Google Chrome atingiu a versão 8
Tal como já noticiámos por diversas vezes, a Google tem estado a imprimir um ritmo muito elevado no desenvolvimento do seu browser. Estas novidades não se limitam a alterações estéticas ou à correcção de bugs. Estão a ser apresentadas e disponibilizadas novas funcionalidades e técnologias que vão fazer deste browser um sério caso de sucesso, ainda mais do que actualmente já é.
Foi apresentada esta semana a versão 8 deste browser, apenas para a versão Dev. Esta versão apresenta algumas novidades que vão trazer aos utilizadores, tecnologias que apenas estavam disponíveis noutros softwares.
A mais relevante novidade apresentada foi a disponibilização de suporte nativo para gráficos 3D, através do standard WebGL. Foi ainda continuado o desenvolvimento do suporte para aceleração de hardware.
A integração do suporte WebGL irá permitir que o suporte para hardware gráfico 3D, o que irá dar uma maior capacidade de desenvolvimento a quem produz gráficos para a Internet. Por usar API's nativas do sistema operativo consegue-se uma experiência de utilização similar à que se consegue na utilização de aplicações no PC.
Existem outras novidades prestes a serem apresentadas nas próximas versões, tais como o Cloud Printing, e a maturação das que estão já disponíveis.
À medida que as funcionalidades forem estando maduras vão passar para as versões beta e estável, tal como tem acontecido nas versões anteriores.
A versão do Firefox foi já ultrapassada, o IE está prestes a ser ultrapassado e o Opera é o próximo alvo...
Será curioso acompanhar as novidades que vão surgir entretanto, pois na data prevista para a disponibilização da versão final do Chrome é também esperada a apresentação da Chrome Web Store e do Chromium OS.
Começa agora uma nova fase de ebulição da Google? Que novidades vamos ter nos próximos tempos?
Se quiserem testar esta nova versão basta actualizarem o vosso Chrome, caso estejam já a usar a versão Dev, ou instalarem-na através do link disponibilizado abaixo.
Download (Windows): Google Chrome 8.0.552.0 Dev
Download (Mac): Google Chrome 8.0.552.0 Dev
Download (Debian/Ubuntu - 32bits): Google Chrome 8.0.552.0 Dev
Download (Debian/Ubuntu - 64bits): Google Chrome 8.0.552.0 Dev
Download (Fedora/OpenSUSE - 32bits): Google Chrome 8.0.552.0 Dev
Download (Fedora/OpenSUSE - 64bits): Google Chrome 8.0.552.0 Dev
Homepage: Google Chrome
Este artigo tem mais de um ano
Passar o Opera??? Dúvido. O Opera é um browser muito solido mas que não sei por que motivo nunca foi muito popular como o Firefox.
Quanto a mim é o melhor browser, estavel, rapido e seguro. Tem tudo o que se pode pedir a um browser.
…em termos de número de versão… e isso estava explicito no texto.
sem ser os erros de código.., é muito estável!.. quando não se lembra de insistir em não fazer o login em determinados sites!..
mas sim.., muito estável!..
Dio Santo! O que se fala é em número de versões!
PS: Já baixei, parece mais estável, coisa que não via na versão anterior
O Opera é bom é… mas, talvez precise duma interface mais limpa para que o utilizador adira, a nova versão penso que está quase no ponto, o jogo de cores importa, a cara que dá, afinal de contas as primeiras impressões marcam. Eu gosto do Opera.
O IE continua a ter sites especialmente concebidos para ele, mas também melhorou muito.
O Firefox, quer se queira quer não, é fácil e extremamente personalizável, como mais nenhum.
O Chrome é rápido, interface limpa, simples (existem versos do chromium mais rápidas), gosto imenso mas tem o problema da privacidade, não esqueçamos que é da google.
Penso que são todos boas opções, eu uso todos eles conforme as situações, mas confesso que uso mais o Firefox.
Sabes que os olhos também comem e nesse aspecto, o Opera deixa um pouco a desejar, na minha opinião.
Eu fui fã do Firefox durante anos, mas rendi-me ao Chrome. Noto é alguns problemas, por vezes, em abrir determinadas páginas e, curiosamente, a página do Google é uma delas.
Já cheguei a instalar e não gostei…
Mas isto é a minha opinião e vale o que vale.
