Google aposta em Portugal e traz 500 novos empregos
A Google quer apostar em Portugal!
A partir de junho, a gigante de Silicon Valley vai instalar-se em Portugal e pretende criar 500 novos postos de trabalho, sobretudo na área da engenharia. Esta informação foi avançada hoje, dia 24 de janeiro, pelo primeiro-ministro António Costa, num evento paralelo do Fórum Económico Mundial, organizado pelo Governo e pela AICEP.
Segundo o que o Pplware conseguiu apurar, a Google vai abrir um novo centro de operações de fornecedores em Lisboa dedicado a fornecedores externos. O centro vai funcionar em Oeiras, onde outras multinacionais tecnológicas já se encontram instaladas.
De acordo com a página de Twitter do Ministério da Economia, as negociações entre o governo português e a Google começaram em novembro do ano que passou pela altura do Web Summit.
#Google instala em Lisboa um centro de serviços,, criando 500 empregos qualificados.
O anúncio foi feito em #Davos pelo Primeiro Ministro, António Costa.
As negociações começaram na WebSummit2017, durante uma reunião com o Presidente Europeu da Google, Matt Brittin. #wef18 pic.twitter.com/bi36gcg664— Economia PT (@economia_pt) January 24, 2018
No final do ano passado, o presidente da Google EMEA, Matt Brittin, em declarações ao Expresso, reconheceu que tinha chegado o momento de investir em Portugal. O bom estilo de vida do país e a existência de apoios do Governo ao empreendedorismo são as principais razões que levam a empresa a olhar para Portugal como uma boa aposta.
Cada vez são mais as multinacionais na área tecnológica que anunciam a instalação de centros de serviços em Portugal.
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente o pplware noticiou isto. Esclareçam-me lá uma coisa. É impressão minha ou este centro de competências é apenas um centro de pessoal de business que mantém contactos com os clientes da Google? Pela ideia que estão a pintar, isto não vai ser uma sede como a de Londres, Zurich ou Dublin onde verdadeiros engenheiros desenvolvem para os produtos da Google todos os dias.
Boa tarde,
Ainda não se sabem grandes pormenores. Apenas se sabe que o novo centro de operações será dedicado a fornecedores que vão dar apoio às operações da Google. A vertente da engenharia será a mais forte.
Obrigado pela participação.
Ainda assim, dentro dessa explicação, não percebi o que é um “centro de operações será dedicado a fornecedores que vão dar apoio às operações da Google”. Especificamente o que se faz um centro destes? A Google já tem algum semelhante?
Obrigado
Um centro destes poderá ter engenheiros que ajudam a desenvolver novo software que envolve a colaboração da Google, por exemplo. Mas ainda é um pouco cedo. Em breve, certamente, teremos mais pormenores.
Abraço
Penso que seja para dar apoio third partys que estejam a desenvolver aplicações que dependam de serviços da google.
É tipo a autodesk que tem engenheiros a ensinar e resolver problemas que empresas têm quando estão a usar ou criar addons para o Autocad, 3ds max etc
Pelo que me apercebi da noticia o que vamos ter em Oeiras é uma “hub” para FORNECEDORES EXTERNOS da Google…ou seja um local de desenvolvimento de produtos/tecnologias que milhares de empresas fora dos USA produzem e fornecem à Google! Por isso se fala na “criação de 500 empregos altamente qualificados”…pode vir a ser uma oportunidade para muitos “técnicos” que comentam tudo e mais alguma coisa no Pplware,muitas vezes até chamando “estúpidos e incompetentes” a aqueles que lá trabalham! Penso “eu de quê”…
lol.. gostei do teu comentário, teve piada 😉
também é o que me parece. Gostava de estar enganado, mas não me parece que venha a ter desenvolvimento de software Google.
Call center alert… Pra variar… Não vai passar disso.. Portugal só consegue chamar emprego medíocre, para call centers. Somos a Índia da Europa… Aposto um rim…
Falando por experiência, à partida será um shared center cuja finalidade será para servir vários países onde a google trabalha
É o que diz no artigo, é para EMEA.
Nearshore é o termo correto.
Pena que fique sediada em Oeiras.
Aqui no Porto está a haver um grande “boom” de ITs, era porreiro abrirem um centro desses aqui no norte, afinal somos gente também e com muitas competências. É triste ver tanto talento na IT a ir para Lisboa só porque as “grandes” empresas estão todas viradas ao Tejo no que antes foi a Expo98.
Se está a haver um grande boom porque é que acabam por ver ir para Lisboa?
