Google aumenta ordenados em 10%…
...e ainda atribui prémio aos funcionários.
A Google resolveu atribuir a todos os seus 23.300 funcionários um aumento de ordenado que rondará os 10%. Este aumento será aplicado no próximo ano e abrange todos os funcionários da empresa, em todos os escritórios espalhados pelo mundo. A adicionar a este aumento a empresa anunciou ainda que os seus funcionários vão receber um prémio de $1,000.
Esta noticia foi anunciada aos funcionários da Google num email enviado pelo seu CEO, Eric Schmidt. Foi ainda anunciado que estes aumentos podem tornar-se regulares todos os anos.
A medida que a Google anunciou vem premiar os bons resultados que a empresa teve este ano e que em grande parte se deveram ao bom desempenho dos seus funcionários.
Curioso é o facto de os impostos devidos pelo prémio vir a ser totalmente suportado pela Google, dando aos seus funcionários o prémio por inteiro.
Depois deste anuncio e quando confrontados com as noticias que davam conta destes aumentos, a Google reagiu dizendo que por norma não comenta assuntos internos da empresa, mas que planos de compensação competitivos são importantes para o futuro da companhia.
"While we don't typically comment on internal matters, we do believe that competitive compensation plans are important to the future of the company,"
Apesar de ser uma notícia muito interessante para todos os seus funcionários, muitos analistas comentaram que esta benesse atribuída vem tentar parar a saída de muitos dos seus bons funcionários para empresas concorrentes, tal como aconteceu recentemente.
Se estão interessados na forma como esta mensagem foi passada para os muitos funcionários da empresa, deixamos abaixo uma cópia do texto enviado por Eric Schmidt:
CONFIDENTIAL: INTERNAL ONLY GOOGLERS ONLY (FULL TIME AND PART TIME EMPLOYEES)
I'm pleased to share some very, very good news with Googlers worldwide. But first let me say, on behalf of everyone on the management team, that we believe we have the best employees in the world. Period. The brightest, most capable group of this size ever assembled. It's why I'm excited to come to work every day--and I'm sure you feel the same way. We want to make sure that you feel rewarded for your hard work, and we want to continue to attract the best people to Google.
So that is why we've decided...to give all of you a 10% raise, effective January 1st. This salary increase is global and across the board--everyone gets a raise, no matter their level, to recognize the contribution that each and every one of you makes to Google.
There's more. We've heard from your feedback on Googlegeist and other surveys that salary is more important to you than any other component of pay (i.e., bonus and equity). To address that, we're moving a portion of your bonus into your base salary, so now it's income you can count on, every time you get your paycheck. That's also effective January 1st. You'll be receiving an email shortly with further details about these changes to your compensation. And one last thing...today we're announcing that everyone will get a holiday cash bonus, too.
Googlers, you are what makes this company great, and our goal here is to recognize you for your contribution, in a way that's meaningful to you. Thank you for all that you do, and for making Google a place where magic happens.
Eric
É uma boa notícia para todos os muitos empregados da Google e uma forma de mostrar que a divisão de lucros por todos os funcionários motiva e traz com certeza retorno para a empresa. Um modelo a seguir por muitas outras empresas, em muitas outras partes do mundo...
Homepage: Google
Este artigo tem mais de um ano
fantastico
Fantástico mesmo, qualquer outra empresa, com os tempos que corre, por muito lucro que tivesse, nunca ia aumentar ninguém. Era capaz era de reduzir o salário. Ou despedir gente, lol.
Isso de despedir é descabido.
Há ramos e ramos, se há uma empresa com bons resultados este ano mas com incerteza em projectos futuros não se vai por a aumentar agora para fazer layoffs daqui a meses…
A Google para estar a fazer estes aumentos deve ter uns resultados estupendos… Graças às publicidades que cada mais vemos no Youtube, pesquisas, etc etc…”graças a ‘nós’ ”
É o que está a dar..
É mesmo. Vê-se nas grandes empresas do mesmo nível que a Google, se não atingem metas de lucro, lá tão a despedir pessoal.
Quero ir para a Google!!!!
Somos 2 🙂
3…
4
4!!!
QUem nao quer ?
Eu quero é voltar prá ilha!!
Ou para a mina. Dá mais dinheiro do que aqui.
as empresas em portugal gostam é de explorar. viva a google!
Ainda na semana passada passei pelos edifícios da Google em San Jose e vi e edifícios com janelas amplas, ginásios, campos de volley, bicicletas para os funcionários se deslocarem entre edifícios. Para além disso disseram-me que oferecem pequeno-almoço, almoço e jantar a todos os funcionários, etc.