O Opera era pago, e só depois do FF aparecer é que se tornou gratuito, entretanto já tinha perdido o comboio.
http://my.opera.com/chooseopera/blog/2010/10/14/opera-mobile-for-android-coming-soon
http://my.opera.com/chooseopera/blog/2010/10/14/opera-11-will-have-extensions
É desta que o Opera passa a ser mais usado? Ou precisa de ser americano e ter uma grande empresa por trás?
Quanto ao Chrome, é o único browser que consegue acompanhar o Opera.
Exelente noticia, era uma das razões para nao usar diariamente esse browser actualmente assim ja nao tenho desculpa 🙂 EXELENTE
passar o opera em termos de numero ( vai na versao 10) firefox vai na 4, o internet na 9 e o chrome na 8, e no fim do ano deve chegar à 9
AVISO AO PPLWARE: estou com um problema nos vossos feeds no google reader, a ultima que tenho refere-se ao antivirus do norton, que nem aparece na pagina wed
grato
A questão dos feeds teve origem num pequeno desencontro de vontades de publicação de artigos. Esse problema está a ser resolvido e dentro em breve o artigo estará disponível.
Aguardem por favor!
Descordo em relação ao Opera ser o melhor browser, todos os browser teem problemas, e os que eu noto logo à partida é certos sites que abrem com uns e não abrem com outros e o Opera principalmente tem esse problema.
Para mim firefox forever, embora veja o Google Chrome com algumas possibilidades para concorrer com o firefox.
Quem tem o chromium tem a última versão certo, esta portanto?
Basta ires ao menu e clicares em acerca e ves logo que versao tens. Os builds do chromium, dependendo de onde o obteste costuma ter versoes a frente do google chrome.
No meu archlinux noto algumas corrupçoes no browser, principalmente se tentarem ligar aceleraçao de gpu (as tantas nem é suportado ainda).
Sou um fiel utilizador do opera e ainda nao é nesta versao 8 que migro para o chrome. abrir 20 tabs no chrome é bem mais lento que essas mesmas tabs no opera, com caches limpas e na ram. No entanto o peacekeeper (benchmark de browser) mostra que o chrome ja esta ligeiramente a frente do opera, finalmente.
O opera se meter extensoes e aceleraçao por hardware pode muito bem vir a ser o proximo browser de eleiçao da web. (espero isso na versao 11)
E tudo começou no KDE….
Eu no Chrome sinto falta de uma funcionalidade muito simples, que até sempre existiu no FF: na janela “Mostrar palavras-passe guardas” poder filtrar com o texto pretendido. A par disso, era bom esse menu (e as opções de sincronização) estarem protegidas por uma password.
E eu sinto falta duma simples caixa de dialogo que me permita “abrir” ou “guardar” ou “cancelar” a tranferencia dum ficheiro… A predefiniçao é fazer logo download. “abrir” nao passa de fazer download para pasta temporaria, nao deve ser dificil implementar isso… mas ok.
A caixa de diálogo existe só tens é de a activar nas opções do browser…
Menu Opções, Configurações avançadas e activar o visto em “Perguntar onde salvar cada arquivo antes de fazer download”.
Parece-me que não é bem isso.
O Chrome eo Opera são os melhores atualmente.
Hj vai ser lançado o Opera 11 em alpha por enquanto a primeira novidade é a extenções,mas provavelmente tera aceleração por hardware,mais compatiblidade,agilidade,segurança,visual novo e outros recursos…
Essa versão 11 do Opera vai chegar para acerrar ainda mais a guerra dos navegadores,o Firefox ja esta ultrapassado a muito tempo,o Firefox 4 melhorou um pouco mas ainda perde feio pro Opera,Chrome,até msm o Safari.
Já não está na hora de mudar o visual do Chrome.
Não.
Qual é a diferença entre a versão DEV e as outras…?!
A versão Dev tem tudo de topo se me faço intender mas tem mais bugs e falhas, e menos estavel
Moral da história… vou continuar com a versão que tenho. 🙂
Sim, continua a usar a Stable. É o que recomendo após ter tido alguns problemas com uma DEV da versão 6.
Vais actualizando conforme ele vai pedindo.
Acredita, evitas problemas (mesmo que não pareça).
