dos países onde já o era possível fazer.
Os serviços (além da loja de aplicações) estrearam-se nos EUA e foram alastrando para países como Canadá, Brasil e já chegou a alguns países europeus, embora não na íntegra.
Portugal recebe agora um serviço interessante e bastante competitivo na área da música, quer em termos de loja quer em diversidade de plataformas onde pode ser utilizado.
Tudo está em português de Portugal e os conteúdos estão bastante bem organizados várias listas que destacam Top Hits (os mais tocados), compilações, os álbuns mais vendidos, entre outros.
Google Play
Mas para além da novidade que é o Music, a Google apresentou também a mais recente versão da aplicação Google Play para Android.
A versão 4.0.25 traz algumas novidades para além da óbvia mudança visual que todos vão poder ver assim que a actualizarem.
Esta nova versão traz uma versão mais adaptada aos tablets onde a Play Store tem uma imagem mais cuidada e com uma apresentação melhor. A apresentação dos conteúdos similares são agrupados para uma melhor apresentação e a sua apresentação é feita de forma contínua com o scroll.
As compras e a instalação das aplicações está facilitada e a compra dentro das aplicações foi também melhorada, com a remoção da necessidade de saírem da aplicação. a janela de compra fica a flutuar dentro da aplicação durante este processo.
A Google anunciou que a disponibilização desta nova versão será feita durante as próximas semanas, em dispositivos que corram a versão 2.2 ou superior do Android.
- Android Police mirror #1
- Android Police mirror #2
- Android Police mirror #3
- Android Police multi-mirror
Usem-nos por vossa conta e risco. Tenham também presente que durante os primeiros dias podem ver publicidade e propostas de conteúdos não associados ao nosso país. Esta situação deverá ser alterada à medida que a Google disponibilizar a aplicação noutros mercados.
Estas novidades da Google são excelentes para os utilizadores dos seus serviços em Portugal. A disponibilização do Google Music é algo esperado há muito tempo e que finalmente chegou até nos. A nova cara da Play Store vem dar continuidade aos desenvolvimentos que têm vindo a ser feitos para o melhorar.
Homepage: Google Music
Homepage: Google Play
Este artigo tem mais de um ano
Alguém me sabe dizer se ao comprar música pelo google music, posso descarregar para o telemóvel ou até mesmo passar para uma pen e reproduzir no carro?
E isto em termos legais? Andar com estas músicas (caso seja possível passar para uma pen ou mesmo no tlm, é legal? Há como provar em caso seja necessário prestar comprovativo à policia ou derivados?
Cumps
Se compraste sim, é legal. Se a ACAPORCOS disser que não está a mentir e em tribunal perdem!! 🙂
Compraste, são tuas para usarem ondem bem entenderes!!!
Errado. Não compras música. Pagas uma licença para a poder ouvir em dispositivos autorizados.
Errado tu.
A não ser que dito em contrário no acto da compra, Copia Privada é permitida em Portugal. Há países que não é.
Luís, depois de escrever apercebi-me que posso parecer bruto. Mas sem intenção.
Não faz mal, não levo a mal estas coisas.
Isso que disseste é normalmente verdade. Mas nestes serviços não é verdade, pois não ficas com os MP3, podes é ficar com ficheiros proprietários offline.
Aqui funciona como jogos no Steam, tens uma licença para os usares enquanto tiveres uma conta registada com eles.
Resumindo, ainda não é desta que posso pagar por músicas individuais e poder colocar onde quiser?
Tens razão. Se a música fosse de facto nossa poderíamos vende-la, o que não é o caso. Isso já foi muito discutido e sempres se dá razão às empresas.
OFFTOPIC (mas vem a calhar que é sobre o que acontece na Play Store): Vão falar da nova pub. da campanha Scroogled da MS?
Ui, O pplware a disponibilizar apks? =O
Ainda ontem com o Home tiveste acesso a elas… e da mesma forma.
Apresentamos links, a responsabilidade da forma como as usam é vossa!
Pf. corrija!. É alugar e não alogar.
É mesmo alojar, de armazenar. O Play Music permite streaming de musicas que armazenemos lá.
Será que também vamos ter o Nexus 4 a 300€ na Google Play em Portugal?
Cada vez tenho mais esperança que sim…
O Meu actualizou sozinho para o novo Play Store… GB 4.2.2
Já não era sem tempo…
Abraços
Aqui só mudou no PC
no android esta igual ainda lol
HTC one X JB 4.1.1 stock rom
Vai às definiições – aplicações e procura a app do google play, faz forçar paragem, limpar dados e desinstalar actualizações, normalmente costuma forçar a actualização.
Ou então esperas.
Lembro-me que quando actualizaram para dar acesso a apps pagas em Portugal, só uns dias depois consegui ter a versão actualizada.
E a minha bilblioteca de música já tá a ir para a nuvem eheh
Vai dar um jeitão enorme quando não tiver ao pé do meu computador. E ainda para mais é de graça
Vejam lá se a ACAPOR manda fechar xD lol
Isto mete a SPA ao barulho, logo não há cá hostilidades. Ou seja, se compras dás a ganhar à editora e uma fracção de gorjeta ao artista.
