Google Goggles no iPhone
A Google tem apresentado muitos produtos inovadores ao longo dos anos. Uns que conseguem revolucionar a Internet e outros que conseguem revolucionar a forma como nos relacionamos com os computadores e com os outros elementos da nossa esfera pessoal ou externos. Um desses exemplos de ferramentas revolucionárias é o Google Goggles, apresentado no final do ano passado. Na verdade é apenas mais uma pesquisa, mas uma pesquisa por imagens ou objectos, o que torna o processo milhares de vezes mais complexo. Pesquisa é algo relativamente simples, mas imagens ou símbolos é algo que até à poucos anos estava limitado à ficção científica.
Pois este mecanismo, que era exclusivo do sistema operativo Android passou a estar disponível noutra grande plataforma, o IOS da Apple.
A inclusão do Google Goggles na ferramenta Google Mobile App para o iPhone vem reforçar esta aplicação, dotando-a do que mais recente a Google tem para dar aos seus utilizadores.
Para todos aqueles que não conhecem esta tecnologia, deixamos uma frase que melhor resume todas as suas potencialidades e a sua facilidade de utilização:
In the new version of Google Mobile App just tap on the camera button to search using Goggles. Goggles will analyze the image and highlight the objects it recognizes — just click on them to find out more.
As potencialidades desta tecnologia são imensas. Podem utilizá-la para conseguirem traduzir texto sem terem de o escrever, para identificarem objectos, para determinar o melhor lugar onde comparar um bem ou simplesmente para descobrirem o autor e a distribuidora de um livro ou de um simples DVD. As potencialidades são imensas.
Este tipo de pesquisa é tão complexa que este produto ainda não deixou de ter a marca Labs. Existem limitações aos objectos conhecidos e o próprio sistema de reconhecimento ainda não atingiu o grau de perfeição pretendido. Não estranhem por isso se alguns objectos não forem correctamente reconhecidos ou se nem forem sequer identificados.
Acompanhem no vídeo que apresentamos abaixo a forma de utilização do Google Goggles:
Por necessitar de uma câmara fotográfica com capacidade de fazer auto-focus, o Google Goggles para iPhone apenas está disponível para os modelos 3GS e 4, que corram IOS 4 ou superior.
Agora que estão capacitados para fazer pesquisas com uma simples foto, tratem de apontar os vossos iPhone's (e Android's) para o que pretendem procurar.
A tecnologia está a evoluir e nos temos de acompanhar. A sua evolução é também a nossa, estamos intimamente ligados, para o bem e para o mal!
Artigos relacionados:
Download: Google Mobile App
Homepage: Google Mobile App
Este artigo tem mais de um ano
Será que já da para pesquisar a torre de belém e a ponte 25 de abril. Vou testar.
Acho que ainda não há Google Goggles na versão do Google Mobile App do App Store português. Lançaram ontem no dos EUA com a indicação de que iriam abrangendo os restantes. Penso que ainda vai demorar até chegar ao PT.
Já o vi instalado em iPhones que usam a store “normal” para o nosso país.
Insistam nos updates que ele acaba por aparecer.
É só mesmo fazer o update do Google Mobile App. Podes é ter que activar o Goggles nas definições.
Infelizmente e não percebo porquê, eles recusam essa funcionalidade no iPod Touch. Claro que é mais limitado mas haverá sempre situações em que se poderia usar.
Obrigado ao Pedro Simões e ao Ppietra pelas dicas acima. Acho que já percebi:
– Da App Store portuguesa actualiza-se o Google Mobile APP
– Nas Definições do Google Mobile, há agora Google Gogles e activa-se Goggles (e, se se quiser, também Histórico de pesquisa)
– No Google Mobile, em Pesquisa aparece Novo! Google Goggles e clica-se no símbolo da máquina fotográfica >Activar > Iniciar sessão na Conta > Tirar a fotografia.
– À segunda vez é só Pesquisa > Símbolo da máquina fotográfica > Tirar fotografia.
(Deu-me a mensagem que não identificou a fotografia mas só experimentei uma vez, com um código de barras)
Apesar de dar para “ler” um código de barras, penso que a intenção é mesmo utilizar como ajuda á identificação visual de objectos (locais, livros…). Se quiser um bom leitor de códigos de barras emais alguns, aconselho o beetag reader. Sempre é uma aplicação totalmente vocacionada para a leitura de códigos de barras.