Google – Mais testes no motor de pesquisa
Começou ontem a ser vinculado pela Internet rumores de que a Google estaria a testar mais uma alteração à sua página de resultados de pesquisa do seu motor de busca. A notícia tem vindo a crescer e alguns dos principais sites de notícias confirmaram já com imagens a novidade.
Pelas imagens e descrições que têm surgido irá passar a estar disponível para os utilizadores do motor de busca da Google, uma pré-visualização dos sítios web apresentados como resultados.
Com a novidade que está agora em testes, os utilizadores deixam de ter a necessidade de abrir as páginas que são apresentadas nos resultados das pesquisas para confirmar se o que pretendem está onde pensam estar.
Esta nova funcionalidade ainda está apenas disponível para um grupo restrito de utilizadores e não está a ser mantida, ou seja, é disponibilizada a alguns utilizadores e depois deixa de estar disponível.
As páginas de pré-visualização, conforme podem confirmar pelas imagens, estão a ser exibidas na zona direita da página de resultados, uma zona tipicamente reservada a publicidade e links pagos. A confirmar-se esta novidade, a Google terá de encontrar um novo local para apresentar essa publicidade ou um método de garantir que esses links estão visíveis.
Segundo as descrições, para além da visualização da página é ainda apresentado e destacado a zona da página onde o texto pesquisado pode ser encontrado. Desta forma fica mais simples encontrar a informação a quem a pesquisou.
Os resultados que estiverem disponíveis para serem pré-visualizados estão marcados com uma pequena lupa no final e basta passar com o rato por cima do texto da página para que seja apresentada uma imagem da página.
A Google, num comunicado muito vago, limitou-se a declarar o seguinte, não confirmando a existência desta novidade ou dos testes em curso:
“At any given time we are running between 50-200 search experiments. You can learn more on our blog.“
Esta novidade pode ser parcialmente vista já há algum tempo no motor de pesquisa da concorrência, o Bing. Este motor de pesquisa apresenta já excertos de textos das páginas apresentadas nos resultados. A Google, empresa que inova mesmo quando supostamente replica as funcionalidades de serviços similares aos seus, melhorou esta novidade e torná-la-á maior e melhor do que o que é apresentado pela concorrência.
Vamos então aguardar por desenvolvimentos e pela disponibilização desta funcionalidade a todos os muitos utilizadores do motor de pesquisa da Google.
Este artigo tem mais de um ano
E esconderem as suas queridas publicidades?
estranho 😛
testes.. como só um grupo restrito de utilizadores o usam, não faz muita diferença se não tem la publicidade..
Não, se reparares o preview fica por cima do sitio da publicidade 😉
Ainda sobra espaço para a publicidade, acredita!
Sarev0k se reparares com olhos de “gente” não existe publicidade do lado direito das pesquisas ;). Que é precisamente o sitio onde vai estar a preview das paginas…
Mesmo não sendo um dos “abençoados” reparei desde o final do dia de ontem que a barra de pub do lado esquerdo desapareceu.
Não sei se está assim à mais tempo, mas parece que vem ai qualquer coisa
Reparem em algo… As pesquisas estão cada vez mais rápidas e eficazes… Ou seja, demoramos menos tempo a pesquisar no google pela informação que queremos… Se assim é a publicidade passa a ter menos tempo de exposição… Não deverá demorar muito para que as empresas deixem de investir…
Enfim, dizendo isto pretendo afirmar que a publicidade do lado direito está por dias… A Google de certo que arranjará outra forma de ganhar dinheiro 😀
Ainda acabam por fazer como os pintores… De tanto pincelar ainda vão arruinar a pintura.O novo ie vai começar a fazer mossa e prevejo que o bing ganhe terreno.
Ridículo.
ridículo é fazer pesquisas no bing.. nunca me dá aquilo que eu quero..
Eu já uso este Plugin para FireFox à algum tempo penso que melhorarem este Addon ou criarem algo semelhante e com mais impacto seria o caminho e não tapar a “sidebar” da publicidade…
https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/189/
Atenção que eles não se limitam a apresentar uma thumb do site.
Eles indicam e apresentam (a laranja) a zona da página onde o texto pesquisado está. Desta forma fica mais simples para os utilizadores chegarem à zona procurada.
Onde escreveu “à”, deveria ter escrito “há”.
M1l D35CULP45 3′ H4′ 3 N4~0 à
^_^’
Não gozes com quem te corrige, só te fica mal 😉
a criatividade será sempre maior do que o conhecimento ^_^’
Depois ouço falar mal do Bing, pelo menos está a obrigar a Google a inovar o seu motor de busca. Vamos de certeza assistir a uma bela batalha no futuro, pelo menos espero.
Eu prefiro usar o Ecosia. Pelo menos sei que 80% das receitas por ele angariadas vão para um projecto de protecção da floresta.
Eu não sei se este problema é comum a todos, mas desde que a google mudou o sistema de imagens, tenho tido imensos problemas em as visualizar…
Ou só carrega algumas ou só umas imagens aleatoriamente, mas a maior parte fica mesmo só em cinzento e isto já se arrasta há algumas semanas e melhorias nada.
Alguém confirma este problema ?
fonte da noticia por favor!
Meu caro,
Isso está já em tanto lado que não sei se tenho caixa de texto suficiente para os colocar todos.
Mas o que te garanto que não existe uma fonte única para a sustentação desta noticia. Existem muitas e foi após as ler todas que escrevi a noticia.
Estavas a pensar em algum link em particular? Se sim indica-nos para ver se está na minha extensa lista!
Ou dúvidas da veracidade da mesma?
Manda-lhe o press release… ele que o traduza e passa a fazer o mesmo nos próximo, pelas palavras mostra tanta vontade… é dar-lhe umas tarefas.
Será realmente útil? Do meu ponto de vista, não vejo muita utilidade. Quer dizer, por um lado, é capaz de servir para uma pessoa encontrar um texto numa página. Mas por outro, as páginas estão em constante mudança e actualização, e isto apenas serviria para documentos ao género da Wikipédia.
Para estes últimos, se estiverem bem formatados (com cabeçalhos h1, h2, …) e respectivas ligações, os resultados do Google já permitem “saltar” para essa parte relevante da página (para a secção), o que me parece suficiente para encontrar rapidamente os resultados. Melhor, só mesmo saltar para os termos exactos e destacá-lo com tons fluorescentes, como fazem alguns websites.
Cumps.
Aqui está outra visão bastante interessante do mesmo artigo; http://www.brunoavila.com.br/avante/outros/web-design-mais-importante-que-seo-na-busca-google-layout-das-pginas-poder-ser-decisivo-nos-cliques-com-nova-ferramenta-google.html
O WebDesign do sítio será muito importante para ter o clique do visitante!