Tens aqui o que procuras. http://en.wikipedia.org/wiki/Chromium_(web_browser)
Eu já usei todos os browsers, mas comparativamente, o Chrome é mais leve, mais simples, tem extensões que preciso para o meu dia a dia, é perfeito e depois esta interligado com os outros serviços da google que uso. O Opera é uma comilão de RAM, não é algo que preocupa no meu sistema, mas dá-me cabo dos neurónios, com algumas extensões estava a consumir 618.000K, é de doidos. O Chrome consome 6x com os meus sites, tabs, extensões aberto.
mudei do firefox para o chrome e não estou arrependido: é rápido, organizo os favoritos como gosto (xmarks) e também tem um modo de privacidade “Nova janela sem registo”. O visual também é muito agradável.
(pequeno reparo: “tecnologias” e não “técnologias”)
Obrigado pelo reparo.
Corrigido!
Quando vou a verificar se há actualizações para o google chrome, diz-me sempre que está actualizado (versão 6.0.472.63) -.-‘ foi esta a última versão oficial? ou o meu chrome parou no tempo? xD
Sim foi.
então esta versão que o pplware apresenta aqui é de testes?
Exactamente. São versões que a Google vai lançando para quem quiser ir testando e enviando relatórios (automaticamente) para a Google.
Ajuda imenso no desenvolvimento do browser. A parte chata é que geralmente estas versões têm várias falhas, erros e muita instabilidade… o que pode ser mau, muito mau.
Confesso que não percebo a euforia da Google aumentar o numero da versão assim tão rápidamente a cada mudança.. é que elas não são assim tão significativas para justificar a mudança de versão.. mas sim de BUILD.. como sempre foi em qualquer programa que se prese.
Bugs e correcções -> aumenta a sub-build
Implementação de novos APIs – aumenta a build
Mudança rádical de programa – Aumenta a versão
Pelo menos sempre foi assim em qualquer software.. não percebo sinceramente a ideia da Google fazer isto porque acaba por gerar certa confusão para quem gosta de acompanhar os browsers e suas versões… sendo o browser mais novo de todos ir já na versão 8 é no minimo, ridiculo….. penso eu de queeee…. 😉
ir na 8 ou na 4 é igual. o que realmente interessa é o desenvolvimento de que é alvo, e nesse aspecto, está a dar 10 a 0 aos directos concorrentes nos últimos 2 anos.
@Msilva…
10 a 0?! …exagerado, não?
Não concordo que seja tão melhor que os concorrentes directos!
10 zero aos concorrentes? Só se for no efeito placebo que o aumento de versões vos têm feito 🙂
Pessoalmente e por experiência própria, noto que quanto mais o Chrome tem evoluido, mais pesado tem ficado.. ou seja, antes gabava-se por ser o mais leve (normal.. as features eram poucas), mas à medida que tem implementado as features dos seus rivais tem ficado tão ou mais pesado, ou seja… 10 zero… nunca mesmo…
Se é um bom browser, sem dúvida que é… mas não se distancia em nada dos restantes.. muito pelo contrário. O grave problema do Chrome, apenas a meu ver, é estar a ser usado para canabalizar o Firefox, que a Google tanto ajudou e agora passou-lhes a perna, para favorecer o Chrome e com isso tentar roubar o Share do Firefox para depois fazer frente aos restantes browsers com mais força ainda.
Pura jogada da Google.. nada mais, e este aumento de versões consecutivas é outra jogada, que sim.. o faz distanciar dos restantes…. no recorde de versões adquiridas em tão curto espaço de tempo.. lol… já deve estar no guiness book… 😛
Exacto… é isso que se aprende na “escolinha”
Também não percebo a razão pela qual aumentam tanto o número da versão…
…talvez por uma questão de marketing…
Ora aí está, tudo uma questão de marketing!
Veja-se a quantidade de sites que anunciam mais uma “release”, mais um “beta”, etc… A google, poderosa, é mestre nisto, lança uma versão base, depois vais gerando alterações em série para o mercado.
Os sites (como aqui o pplware) fazem muita publicidade dessas (pequenas ou grandes) alterações… grátis!
Já a google para publicidade, cobra!
Todo este “ruído publicitário”, mesmo que involuntário, desperta a curiosidade sobre este belo navegador, confesso 🙂
instalei ontem e nao achei nada de especial. a nao ser o consumo exorbitante de memoria… não me convenceu. aliás nao querendo parecer demasiado negativo nenhum dos mais recentes browsers que experimentei (FF, IE, Ggl) me convence. parece-me que gastam sempre demasiados recursos para o que fazem, ou para o o que eu quero fazer, um simples navegação sem encher de plugins. fico sempre com aquela sensação de que estao a fazer mais do que peço.
