Google está a trazer o Chrome OS para dentro do Windows 8
A Google e a Microsoft nunca foram empresas que tenham andado associadas. Depois de várias tomadas de posição bastante duras que resultaram no impedimento de acesso a serviços da Google por parte dos sistemas operativos da Microsoft ou no retirar de aplicações da Store do Windows Phone, os ânimos têm estado calmos.
A posição da Google face ao Windows 8 sempre foi âmbigua, com decisões fortes e definitivas como o não desenvolver aplicações para este SO, mas tudo parece estar agora a mudar.
Todos os que usam a versão DEV do Chrome no Windows 8 depararam-se agora com algo de diferente. Aparentemente a Google quer trazer o Chrome OS para dentro do Windows 8.
A última versão DEV do Chrome, quando executada na interface Metro do Windows 8, está muito diferente. Passámos a ter uma réplica do Chrome OS dentro de outro sistema operativo.
Dentro desta janela podemos ter acesso aos principais serviços da Google e até ao lançador de aplicações, podendo assim um utilizador ter acesso a todas as funções sem ter de sair desta interface.
As próprias janelas do Chrome podem ser arrumadas de forma a que sejam mais úteis para o utilizador, não sendo obrigatório que estas estejam maximizadas.
Todas as janelas de sistema e as das aplicações estão já fora do browser, tendo interface própria e diferente das janelas deste.
Este novo modo que a Google lançou faz uso de uma capacidade que a Microsoft colocou no Windows 8 e que permite que os browsers corram num ambiente ModernUI, desde que definidos como o browser default, mesmo sendo uma aplicação desenhada para desktop.
Desde que a Google apresentou uma nova linha de Apps para o Chrome que pretende que este seu browser deixe de ser apenas isso mesmo e que passe a ser uma plataforma completa para a Web.
Este passo vem também mostrar que a Google quer embeber o seu sistema operativo, ou pelo menos a sua interface, no Windows 8, tentando garantir que os utilizadores apenas usem o SO para aceder ao Chrome e que tudo corra depois em cima deste.
De notar que apenas no Windows 8, e não no RT, pode ser encontrado para já esta interface. As versões anteriores do Windows, por não terem ModernUI, não vão ter acesso também a este modo.
Se quiserem testar já este modo podem fazê-lo. Basta que instalem a versão DEV do Chrome e que a executem dentro do Windows 8, na ModernUI.
De imediato vão ver esta nova interface e poder testar tudo o que ela tem para oferecer. Será um ambiente independente dentro da própria ModernUI, e que permitirá fazer tudo o que fazem hoje no Chrome e com as suas apps.
Recordem que estas versões DEV são propensas a erros e que esta nova interface, dentro do Windows 8, ainda tem alguns bugs e problemas. Mas ainda assim é possível usá-la para terem acesso a tudo o que a Google prepara para os próximos tempos.
Esta mudança da Google, face ao Windows 8, vem mostrar que mais uma vez conseguem inovar e criar algo de diferente, ao mesmo tempo que criam um cenário em que disponibilizam tudo ao utilizador, para que este não tenha de sair do seu ecossistema e isolar-se do sistema operativo de base.
Estamos a ver o Chrome OS chegar ao Windows 8, mesmo que de forma encapotada e sem ser uma instalação nativa.
Homepage: Chrome Dev
Este artigo tem mais de um ano
Com isto já vale a pena usar o Windows 8 Modern UI.
Básicamente passo a ter um PC com ChromeOS e quando preciso de compatibilidade uso o desktop.
Há oito meses que vale a pena usar W8.
Nem mais
Vamos ver é o desfecho que isto vai ter. É aguardar para ver…
Isto quer dizer que vamos ter um Browser para alem do IE no Surface RT? 🙂
…não leste tudo.
Eu li!Tu e que secalhar nao entendeste o que eu disse!!DEV nem tao pouco sera a versao final…e eu percebi que esta versao é so para o 8 e nao RT…mas diria que talvez seja provavel que isso aconteça nao???
WTF, ta-se tudo a passar… 🙂
Isto quer dizer que muito facilmente se passa a ter uma SandBox muito protegida em termos de Virus etc…
E quase como um linux a correr em maquina virtual.
Acho muito bom o caminho , passamos a ter varias formas de usar OS’s SAS facilmente em qualquer dispositivo PC…
E bom para WebDevs testarem compatibilidades em browsers sem ter de instalar mais uma Maquina Virtual.
Eles bem queriam fazer frente à Microsoft, mas ainda tem de comer muita sopinha…
a Micro$oft que não se manque que é passada a ferro, devagarinho eles chegam la
Estou a usar a versão Versão 31.0.1650.8 beta-m no windows XP no trabalho e está muito á frente!!
Recomendo!!
Queria ver se a MSFT fosse a Google e bloqueasse o acesso como eles andam a fazer ao Google Calendar e apps do Youtube para WP8.
Depois vinha a comissão europeia dizer que não pode ser, abuso de posição monopolística
Não sei se o problema será só meu, mas desde que atualizei o chrome para esta versão dev o google maps não abre.
Pena também que a extensão de hangouts não funcione, estando na plataforma Metro
Foi coincidência de quando atualizei para esta versão o maps não abria, mas hoje já está funcional 🙂
No meio desta confusão em que a Microsoft está em terrenos indefinidos que não sabe bem qual vai ser o seu caminho, no linux temos a canonical a colapsar com as novas versões com a introdução de um novo controlador gráfico em que trouxe instabilidade, acho que era bom para todos que a google tivesse uma palavra a dizer trazendo o So para todos podermos utilizar aproveitando também as aplicações que tem no android este no meu ponto visto será o caminho.
Aqui fica uma pequena amostra… muito fixe.
http://goo.gl/G1kxn9
A microsoft faz um aplicativo do Youtube para Windows Phone melhor que o da própria Google. Então ela vai e bloqueia o aplicativo. Agora quer ter o Chrome OS no W8? Google maldita!