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Google, Microsoft e Amazon pagam para contornar Adblock Plus

Todos os que navegam na Internet conhecem o Adblock Plus e a sua capacidade de remover das páginas web as publicidades mais intrusivas e que incomodam os utilizadores.

Se a sua utilização pode ser prejudicial para as cadeias de publicidade, as empresas que sustentam estas redes de anúncios optam muitas vezes por criar mecanismos para estarem foram dos filtros.

A mais recente informação dá conta de que a Google, a Microsoft, a Amazon e outros gigantes desta área pagaram para estar na lista de anunciantes que o Adblock Plus autoriza.

O pagamento destas empresas à Eyeo, que desenvolve o Adblock Plus consegue garantir que passam a figurar da lista de anunciantes autorizados e que os seus anúncios são apresentados aos utilizadores deste add-on para os browsers.

A lista branca de anunciantes, cujos conteúdos acabam por ser mostrados aos utilizadores, pretende dar acesso a anúncios que não são obstrutivos e que não bloqueiam de forma abusiva o acesso a esses conteúdos.

Se para os pequenos anunciantes o acesso a esta lista é gratuito, no caso das grandes redes de anunciantes este está a ser pago, sem que os valores sejam conhecidos.

A mais recente adição foi a Microsoft com o os anúncios do Bing mas já no passado tinham sido apresentadas provas de que a Google fazia o mesmo para que os seus anúncios fossem apresentados.

Esta informação foi apresentada pelo jornal Financial Times, que dá provas de vários anunciantes estarem a ser autorizados a apresentar anúncios aos utilizadores do Adblock Plus.

A função de listas brancas foi criada pela Eyeo para dar aos utilizadores do seu plugin Adblock Plus a capacidade de permitir o financiamento de sites cujos rendimentos e meios de subsistência assentam unicamente na publicidade.

A participação é facultativa e a autorização de utilização é dada pelos utilizadores do Adblock Plus, mas a Eyeo recomenda vivamente a sua adopção.

Curiosamente o pagamento que estas empresas fazem à Eyeo acaba por financiar os desenvolvimentos que surgem Adblock Plus, de forma a torná-lo ainda melhor e mais efectivo na filtragem de publicidade.

Esta informação agora apresentada vem criar algum descredito ao Adblock Plus e mostra que a filtragem que aplica está longe de ser inocente e que as empresas que se dispuserem a pagar podem facilmente ver o bloqueio dos seus anúncios levantado.

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