As grandes empresas estão viradas ao Tejo? Olha que eu viajo bastante para ambos os lados e posso-te dizer que do meu ponto de vista, o norte é mais “rico”
Amazon says no…
https://eco.pt/2018/01/26/amazon-negoceia-entrada-em-portugal-quer-ir-para-o-porto/
Loja.
Não. Fica melhor aqui, em Oeiras. Vocês já “sacaram” daqui o INFARMED. Alem disso Oeiras é tambem um polo tecnológico, perto da praia, dá p/ os srs engenheiros irem cavalgar umas ondas depois do expediente… Faz parte da apregoada qualidade de vida em Portugal.
De acordo com dos nortenhos, se uma empresa não for para o Porto nem vale a pena se instalar em Portugal, né? Com essas mesquisses não vamos a lado nenhum. E não, não sou de Lisboa mas fico feliz na mesma!
Às custas disso perdemos a Agência Europeia do Medicamento, a verdade é que Lisboa é mais apetecível de se investir.
As pessoas têm que se adaptar á oferta e não o contrario.
Se as pessoas não sairem da toca, não vão a lado nenhum.
Portugal não é só Lisboa e Porto. Eu estou aqui no meio e vejo tudo a ir para os dois lados, mesmo havendo algumas empresas de desenvolvimento por aqui. Já trabalhei com parceiros em Lisboa e no porto e alguns chegaram aliciar-me com um lugar tanto num sitio como no outro, mas recuso-me a ir para Lisboa, ou até mesmo para o Porto
Então fica na aldeia, se me pagassem o que eu recebo em lisboa na aldeia, também ficaria, mas na aldeia para teres 3k limpos tens de ter bons padrinhos, vim da terrinha e ganhava metade do que ganho em lisboa e na terrinha nunca subiria, em lisboa todos os anos subo.
Porto e Lisboa são cidades mas não são os unicos sitios lol.
Poderiam começar a investir mais no algarve por exemplo.
Lisboa tem melhor e mais abrangente aeroporto, mais serviços e as grandes empresas estão todas entre lisboa e oeiras, no porto tens poucas empresas grandes, tipicamente empresas de desenvolvimento com máximo de 500 a 1000 colaboradores, em lisboa estão as multinacionais todas. O lagoas park e tagus park estão em grande, perto da praia, bons espaços, bons serviços, sem grandes confusões de um centro de cidade e ainda com muita área plana para crescer e muitos business centers para ocupar.
Juntas isso ao tempo fantástico e à proximidade com alentejo e algarve e é lógico que não vão querer investir no porto, às custas disso Portugal já perdeu a agência europeia do medicamento, deixem-se de inventar cenas.
Tens a amazon rapaz e Oeiras não é a Expo
Curioso em saber os valores salariais oferecidos.
+1
algo entre 700 e 1100 aposto
Em lisboa não há desses ordenados em IT.
Multinacionais menos de 2000 euros limpos + regalias não pagam.
glassdoor
Isto vai ser muito bom para o nosso país.
Vai baixar a taxa de desemprego em 0.1% assim que se instalarem (a médio/longo prazo até poderá ser superior).
Tendo em conta que o foco é informática, vai causar maior pressão em relação a empresas de informática cuja mentalidade de ordenados, é de vão de escada mas não dar horas de trabalho.
Venham eles !
Acho mais importante o que poderá acontecer a médio prazo, muitas empresas lá fora poderão perguntar-se, o porquê da Google ter vindo para PT e isso pode contribuir com que mais empresas venham para PT.
Não consigo deixar de ver isto como uma boa noticia.
Seja por tudo aquilo que já aqui se comentou ou apenas pela visibilidade “gigante” que a google tem no mundo, que poderá ser muito benéfica para Portugal, levando outras empresas a olhar para o nosso país para um potencial investimento.
Exactamente ^^, temos que ser positivos. Isto é um passe gigante para Portugal, fico muito feliz.
Puxem tudo para Lisboa e depois andem em negociações como os da Auto-Europa.
Portugal é muito mais que Lisboa! Porque não em Braga ou Aveiro?
Desde quando a autoeuropa é em Lisboa?
Talvez se fosse não houvessem esses problemas, por ser em palmela e pertencer tudo à corja do PCP é que se vê o que vê.
Como deves imaginar quem escolheu a localização foi a própria google, não foi nenhuma candidatura nem nenhuma proposta do governo, por isso, acho que a google simplesmente não está interessada em Braga ou Aveiro.
Pois pessoal duvido que haja desenvolvimento, em Zurique estão a construir edificios gigantes que vão suportar 5000 developers! Apesar da Suiça ter ordenados elevados o que convida a Google para ir para lá são os baixos impostos.