Pplware

Google já recebeu os primeiros pedidos de remoção de dados

A decisão desta semana do Tribunal Europeu de Justiça, que deu razão a um cidadão Espanhol que pretendia ver removidos dos resultados das pesquisas da Google informação sua e que era negativa, veio dar lugar a que muitos outros pedidos similares sejam apresentados à gigante das pesquisas, e que esta é obrigada a aceder.

E tal como esperado, a Google já começou a receber pedidos de diversas fontes, requerendo que dados de utilizadores sejam removidos, procurando limpar o seu nome e remover da Internet o seu passado menos feliz.

Desde que foi apresentada a decisão do Tribunal Europeu de Justiça que várias vozes vieram a público defender ou atacar a decisão apresentada. Se por um lado existe a ideia de que todos temos direito à nossa privacidade, mesmo na Internet, outros defendem que a decisão pode levar a abusos e a situações de censura e eliminação de informação pública.

Os primeiros três casos foram agora apresentados pela BBC e dão conta de um ex-político que procura ser reeleito, que quer ver informação sua de situações menos própria removidas, de um médico, que quer remover as críticas dos seus pacientes, e de um pedófilo julgado e condenado, que quer eliminar detalhes sobre o seu processo de posse de imagens de menores.

De acordo com a decisão apresentada a Google vê-se agora obrigada a remover essa informação dos seus servidores e dos resultados das pesquisas, garantindo que esta informação deixa de ser apresentada ao público e que o direito ao anonimato fica garantido.

Foi também revelado, pela Autoridade da Protecção da Privacidade Alemã, que a Google irá apresentar dentro de duas semanas um mecanismo para que sejam submetidos e tratados este tipo de pedidos, garantindo um tratamento rápido dos pedidos de remoção de dados que forem recebidos ao abrigo da decisão do Tribunal Europeu de Justiça.

A Google, que não concordou com a decisão dos tribunais no espaço Europeu, está a trabalhar e a tratar da forma correcta o processamento de todos os actuais e futuros pedidos de remoção de dados, materializando assim a decisão que saiu do julgamento.

Exit mobile version