Google compra fabricante de smartwatch WIMM Labs
A guerra e os rumores dos smartwatch esteve calma depois de uma grande torrente de informação e contradição. Foram várias as marcas a quem foi dado como certo o lançamento de um relógio com capacidades adicionais, que se ligariam aos telefones e que trariam informação extra.
A Google, que também foi apontada como estando a criar o seu smartwatch, acaba de comprar a WIMM Labs, uma empresa criadora de um relógio inteligente, com o Android a servir de base.
A compra da WIMM Labs por parte da Google foi mais um negócio feito de forma discreta e silenciosa até se tornar uma realidade.
Apesar de as negociações terem decorrido no maior segredo, e até de a compra te sido já efectivada também há já algum tempo (fala-se no verão do ano passado), apenas na passada sexta feira a mesma foi conformada pela própria Google.
A WIMM Labs é uma que criou há 2 anos um smartwatch baseado em Android, o WIMM One, que para além de dar acesso a várias funcionalidades, disponibilizava ainda uma plataforma de desenvolvimento que permitia a criação de aplicações.
O WIMM One não se revelou na altura um gadget interessante e com a capacidade de arrebatar o mercado, mas conseguiu algo maior. Conseguiram chamar à atenção da Google e de toda a equipa de desenvolvimento desta.
Durante o verão do ano passado a WIMM Labs colocou no seu blog uma mensagem em que anunciava uma parceria secreta com um parceiro tecnológico e descontinuava a disponibilização da sua plataforma de desenvolvimento e a comercialização do seu relógio.
Com o anuncio agora feito, está esclarecido quem era esse parceiro e a Google surge agora bem qualificada para um potencial lançamento de um relógio inteligente e com o Android como base.
Para além de tudo o que esse relógio possa representar, a Google comprou também um ecossistema próprio, com a capacidade imediata de disponibilizar uma plataforma de desenvolvimento de aplicações.
O próprio relógio, por ter como base o Android, será muito mais que uma simples central para os alertas dos telefones. Será capaz de correr aplicações e dar aos seus utilizadores informação adicional relevante.
De todos os que eram dados como certos a lançar um relógio, apenas a Samsung prepara o lançamento do seu smartwatch, já no próximo dia 04 de Setembro.
Com esta compra a Google mostra que também está na corrida e que deverá para breve apresentar o seu relógio. O simples facto de a equipa da WIMM Labs estar a trabalhar directamente com a divisão que trata dos desenvolvimentos do Android mostra bem do interesse da Google em meter este novo produto no mercado.
Por norma estes projectos, tal como aconteceu com o Google Glass, acabam nas mãos do Google X, que os colocam em desenvolvimento por muitos anos.
Faltam agora apenas saber mais pormenores e esperar que o novo relógio inteligente da Google chegue ao mercado. Nada, além desta confirmação de compra, foi adiantado. Não se sabem dados de projectos ou de lançamentos.
Este artigo tem mais de um ano
ahah agora as companhias teem de pagar a licença das patentes a google….é mais uma 😛
Existe assim tanto mercado para relógios e óculos??
Não estou a ver ninguém a comprar estes gadgets, mas pronto, devo estar a ficar velho 😡
Acho que já devemos estar os dois a ficar velhos pq tb me parece um exagero tantas geringonças. E eu até estou ligado a esta área…
…e vão três “velhos”!! Para mim relógio serve para ver as horas…e continuo “fiel” às “velhinhas” máquinas mecânicas. O meu “dinossauro” Longines(com mais de 30 anos) NUNCA me deixou andar atrazado.Como não necessita de ser carregado…é só ter o cuidado de dar “à corda” de 3/3 dias!!rsrs
Passa a 4, eu desde que comprei o meu primeiro telemóvel deixei de usar relógio
Já prevejo indenizações milionárias por causa de “Relógios explodindo” o pulso de usuarios de SmartWatchs! É só esperar para ver!!!
Alguém já viu a monstruosidade que supostamente o smartwatch da Samsung vai ser?
http://www.engadget.com/2013/09/01/samsung-galaxy-gear-smartwatch-images-leaked/