Será que a Google dá resultado por tudo isso ou pode oferecer tudo isto porque a Google dá resultado?
E, pelo que li em qualquer sítio, o cozinheiro que prepara as refeições na Google é um dos melhores do mundo.
Uma questão pertinente…
Função recursiva:
“O funcionário feliz faz um bom trabalho fazendo com que a Google recompensa o funcionário, fazendo-o feliz.”
Aliás, não é apenas a Google que adopta estas filosofias, mas que é a mais conhecida por ter um estilo de trabalho fora de série, é, e mete inveja a qualquer um.
Mas também convém lembrar que lá estão (d)os melhores, e que a Google quer sempre pensamentos “out-of-the-box”.
aiii quero ir trabalhar para a google..
para alem destes premios e aumentos teem tambem todas aquelas benesses que conhecemos relativamente a horarios, alimentação, espaço de trabalho etc…
Viva,
Dá uma vista de olhos nestes links 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=j6h-gm01Fb0
https://www.youtube.com/watch?v=5RSrzgav61Y
Abraço
Muito bom, quero ir para a Google….
já agora, quando reabre a loja On-Line do pplware?
“Pplware Store
Estamos em remodelação…
voltamos já com excelentes novidades para 2010”
Brevemente. Estamos a “conversar” com alguns parceiros interessados. 😉
OK.
Muito bom mesmo, é caso para dizer quem pode pode e quando é que abre a Google em Portugal.
Abrir abre, mas será na área de Marketing,Gestão e afins.
Ninguém arranja um emprego lá? Posso tirar fotocópias LOL.
Recebias o bónus e o aumento, porque todos os cargos são importantes 😀
Empregado satisfeito, produção superior.
Vou enviar CV.. lol! Os empresarios em Pt ainda não perceberam que o seu lucro vem da qualidade de produção/trabalho do seu colaborador!
Onde? Em Portugal, os empresários olham para o trabalhador e só vêm ali mão de obra que tentam ao máquina que seja barata para os fazer “engordar”, são retrogrados, obsoletos e só querem o bem deles.
Esta crise é em grande parte culpa deles, pois não sabem motivar, não sabem valorizar os trabalhadores.
Esta semana, um amigo, foi a uma entrevista a uma empresa que pretendia os serviços de alguém com imensas capacidades, com um grau de conhecimento elevado e com experiência dentro da área de programação e querem pagar ao desgraçado que para lá vá um salários de estagiário… querem trabalho de topo com salários miseráveis.
Obviamente que há excepções e ainda bem que as há e que esses empresários tenham todo o proveito dada a sua visão… mas outros e sabemos bem quem são que não merecem muito.
Há dias esses “gordos” pressionaram o estado português, esses pançudos dos políticos, para que abrissem os hipers aos domingos, que isso traria mais emprego.
Pois os grandes grupos apenas “obrigaram” os funcionários a trabalhar horas extra, principalmente os desgraçados que estão lá por contrato, sob ameaça que ou aceitavam ou então não faltava quem fizesse o lugar deles.
O que merecem esses tipos?
Querem produção, querem desempenho? Criem condições, respeitem as pessoas.
Depois aparece o Belmiro com o seu amigo João Vieira Lopes (tipo que conheço pessoalmente) o tal presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, todos sorridentes na concertação social com os “parceiros” a exigir medidas mais flexíveis para os contratos laborais…. alguém sabe o que vai dentro dessas empresas desse senhor?
E a Portugal Telecom que (com o Sócrates pela trela) abriu uma mão cheia de “callcenters” onde os funcionários têm contratos e condições de trabalho miseráveis?
Depois aparece o presidente todo sorridente nas festas a cortar fitas e a entregar estátuas e medalhas… é um luxo. Estamos num país à farta!
Abono para as famílias? Nada disso, vamos dar aos políticos (só o secretário de estado do desporto gastou este fim-de-semana 250 mil em policias para os por a passear do sul ao norte) pudera, não lhe sai do bolso.
O que merecem estes tipos?
E o tipo que meteu os amigos nas empresas dos CTT? O tal amigo do Sócrates que meteu os amigos e sócios nas empresas do estado? Ah! Pois…
Enfim, há maioria dos empresários portugueses também não se pode pedir muitos… para que vissem essas coisas teriam de ter cérebro.
Felizmente já começam a existir empresas em Portugal com gente nova, dinamizadora, com visão futurista e com cultura… São poucas, mas já existem.
Concordo a 200% .
Excelente comentário Vítor, parabéns.
yeah tambem concordo, temos que mudar isto..
