Multa sem precedentes! Google e YouTube vão pagar 155 milhões
A privacidade dos dados digitais continua a ser levada muito a sério pelas entidades responsáveis pela defesa dos consumidores. A gigante Google e subsidiária YouTube foram acusadas em 2018 por apresentarem vídeos inapropriados às crianças e por recolherem, sem autorização, dados dos utilizadores.
As empresas foram agora multadas em 170 milhões de dólares (cerca de 154 milhões de euros).
As crianças são o grande motor do YouTube. No entanto, a Google e o Youtube violaram a lei da proteção de dados para crianças dos EUA.
De acordo com informações da agência France-Presse, que indica como fonte um comunicado da comissão de defesa do consumidor norte-americana (Federal Trade Comission - FTC), as tecnológicas são acusadas de expor crianças a vídeos inapropriados e de reunir dados pessoais de menores. Os dados eram obtidos sem qualquer permissão.
Queixa contra a Google e Youtube foi apresentada em 2018
Este processo contra a Google e Youtube já vem de 2018. Ao todo foram 23 as organizações na área dos direitos digitais e proteção de crianças que apresentaram uma queixa na FCT.
Segundo a acusação, as empresas recolhiam dados como a localização, tipo de dispositivo usado e até o número do telemóvel. A recolha destes dados era do desconhecimento dos utilizadores. Esta informação era posteriormente usada para realizar operações de marketing direcionado.
De referir que o valor agora a pagar é o resultado de um "acordo amigável" . Este acordo ainda não recebeu o aval por parte do Ministério da Justiça dos EUA.
Esta é a multa mais pesada para empresas que violaram a privacidade dos dados de crianças. Em causa está a violação da COPPA (Children's Online Privacy Protection Act) - lei norte-americana, que tem como intuito a proteção da privacidade das crianças online. Esta lei entrou em vigor em 1998.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
“As empresas foram agora multadas em 170 milhões de dólares (cerca de 154 milhões de euros).” Foge,que troçada !! 😐
coitada da google, sempre pensa no utilizador, tão amiga do utilizador que acaba com multas destas…. ainda há gente que instala o chrome a pensar em privacidade que pessoas excêntricas!!!!!
O chrome é para cromos 🙂