Excelente novidade, não podia ter começado melhor o dia.
Pena terem vindo um pouco tarde, perderam o barco com a chegada do Spotify. Talvez venham a ter um serviço de streaming, concorrência é sempre bem vinda.
Olha que o é algo diferente. Eu já lá enfiei a minha colecção de 5000 mp3s que ficam assim backup na cloud para quando as e onde as quiser ouvir. O Spotify não faz isso.
Alguém me sabe dizer se já estão à venda em portugal (e em que lojas) os cartões com saldo da Google?
Obrigado.
Aqui actualizou a play store mas ficou na versão: 3.10.14 no Galaxy Nexus.
A única mudança que vejo nesta Store é mesmo o acesso ao Music.
A esperar para ver a versão 4.0.25..
Podes instalar sem medo, eu fiz o download e instalei e tudo a funcionar bem.
Assim não precisas de esperar 😀
Existe um menu na sidebar que se chama “Polegar para cima”. Sinceramente, há coisas que mais vale deixar em inglês.
Ja pensaste que muitas das expressões significam literalmente isso. Concordo que noutras não é tanto assim. É tudo uma questão de habituação. Lembro-que há 20 anos atras um colega chateava-me cabeça porque eu recusava-me a utilizar o nome janela para as Windows. Obviamente era eu quem estava errado.
Mas o que lá está, está em português de Portugal, correctíssimo.
A questão é que se fossemos um país com o hábito de traduzir tudo como o Brasil ou a Espanha, fazia sentido, no nosso caso nem tanto.
Eu conheço pessoas que se exprimem em português e faz-me alguma confusão, mas o erro é meu. Dizer “caneta” para se referir a uma Pen USB faz-me imensa confusão, por exemplo.
Sou o único a não ter informação completa na página inicial da store depois de fazer a actualização?
Também me acontece, no ecran inicial mostra só 3 botões (APPS GAMES e MUSIC), mas não mostra os “cards” como se se tem visto nas imagens.
Isso acontece porque essas “informações” ainda só estão disponíveis nos EUA (USA). Brevemente chegarão a Portugal.
Alguém me pode explicar uma pequena coisa?
Porque que sou obrigado a dar os meus dados ( morada, conta…) se só quero usar a parte gratuita do Google Music? Ou afinal nada é gratuito?
Podes fazer upload das músicas que tens no PC para a cloud. Essa parte é grátis.
BB is watching you
Não há almoços grátis. Trocamos privacidade por serviços e produtos pelos quais não pagamos, mas não há gratuitidade.
Ter de colocar dados do cartão de crédito é que chateia. Então e quem não tem cartão?
Concordo… eu queria mas n tenho cartão de crédito 🙁
Já disponibilizavam era a store! Isso sim que comprava logo o Nexus 4! 🙂
Esperei tanto que acabei por pedir a um amigo que me comprou em Londres um pouco mais caro..mas sempre mais barato do que em Portugal..É assim..
a cena do visa era escusado realmente…
Com Spotify…. Podem ficar com ela. 😛
Nos géneros de música existe um chamado País, será música de um determinado país? Portuguesa? Nah, fui a ver e era música country… FAIL!
É o que dá usar as traduções automáticas! Pode ser que mudem isso com o tempo… ainda está um bocadinho verde!
Para quem gostar de House, Techno, Trance, Chill Out, Minimal e muitos mais, aconselho o Beatport, é onde compro os meus sons desde 2005 e sempre pude colocar as músicas em cd/dvd, pen, discos, etc…
Finalmente! Agora só faltam os livros e os filmes 😉
A minha Play Store só ficou com uma página inicial nova. Depois está tudo igual 🙁
É porque ainda não tens a versão 4 da aplicação. Acontece-me o mesmo!
Se eu colocar isso agora é o mesmo que atualizar sozinho? Só o tempo de espera é que muda certo?
Cumps,
Para informações sobre o meu nome consulte um médico ou farmacêutico.
Já tenho conta e uso desde que existe que já deve ser há uns anos, é o melhor que existe para guardar músicas online.
+1
Ah quanto ao spotify, em Portugal não tem hipóteses a não ser para aqueles que não conhecem mais nada do que a publicidade feita por gente «conhecida», uma alternativa que existe há muito mais tempo é o musicbox.
Alguém com problemas em usar o gestor de música através de um proxy?
Obrigado
Os cartões com saldo da Google já estão à venda em portugal? (e em que lojas) se alguém souber responder agradeço.
Alguém sabe se ouvir músicas armazenadas neste novo serviço consome muitos dados? Por exemplo, é viável utilizar se estivermos conectados à rede móvel das operadores uma vez que os limites são bastante baixos (na ordem dos 150 MB mensais)?
Gostaria de saber se é possível usar este serviço do Google Play Music de Portugal de outros países? Ou se alguém que já possuí se é possível alterar o idioma? Se alguém puder ajudar, vlw!!!