Google faz limpeza aos seus serviços
O universo de serviços que a Google actualmente tem sobre a sua alçada é imenso. Não se limita a ser os muitos conhecidos Gmail ou o Google Docs. Passa por muitos outros serviços que provavelmente nem todos conseguimos conhecer. Naturalmente que alguns deles deixam de fazer sentido ao verem as suas funcionalidades absorvidas por outros serviços ou por deixarem de fazer sentido.
A Google decidiu por isso fazer o que designou por uma limpeza de Primavera no Outono. Isto significa que vai fechar alguns dos seus serviços menos usados, passando as suas funcionalidades para outros serviços ou eliminando-os por completo
Este anuncio foi ontem feito no blog oficial da Google e dá conta da lista de serviços que pretende desactivar ao longo dos próximos meses.
O terminar de serviços ou a fusão destes com outros irá permitir por um lado uma melhor utilização destes por parte dos utilizadores pois terão as funções concentradas debaixo de interfaces únicas e mais acessíveis. Do lado da Google a descontinuação no desenvolvimento destes produtos permite que os programadores se concentrem a desenvolver serviços e produtos da Google que estão com maior enfoque e que por isso necessitam de maior atenção.
A lista dos serviços e produtos que a Google está a terminar está apresentada abaixo:
Como é normal nestas situações a Google irá alertar atempadamente os utilizadores destes serviços para o seu fim e irá permitir que os dados contidos sejam removidos ou transferidos para outros serviços que os assumam.
As equipas que mantinham estes serviços vão ser gradualmente transferidas para os produtos que necessitam desenvolvimento e que são mais usados pelos utilizadores. Ao concentrar os seus esforços nestes serviços com maior utilização a Google consegue oferecer melhores serviços e com maiores garantias de utilização.
Homepage: Google
Este artigo tem mais de um ano
Não conhecia mais de metade deles 😡
E eu não conhecia nenhum dos que vão ser desactivados 🙂
x2
3x
Eu só conhecia o Google Desktop… 😀
Tenho pena que nunca tenham perdido algum tempo no Notebook, com algum trabalho e creatividade poderia ter sido um concorrente ao Evernote.
A mim também me vai fazer muita falta!
Tmb acho muito útil e utilizava, pena que realmente não investiram.
Abs.
Eu por acaso uso e dá me bastante jeito.
Fico com pena que desactivem…
+1.
idem
Conhecia o Desktop e a API para flash…. realmente a gama da google e demasiada !!! enorme . e algumas cenas 1 pouco inútil… 😐
Muitos desses serviços foram adquiridos aquando a compra de outros serviços/empresas.
É normal a gama dos serviços da Google ser muito vasta e é lógico que comecem a fechar e fundir alguns dos serviços não só porque serão menos utilizados e/ou inuteis, mas também porque existem outros serviços com algumas das funcionalidades existentes nestes produtos descontinuados.
a google tem tido alguns problemas nestas areas.. compra empresas.. e depois nem sabe o que lhes fazer… e depois acaba com os serviços…
é só fails.. google+, google tv.. etc.. é lançarem um concorrente de jeito para o adsense e a google desaparece em pouco tempo
«é lançarem um concorrente de jeito para o adsense»
Disseste tudo. Existem inúmeros serviços de publicidade por aí. É um oceano vasto de serviços semelhantes e ainda assim toda a gente usa google.
Creio que é pela google inspirar confiança, a confiança ainda é muito importante.
Não é uma questão de confiança, mas sim de Pay Per Click Rates 😉 hehe
Obvio
O principal motor de pesquisa do mundo é Google.
A “principal” maior plataforma mobile do mundo é do Google.
Um dos maiores serviços gratuitos de mail do mundo é do Google.
Onde é que vais fazer publicidade?
Os outros encarregam-se de nichos de mercado.
E o Facebook de segmentação por localização e idades.
Só fails?!
Google+?! É beta ainda, não esta aberto, é experimental! Mesmo assim conta com 25M já registados!
Google tv? É um conceito que ainda mais para o futuro, com as novas tv’s.
Não vejo onde es~tao os fails
São fails apenas de Google Haters… PONTO!
Porque na verdade são produtos com uma viabilização enorme e um prognóstico futuro muito grande que até agora nenhuma empresa conseguiu ter.
Google domina com muito mérito…
conhecia alguns, mas realmente nunca vi utilidade naquilo
Falta ai um serviço, o GooglePowerMeter…para monitorizar consumos energéticos
Tenho pena que eles acabem com o google desktop pois utilizo muito, sobretudo no serviço 🙁
Uma grande perda! Como procurar coisas em milhares de arquivos, agora?
Utilizava o notebook intensamente mas deixei de utilizar desde que a extensão deixou de ser suportada nos Firefoxes mais actualizados…
O desktop era uma boa solução de desktop widgets para quem ainda usava XP.
Falta aí o YouTube, salvo erro, também foi alvo de manutenção/actualização, pelo verifiquei que o número de visualizações de canal tinha sido reiniciado em todos os canais do YouTube, tendo voltado ao normal algum tempo depois.
Para mim, nenhum deles vai fazer a menor falta. Penso que a Google deve se concentrar naqueles servições que valem a pena.