Google já permite exportar dados do Gmail e do Calendar
Uma das maiores preocupações dos utilizadores dos serviços da Google é o que esta empresa faz com os seus dados e de que forma estes podem retirados dos seus servidores quando os utilizadores desistem de os usar ou simplesmente os querem na sua posse.
A Google, ciente deste problema, tem tentado por tudo para dar aos utilizadores a capacidades destes os removerem, tendo para isso criado o serviço Google Takeout.
Pois agora foi adicionada mais uma opção a este serviço, que permite que os utilizadores retirem da Google os seus emails e as entradas do Calendário.
Eram já diversas as opções que existiam no Google Takeout e que permitiam aos utilizadores dos diferentes serviços da Google de retirar os seus dados para os guardarem.
A adição destas duas nova opções vem finalmente suprir uma falha que os utilizadores apontavam à Google.
Agora podemos simplesmente gerar os ficheiros de exportação e retirar os dados destes dois serviços sem termos de recorrer a aplicações externas ou à configuração dos mesmos em serviços ou aplicações.
Para realizarem esta exportação apenas necessitam de aceder ao Google Takeout e escolher a opção de criação de um novo ficheiro.
Ai dentro só precisam de escolher quais os serviços dos quais querem exportar os dados.
E porque a maioria pretende reutilizar esses dados, a Google está a exportar os mesmos em formatos suportados pela maioria das aplicações que podem usar.
Os emails do Gmail vão ser apresentados no formato MBox, que a maioria dos clientes de email aceita, e os eventos do Calendário vão estar disponíveis no formato ICal, mais uma vez um suportado pela maioria das aplicações.
A exportação dos dados destes 2 serviços vai poder ser também realizada de forma selectiva. No caso do Calendário podem escolher qual dos vossos os que pretendem exportar e no caso do email vão ser escolhidas as etiquetas que quiserem.
Para já apenas a exportação dos eventos do Calendário está presente no Google Takeout, mas a Google espera que durante este mês a exportação dos emails do Gmail esteja disponível.
Esta é mais uma excelente notícia para os utilizadores da Google. Finalmente é possível exportar os emails deste serviço de forma directa e sem recorrer a opções mais complicadas e menos simples de usar.
Homepage: Google Takeout
Este artigo tem mais de um ano
Boa notícia. Podiam já agora acrescentar o importar dados, para o caso de queremos fazer algum restauro ou migrar uma conta Gmail para outra. 🙂
A mim não me aparece a opção de Gmail…
A mim não me aparece para fazer download do mail….:(
A resposta está bem visível
“Para já apenas a exportação dos eventos do Calendário está presente no Google Takeout, mas a Google espera que durante este mês a exportação dos emails do Gmail esteja disponível.”
Eu costumo usar o Takeout para backup, e não para exportar para outro serviço. Por isso, dava-me jeito um programa baseado no takeout que me fizesse o backup automático de x em x dias. Haverá algum programa, para me evitar o backup manual?
Muito bom! Espero que se disponibilizem mais ferramentas brevemente!!