Vítor M. eu concordo a 100% contigo.. não me interpretem mal! Eu apenas disse que os empresarios portugueses preferem não pagar em condições os seus empregados e que com isso depois sofrem as consequencias! Ou seja.. os trabalhadores querem lá saber.. dizem: “eles que os resolvam” porque ao fim ao cabo percebem que os grandes não lhes dão consideração nenhuma pelo seu trabalho!
Cuidado que os grandes (gordos) fecham-te o site. 😀
Não é o site que me alimenta. Estou-me a ….. para esses tipos, não me vergo a essa gente.
Sabes, eu só de pensar que à minha volta estão milhares de familias sem trabalho e com carências (muitas delas culturais claro) e esses tipos gastam o que elas não ganharão numa vida, em jantares, festas, grandes carros (dinheiro nosso somos obrigados a descontar do nosso trabalho)….
Bom, vou parar porque só me ocorrem insultos e não quero sequer entrar nessa onda.
Fazes bem, gosto desse tipo de personalidade. É preciso é que haja mais iguais para mudarmos isto. Se calhar só mesmo com o FMI.
Tens toda a razão Vitor!
O problema português em grande parte está na qualidade dos nossos gestores. Não está, como dizem, no índice de produtividade dos portugueses! Estes são os mesmos que, quando integrados em sociedades e empresas com uma visão mais moderna do trabalho, são elogiados pela sua capacidade produtiva, muitas vezes são os melhores na sua função.
A maioria dos patrões acha que é pelo “chicote” que consegue pôr os seus assalariados a render mais, nem reparam que o que acontece é precisamente o contrário! Os empregados sujeitos a estes “regimes” para além de completamente desmotivados, quando nos seus postos de trabalho estão sempre a arranjar motivos para não fazer nenhum. Pudera!
Faz-me lembrar um exemplo do livro de Gestao sobre a experiencia de Hawthorne, em que era feita uma experiencia numa fabrica colocando os trabalhadores sobre 3 tipos de luminosidade no trabalho, pouca iluminaçao, iluminaçao normal e iluminaçao forte. Apos a experiencia os resultados foram surpreendentes, ocorrera aumento de produtividade nos 3 tipos de iluminaçao, nao devido a iluminaçao em si, mas à atençao dada ao trabalhador e ao seu local de trabalho!!
Exemplo perfeito do que a google representa 🙂
Eu infelizmente sou um dos que pertencem aos já quase 10% de desempregados.
Há mais de dois anos que ando em entrevistas e infelizmente não tenho sorte nenhuma.
Também com os “patrões” que temos… Já não foi uma nem duas vezes em que concorro a lugares em que os nosso “doutores” querem por pessoas de topo mas a serem tratados como estagiários (sem regalias, recibos verdes, ordenados abaixo dos 500€,etc.).
Infelizmente (ou felizmente, já nem sei) nunca fiquei em nenhum lugar, mas se me chamassem lá teria de me sujeitar. E o mais incrivel disto tudo é que pedem pessoas altamente qualificadas, não oferecem nada em troca e ainda parece que nos estão a fazer um grande favor, e ainda esperam que nós nos “esfalfemos” por eles.
Mas outro exemplos só para verem como o mercado português anda “avariado”.
Como estou desempregado resolvi voltar aos estudos e ganhar mais um canudo para juntar à colecção. Inscrevi-me num curso que me oferecia a oportunidade de fazer um estágio profissional (e assim tentar mais uma hipótese de arranjar emprego, pensei eu).
Ora o que me foi dito em relação aos estágios, a empresa Y de facto oferece estágio, mas não é para estagiar por que eles não querem ensinar nada. O que a empresa quer é pessoas que já dominem os assuntos para se desenvencilharem sozinhas e fazerem o serviço que lhes compete.
Pergunto eu, mas é para isso que os estágios servem? Para as empresas lá porem 3 ou 4 estagiários durante meia dúzia de meses a trabalhar como gente grande, a fazer o serviço de pessoal qualificado e depois, venham os próximos?
Peço desculpa pelo desabafo mas de facto costuma ver, e sofrer na pele, as incompetências e injustiças provocadas pelos nosso “empresários”, “gestores” e outros.
Arranjem-me um emprego na GOOGLE, PLEASE!!!
🙂
Na empresa onde trabalho (PT), que dá milhões de lucro, este ano além de não sermos aumentados, como o ano passado diga-se, ainda vão retirar-nos 4,5 euros (+/-) do subsídio diário de alimentação, e ainda reduzir os salários. E não somos funcionários públicos.
Esta é a motivação.