O Opera tambem tem uma nova versão! 10.63 (html5 incorporado…50% mais rapido que a versao 10.5 http://www.opera.com/browser/features/
é…”um serio caso de sucesso” quando pararem de enviar para os servidores deles, todos os sites por onde navegaram no chrome….
Se fosse outra empresa qualquer a fazer isto, seria um escandalo…mas como é da google e a google é fixe, ninguem da a minima.
Big brother is watching….
E qual o mal disso?
Se isso lhes ajuda a evoluir, quero lá saber…
Não te estão a filmar…e eles só sabem o que lhes quiseres mostrar…
.
Comentário tão ignorante lol. Como se os/as restantes não fizessem EXACTAMENTE a mesma coisa.
AHAHAHAHA… Desde a versao 1 que nao gosto deste browser. A google que se ocupe daquilo que sabe fazer melhor do que andar a inventar coisas que usam uns dias e depois se deve deitar fora…
???
kind’a off topic – Correm para aí boatos de que o Firefox foi hackado à uns dias e que as passwords que armazena estão vulneráveis, alguém sabe se o problema já foi resolvido?
Sim é verdade e ainda não foi corrigido.
O grande problema do Opera, é os padrões web… muitos web designers simplesmente montam um site a qualquer maneira, ignoram qualquer regra, e o testam em 1 ou 2 navegadores e só, e sempre o Opera acaba prejudicado por conta disso.
No dia em que o chrome conseguir à semelhança do firefox integrar os downloads managers da mesma forma (inlcuindo no menu do rato direito do rato), passarei a usar.
Bem após tanta discussão, acho que vou passar a usar o Lynx como antigamente.
eheheh 😀
Como web developer sou forçado a utilizar constantemente todos os browsers e já há alguns meses que não me restam duvidas. O Chrome está muito bem… leve, fluido e a aderir às novas tecnologias e padrões rapidamente. Não tenho dúvidas que é actualmente o melhor browser para o utilizador comum e um super browser para quem utiliza os serviços da Google.
O chrome ainda mostra as minhas palavras passes guardadas ou já dá para ter uma palavra passe mestra?
Cumps
E versões moveis? é que só conheço o Opera para os Symbian…ou seja, o Opera está a frente de muitos dos mais conhecidos nesse campo.
Boas,
Alguém sabe como manter sempre aberta a “aba” dos marcadores (favoritos, isto é, ter uma coluna no lado esquerdo ou no lado direito com os favoritos, sempre visíveis.
uso desde que saiu, simplesmente o meu browser de eleição.
simples, bonito e funcional
Boas pplwarianos
Credo nossa Senhora!! Que guerra pelos browsers!!
Eu tenho os todos e uso todos!!!
Será pecado??
Deixem-se de fundamentalismos.
Abraço e bons naveganços.
Amigos,
Acompanho o chrome desde o seu lançamento. Só não o coloquei como default porque eles insistem em não colocarem a “Barra de Favoritos” bem como o item “Outros Favoritos” no ponto alfabético em que os deixei. Por exemplo: Quando estou navegando, abro o site “Pplware” na “Barra de Favoritos”, e quando retorno encontro a mesma “Barra” no início da Ordem Alfabética, de novo. Nenhum outro navegador apresenta essa falha. Por favor, alguém aí que saiba Inglês poderia informa-los dessa falha que persiste desde o lançamento?
Não percebo esse teu problema. No meu os favoritos estão colocados na ordem em que os deixo, nada tem a ver com a ordem alfabética.
Caro Hugo,
O problema não é esse. Em ordem alfabética ou não o chrome não volta ao ponto em que o deixamos, entendeu? Ele só volta ao Princípio da lista…
Hmm, uma lista corrida (enorme)?
Colocas o cursor sobre a setita para deslocar a lista e quando lá voltas está no topo novamente?
Se é isso, pessoalmente tenho os marcadores mais categorizados em imensas pastas, não há nenhuma tão extensa 😛
Exatamente, Hugo…
Mas você não acha que eles podiam (e deviam) corrigir isso?
depois do ultimo download que fiz de um beta do firefox prefiro esperar sempre pela stable… há sempre buracos e depois um browser é importante de mais para um gajo tar a meio dum trabalho e cair da net e fazer figura de urso