A GOOGLE é mesmo grande. Pode, quer e manda.
Esta semana telefonei para uma empresa a fim de marcar uma entrevista de trabalho no ramo das telecomunicações “Engenharia de redes”.. Depois de falarmos um pouco, ele diz assim ao telefone. Sabe, o pais anda mal e nós como patrões infelizmente não podemos pagar o que pretendíamos se estiver interessado em ganhar 500 euros limpos marcamos a entrevista para hoje à tarde e poderá começar amanhã que diz ? Disse-lhe que se estiver interessado em aumentar os valores da proposta ainda podíamos tentar a entrevista. Desligou-me o telefone na cara dizendo que se não aceito, é porque não quero trabalhar e sempre têm quem aceite.
Infelizmente é assim em Portugal…
O problema é que isto é um ciclo vicioso. Há sempre alguém há anos à procura e que fica desesperado e aceita essas condições. Depois 2 anos depois sai e repete com outra empresa.
Pois é! Empresários portugueses sem noção de produtividade e satisfação dos funcionários! Eles é que são… terríveis!
Já agora, o pessoal aqui do forum é todo profissional liberal? hum…
Não, há muitos empresários por cá sim, provavelmente muitos deles têm já uma mentalidade mais aberta, bem mais produtiva.
São os que provavelmente sabem valorizar o bem estar dos funcionários e com isso retirar mais produtividade.
Infelizmente a maioria da nata empresarial portuguesa é retrograda, mas felizmente já há excelentes empresários, jovens, com mentalidade inovadora, e espero que daqui a uns (poucos) anos sejam a maioria… ou este país vai pelo ralo abaixo.
A título de curiosidade, eu tenho uns amigos que são os 3 empresários, malta jovem mas que aproveitou as ideias e as carências de uma região onde “quem tem um olho é rei”, para lançar produtos novos e com mercado nacional, mas acima de tudo, mercado internacional.
Fico satisfeitissimo quando, nas nossas reuniões quinzenais “em volta do prato”, vejo que estão a progredir, com dificuldades, mas lutam.
Há dias um deles foi multado pelos “bulldogs” da câmara municipal porque não tinha pago uma licença qualquer dos outdoors de publicidade, dentro do prazo.
Mas a ele o que mais o irritou, nem foi o raio da multa (que custa mas ele é que não pagou atempadamente) foi a forma como os tipos o abordaram, uns me… de uns guardas municipais, apontadores de multas, autênticos cobradores de farda… é a falta de respeito por quem trabalha, isso é o que se recebe das entidades “ditas” públicas.
Ele foi lá pagar e lembrou que tem um pedido para a câmara lhe remover o lixo de uma obra pública, do seu terreno há mais de um ano. Ou eles tiravam aquilo ou ele iria também arranjar forma de os incomodar!!!
O que é que essa gente merece?
Amanhã todos os funcionários receberão um novo e-mail dizendo: lol… vcs foram apanhados.
Era caos geral.
Só uma questão. Se Googlers são quem trabalha na Google, o é que se chama quem utiliza? Eu pensava que era Googler, mas duvido que aquele email seja para nós. 😀
Eu sou funcionário público na área das tecnologias de informação nomeadamente na área da programação e base de dados. Faço trabalho especializado sem ter sido colocado na carreira de informática. Infelizmente estou a metade de ganhar suficiente para ser abrangido pelos cortes de salários. Era suposto ter subido de escalão (iria ganhar à volta de mais 30 EUR) mas como congelaram as subidas fiquei a chupar no dedo. No entanto, continuo a ser submetido às avaliações e ter de cumprir objectivos.
Eu sou um defensor que um funcionários satisfeito é um funcionário produtivo.
No último ano em que houve aumentos parecia um gajo mais novo cheio de energia para trabalhar. Agora a cada dia que passa é mais um dia desmotivante. Depois não se admirem das coisas não funcionar ou o trabalho estar atrasado. Neste último caso chega-se a contratar empresas que façam o produto (muitas vezes pior) por balúrdios.
Lembro-me de ver um documentário da google onde eles faziam uma espécie de feira de emprego para que os seus empregados pudessem mudar se assim o desejassem. É uma forma de manter os funcionários motivados. Casa funcionário, os engenheiros, têm 20% do horário, ou seja um dia, para fazerem o que lhes apetece. Têm comidas e bebidas gratuitas para todos os gostos. Vale a pena ver o documentário.
Não entendo nada de economia, mas se eu ganhasse mais gastava mais e logo mais se vendia. Se se vende mais, mais tem de se produzir e logo mais emprego.